• Nenhum resultado encontrado

O Leitor da Despertai! Edição de Janeiro

4 OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.1 IDENTIFICANDO QUEM SÃO OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.1.1 O Leitor da Despertai! Edição de Janeiro

A edição de janeiro de 2010 da revista Despertai! tem como público-alvo pessoas que passam muitas horas trabalhando. A capa apresenta a seguinte pergunta direta ao leitor: “Você está trabalhando demais?”. Essa matéria é composta por três artigos, que se complementam, sob a temática apresentada.

76DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010. p. 125-126. 77Ibid., p. 145-146.

O primeiro artigo é intitulado: “Você está estressado?”, o segundo: “Tenha um conceito equilibrado do trabalho”, e subtítulos: Tempo para si mesmo e Como conciliar trabalho com a família. Já o terceiro e último tem como título: “Leve uma vida simples e equilibrada”, e subtítulo: Como você pode vencer a ansiedade?

Por meio de perguntas retóricas, pretende-se chamar a atenção do leitor para que ele reflita se está trabalhando demais ou não, logo, a revista visa alcançar não só pessoas cientes de que já passam muitas horas trabalhando, mas também aquelas que ainda não se deram conta disso.

Na introdução do artigo, uma sequência de dados estatísticos, oriundos de pesquisas, é apresentada visando mostrar o quanto o trabalho em excesso tem prejudicado pessoas em diversos lugares do mundo: “Seis de cada dez trabalhadores europeus sofrem de estresse por causa do trabalho”78, “Dentre trabalhadores dos EUA, 1 em cada 3 sente que está cronicamente sobrecarregado”79, “De cada 3 canadenses, mais de 2 acham difícil conciliar a família com o trabalho”80.

A apresentação de dados estatísticos dá a ideia de que a revista pretende alcançar um leitor que desconhece com profundidade o assunto abordado. Espera-se também que, depois de lê-la, ele se identifique como uma dos milhares de pessoas que passam muitas horas trabalhando. Essa afirmativa pode ser confirmada quando o narrador se dirige ao leitor com as seguintes perguntas: “E você? Está trabalhando demais? Ou está entre os milhões atualmente desempregados? Gostaria de conciliar melhor trabalho com a família? Em caso afirmativo, como conseguir isso?”.81

As perguntas diretas ajudam a confirmar que o leitor idealizado pela revista é alguém que gasta muitas horas da vida trabalhando, e tem o interesse em trabalhar menos, ou quer ficar mais com a família.

Além de se tratar de alguém preocupado com o trabalho em excesso, a revista também pressupõe um leitor que tem uma família e se preocupa com ela. Essa afirmação pode ser confirmada por meio da proposta feita pelo narrador: “Gostaria de conciliar melhor trabalho com a família?”82, portanto, configura-se a imagem de alguém que se vê diante da dificuldade de conciliar: trabalho e família.

78SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 3, jan.

2010.

79Ibid., p. 3. 80Ibid., p. 3. 81Ibid., p. 3. 82Ibid.

Ciente dessa possível dificuldade do leitor, o narrador se coloca à disposição dele como o detentor do saber capaz de levá-lo ao aprendizado de como conciliar a vida profissional com a vida familiar: “Gostaria de conciliar melhor trabalho com a família? Em caso afirmativo, como conseguir isso?”83. Essa pergunta é seguida de um artigo organizado para respondê-la.

O artigo que responde à pergunta anterior é intitulado “Tenha um conceito equilibrado de trabalho”. Nesse segundo artigo, é perceptível a construção de um leitor ideal preocupado não só em evitar o trabalho em excesso, mas também em passar tempo com a família, em cuidar de sua saúde, e em ter tempo para lazer: “Conciliar trabalho com descanso e lazer também ajudará você a cuidar das necessidades de sua família”.84

Preocupações relacionadas à família podem ser confirmadas nos seguintes trechos: “Nestes tempos de intensa crise econômica, uma das maiores preocupações é ter um emprego estável que garanta o sustento da família”85, “Conciliar trabalho com descanso e lazer também ajudará você a cuidar das necessidades de sua família”86, “Hoje muitas famílias têm uma agenda cheia, mas um relacionamento vazio”87, “O ponto principal é : não abra mão das alegrias da vida familiar por dar atenção demais ao trabalho”.88

Por meio dos comentários do narrador, após os testemunhos que aparecem ao longo do artigo, é possível perceber o perfil de famílias que a revista visa alcançar: “Cansadas com o aumento da pressão no trabalho, muitas pessoas estão reavaliando suas prioridades e fazendo mudanças”89, “Devemos admitir, porém, que muitas famílias lutam para conseguir pagar apenas as despesas básicas do mês”90, “Em alguns casos, o marido ou a esposa tem dois empregos só para conseguir o sustento e, em outros casos, ambos trabalham, deixando os filhos com os avós ou em creches”.91

Confirma-se, nesses fragmentos, que a revista visa alcançar pessoas das classes baixa e média, pois a pressão no trabalho, dificuldades para pagar despesas básicas, a necessidade de se ter mais de um emprego, auxílio de avós para ajudar na educação dos filhos, são preocupações de leitores dessas classes.

83SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, jan. 2010. 84Ibid., p. 5. 85Ibid., p. 4. 86Ibid., p. 5. 87Ibid., p. 6. 88Ibid., p. 6. 89Ibid., p. 6. 90Ibid., p. 6. 91Ibid., p. 6.

Além da família, a saúde e o lazer também são apresentados como algo importante para o leitor: “De fato, trabalhar longos períodos sem recreação e descanso apropriado pode roubar muitas alegrias da vida. Também pode resultar em graves problemas de saúde”92, “O trabalho em excesso também pode custar a vida”93, Não deixe que sua profissão se torne sua obsessão. Proteja “sua saúde mental, física e emocional ao tirar tempo para descansar e aproveitar os frutos de seu trabalho”94.

Os argumentos apresentados até agora configuram um leitor que quer trabalhar menos, pretende passar mais tempo com a sua família, e quer preservar a sua saúde, porém, para alcançar tais benefícios, o leitor é levado a entender que ele precisará ter uma vida mais simples, porém equilibrada, para alcançar esses benefícios.

O terceiro artigo que compõe a matéria é intitulado “Leve uma vida simples e equilibrada”, e fala sobre a preocupação excessiva em adquirir e acumular bens materiais e não dedicar-se a atividades espirituais. É nessa parte do artigo que entra a espiritualidade, mostrada como um fator muito importante para se ter uma vida simples e equilibrada: “Hoje, muitas pessoas encaram a vida de forma imediatista e materialista [...]. Acham que é melhor trabalhar mais para ganhar mais e assim gastar mais. A Bíblia, porém, não apoia esse conceito”.95

Os fragmentos citados mostram que a revista pretende alcançar ou formar leitores dispostos a abandonar um estilo de vida consumista, voltado para a aquisição de bens materiais e que ainda não acreditam que as orientações contidas na Bíblia poderão ajudá-los a ter uma vida futura melhor: “Gostaria de saber mais sobre essa verdadeira vida que a Bíblia promete? Então, contate as Testemunhas de Jeová de sua localidade ou escreva para o endereço96apropriado”.97

Tendo como base os fragmentos acima, extraídos da edição de janeiro da revista Despertai!, pode-se afirmar que ela visa alcançar pessoas adultas, do sexo masculino e feminino, casadas, com filhos ou sem filhos, oriundas das classes baixas e média, que precisam trabalhar para sustentar suas famílias, porém encontram dificuldades para conciliar tempo livre para passar com seus familiares, cuidar da saúde e para ter lazer.

92SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 4, jan.

2010.

93Ibid., p. 4. 94Ibid., p. 5. 95Ibid., p. 7.

96Na página 5 de todas as edições da revista Despertai! de 2010 há uma lista de endereços das sedes das

Testemunhas de Jeová em diversos países para que o leitor escreva a fim de obter mais informações sobre o grupo ou solicitar um estudo bíblico domiciliar gratuito.