• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A POTENCIALIDADE DA NICOTINA ENCONTRADA EM CIGARRO LA-LIGHTS E TABACO (Nicotina tabacum L.) CULTIVADO

Hab Literária dos professores Pré-Escolar

ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE A POTENCIALIDADE DA NICOTINA ENCONTRADA EM CIGARRO LA-LIGHTS E TABACO (Nicotina tabacum L.) CULTIVADO

Inês do Carmo Celina Maria Godinho

Introdução

Tabaco é o nome comum das plantas do gênero Nicotiana, pertencente à família das Solanaceae, em particular a espécie botânica Nicotiana tabacum. É desta planta que se extrai a substância chamada nicotina. Entretanto, antigamente o tabaco era uma erva que o ser humano apenas utilizava para consumo. A nicotina é uma amina terciária consistindo em uma piridina e um anel pirrolidina (BENOWITZ, 1996). É um alcaloide líquido natural. É uma base volátil, incolor (pKa = 8,5) que se torna marrom e adquire o odor do tabaco na exposição ao ar tendo meia-vida de aproximadamente duas horas (GOODMAN & GILAMN, 2005). A estrutura e fórmula da nicotina é C10H14N2, opeso da molécula é de

1,6223 mols, e o nome químico é 3 - (2 -N-metilpirolidil) piridina (STRECHER, 1968).

Atualmente, o tabaco é cultivado em todas as partes do mundo, sendo responsável por uma enorme atividade econômica que envolve milhões de dólares. Apesar do grande malefício que provoca à sociedade, o tabaco é uma das drogas mais consumidas mundialmente.

Financeiramente, a perda que o tabagismo gera na economia mundial é de 200 bilhões de dólares por ano, o que equivale a, aproximadamente 500 bilhões de reais. Este valor é calculado pelo Banco Mundial e diz respeito à soma de vários fatores como tratamento das doenças relacionadas ao tabaco, mortes de pessoas em idade produtiva, maior índice de aposentadorias precoces, aumento no índice de faltas ao trabalho e menor rendimento produtivo. (BANCO MUNDIAL, 1999).

Originalmente o tabaco era apenas encontrado na América e foi trazido para a Europa pelos

espanhóis no início do século XVI, quando se veio a tornar muito popular. A planta ganhou o nome de Nicotiana após Jean Nicot, um embaixador francês, que em 1560, exaltou em público a virtude do tabaco como agente curativo contra enxaquecas (SILVA, 2004).

Em Timor-Leste há várias plantas, de inferiores até as superiores, incluindo as plantas de tabaco. Nossos ancestrais já conheciam diversos usos para o tabaco, como para fumar e fazer o sonque e também para uso medicinal para curar picadas de insetos. A maneira de fumar era embrulhar o tabaco com as cascas do milho ou papel, e o sonque do tabaco era acompanhado pelo condimento masca, ou seja, para mascar precisa misturar uma folha de betel ou fruta de betel, uma fatia areca, uma ou duas pitadas de cal, e mastigar até ficar encarnada (mama malus).

O consumo de tabaco em Timor-Leste se dá em qualquer lugar, no interior de transportes coletivos, na estrada e no trabalho. O tabaco também é utilizado em festas tradicionais, na abertura da festa ―mama malus‖, para os convidados que participam pela primeira vez. Nesta cerimônia, todos os participantes devem comer mama malus antes do início da festa, por isso esta parte chama-se lok bua Malus.

O tabaco em Timor-Leste origina-se diretamente da folha do tabaco e não se faz um processo no laboratório, bem como não se utiliza filtro, e também o sonque é utilizado diretamente da folha fresca e folha fermentada ou seca.

180

O tabaco é o produto resultante do tratamento das folhas de um arbusto pertencente à família das solanáceas (Simões, 2005), com um a dois metros e meio de altura, designada por nicotina tabacum L. Morfologicamente o tabaco tem forma de raiz, caule, folha flor e semente.

As folhas frescas do tabaco contêm entre 85% e 90% de água e as secas entre 8% e 14%, sendo o resto formado por 3,6% de substâncias nitrogenadas, 4,5% de lipídios, 20,7% de cinzas, uma quantidade variável de sais de cálcio, potássio e magnésio e, por fim, entre 0,68% a 4,8% de nicotina (CAIXINHAS, 1991).

O número de folhas, a textura e a forma são determinados pela variedade das plantas, das condições do meio ambiente e das práticas culturais adotadas (FILHO, 1968). Qual é a qualidade do tabaco? A qualidade dependerá do tratamento em relação ao cultivo do tabaco e da maneira que as pessoas cultivam essa planta em Timor-Leste.

A Organização Internacional de Estandardização (ISO) é quem determina as normas para a produção do cigarro no mundo, estabelecendo um método para determinar um padrão. Componente sólido é deixado sobre a seção do filtro da nicotina, como já foi instituído em PP. 81/1999. A Standarização Nacional da Indonésia (SNI) do cigarro de L.A. Lights é: 1,5 mg de nicotina e 20 mg de alcatrão.

A indústria de cigarro L.A. Lights chama-se PT Djarum, e fica localizada em Kudus, Java Central. A fabricação de cigarros é feita a partir de folhas secas de tabaco, embrulhado com papel e substâncias aromáticas, obtidos a partir das plantas do tabaco. O cigarro é um cilindro com comprimento de 70-120 mm e 10 mm de diâmetro (ANONYMOUS 1,2011).

PT Djarum produz as seguintes variedades de cigarro: Djarum Super, Djarum Seper CS, Djarum L.A-Lights e Djarum L.A-lights Mentolho. Esta indústria distribui seus produtos em Timor-Leste como material de comércio (ANONYMOUS 1,2011).

O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado através do cigarro, charuto, cigarro de palha, aspirado, conhecido como rapé ou mascado em forma de fumo-de-rolo; porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde. Há tipos de uso que minimizam os danos, como os cigarros com mentol, filtros especiais, cigarros com baixos teores de nicotina como o light e extra light, porém os mesmos têm uma composição semelhante, não havendo, portanto, cigarros saudáveis ou cachimbos e charutos que não façam mal à saúde.

Diante disso, tanto o chefe do governo geral como o executivo, os ministérios, como o Ministério da Educação e o Ministério Saúde, assim como os locais públicos onde são prestados cuidados a saúde da população, incluindo as ambulâncias ou qualquer outro veículo que transporta pessoas doentes ficam responsáveis por emitir normas para proibir o consumo de tabaco nos edifícios públicos que gerem.

O Primeiro Ministro Dr. Rui de Araújo abre espaço para ―O Ministério da Educação, nos estabelecimentos públicos de ensino‖ evitar que os alunos consumam tabaco, de forma que previna a dependência de tabaco e também das doenças (TIMOR-LESTE, SITE OFICIAL 2015),

O Primeiro Ministro Dr. Rui de Araújo também deu espaço para O Ministério da Saúde nos ―estabelecimentos públicos onde sejam prestados cuidados de saúde, incluindo nas ambulâncias e veículos de transporte de doentes‖ (TIMOR-LESTE; SITE OFICIAL 2015). O Ministério busca sensibilizar às pessoas, para poderem parar de consumir o tabaco. Outra parte, os condutores e os ambulantes, não podem fumar ao conduzir o veículo, dessa forma é possível evitar acidente.

De acordo com a proibição, o Chefe do Governo lança também medidas de sensibilização. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações cita: ―deve promover campanhas de sensibilização contra o tabaco, incluindo ações de esclarecimento, para alertar sobre os perigos e malefícios do tabaco e apelar para que não se fume nos veículos de transporte coletivo de passageiros e nos táxis‖. (TIMOR-LESTE; SITE OFICIAL 2015).

181

Em Timor-Leste, cresce o número de unidades de saúde que, conscientes de suas responsabilidades quanto à qualidade de vida de seus usuários, vem implementando programas de controle do tabagismo, esse partem da constatação de um número elevado de fumantes na população em Timor-Leste.

O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. Os fumantes são classificados em passivo e ativo, sendo que os ativos são os que praticam o tabagismo, regular e continuamente e os passivos são os que, apesar de não praticarem o tabagismo, frequentam ambientes poluídos com as substâncias da fumaça do cigarro.

O tabagismo se desenvolve a partir da dependência química à nicotina, ela é uma das 4.700 substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro, mas que se encontra também em outras formas de uso do tabaco, como cachimbo, rapé, narguilé e cigarro eletrônico. E em Timor-Leste, utilizado embrulhado em casca do milho, antes de formar o cigarro electrônico.

A nicotina tem uma variedade de efeitos no corpo humano e é tóxico para o tecido nervoso. Em princípio, a nicotina irá causar o estreitamento dos vasos sanguíneos rapidamente fazendo a pressão arterial sistólica e diastólica aumentarem, a frequência cardíaca aumenta rapidamente, tais como a contração forçada do coração, resultado da diminuição da assimilação de oxigênio pelo nosso corpo em função da fumaça inalada no processo, trazendo riscos para outros órgãos como o cérebro e condição do músculo cardíaco.

No colóquio, o Chefe do Governo afirmou que toda as pessoas tem o direito de fumar. No entanto, acrescentou, os fumadores devem respeitar os não fumadores. Porque o cigarro tem impacto negativo na saúde dos que não fumam, principalmente em lugares fechados, sejam edifícios públicos ou em casa. ―Vou dar um exemplo. No caso em que, no lar, o pai é fumador, a mãe e os filhos sofrem o impacto do fumo do cigarro. Isto significa que essa opção individual vai afetar não só o próprio, mas também todo o agregado‖, explicou Rui Maria de Araújo, salientando a ―falta de lógica na atitude‖. (TIMOR-LESTE; SITE OFICIAL 2015).

As consequências do consumo de tabaco para a saúde envolvem riscos de danos aos órgãos vitais do corpo do humano, como a hipertensão, cancro do pulmão, cancro cardiovascular, danos ao sistema nervoso, órgãos reprodutivos, cancro na boca. O cigarro também é muito prejudicial ao feto da mãe fumante.

O tabagismo tem sido considerado um problema de saúde publica mundial, mais de dez milhões de morte no mundo por doenças de tabaco. Torna-se, portanto, importante aprimorar formas de tratamento aos fumantes que queiram parar de fumar e busquem ajuda por não se sentirem capazes de consegui-lo sozinhos (ISMAEL, 2007). Uma vez que o tabagismo tem sido considerado um problema à saúde mundial, publica-se o resultado em uma alta morbimortalidade, e todos os estudos que possibilitam melhorar o atendimento aquele que quer parar de fumar são importantes.

Os programas de controle do tabagismo devem ser eminentemente educativos, atuando nos diversos segmentos da população, com o objetivo de conseguir em menor tempo demonstrar a população os riscos causados pelo consumo do tabaco, de forma que baixe a prevalência dos fumantes.

As causas principais que levam à iniciação do hábito de fumar nos jovens são sobretudo influências do ambiente, particularmente de amigos e de colegas, através da curiosidade, desejo de imitação e de afirmação social. Já a pessoa que mantém o vício é muitas vezes influênciada por diversos fatores, entre eles, destacou o estresse.

Os estabelecimentos comerciais deverão, igualmente, ser sensibilizados para esta questão, pelo Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente, que deverá apelar para que estes não façam publicidade ao tabaco. Este ministério fica também responsável por desenvolver campanhas de sensibilização e ações de esclarecimento ―sobre a necessidade de serem criados espaços livres de fumo nos restaurantes, bares, estabelecimentos comerciais, locais destinados ao jogo, ao desporto, ao lazer e nos estabelecimentos hoteleiros e empreendimentos turísticos‖ (TIMOR-LESTE, SITE OFICIAL 2015).

182

Não se nasce com o hábito de fumar, inquéritos realizados nos últimos anos vieram comprovar que em Portugal, como em outros paises, o hábito de fumar é adquirido, via de regras, pelos 20 anos, e que a proporção de mulheres que fumam vem aumentando, em especial nos meios urbanos (SILVA; MESQUITA et al.,1991; 315).

Diante do exposto nessa introdução, este trabalho teve como objetivo saber a diferença de teor de nicotina entre o cigarro L.A-Lights e o tabaco cultivado.

Metodologia de Pesquisa

A pesquisa foi realizada no laboratório de Biologia, Faculdade Educação, Artes e Humanidade, (FEAH/UNTL), entre os dias 17 e 19 de setembro de 2014. Para realizar o experimento e análise em laboratório, foram utilizadas amostras de cigarro L.A- Lights e de tabaco cultivado, ambas obtidas em mercado. A razão para a escolha se deu, pois este cigarro tem alta adesão pela população de Timor-Leste. As ferramentas e reagentes utilizados durante este processo estão descritos, respectivamente, nas Tabelas 1 e 2.

Tabela 1. Ferramentas utilizadas durante o experimento, com descrição do número de unidades utilizadas e suas respectivas funções

No .

Ferramentas Quantidade Função

1 Balão Erlenmeyer 100ml

6 Utilizado em preparações de soluções químicas, devido ao formato afunilado de seu bico, que não deixa a solução respingar.

2 Balão de destilação 1 Para deixar a solução antes da titulação. 3 Gobelé ou Gobelet 2 Para medir a solução.

4 Water Baht 1 Deixar o experimento vaporizar a solução em água morna. 5 Mexa bar 2 Para misturar o reagente

6 Funil de vidro 1 Utilizado para transferir líquidos para outro lugar

7 Pipeta 6 Utilizadas para medir e transferir mínimas quantidades de líquidos com precisão.

8 Balança 1 Para medir a amostra ou outro reagente no estado sólido. 9 Almofariz 1 Para macerar a amostra.

10 Stative 1 Para pegar a bureta para medir a quantidade de líquido (%) 11 Papel de filtrado 1 box Para filtrar a solução.

12 Bureta 1 Serve para determinar pequenos volumes de reagentes com precisão. Pode ser de vidro ou de polietileno.

Tabela 2. Reagentes utilizados para a realização das análises laboratoriais e suas respectivas funções.

Reagente Função

1 HCL 20% É uma solução aquosa ácido. Utilizado com reagente químico, é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa.

2

Ether (Pa) 1 litro

Pode ser utilizada como solvente para a nicotina, óleos e outras substâncias para separação.

3

Água destilada 1 litro

É uma água quimicamente pura, isto é, purificada por destilação ou solvente de um modo a eliminar os sais dissolvidos e outros componentes.

4

Indicador Penofthalina

Utilizada em titulações ácido-base, sendo que sua coloração muda de incolor em meio ácido para cor-de-rosa em soluções básicas.

183

Os procedimentos do trabalho foram realizados nas seguintes etapas:

 Maceração dos cigarros dos cigarros L.A-Lights e tabaco cultivado, separadamente, até estado de grão ou pó.

 Adição de 2 g do material moído/pó (tabaco) em copo químico 100 ml e 4 ml de solução de HCl 20%, usando uma pipeta de medição. Mistura com a barra de agitação.

 Adição 40 ml de éter e bem fechado, agitação até ficar uniforme, enquanto pega na parte fechado e não salto maré.

 Repouso durante 24 horas até que o topo do éter esteja claro.

 Aquecimento em Water Bahts dentro de água morna durante 4 minutos até éter inferior 2 ml.

 Adicição de 20 ml de água destilada.

 Filtragem de solução e entrada em novo erlenmeyer

 Tranferência de 20 ml de solucão em bolão (Labu Takar) 50 ml e adição de água destilada até a marca.

 Ritirada de 20 ml de solução em Erlenmeyer 100 ml e adição de 4 ml de indicador penofthalina e depois titulação com NaOH 0,01N, é assim até a mudança de cor castanho-escuro para vermelho.

 este processo de titulação foi repetido por três vezes.

A análise volumétrica é um método clássico de análise quantitativa que tem a base na medição do volume de uma solução de concentração conhecida, que reage exibindo determinadas variações conforme resultado do que se está analisando. O processo de titulação é a solução de concentração conhecida e designa-se por titulação padrão ou titulante e a solução que se vai analisar chama-se solução a titular ou titulado (DOMINGUES; ABREU, 1998).

As fórmulas utilizas neste trabalho foram: De Normalidade

Reacção: 2C10H14N2(aq) + 2NaOH (aq) 2 C10H13NaN2(aq) + 2H2O(l)

% nicotina ( )

Mg Nicotina = 1000 Nicotina Descrição

N = Normalidade do padrão de NaOH V = Volume de NaOH

~ = Igualdade 1 ml de NaOH 0,01 = 1,6223 mg de nicotina.

Para deterinar o teor de nicotina no cigarro e no tabaco cultivado foi determinado através dos seguintes processos:

Determina ao teor de nicotina em cigarro L.A-Lights

Total de volume NaOH em cigarro L.A-Lights

1 1 1

3

3

Determina ao Normalidade Standarização

NS ao total de volume NaOH em cigarro L.A-Lights NS. V. Naoh L.A= (N.V) NaOH

= (0,01. 20) = 0,2 N

184 Determina ao teor da nicotina em cigarro L.A-Lights

% nicotina L.A ( ) = ( 1 )1 3 1 = ( 1 ) 1 3 1 = % Nicotina L.A = 0.00245 % Mg nicotina = 1 = 0,025 mg. Determina o teor de nicotina no tabaco cultivado

Total de volume NaOH no tabaco cultivado

=

3

= 1

3

= 9,7 ml Determina à Normalidade Standarização

NS. V. NaOH Surya-12 = (N.V) NaOH = (0,01. 20) = 0,2 N Determina o teor da nicotina no tabaco cultivado

% Nicotina L.A ( ) = ( )1 3 1 = ( ) 1 3 1 = 31 % Nicotina = 0,16 % Mg nicotina = 1 1 = 1,6 mg Resultados

Baseado nos resultados destes estudos de laboratório realizado no laboratório de Biologia na Faculdade de Educação, Artes e Humanidade identificou-se que os cigarros L.A-Lights e o tabaco cultivado comercializados contêm nicotina. A soma dos resultados de titulação dos três testes está apresentada na tabela 3.

185

Tabela 3. Resultado da titulação dos cigarros L.A-Lights e tabaco cultivado.

Testado Amostra Volume (Amostra) Vol. NaOH 0,01N Mg Nicotina % da Nicotina

3x 6 g LA-Lights 60 ml 4,5 ml 0,0025 mg 0,025 %

3x 6 g

Tabaco cultivado 60 ml 29,1 ml 0,016 g 1,6 % No cigarro L.A a presenҫa de nicotina foi baixa (0.0025 mg ou 0,025 %), porque se faz uma separaҫão e análise no laboratório, o grande teor de nicotina foi vaporizada no ar antes da produҫão na fábrica. No tabaco cultivado a presença de nicotina foi de 0,016 mg (1,6% de nicotina). O processo de tratamento do tabaco foi armazenado até ser bem fermentada. Depois se faz o corte, até secar, e fazer o consumo diretamente.

Standarizaҫão no Governo Indonésio indica que o teor é 1,5 mg e o alcatrão ou tar (alcatrão) de nicotina é de 20 mg. E o governo de Timor-Leste ainda não publicou o padrão de Standarizaҫão de nicotina.

Quando há consumo de tabaco através do cigarro, a composiҫão quimica é menor, comparado ao consumo do tabaco cultivado, já que não existe a filtragem dos seus componentes químicos.

Concluímos neste trabalho, baseados na standarização publicada pelo governo de Indonésio, que o teor da nicotina é 1.5 mg e alcatrão 20 mg, dessa forma, a produção do cigarro não pode apresentar teor mais alto do que o padrão estabelecido. Timor-Leste, porém, ainda não publicou o padrão de estandarização da nicotina.

Os resultado demonstram que ao comparar o cigarro L.A.Lights (0.0025 mg de nicotina) e o tabaco cultivado (1,6% de nicotina), o tabaco cultivado apresenta um elevado teor de nicotina.

Quando há consumo do tabaco através do cigarro, a composiҫão química é menor, comparado ao consumo do tabaco cultivado, já que não existe a filtragem dos seus componentes químicos e não há separação em laboratório.

Referências

BENOWITZ, N. L., (1996). Pharmacology of nicotine: Addiction and therapeutics. Annual Review of Pharmacology and Toxicology (36): 597-613.

BANCO MUNDIAL, (1999). A epidemia do tabagismo. In: Os governos e os aspectos econômicos do controle do tabaco. The Word Bank, agosto.

CAIXINHAS, L. L. (1991). Botânica Círculo de Leitores. TOMO I. 3025ª ed. Editora: Printer Portuguesa, 3025ª ed., vol.01, 287p.

CAHYONO, B. 1998. Tembakau Budidaya dan Analisa Usaha Tani. Kanisius, Yogyakarta.

DOMINGUES, L.; ABREU, E. M. Técnicas Laboratoriais de Química, Bloco II Ensino Secundário. Segundo Edição, Rua do Paraiso Porto 1998.

FILHO, J. R. (1968). Cultura do Fumo. Editora: Impressa Universitária da Universidade Rural de Viçosa, Viçosa.

GEONAWAN J. KIMIA, A. P. T. (1999). Gramedia. Jakarta.

GOODMAN & GILAMN (2005). Farmacologia e Bioquímica estadunidense. New York.

GOODMAN & GILAMN (1996). As bases Farmacologia da terapêutica. 9a Ed. Rio de Janeiro, McGraw Hill.

186

SILVA D; AMPARO, G. F. et al., (1991). Biologia vida e saúde. 9º Ano de escolaridade; Porto Editorial, Porto.

STECHER, P.G. (1968). The Merk Indeks, anencyclopedia of chemicals and drugs.

SETIAWAN A. kala standaridisasi menyinggung ISU Rokok Opini dari Kompas.com. Disponivel

em: http://edukasi.kompasiana.com/2011/02/02/kala-standardisasi-menyinggung-isu-

rokok339118.htm (27/10/2014; 10:24).

TIMOR-LESTE SITE GOVERNO. Medidas de controle de consumo de tabaco. Disponivel em: http://jornaldigital.com/noticias.php?noticias=431 (26/06/2015 16h45min).

VALLE, L.B.S; OLIVEIRA-FILHO, R. M; DELUCIA, R; OGA, S (2007). Farmacologia Integrada. 3ª edição, Rio de Janeiro: Editora Revinter.

VULPINARI, O (2005). Dkk, The Roul of Health Professionals in Tabacco Control. World Health Organization.

187

UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO ANIMAL

Outline

Documentos relacionados