• Nenhum resultado encontrado

A Importância da Tipografia e das Imagens para a Construção do Sentido da

No documento Despertai!: conhecendo quem são seus leitores (páginas 138-158)

4 OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.2 AS ESTRATÉGIAS DE CONVENCIMENTO DO LEITOR

4.2.6 A Importância da Tipografia e das Imagens para a Construção do Sentido da

A combinação dos elementos textuais e tipográficos da revista Despertai! é fundamental para formar a identidade da revista. A combinação desses elementos é o que a faz diferente das demais existentes.

Quando se comparam os artigos de capa das doze edições da Despertai! de 2010, confirmam-se alguns traços que estão presentes em todas elas, a começar pela capa. O nome da revista sempre aparece na parte superior, seguido do mês e ano da edição. As capas também trazem imagens ou ilustrações relacionadas aos assuntos abordados em cada uma das edições da revista, elas são coloridas e vivas. O nome da revista também não aparece sempre da mesma cor, há uma variação de acordo com a cor da capa.

Os artigos publicados nas matérias seguem um padrão. Os artigos das matérias de capa são publicados em uma sequência lógica, um complementando o outro até o último que faz um fechamento do assunto abordado. Em todas as matérias de capa os artigos são escritos em duas colunas. Os títulos de cada artigo e os subtítulos ou são coloridos ou aparecem em negrito, itálico ou outro tipo de fonte.

326SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 8, out.

2010.

O editor escolhe a palavra que quer destacar para orientar o leitor sobre as informações contidas nos textos. Além disso, outros textos são adicionados às matérias de capa com a intenção de completar os seus sentidos. Nesses textos, encontram-se testemunhas, citações de autoridades, dados estatísticos e inserção de elementos tipográficos que ajudam na melhor compreensão dos artigos.

Conforme Roger Chartier, quando se estuda a organização tipográfica de um impresso é possível ver claramente a intenção editorial e recuperar no próprio objeto de análise as maneiras de ler: “Reconhecer como um trabalho tipográfico inscreve no impresso a leitura que o editor-livreiro supõe para seu público é, de fato, reencontrar a inspiração da estética da recepção, mas deslocando e aumentando seu objeto”.328

Como se vê, Chartier destaca a importância que os dispositivos tipográficos têm para a construção da significação por meio do ato da leitura. Ele considera que tais dispositivos têm tanta importância quanto os “sinais” textuais, pois permitem uma circulação perpétua de textos imóveis e leitores móveis.

328CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Tradução de Maria de

A imagem a seguir representa como sê dá a organização dos diversos elementos que compõem o artigo.

Figura 41 ‒ Amostra de organização dos artigos e da combinação de elementos tipográficos Fonte: Despertai!, p. 3, fev. 2010.

Observa-se que a expressão “não aguento mais!” aparece em caixa alta e entre aspas dando a ideia de estar reproduzindo a fala de alguém. Ao lado do artigo principal, outro texto intitulado “Antes incomum hoje corriqueiro” é inserido para completar-lhe o sentido. No início do artigo há o uso do negrito destacando a letra E em: “Essa situação descreve o estado

de muitos casamentos”329. Esses recursos estão presentes em todos os artigos analisados, servindo para a ampliação do sentido do texto.

As notas também são muito presentes nos artigos. As notas nos artigos aparecem com o intuito de dar a definição de uma palavra desconhecida, explicar um determinado conceito, indicar outras leituras referentes ao assunto abordado nos artigos, e indicar publicações da Associação Torre de Vigia para leitura.

Segundo Gérard Genette (2009):

[...] Com o nome mais antigo de glosa (Robert data de 1636 o aparecimento da palavra nota), a prática remonta à Idade Média, quando o texto, colocado no meio da página, era normalmente cercado de notas ou, às vezes, até recheado de esclarecimentos escritos em letras menores, disposição ainda frequente nos incunábulos do século XV, nos quais a glosa distingue-se apenas por seu corpo menor. É ao longo do século XVIII que o uso dominante as transfere para o pé da página, o rodapé [...].330

Em relação às suas funções, as notas podem ser usadas com diversos objetivos, pois elas não pertencem diretamente ao texto, mas são um enunciado referente a ele, adicionado ou pelo autor ou por um editor. Segundo Genette (2009), a nota é adicionada ao texto com os seguintes objetivos:

[...] em notas encontram-se definições ou explicações de termos usados no texto, às vezes a indicação de um sentido específico ou figurado [...]. Traduções de citações produzidas no texto em língua original, ou o inverso. Referências de citações e indicações de fontes, exibições de autoridades de apoio, de informações ou de documentos confirmativos e complementares [...].331

329SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 3, fev.

2010.

330GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução Álvaro Feleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009. p.

282.

A imagem a seguir é um exemplo de como a nota é usada na revista.

Figura 42 ‒ Amostra de nota nos artigos Fonte: Despertai!, p. 7, nov. 2010.

Na imagem anterior há um exemplo de como a nota é usada na revista. Ela é usada para indicar outro texto em que o leitor pode encontrar uma explicação bíblica lógica para o motivo de Deus permitir temporariamente a maldade e o sofrimento. Ela também é usada para divulgar uma publicação das Testemunhas de Jeová, o livro O que a Bíblia realmente ensina?

Em todos os artigos de capa das 12 edições da revista Despertai! de 2010 há uma mistura de texto verbal e texto não verbal que se combinam para a construção do sentido do texto. Observa-se nos artigos a presença de fotografias e ilustrações, no entanto, há um predomínio das fotografias.

O predomínio de fotografias em detrimento de ilustrações não é uma coincidência, pois, segundo Donis A. Dondis (1997), a fotografia tem um enorme poder de persuasão:

A fotografia é dominada pelo elemento visual em que interatuam o tom e a cor, ainda que dela também participem a forma, a textura e a escala. Mas a fotografia também põe diante do artista e do espectador o mais convincente simulacro da dimensão, pois a lente, como o olho humano, vê, e expressa aquilo que vê em uma perspectiva perfeita. Em conjunto, os elementos visuais essenciais da fotografia reproduzem o ambiente, e qualquer coisa, com enorme poder de persuasão.332

Devido ao seu grande poder de persuasão as imagens fotográficas estão sempre presentes nos artigos da revista Despertai!. Elas podem aparecer no começo, no meio ou no final deles. Essas fotografias não são usadas apenas como meras ilustrações, mas para dar vida às dezenas de vozes que falam sobre suas experiências e para representar a realidade sobre os diversos temas abordados pela revista.

As figuras a seguir são exemplos de como as fotografias são usadas para dar vida às pessoas que fazem seus relatos sobre os diversos assuntos tratados nos artigos e representar a realidade dessas pessoas. A intenção delas é criar um retrato da realidade, além disso, elas são usadas para confirmar as informações contidas no texto.

A primeira fotografia, retirada da edição de janeiro, que trata sobre a dificuldade de conciliar trabalho e família do artigo com o tema “Você está estressado?”, é um exemplo que visa mostrar que as imagens fotográficas presentes nos artigos não são usadas meramente para ilustrar, mas há nelas a intencionalidade de representar de modo mais real possível e dar a impressão de que se está diante do fato narrado, como se estivesse vendo com os próprios olhos a cena descrita pelo articulista ou a dificuldade enfrentada pelas dezenas de testemunhas que aparecem ao longo dos artigos dando seus depoimentos.

332DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins

Fontes, 1997. p. 215.

Figura 43 ‒ Imagem retirada do artigo “Você está estressado?” Fonte: Despertai!, p. 3, jan. 2010.

A fotografia tem o objetivo de representar como é difícil a chamada “jornada dupla”. Nela há uma mulher representando uma mãe, tentando cuidar de duas filhas pequenas que estão solicitando a sua atenção; enquanto isso, ela fala ao telefone. Nota-se na figura que a mulher está bem arrumada, como se estivesse pronta para ir trabalhar ou retornado do trabalho. A cozinha está desarrumada com louças sujas e um cesto de roupas para lavar. Essa figura tem o sentido completado pelo seguinte relato: “‘Quando chego em casa do trabalho’, conta uma mulher, ‘preciso preparar o jantar, limpar a casa, lavar roupa, buscar as crianças, ajudá-las com o dever de casa [...]’.”333.

Quando se faz uma associação entre a fotografia e o elemento do texto percebe-se claramente que se trata da representação da realidade da pessoa que está contando o seu relato.

333SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 3, jan.

Confirma-se, portanto, que texto e imagem se complementam. No exemplo a seguir verifica-se novamente como se dá a relação entre imagem e texto nos artigos da revista. A imagem pertence ao artigo “Prepare-se para os obstáculos” que faz parte da matéria da edição de maio de 2010 sobre a temática “Como parar de fumar”. O artigo aborda as diversas dificuldades que muitas pessoas enfrentam ao decidirem parar de fumar.

Figura 44 ‒ Imagem retirada do artigo “Prepare-se para os obstáculos” Fonte: Despertai!, p. 6, maio 2010.

A fotografia acima, retirada da edição de maio da revista, mostra um homem parado de costas para o aviso de proibido fumar, colocado em sua casa. A imagem sugere que o homem está pensando se deve ou não fumar. A imagem representa a dificuldade de abandonar o vício e a preocupação com a saúde do filho. Essa imagem é acompanhada pelo seguinte fragmento: “Resolvi parar de fumar por causa da saúde do meu filho recém-nascido. Então coloquei em casa um aviso ‘Proibido Fumar’[...].”334. Novamente, percebe-se que texto e imagem complementam um o sentido do outro.

As imagens fotográficas também são usadas nos artigos para representar o “Novo mundo e a nova vida” pregados pelas Testemunhas de Jeová. As fotografias dão ao leitor a possibilidade de vislumbrar o mundo descrito nas diversas citações bíblicas a respeito dele

334SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 6, maio

contidas nos artigos. A intenção é despertar o imaginário do leitor para uma realidade que ele ainda não conhece ou não vivenciou.

Conforme Beatriz Jaguaribe (2007), a fotografia ajuda a não só representar o mundo visível, mas também tornar o mundo visível:

[...] De fato, à modernização da cultura e das sociedades correspondeu uma crescente secularização do invisível. O domínio do invisível, antes associado ao oculto, ao misterioso e ao mágico, torna-se um novo território desencantado, virtualmente anexável ao visível graças ao desenvolvimento da ciência técnica. Desde o século XIX, a fotografia exerceu um papel importante no processo de desvelamento do mundo, pois foi logo percebida, à diferença de outras imagens, não apenas como um meio de representar o

mundo visível, mas de tornar o mundo visível. Nesse sentido, desde seus

primórdios a experiência da fotografia não esteve apenas associada ao passado, como retenção do fluxo temporal, congelamento do movimento, mas inclinava-se igualmente em relação ao futuro, como expectativa do que a imagem viesse a figurar. Esta característica acentuou-se ao longo do século XX, com a difusão da cultura do instantâneo e a naturalização do flagrante fotográfico.335

Percebe-se com clareza que em alguns artigos a fotografia foi usada para mostrar ao leitor o oculto, aquilo que ele ainda não pode vislumbrar. Por meio das imagens ele poderá ver o que é invisível, ou seja, o futuro esperado por ele, que graças aos recursos tecnológicos agora está acessível.

A imagem a seguir, que compõe o artigo, “Leve uma vida simples e equilibrada”, é um exemplo de como será “A nova vida no novo mundo”:

Figura 45 ‒ Imagem retirada do artigo “Leve uma vida simples e equilibrada” Fonte: Despertai!, jan. 2010.

Analisando a fotografia é possível vislumbrar como a vida no “novo mundo” será perfeita. Há na imagem uma harmonia entre as cores. O colorido predomina, com destaque para a cor verde, que simboliza a esperança. A família está trabalhando unida, todos estão felizes durante a realização do trabalho. Procura-se destacar a simplicidade da vida rural. A imagem ajuda a compreender melhor a sentença: “No novo mundo de Deus todo trabalho será prazeroso e recompensado.” Nota-se nos artigos uma tendência para retratar as imagens relacionadas às Testemunhas de Jeová e à vida no novo mundo como imagens vivas e coloridas.

A fotografia também é empregada nos artigos para retratar as Testemunhas de Jeová e dar credibilidade às afirmações feitas nos artigos a respeito delas. Nota-se em diversos artigos

a preocupação com a imagem do grupo com destaque para a edição de agosto que tem como objetivo explicar “Quem são as Testemunhas de Jeová?”

As fotografias a seguir têm como objetivo retratar famílias de Testemunhas de Jeová.

Figura 46 ‒ Imagem retirada da matéria “Pessoas em quem você pode confiar” Fonte: Despertai!, out. 2010.

Observa-se na fotografia que todos estão felizes, a família está unida, e o pai ocupa uma posição de destaque, a posição de líder da família. Ao lado, a esposa e os filhos. Todos rodeados por elementos da natureza e bem vestidos. Novamente o colorido predomina na foto. Lúcio, o chefe da família que aparece na foto, habitante das Filipinas é caracterizado como alguém de confiança, pois optou por ser honesto e não ficar com dinheiro de seu patrão. Em seu depoimento à revista, Lúcio afirma: “[...] Embora a vida não seja nada fácil nas Filipinas, não tenho dúvida de que Jeová Deus tem cuidado de nós por obedecermos às suas leis”336.

A próxima imagem faz parte do artigo “Qual é a opinião dos outros”, publicado na edição de agosto de 2010 da Despertai!. O objetivo do artigo é mostrar o que as pessoas pensam sobre as Testemunhas de Jeová.

336SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 9, out.

A fotografia a seguir está acompanhada de um comentário relacionado à forma como as Testemunhas de Jeová criam seus filhos: “As Testemunhas de Jeová ensinam seus filhos a ter qualidades morais e ser cidadãos obedientes à lei”.

Figura 47 ‒Imagem retirada da matéria “Qual é a opinião dos outros” Fonte: Despertai!, p. 4, ago. 2010.

Como o comentário está relacionado aos filhos das Testemunhas de Jeová, a fotografia traz as crianças em evidência, protegidas e amparadas pelos pais. Percebe-se na nota que todos estão juntos, representando a união da família e o pai atrás envolvendo toda a família, dando a ideia de proteção. Novamente todos estão sorrindo e bem arrumados.

Os eventos organizados pelas Testemunhas de Jeová, como congressos e reuniões nos Salões do Reino, também são retratados como bem organizados, pacíficos e frequentados por muitas pessoas de diversos lugares e todos parecem estar extremamente concentrados nos assuntos abordados neles.

As imagens a seguir são exemplos de como os eventos são retratados nos artigos das revistas.

Figura 48 ‒ Imagem retirada da matéria “Qual é a opinião dos outros” Fonte: Despertai!, p. 5, ago. 2010.

A fotografia acima mostra muitas pessoas reunidas em um congresso realizado pelas Testemunhas de Jeová. A técnica da profundidade foi usada na fotografia para mostrar como o lugar está repleto de pessoas. Observa-se que as pessoas fotografadas estão em sua maioria olhando para a mesma direção, como se estivessem atentas a uma informação que vem do mesmo lugar. Mostram-se pessoas de diversas raças reunidas, com destaque para os orientais em primeiro plano.

A fotografia a seguir retrata uma reunião no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Analisando a imagem, nota-se novamente que a técnica da profundidade foi usada, porém, nesse caso o destaque é dado a um homem negro que faz o discurso no salão. Nota-se que ele se veste formalmente, está com o corpo bem ereto, segurando uma Bíblia e gesticulando, como se estivesse falando com o auditório que permanece atento ao seu discurso. Destacam-se nas imagens os orientais e os negros, sugerindo que a organização está aberta para todas as pessoas, sem qualquer tipo de preconceito.

Figura 49 ‒ Imagem retirada da matéria “Perguntas feitas com frequência” Fonte: Despertai!, p. 7, ago. 2010.

O serviço de campo337 também é retratado em diversos artigos. Durante esse trabalho as Testemunhas de Jeová estão sempre bem vestidas, carregando alguma publicação da Associação Torre de Vigia ou uma Bíblia. As fotografias que retratam as abordagens feitas pelas Testemunhas de Jeová durante o serviço de campo sempre mostram as pessoas atentas ao que elas estão ensinando. A impressão que se tem é de que as pessoas estão sempre dispostas a ouvi-las e sentem-se felizes por serem abordadas por elas. As fotografias a seguir foram retiradas da edição de agosto da Despertai!, que tem como objetivo explicar quem são as Testemunhas de Jeová, são exemplos de como o chamado serviço de campo é idealizado.

Figura 50 ‒ Imagem retirada do artigo “Em que as Testemunhas de Jeová acreditam” Fonte: Despertai!, p. 9, ago. 2010.

Na fotografia acima, é possível confirmar que o serviço de campo é retratado como algo que dá satisfação não só para a Testemunha de Jeová, mas também para quem é abordado por ela. Nota-se que ambas as mulheres estão sorrindo, com olhar direcionado para

a Bíblia. A ouvinte parece estar interessada e dando crédito à pessoa que está falando. O texto bíblico citado na imagem reforça a ideia de que esse trabalho é importante para o cumprimento das profecias bíblicas. “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim (Mateus 24:14)”.338

A próxima fotografia também retrata a realização do serviço de campo, porém a abordagem agora é realizada por uma testemunha do sexo masculino.

Figura 51 ‒ Imagem retirada do artigo “Em que as Testemunhas de Jeová acreditam” Fonte: Despertai!, p. 7, ago. 2010.

Confirma-se novamente que a Testemunha de Jeová retratada na imagem está alegre e gesticula ao explicar as informações sobre os textos bíblicos. Em relação à sua aparência, ele está com um traje formal. A pessoa abordada por ele demonstra estar feliz e satisfeito com o que está ouvindo.

Ainda conforme Dondis (1997), a fotografia faz com que o leitor ou espectador dê credibilidade ao que está sendo mostrado:

338SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 9, ago.

A fotografia tem uma característica que não compartilha com nenhuma outra arte visual – a credibilidade. Costuma-se dizer que a câmera não pode mentir. Embora se trate de uma crença extremamente questionável, ela dá à fotografia um enorme poder de influenciar a mente dos homens.339

Por meio da análise das fotografias presentes nos artigos foi possível confirmar que elas são usadas para que o leitor dê credibilidade aos conteúdos abordados na revista, e também para retratar de modo mais exato as atividades realizadas pelas Testemunhas de Jeová.

Além das fotografias, as ilustrações também contribuem de modo significativo para a compreensão dos assuntos tratados na revista Despertai!.

339DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins

A ilustração a seguir é da edição de dezembro, e dá ao leitor, de modo breve e objetivo, dicas de qual assunto será abordado na matéria de capa da revista.

Figura 52 ‒ Capa da edição de dezembro de 2010 da revista Despertai! Fonte: Despertai!, dez. 2010.

Na ilustração, nota-se com facilidade que o presente representa o consumismo existente durante as comemorações natalinas que acaba fazendo as pessoas esquecerem de que o Natal é uma data cristã. A Bíblia representa, na ilustração, os valores cristãos relacionados a essa data, que estão sendo esquecidos, encobertos pelo papel de presente.

Quando se associa a ilustração ao título da matéria de capa, “A verdade sobre o Natal”, é possível confirmar que o artigo pretende mostrar que o consumismo leva as pessoas a esquecerem do verdadeiro sentido do Natal, antes mesmo de lê-lo.

A ilustração da capa da edição de fevereiro também é muito significativa para a compreensão da temática abordada na revista.

Figura 53 ‒ Capa da edição de fevereiro de 2010 da revista Despertai! Fonte: Despertai!, fev. 2010.

A ilustração coloca em primeiro plano o marido e a mulher de costas um para o outro, indicando que o relacionamento entre eles chegou ao fim, e ao fundo a imagem da filha do

No documento Despertai!: conhecendo quem são seus leitores (páginas 138-158)