• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DOS TRÊS MOMENTOS DA REVISTA PARA O

3 A REVISTA DESPERTAI!

3.2 A IMPORTÂNCIA DOS TRÊS MOMENTOS DA REVISTA PARA O

Analisando a evolução da revista The Golden Age (Idade de Ouro), passando pela Consolation (Consolação) até chegar a Awake! (Despertai!), verifica-se que em cada um dos três momentos ela foi muito importante para o crescimento do grupo chamado até então de Estudantes da Bíblia, para a formação da Sociedade dos Estudantes Internacionais de Bíblia, atualmente conhecida como a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados e também para as Testemunhas de Jeová.

A revista The Golden Age, por exemplo, ajudou a promover o presidente da Sociedade dos Estudantes Internacionais de Bíblia, popularmente conhecido como Judge (Juiz) Ruherford, divulgando quando aconteceriam seus discursos em diversas emissoras de rádios dos EUA.

Figura 29 ‒ Nota de divulgação do discurso de Rutherford feito em diversas emissoras de rádio dos EUA, em 27 de abril de 1930

Observa-se na nota do editor o apelo direto para que os leitores da revista The Golden Age31 ouçam Rutherford:

Figura 30 ‒ Nota do editor convidando os leitores da The Golden Age para ouvirem o discurso de Rutherford

Fonte: The Golden Age, abr. 1930.

Além de divulgar as datas e rádios em que os discursos iriam ocorrer, a revista publicava na íntegra os discursos do juiz Rutherford.

31Cada leitor da The Golden Age está cordialmente convidado a juntar-se para dar a audiência mais ampla

possível a esta oportunidade única de ouvir o juiz Rutherford – Editor (WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK. The Golden Age, Brooklyn, NY, USA, abr. 1930. Tradução livre do

Seus livros também eram constantemente divulgados nas edições da The Golden Age, como mostra a imagem a seguir:

Figura 31 ‒ Propaganda do livro Prophecy32 (Profecia) Fonte: The Golden Age, 2 abr. 1930.

Analisando a propaganda, percebe-se a intenção de fazer com que leitor tenha gratidão a Rutherford e a sua obra: “Milhares de pessoas gratas leram os seis livros do juiz Rutherford”. Deseja-se que o leitor da revista sinta-se privilegiado por ser um dos primeiros a ter acesso ao livro, dando a ele a ideia de exclusividade sobre o novo produto: “Foi lançado em 25 de janeiro e, claro, todos os assinantes da Idade de Ouro vão querer ser seus primeiros pesquisadores”. Em seguida é feito um apelo direto ao leitor da revista, que já é interessado em assuntos escatológicos: “Você quer saber mais sobre o Reino de Deus, não é? Aqui é mais uma oportunidade para aumentar o seu conhecimento a respeito dele”. A propaganda também tem como alvo leitores que não têm contato com os livros de Rutherford e oferece outras

32Milhares de pessoas gratas leram os seis livros do juiz Rutherford, e agora vão querer o seu sétimo, Profecia.

Foi lançado em 25 de janeiro e, claro, todos os assinantes da Idade de Ouro vão querer ser seus primeiros pesquisadores. Este livro leva a uma espreitada para o futuro por meio da Bíblia e revela aos seus leitores muitas coisas emocionantes, interessantes e alegres. Você quer saber mais sobre o Reino de Deus, não é? Aqui é mais uma oportunidade para aumentar o seu conhecimento a respeito dele. Se você quiser apenas Profecia, de modo a completar o seu conjunto, envie 45 centavos para nós. Mas, se por acaso você não está familiarizado com esses escritos e deseja obter o conjunto mais bonito de livros já escritos sobre sete temas de vital importância, envie $2,40, e nós lhe enviaremos tudo como você vê aqui (WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK. The Golden Age, Brooklyn, NY, USA, abr. 1930. Tradução livre do

obras do autor como pré-requisito para compreensão de Profecia: “Mas, se por acaso você não está familiarizado com esses escritos e deseja obter o conjunto mais bonito de livros já escritos sobre sete temas de vital importância, envie $2,40, e nós lhe enviaremos tudo como você vê aqui”.

As imagems da propaganda também são bem exploradas. Os 7 livros posicionados à direita são apresentados ao leitor em uma sequência para mostrar que se trata de uma coleção: “envie $ 2,40, e nós lhe enviaremos tudo como você vê aqui”.

Observando-se a disposição da sequência dos sete livros na imagem à direita do texto explicativo, tem-se claramente a impressão de que eles estão caindo do céu, ideia totalmente pertinente à imagem desejada pela organização, vista por seus seguidores como uma instituição que recebe a mensagem de Deus e a transmite para a humanidade por meio de suas publicações.

Há uma ênfase na beleza dos livros, e o seu conteúdo é apresentado como algo vital: “o conjunto mais bonito de livros já escritos sobre sete temas de vital importância”. Todos esses atributos contribuem para instigar o interesse do leitor em adquirir esse novo produto ou a coleção.

Por meio da divulgação de suas publicações, a Sociedade Torre de Vigia foi ampliando seus escritórios para diversos países, e com essa expansão crescia também o grupo religioso conhecido como Testemunhas de Jeová.

Em 1936, a Sociedade já possuía editoras espalhadas por mais de 30 países, conforme consta no Anuário das Testemunhas de Jeová, livro publicado pela sociedade para mostrar o crescimento do grupo ao longo dos anos.

Figura 32 ‒ Anuário das Testemunhas de Jeová, publicado em 1937, apresentando o crescimento do grupo em 1936

Fonte: Anuário das Testemunhas de Jeová de 1937, jan. 1937.

A divulgação dos livros escritos por J.F. Rutherford continuou nas edições da revista Consolation como se vê na seguinte propaganda divulgada na revista.

Figura 33 ‒ Propaganda de divulgação do livro Children33 (Crianças) Fonte: Consolation, 17 set. 1941.

33Crianças

Escrito por J. F. Rutherford

Lançado na Assembleia Teocrática das Testemunhas de Jeová!

Quinze mil crianças reunidas antes de o Juiz Rutherford realizar seu discurso “Crianças do Reino”. Imediatamente depois do discurso, cada criança recebeu uma cópia do livro Crianças como um presente gracioso. Você vai querer ler esse livro extraordinário, escrito não só para crianças, mas também para seus pais. Adquira sua edição autografada, que contém uma cópia idêntica de uma carta escrita a mão pelo juiz Rutherford que você, como amante da justiça, vai admirar. Sua contribuição de 50 centavos americanos para esta edição será investida ao custo inicial de produção desse livro. Uma edição limitada foi impressa. Está acabando muito rápido. Faça seu pedido imediatamente. Para detalhes sobre a divulgação dessa publicação na Assembleia Teocrática das Testemunhas de Jeová, entre 6 e 10 de agosto, veja uma próxima edição de

Há na propaganda de divulgação do livro Children (Crianças) a descrição de uma prática muito comum nos congressos das Testemunhas de Jeová, que é o lançamento de livros: “released at the Theocratic Assembly of Jeovah’s witnesses”, (lançado na Assembleia Teocrática das Testemunhas de Jeová).

Analisando o texto de propaganda divulgado na revista, percebe-se que é um livro que tem as crianças como público-alvo. A descrição de cada criança recebendo uma edição do livro Children sugere a ideia de preocupação com o futuro, afinal, essas crianças serão instruídas para transmitirem os ensinamentos do Reino para as gerações futuras, como se pode inferir por meio do título do discurso de Rutherford na Assembleia Teocrática das Testemunhas de Jeová: Children of the King (As crianças do Rei).

Apesar de ser um livro destinado às crianças, a propaganda de divulgação da revista visa alcançar também os pais dessas crianças: “escrito não só para crianças, mas também para seus pais”. O livro é apresentado aos pais como extraordinário.

Além disso, há na propaganda a intenção de convencer o leitor a contribuir com o valor de 50 centavos americanos para custear a publicação: “Sua contribuição de 50 centavos americanos para esta edição será investida ao custo inicial de produção desse livro”.

O leitor é orientado no momento de pedir o livro a contribuir com o valor de 50 centavos americanos que dará o direito de receber uma cópia autografada por Rutherford: “Por favor, me envie uma cópia do livro Crianças. Eu incluo a contribuição de 50 centavos americanos para edição autografada”.

Tenta-se também convencer o leitor da necessidade de se adquirir o livro com urgência “Uma edição limitada foi impressa. Está acabando muito rápido. Faça seu pedido imediatamente”.

Além da divulgação de livros escritos por Rutherford, outra revista criada e publicada pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, chamada Watchtower (A Sentinela), foi amplamente divulgada por meio da Awake! (Despertai!), e vendida juntamente com ela.

Figura 34 ‒ Propaganda de divulgação da revista Watchtower (A Sentinela) Fonte: Despertai!, jan. 1957.

Como consta na propaganda da revista Watchtower (A Sentinela), divulgada na revista Awake! de janeiro de 1957, nessa data a Watchtower já tinha uma tiragem mensal de 2.857.410 exemplares, com destaque para a versão americana da revista com tiragem de 1.879.600, para a tradução alemã que tinha uma tiragem de 263.770 e também para a versão em espanhol com tiragem de 187.350. Nessa edição já há referência à tiragem da Watchtower

em português: 80.140. Atualmente, a revista A Sentinela tem uma tiragem mensal de 42.182.000 exemplares e é traduzida em 195 idiomas.

Tendo como base os números apresentados, é possível perceber que as revistas trouxeram lucratividade para a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Sua divulgação, por mais de 80 anos, feita durante o serviço de campo pelos associados da organização, que entendem que as revistas são “o alimento certo no tempo apropriado”, ajudou a construir gráficas em diversos países, criando assim uma grande editora.

Desde 2000 as publicações da Sociedade deixaram de ser vendidas. Os associados ao grupo são ensinados a fazerem donativos em troca de publicações e têm a função de apresentá-las às pessoas durante o serviço de campo. Os que recebem as publicações gratuitamente podem, se quiserem, também fazer um donativo ao recebê-las. Dados divulgados no site do grupo (www.jw.org.) que distribui as publicações em diversos idiomas e formatos mostram os números da organização em diversos países:

Quadro 3 ‒ Dados interessantes a respeito das Testemunhas de Jeová Fonte: Disponível em: <www.jw.org>.

3.3 A DIVULGAÇÃO DOS EVENTOS MUNDIAIS PELA REVISTA DESPERTAI! E OS