• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE B – Roteiro de entrevista

I. Doença e tratamento

- Como você descobriu a doença? – quando, onde?

– qual foi o diagnóstico?

- Como foi para você receber esse diagnóstico? – psicologicamente

– significados atribuídos - Tratamento médico prescrito

– qual foi, como foi

- Outros tratamentos integrativos/complementares – se realizou, quais

– motivações para a procura

II. Ayahuasca

- Quando você começou a utilizar ayahuasca? – contexto(s), frequência e continuidade

- O que o(a) levou a procurar essa experiência? - Como foram as suas experiências com ayahuasca?

– como a questão da doença se manifestava durante os rituais – experiências relacionadas especificamente à doença

- Como esteve seu estado psicológico ao longo do tratamento? – influência da ayahuasca

- Depois da ayahuasca, o modo como você enxergava a doença mudou? – significados atribuídos à doença

– sentimento em relação à doença - E em relação aos sintomas, como foi?

– durante e após os rituais

APÊNDICE B – Roteiro de entrevista (cont.)

III. Morte & Vida

- Você teve medo da morte? - O que é a morte para você, hoje?

- Antes de conhecer a ayahuasca, a sua visão sobre a morte já era assim? – como a ayahuasca influenciou

– se mudou, investigar se teve algum impacto sobre a questão da doença

- Você já passou por uma experiência de morte sob os efeitos da ayahuasca? - A ayahuasca influenciou o modo como você vê a vida?

– e o seu modo de viver?

IV. Espiritualidade & Religiosidade

- O que significa “espiritualidade” para você? - Antes da ayahuasca, você já tinha essa visão?

– como a ayahuasca influenciou

– se mudou, investigar se teve algum impacto sobre a questão da doença - Você tem alguma religião?

- Como você entende a relação entre religiosidade e espiritualidade?

V. Contexto

- Para você, qual é a importância do contexto ritualístico?

VI. Cura

- Como está o seu estado de saúde atualmente? - O que é cura para você?

- A ayahuasca influenciou o seu entendimento sobre cura? - Atualmente, o que representa o uso da ayahuasca para você?

Fechamento

- Gostaria de compartilhar mais alguma coisa sobre o assunto? - Existe alguma coisa que você acrescentaria nesta entrevista?

APÊNDICE C – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Uso ritual da ayahuasca durante o tratamento de doenças graves:

um estudo qualitativo exploratório

Lucas de Oliveira Maia, Luís Fernando Tófoli Número do CAAE: 80730517.7.0000.5404

Você está sendo convidado a participar como voluntário de um estudo. Este documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, visa assegurar seus direitos e deveres como participante e é elaborado em duas vias, uma que deverá ficar com você e outra com o pesquisador.

Por favor, leia com atenção e calma, aproveitando para esclarecer suas dúvidas. Se houver perguntas antes ou mesmo depois de assiná-lo, você poderá esclarecê-las com o pesquisador. Se preferir, pode levar para casa e consultar seus familiares ou outras pessoas antes de decidir participar. Se você não quiser participar ou retirar sua autorização, a qualquer momento, não haverá nenhum tipo de penalização ou prejuízo.

Justificativa e objetivos:

Embora os esforços para melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças graves terem se ampliado significativamente ao longo das últimas décadas, pouco progresso tem havido no sentido de ajudar a reduzir ou entrar em acordo com determinadas questões existenciais levantadas pela ameaça à continuidade da vida. Por este motivo, estudos sobre abordagens terapêuticas adicionais, que auxiliem a promover o bem-estar das pessoas com doenças graves, são importantes.

Nas últimas décadas, o uso ritual da ayahuasca e os relatos de efeitos terapêuticos para diferentes condições de saúde têm crescido significativamente, assim como o interesse científico na elucidação dos aspectos sociais e biomédicos relacionados ao uso da substância. Neste contexto, evidências preliminares revelam que um número cada vez maior de pessoas relata ter utilizado ayahuasca, em contexto ritual, como agente terapêutico durante o tratamento de doenças graves, como câncer, AIDS, esclerose múltipla, entre outras. Apesar disso, estudos aprofundados buscando compreender melhor este fenômeno são desconhecidos. Deste modo, o presente projeto poderá auxiliar a elucidar este fenômeno e ampliar o rol de evidências sobre o potencial terapêutico da ayahuasca.

Assim, o objetivo principal deste estudo é investigar, por meio de metodologia qualitativa, o papel do uso ritual da ayahuasca no tratamento de doenças graves de ordem física a partir dos significados a ele atribuídos pelos indivíduos que viveram tal experiência.

Procedimentos:

Participando do estudo você está sendo convidado a ser entrevistado pelo pesquisador responsável. Esta entrevista será gravada e terá duração aproximada de 60 minutos, envolvendo perguntas sobre o seu histórico de saúde, o seu contato com a ayahuasca e como ela atua/atuou no seu tratamento. A gravação da entrevista ficará em local seguro, sob responsabilidade do pesquisador responsável, não sendo permitido acesso por parte de qualquer pessoa alheia ao projeto. As gravações serão armazenadas em arquivo pelo período de cinco anos ou até a completa publicação dos resultados (tese e artigos científicos), o que acontecer primeiro. O relato é anônimo e as informações prestadas serão utilizadas exclusivamente para fins científicos.
Caso algum trecho da sua entrevista seja citado em alguma publicação oriunda deste estudo, o seu nome será mantido em sigilo.

APÊNDICE C – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (cont.)

Desconfortos e riscos:

Participando deste estudo contaremos com a sua paciência e atenção para responder as perguntas contidas no roteiro da entrevista, embora você não seja obrigado a respondê-las. A entrevista tem duração aproximada de 60 minutos, o que pode ser cansativo para algumas pessoas. Contudo, você poderá interrompê-la a qualquer momento se assim desejar. Por fim, os assuntos que vamos abordar durante a entrevista podem lhe fazer refletir sobre aspectos profundos da sua vida e sobre a doença, o que pode ser um pouco incômodo para algumas pessoas.

Vale ressaltar que esta pesquisa não tem uma natureza confirmatória, ou seja, ela não será capaz de confirmar em definitivo os possíveis efeitos terapêuticos da ayahuasca. Este trabalho poderá fornecer subsídios para estudos clínicos posteriores, os quais avaliarão os efeitos psicofarmacológicos da substância de forma controlada, envolvendo a comparação com grupo placebo, padronização de doses, etc. Sendo assim, não estamos afirmando que o uso de ayahuasca deve substituir o tratamento médico regular e, se você continua em tratamento, encorajamos que você o mantenha regularmente de acordo com as orientações do seu médico.

Benefícios:

Não há benefícios diretos previstos ao participante pela participação na pesquisa. Contudo, dado à escassez de estudos envolvendo o uso de ayahuasca durante o tratamento de doenças graves de ordem física, este estudo poderá fornecer evidências importantes para a elucidação das potencialidades terapêuticas da ayahuasca. A realização de pesquisas bem delineadas com ayahuasca em instituições nacionais é uma das condições para que as descobertas no campo das propriedades terapêuticas deste preparado possam ser partilhadas pela comunidade científica e pela sociedade brasileira. Assim, este estudo poderá representar um avanço em relação às limitações dos estudos realizados até o momento, propiciando um conhecimento mais rigoroso sobre o uso da ayahuasca e seus efeitos terapêuticos.

Acompanhamento e assistência:

Durante todo o período do estudo e após o encerramento ou interrupção da pesquisa você terá acesso aos pesquisadores responsáveis pelo estudo, que estarão à disposição para esclarecer dúvidas e conversar sobre a pesquisa. Caso sejam detectadas situações que indiquem a necessidade de uma intervenção médica, psicológica ou psicossocial você será informado adequadamente e orientado pelos pesquisadores para cuidados adequados.

Sigilo e privacidade:

Você tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo e nenhuma informação será dada a outras pessoas que não façam parte da equipe de pesquisadores. Na divulgação dos resultados deste estudo, seu nome não será citado.

Ressarcimento e Indenização:

Não haverá ressarcimento direto pela participação neste estudo, uma vez que a participação não irá envolver custos ao participante. A entrevista será realizada em horário que não comprometa suas atividades diárias e não será necessário se deslocar, pois o pesquisador irá até você. Nos casos em que as entrevistas forem realizadas via internet, o pesquisador deverá se certificar de que isso não acarretará custos extras à sua franquia de internet. Em casos excepcionais, a entrevista poderá ser realizada por telefone, de forma que não onere o participante de pesquisa. Você terá a garantia ao direito a indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa.

APÊNDICE C – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (cont.)

Contato:

Em caso de dúvidas sobre o estudo, você poderá entrar em contato com: Lucas de Oliveira Maia por meio do telefone (11) 97046-9922 e do email lucasohmaia@gmail.com e/ou com Luís Fernando Tófoli pelo telefone (19) 99988-7663 e o email lftofoli@gmail.com. Em caso de denúncias ou reclamações sobre sua participação no estudo, você pode entrar em contato com a secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, CEP 13083-887, Campinas– SP, telefone (19)3521-8936, fax (19)3521-7187, e-mail cep@fcm.unicamp.br.

Consentimento livre e esclarecido:

Após ter sido esclarecimento sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, aceito participar:

Nome do(a) participante: ________________________________________________________ _______________________________________________________ Data: ____/_____/______. (Assinatura do participante ou nome e assinatura do responsável)

Responsabilidade do Pesquisador:

Asseguro ter cumprido as exigências da resolução 466/2012 CNS/MS e complementares na elaboração do protocolo e na obtenção deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Asseguro, também, ter explicado e fornecido uma cópia deste documento ao participante. Informo que o estudo foi aprovado pelo CEP perante o qual o projeto foi apresentado. Comprometo-me a utilizar o material e os dados obtidos nesta pesquisa exclusivamente para as finalidades previstas neste documento ou conforme o consentimento dado pelo participante.

______________________________________________________ Data: ____/_____/______. (Assinatura do pesquisador)