• Nenhum resultado encontrado

O Leitor da Despertai! Edição de Junho

No documento Despertai!: conhecendo quem são seus leitores (páginas 106-109)

4 OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.1 IDENTIFICANDO QUEM SÃO OS LEITORES DA REVISTA DESPERTAI!

4.1.6 O Leitor da Despertai! Edição de Junho

A edição de junho de 2010 da Despertai! visa alcançar leitores desejosos de diminuir os impactos do estresse em suas vidas. A matéria de capa tem o seguinte título “Como aliviar o estresse?”. Ela é composta por três artigos: “Estresse, uma séria ameaça à saúde”, “Estresse como nos afeta” e “Como controlar o estresse”.

160SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 5, maio

2010.

161Ibid., p. 5. 162Ibid., p. 8. 163Ibid., p. 15. 164Ibid., p. 9.

Com base nos elementos textuais do primeiro artigo, “Estresse, uma séria ameaça à saúde”, é possível inferir que o leitor dessa edição da revista é um adulto, do sexo masculino ou feminino, habitante de grandes cidades, que possivelmente tem problemas de relacionamento em casa e no trabalho e talvez por isso esteja estressado. “[...] Não importa o motivo – tráfego congestionado, relacionamentos tensos em casa ou no trabalho ou ainda outras coisas [...]”165.

Ele não sabe que o estresse é algo que já existe há muito tempo, “mais de 3 mil anos atrás, um soldado que participou em muitas guerras admitiu francamente: ‘O próprio tremor me penetra, e cobre-me um estremecimento’.”166, também desconhece que o estresse pode ajudar as pessoas em determinadas situações. “Quando você precisou fazer um trabalho muito importante, o estresse talvez tenha estimulado a produção de adrenalina, que o ajudou a terminar a tarefa dentro do prazo”167.

Esse leitor ideal ainda não sabe se está com um alto nível de estresse, mas possivelmente tem interesse em saber se existe algo que o ajude a aliviar o estresse. “Se você acha que chegou ao seu limite ou quer evitar que isso aconteça, talvez queira saber se existe alguma coisa que pode fazer para aliviar o estresse [...]”168.

O leitor ainda não sabe que existe algo capaz de ajudá-lo a aliviar o estresse e nem que a Bíblia pode ser esse algo até entrar em contato com a revista: “Felizmente, existe! A ajuda que muitas pessoas receberam está disponível a todos. Ela pode ser encontrada num lugar que você talvez nem imagine – a palavra de Deus, a Bíblia”169.

O segundo artigo, Estresse como nos afeta, revela um leitor interessado em saber como o estresse afeta o corpo e a saúde. “Cada vez mais pessoas percebem que a tensão nunca desaparece. Por exemplo, muitos se sentem presos a um trabalho frustrante, sem perspectiva de melhora. Como o estresse afeta seu corpo e a sua saúde?”170

.

O terceiro artigo, “Como controlar o estresse”, tem como leitor ideal alguém interessado em aprender a como controlar o estresse, e quer aproveitar mais a vida. “Mas como podemos controlar o estresse e a nossa reação a ele, para que possamos aproveitar a vida ao máximo? O próximo artigo explorará isso”171.

165SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 3, jun.

2010. 166Ibid., p. 3. 167Ibid., p. 3. 168Ibid., p. 3. 169Ibid., p. 5. 170Ibid., p. 4. 171Ibid., p. 6.

Esse leitor não sabe que a Bíblia pode ajudá-lo a controlar as suas reações em momentos estressantes. “Será que a Bíblia pode ser de ajuda nesse sentido?”172, “A Bíblia nos ajuda a diminuir o estresse de forma especial por nos garantir que o nosso Pai celestial, Jeová, ‘é mui terno em afeição e é misericordioso’.”173. Ele também desconhece a importância das verdades bíblicas. “A palavra de Deus é uma fonte de conselhos valiosos. De fato, contém inúmeras verdades espirituais que trazem alívio”174.

O artigo também mostra que o leitor prefigurado no texto não tem conhecimento sobre a importância da comunicação para que se tenha controle sobre o estresse. “A boa comunicação é uma das melhores armas para controlar o estresse”175, ele também não faz orações pedindo alívio nos momentos de estresse, “uma forma muito importante e acessível de ‘palestra confidencial é orar a Deus’.”176, e não é informado de que o humor também ajuda a aliviar o estresse. “Dar risadas é estimulante e saudável, visto que, segundo um médico, ‘faz o corpo produzir endorfina e inibe a produção de adrenalina’.”177.

Esse leitor não sabe que a Bíblia incentiva as pessoas a desenvolverem qualidades que reduzem o estresse e que Satanás, o Diabo, usa o estresse para afastar as pessoas de Deus. “A Bíblia nos incentiva a desenvolver qualidades que reduzem o estresse. Elas incluem ‘amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura e autodomínio, que são chamadas de fruto do espírito [de Deus]’.”178. “Na realidade, os que adoram a Deus são alvo principal de Satanás, o Diabo, que se esforça em provar que ninguém permanecerá na adoração verdadeira sob forte estresse”179.

Com base na análise dos artigos que compõem a matéria de capa da Despertai! de junho de 2010 pode-se inferir que o leitor ideal da revista é um adulto, do sexo masculino ou feminino, habitante de grandes cidades, que possivelmente tem problemas de relacionamento em casa e no trabalho e talvez por isso esteja estressado. Ele não sabe que o estresse é algo que já existe há muito tempo, também desconhece que o estresse pode ajudar as pessoas em determinadas situações. Ainda não sabe se está com um alto nível de estresse, mas possivelmente tem o interesse em saber se há algo que o ajude a aliviar o estresse. Ainda não foi informado de que existe algo capaz de ajudá-lo a aliviar o estresse e nem que a Bíblia pode

172SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 6, jun.

2010. 173Ibid., p. 7. 174Ibid., p. 7. 175Ibid., p. 7. 176Ibid., p. 7. 177Ibid., p. 8. 178Ibid., p. 9. 179Ibid., p. 9.

ser esse algo, e está interessado em saber como o estresse afeta o corpo e a saúde. Esse leitor ideal quer aprender a como controlar o estresse e aproveitar mais a vida, e não sabe que a Bíblia pode ajudá-lo a controlar as suas reações em momentos estressantes. O leitor também não tem conhecimento sobre a importância da comunicação e do humor para que se tenha o controle sobre o estresse, não faz orações pedindo alívio nos momentos de estresse e não acredita que o estresse é algo usado pelo Diabo para afastar as pessoas de Deus.

No documento Despertai!: conhecendo quem são seus leitores (páginas 106-109)