• Nenhum resultado encontrado

A ORGANIZAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, SUAS CRENÇAS E A

2 QUEM SÃO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

2.4 A ORGANIZAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, SUAS CRENÇAS E A

As atividades das Testemunhas de Jeová são realizadas em locais denominados salões do Reino ou Salões de Assembleia. Nesses locais ocorrem reuniões e estudos a respeito da Bíblia e das publicações da Associação Torre de Vigia, com destaque para o estudo de A Sentinela anunciando o Reino de Jeová.

As Testemunhas de Jeová também se reúnem em diversas ocasiões como: reunião pública, reunião de serviço, escola do ministério teocrático, estudo de livro da congregação, reuniões para serviço de campo, reuniões em congregações novas ou pequenas e dias de assembleia especial e assembleia de circuito e para celebrar a refeição noturna.

As Testemunhas de Jeová são submissas ao Corpo Governante e aos anciãos de suas congregações, que são supervisionados por superintendentes.

Nas reuniões das Testemunhas de Jeová não há coleta. Há, nos salões do Reino, caixas onde são depositados donativos voluntários.

Existem diversas comissões que atuam em interesse da organização, entre elas destaque para as comissões judicativas que têm por objetivo julgar associados considerados infratores.

Se tais membros forem considerados infratores, serão desassociados, ou seja, excluídos do convívio social e espiritual não só com as Testemunhas de sua convivência, mas também de membros da família que sejam Testemunhas de Jeová. Tal prática é considerada como um ato de amor para que o infrator se arrependa e procure se reconciliar com a organização. Todos os anos nas publicações da associação há um estudo específico sobre a prática da desassociação, reforçando a importância de se evitar o convívio com os desassociados.

Há na organização fichas de informações de transgressores que foram expulsos. São duas cópias idênticas, uma fica na congregação que o transgressor frequenta ou frequentou, e a outra é enviada à sede nacional. Nestas fichas, descrevem-se com detalhes as transgressões que a pessoa praticou.

Toda Testemunha de Jeová carrega um cartão de sangue que é uma identificação usada por elas para rejeitar transfusões de sangue, caso sofram acidente.

O corpo de anciãos tem como responsabilidade zelar pelos interesses da organização e de cada congregação.

O quadro a seguir apresenta um resumo sobre em que as Testemunhas de Jeová creem. CRENÇAS

A Bíblia é a palavra de Deus e é a verdade. A Bíblia é mais fidedigna do que a tradição. O nome de Deus é Jeová.

Cristo foi a primeira criação de Deus. Cristo morreu numa estaca, e não numa cruz.

A vida humana de Cristo foi paga como resgate pelos humanos obedientes. O sacrifício único de Cristo foi suficiente.

Cristo foi ressuscitado como pessoa espiritual, imortal. A presença de Cristo é em espírito.

O Reino sob Cristo governará a Terra em justiça e paz. O Reino trará condições de vida ideais à Terra. A Terra nunca será destruída ou despovoada.

Deus destruirá o atual sistema de coisas na batalha no Har-Magedon. Os iníquos serão eternamente destruídos.

Os que Deus aprova receberão vida eterna. Só há um caminho para a vida.

Estamos agora no “tempo do fim”.

A morte humana deve-se ao pecado de Adão. A esperança para os mortos é a ressurreição. A morte adâmica cessará.

Apenas um pequeno rebanho de 144.000 irá para o céu e governará com Cristo. Os 144.000 nascem de novo como filhos espirituais de Deus.

O novo pacto foi feito com Israel espiritual. A congregação de Cristo é edificada sobre ele.

Orações devem ser dirigidas só a Jeová, mediante a Cristo. Não se deve usar imagens na adoração.

O espiritismo deve ser evitado.

Satanás é o governante invisível do mundo.

O cristão não deve participar de movimentos ecumênicos. O cristão deve manter-se separado do mundo.

Deve-se obedecer a todas as leis humanas que não conflitam com a lei de Deus. Assimilar sangue no corpo, pela boca ou pelas veias, viola as leis de Deus. É preciso obedecer às leis bíblicas sobre a moral.

A observância do sábado foi dada aos judeus e terminou com Lei mosaica. Cristo deu exemplo que precisa ser seguindo em servir a Deus.

O batismo por imersão completa simboliza a dedicação. Os cristãos precisam dar testemunho público da verdade bíblica.

Quadro 2 ‒ Crenças das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová são muito conhecidas pelo trabalho de divulgação, de casa em casa, de suas crenças por meio de publicações. Essa prática é chamada pelas Testemunhas de Jeová de serviço de campo e realizada por um publicador, que pode ser uma Testemunha batizada ou não.

No passado, as revistas eram vendidas ou trocadas por donativos, mas nos dias atuais as próprias Testemunhas fazem doações específicas para as publicações e as distribuem gratuitamente em territórios próximos aos Salões do Reino. Cada publicador tem um relatório onde marca as horas de trabalho realizadas em estudos bíblicos e a quantidade de publicação distribuída.

Figura 14 ‒ Relatório de serviço de campo Fonte: Testemunhas de Jeová, relatório próprio.

O preenchimento de tais relatórios tem como objetivo fornecer à Associação Torre de Vigia informações a respeito das necessidades do ministério e saber sobre o progresso do trabalho e o aumento de publicadores, sendo possível verificar em quais regiões há mais necessidade do conhecimento da “verdade”.

Além disso, os relatórios fornecem dados que são publicados em anuários com o objetivo de mostrar para as Testemunhas de Jeová de diversos países o desenvolvimento mundial da organização.

Apesar de ser considerada uma organização sem fins lucrativos, a Associação Torre de Vigia possui um dos maiores parques editoriais do mundo. Há uma agência de turismo que promove viagens pelos diversos parques editoriais localizados em diferentes países. Em suas gráficas há máquinas de última tecnologia que oferecem aos seus leitores publicações de alta qualidade de impressão.

As instalações estão espalhadas pelo mundo inteiro e recebem o nome de Betel. Há voluntários que são chamados Betelistas, que se dedicam à produção, tradução de livros, Bíblias e revistas da associação como A Sentinela e Despertai! para diversos idiomas.

Entre os parques editoriais destacam-se o de Wallkill, no interior de Nova York e a Betel do Brooklyn, que abrange uma gráfica de oito pavimentos.

Figura 15 ‒ Foto das instalações de Betel do Brooklyn