• Nenhum resultado encontrado

O Leitor da Despertai! Edição Fevereiro

4 OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.1 IDENTIFICANDO QUEM SÃO OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.1.2 O Leitor da Despertai! Edição Fevereiro

A matéria de capa da revista Despertai! de fevereiro de 2010 tem como público-alvo casais que estão encontrando dificuldades em seus relacionamentos conjugais e estão prestes a se separarem. A revista traz na capa a seguinte pergunta: “O divórcio é a solução?”

Essa matéria é composta por três artigos. O primeiro tem o seguinte título: “Não aguento mais!”, o segundo é intitulado: “Quatro coisas que você precisa saber sobre o divórcio”, com os subtítulos: A Bíblia e o divórcio, 1. Problemas financeiros, 2. Criação dos filhos, 3. O efeito do divórcio em você, 4. O efeito do divórcio nos filhos. O título do último artigo é: “Seu casamento pode ser salvo?”.

No primeiro artigo: “Não aguento mais!”, o casamento é comparado a uma casa caindo aos pedaços, que ao longo do tempo enfrentou tempestades, e por falta de cuidados está prestes a desmoronar. Essa metáfora é usada para chamar a atenção do leitor sobre como está o seu relacionamento conjugal.

Perguntas retóricas são feitas para que o leitor verifique se o seu casamento pode ser comparado à casa apresentada no início do artigo: “Já sentiu alguma vez que seu casamento está chegando a esse ponto?”98, “O que dizer do seu casamento? Está afetado por um ou mais dos pontos abaixo? Discussões constantes, Linguagem ofensiva, Infidelidade, Ressentimento”99. “Se o seu casamento parece frágil e prestes a desmoronar, o que você deve fazer? Será que o divórcio é a solução?”100.

Tendo como base essas perguntas, pode-se afirmar que os leitores idealizados pela revista nessa edição são adultos, tanto homens, como mulheres, casados, que estão passando por dificuldades conjugais e possivelmente desejam se divorciar.

A revista pressupõe também um leitor que provavelmente nada sabe sobre as consequências de um divórcio, como pode ser verificado pelo título do segundo artigo que compõe a matéria: “Quatro coisas que você precisa saber sobre o divórcio”101, e nos seguintes fragmentos da revista: “Antes de se precipitar em acabar com o casamento, pense bem”102

, “Então, é importante estar bem informado e tratar o divórcio de forma bem realística”103.

98SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 3, fev.

2010. 99Ibid., p. 3. 100Ibid., p. 3. 101Ibid., p. 4. 102Ibid., p. 4. 103Ibid., p. 4.

O seguinte subtítulo, A Bíblia e o divórcio, foi organizado para alcançar leitores que não têm um entendimento bíblico sobre o divórcio. “A Bíblia não retrata o divórcio como um assunto de pouca importância”104, “Mas a Bíblia permite o divórcio e um novo casamento sob uma condição: relações sexuais fora do casamento”105. Nota-se que há preocupação em explicar como a Bíblia retrata o divórcio.

Verifica-se também nas falas do narrador a intenção de evitar que o leitor opte por se divorciar: “Antes de se precipitar em acabar com o seu casamento, pense bem. O divórcio nem sempre acaba com as ansiedades. Pelo contrário, muitas vezes apenas troca uma série de problemas por outra”106.

O segundo artigo é organizado para esclarecer o leitor sobre alguns problemas que o divórcio pode causar, e selecionaram quatro para serem abordados. O primeiro dos problemas abordados é o financeiro, apesar de a temática apresentada ter o casal como alvo, o item relacionado ao dinheiro tem como público-alvo a mulher que pretende se divorciar. “Como esses casos mostram, quando um casamento acaba, geralmente são as mulheres que sofrem em sentido financeiro”107, “De fato, um estudo europeu de sete anos revelou que a renda dos homens aumentou 11% depois do divórcio, ao passo que a renda das mulheres diminuiu 17%”108.

Quando se trata da classe social desses leitores, nota-se que eles pertencem mais às classes baixa ou média das camadas sociais. “Se você se divorciar, talvez sua renda fique reduzida. Também pode ser que precise mudar. Se ficar com a guarda dos filhos, pode ser difícil para se sustentar e cuidar adequadamente das necessidades deles”109. A necessidade da renda do outro cônjuge para se manter, dificuldade para comprar uma residência sem auxílio do cônjuge, não conseguir sustentar os filhos sozinho adequadamente, são indicações de que o leitor ideal é de classes mais baixas ou médias.

O segundo e o quarto problema apresentado em relação ao divórcio é a criação dos filhos depois do divórcio e o efeito sobre eles. Nesses tópicos, é clara a intenção de alcançar casais que querem se divorciar, mas têm filhos e não sabem o que fazer em relação à criação deles após o divórcio, e os possíveis problemas causados nos filhos pelo divórcio, relacionados à educação deles. “Aqueles que compartilham a guarda dos filhos enfrentam

104SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 4, fev.

2010. 105Ibid., p. 4. 106Ibid., p. 4. 107Ibid., p. 5. 108Ibid., p. 5. 109Ibid., p. 5.

outro problema – negociar com o ex-cônjuge assuntos delicados como visita, pensão e disciplina dos filhos”110.

O terceiro problema enfocado é sobre o efeito do divórcio no leitor. “O efeito do divórcio em você”111, o alvo desse tópico é o cônjuge do sexo masculino ou feminino que se sente triste devido à sua nova condição. “Se você é divorciado, é natural que sinta uma ampla variedade de emoções. Pode ser que ainda sinta amor por essa pessoa com quem teve um relacionamento tão achegado”112.

Além do cônjuge triste, pretende-se também alcançar o cônjuge que sente ódio pelo ex-marido ou mulher e se sente ainda mais solitário. “Talvez você ainda sinta raiva e esteja ressentido por causa do modo como foi maltratado pelo seu cônjuge. Às vezes, a solidão é devastadora”113.

O último artigo que compõe a matéria de capa é intitulado “Seu casamento pode ser salvo?”. O alvo é o leitor que não tem a intenção de se divorciar. Novamente a símile entre o casamento e uma casa velha é retomada. “Os proprietários admitem que a casa está em condições precárias, mas decidiram restaurá-la”114. Quatro dicas são dadas para que ele possa alcançar esse objetivo.

Entre as dicas destaca-se a prática de buscar conselhos na Bíblia, o que pressupõe um leitor que não tem conhecimento sobre os possíveis conselhos que a Bíblia oferece para a sua vida conjugal. “Depois de identificar o problema e determinar as melhoras [no casamento], recorra à Bíblia em busca de conselhos”115, “[...] Os editores desta revista, as Testemunhas de Jeová, constataram que a Bíblia dá conselhos práticos para as pessoas casadas”116, “Que tal pedir às Testemunhas de Jeová mais informações sobre como a Bíblia pode ajudar o seu casamento?”117.

Tendo como base os elementos do texto da edição de fevereiro de 2010, pode-se confirmar que os leitores idealizados por ela são casais casados, das classes média e baixa, que possuem filhos, e estão enfrentando dificuldades no casamento. A matéria também pretende alcançar casais já divorciados que estão enfrentando dificuldades relacionadas ao

110SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 6, fev.

2010. 111Ibid., p. 6. 112Ibid., p. 7. 113Ibid., p. 7. 114Ibid., p. 8. 115Ibid., p. 9. 116Ibid., p. 9. 117Ibid., p. 9.

divórcio e se sentem solitários ou rancorosos, são pessoas que não possuem conhecimento sobre como a Bíblia pode ajudá-las a salvarem seus relacionamentos.