• Nenhum resultado encontrado

A EDUCAÇÃO PARENTAL E O PROGRAMA DA DISCIPLINA POSITIVA NA PERSPECTIVA DE CAPACITADORES BRASILEIROS NÍVEL-EDUCADOR

O importante é que nos tornemos conscientes do fato de que nós podemos fazer alguma coisa, além das inúteis tentativas de força. Quando o mesmo castigo tem que ser repetido continuamente, fica claro que ele não funciona.

Rudolf Dreikurs

5.1 OS AGENTES41 DA PESQUISA

Como já mencionado no Capítulo 1, a escolha pelos agentes Nível-Educador se deu em razão da intencionalidade final dos mesmos ao buscarem a capacitação junto a Positive Discipline Association, uma vez que os participantes do curso neste nível têm como objetivo primário a divulgação do aprendizado, em efeito dominó, repassando as técnicas apreendidas para o maior número de pessoas, sem, contudo, se preocuparem em ser um formador a garantir um certificado, ou seja, se prestam a auxiliar os pais e não a formar educadores. Esse conhecimento adquirido pode ser empregado na própria relação com as suas crianças (esfera familiar) ou para ser divulgado aos grupos de pais ou interessados. Em respeito à promessa da garantia do anonimato, as entrevistadas passam a ser identificadas pela letra E (maiúscula) acoplada a um número aleatório de 1 a 13.

O princípio de classificação assim posto em prática é verdadeiramente explicativo: não se contenta em descrever o conjunto das realidades classificadas e sim, como as boas taxionomias das ciências naturais, vincula-se a propriedades determinantes que, por oposição às diferenças aparentes das más classificações, permitem predizer as outras propriedades e distinguem e agrupam os agentes que mais se pareçam entre si e que sejam tão diferentes quanto possível dos integrantes de outras classes, vizinhas ou distantes. (BOURDIEU, 1996, p. 24)

A utilidade da entrevista com os capacitadores parentais é ressaltada e reconhecida pelas entrevistadas como um endosso importante para quem trabalha com a Disciplina Positiva e aspira por uma mudança na forma de educar os filhos. Segundo a Educadora Parental E1, os primeiros educadores parentais (Trainer) em Disciplina Positiva no Brasil datam de 2008, com um crescimento gradativo e pouco expressivo. Já a partir de 2017, com a realização do primeiro curso presencial no país, o tema tem se propagado com maior

41 “Falo em agentes e não em sujeitos. A ação não é a simples execução de uma regra, a obediência a uma regra. Os agentes sociais, tanto nas sociedades arcaicas como nas nossas, não são apenas autômatos regulados como relógios, segundo leis mecânicas que lhes escapam.”(BOURDIEU, 2004b, p.21).

celeridade e interesse, principalmente depois da tradução42 em português do material de apoio distribuído no curso.

Então a coisa começou a pegar e se movimentar ano passado (2017), onde o crescimento no número de educadores parentais no ano passado, e esse ano os cursos de Disciplina Positiva estão com as vagas praticamente esgotadas. A gente teve uma reunião com ela (Fernanda Lee) e ela disse „olha eu estou com quilos de emails de gente pedindo vaga e não tenho mais‟. E ela tem uma liderança muito voltada para essa construção deste senso de ser muito fiel a Disciplina Positiva, aos princípios da Disciplina Positiva, principalmente esse princípio democrático de comunidade que ela procura nutrir. (PROFESSORA, EDUCADORA PARENTAL - E1)

Fiz em Porto Alegre com a instrutora Fernanda Lee. Na turma que eu fiz Educador para pais tinha 53 pessoas. Assim, a gente percebe como está crescendo porque cada um que sai repassa para o seu local de domicílio ou profissional e vai espalhando para todos os cantos do país. No curso tinha bastante gente de vários lugares, umas duas de Curitiba. (PEDAGOGA, EDUCADORA PARENTAL – E12)

Ainda, de acordo como a Educadora Parental E1, há aproximadamente 120 capacitadores parentais Nível Educador no Brasil, cujos registros estão paulatinamente sendo cadastrados na página virtual (em fase de construção) da Associação43 Brasileira de Disciplina Positiva.

Quadro 12 - Formação profissional e maternidade dos agentes da pesquisa

Ident. Formação Profissão tem filhos

E1 Mestre em Comunicação Social Professora universitária 3 meninos

E2 Psicologia Coaching de crianças Não

E3 Pós-graduada em Neurociência Pedagógica e Psicologia Positiva

Psicóloga Não

declarado E4 Especialista em Análise do Comportamento Psicóloga 1 menino

E5 Psicologia Psicóloga 1 menino

E6 Direito Técnica Judiciária Federal 2 meninos

E7 Psicologia Administradora 1 menina

E8 Psicologia Psicóloga 2 meninos

E9 Serviço Social – Espec. Políticas Públicas Secretaria dos Direitos Humanos

1 menina

E10 Administração Educadora Parental 1 menino

E11 Psicologia Psicóloga 2 meninos

E12 Pedagogia Educadora Parental 2 meninas

E13 Licenciatura em História

Pós Graduação em Gestão de Pessoas Educadora Parental 1 menino Fonte: A autora

42 Foi montada uma força tarefa com a participação de 10 educadores parentais brasileiros, coordenados pela Treinadora Fernanda Lee, para a tradução do material de apoio dos cursos (PROFESSORA, EDUCADORA PARENTAL - E1).

43

Nota-se que as entrevistadas possuem faixa etária compreendida entre 26 e 48 anos, com escolaridade nível superior, com formação (39% com Pós-Graduação) e profissão das mais diversas, com predomínio para a área de Psicologia (47%). Apenas três declaram exercer com exclusividade a profissão de Educadora Parental.

Também se registra, com base no cadastro da Positive Discipline Association, que a maioria dos educadores parentais brasileiros, Nível Educador, é do sexo feminino (mais de 96%), sendo rara a presença masculina em todas as atividades desenvolvidas para apresentação e/ou divulgação da capacitação parental via Disciplina Positiva, inclusive no curso on line em que participamos como observadora. Essa constatação explica a ausência de agente da pesquisa do sexo masculino.

5.1.1 Experiência do Trabalho de Capacitação Parental

A experiência do trabalho desenvolvido na capacitação parental pelo método da Disciplina Positiva em pelo menos uma atividade realizada no Brasil foi o segundo critério utilizado para selecionar os agentes da pesquisa.

Nesse contexto, todas as entrevistadas já aplicaram o programa da Disciplina Positiva, sendo que até o mês de dezembro de 2018, mais de 6 mil pessoas interessadas foram apresentadas ao método alternativo de educação no contexto familiar.

Quadro 13  Estimativa de divulgação

Ident. No. de pessoas Forma de repasse

E1 200 Workshop, Palestra, Grupos de Estudo

E2 80 Workshop, Palestra, Instagram, Facebook, Blog

E3 120 Consultório, Workshop

E4 + de 1000 Clínica, Palestra, Workshop, Grupos de Disciplina Positiva, Orientações On line, Facebook, Instagram, Youtube

E5 3000 a 4000 Consultório, Palestra, Workshop, Site E6 70 Workshop, Palestra, Roda de Conversa

E7 30 Workshop, Facebook

E8 50 Workshop, Palestra

E9 12 Oficina com mulheres que passam pela violência doméstica E10 200 Palestra em Igrejas e Escolas

E11 500 Facebook, Canal, Instagram, Palestra, Workshop E12 70 Palestra, Workshop, Instagram, Facebook, Youtube E13 100 Palestra, Workshop, consulta (Hallwork), a domicílio Fonte: A autora