• Nenhum resultado encontrado

2 A CIRCULAÇÃO DA LITERATURA DE AUTORIA AFRICANA NO

2.2 AS EDITORAS INDEPENDENTES

2.2.1 As editoras Pallas, Kapulana, Nandyala, Língua Geral, Gryphus e

2.2.1.2 As coleções voltadas à produção literária de autoria africana

A análise dos catálogos nos permitiu constatar algumas tendências que serviram para diferenciar as linhas editoriais das editoras, no que diz respeito à publicação de obras de autoria africana. A Pallas se sobressaiu como a editora que dedicou mais espaço à literatura infantil (dentro das doze obras de autoria africana editadas, seis são voltadas a esse público); a Língua Geral foi a responsável por um maior volume de obras publicadas no mercado brasileiro (dezessete obras no total); a Gryphus como edição exclusiva de obras de autoria angolana (sobretudo de José Eduardo Agualusa) e a Pallas e a Estação Liberdade como as únicas editoras independentes que traduziram obras de autoria africana francófona.

Podemos citar ainda a existência de coleções reservadas à produção literária africana, das seis editoras três são dotadas de coleções (Kapulana, Nandyala e Língua Geral). Sobre a criação dessas coleções, pode-se afirmar que ela não somente promove essa literatura, como também orienta sua recepção no contexto de chegada, dado que o nome da coleção fornece uma certa particularidade a essas produções.

A editora Kapulana22criou a coleção Vozes daÁfrica, quetem como proposta divulgar a literatura de escritores oriundos de Moçambique e de Angola. Essa coleção trata de livros para todas as idades, contos, poesia e romances, ilustrados por artistas de diferentes nacionalidades: brasileiros, moçambicanos e portugueses. Os escritores com obras

22

Segundo informação encontrada no site oficial da editora, o nome Kapulana faz referência aos costumes do povo moçambicano em utilizar panos coloridos das mais diversas formas (capulanas) que servem como vestimenta e adorno. Fonte: http://www.kapulana.com.br/a-editora/ Acesso em: 09 nov. 2018.

contempladas nessa coleção foram três moçambicanos (Pedro Pereira Lopes, Aldino Muianga e Lica Sebastião) e uma angolana (Maria Celestina Fernandes).

Quadro 1 -Obras publicadas na coleção Vozes daÁfrica da editora Kapulana

Autor Obra Ano

Pedro Pereira Lopes Viagem pelo mundo num grão de pólen e

outros poemas 2015

Aldino Muianga O domador de burros e outros contos 2015

Lica Sebastião de terra, vento e fogo 2015

Maria Celestina Fernandes Kalimba 2015

Fonte: Dados da Pesquisa, 2019.

Vale destacar que alguns livros infantis editados pela Kapulana têm a Língua Portuguesa adaptada, no nível ortográfico, semântico e idiomático, para a versão brasileira, porque são, segundo a assistente administrativa da Kapulana, direcionados ao público brasileiro recém-alfabetizado23. As obras que foram citadas, por terem seus textos adaptados, foram Kalimba, de Maria Celestina Fernandes, Sonho da Lua, de Sílvia Bragança, e Viagem pelo mundo num grão de póle, dePedro Pereira Lopes. Já os livros ficcionais para adultos são publicados sem modificações, como é o caso dos contos de Aldino Muianga e as poesias de Lica Sebastião.

Quanto à editora Nandyala, ela também possui uma coleção voltada à produção literária de autoria africana intitulada Para ler África. Através dessa coleção, seis obras de diferentes gêneros, romance, teatro, conto e poesia, foram contempladas. Os escritores que tiveram suas obras publicadas foram três angolanos (Kandjila, pseudônimo de Eurico Josué Ngunga, Amélia Dalomba e José Mena Abrantes), uma moçambicana (Paulina Chiziane) e uma guineense (Odete Costa Semedo).

Quadro 2 - Obras publicadas na coleção Para ler África da editora Nandyala

Autor Obra Ano

Kandjila Chipenda: Sonhos, Lutas e Liberdade 2009

Amélia Dalomba Uma mulher ao relento 2011

José Mena Abrantes Elinga-teatro: performances do teatro

angolano Kimpa Vita e outras cenas 2009

Paulina Chiziane As andorinhas 2013

Odete Costa Semedo SONNÉÁ histórias e passadas que ouvi

contar 2011

Odete Costa Semedo No fundo do canto 2007

Fonte: Dados da Pesquisa, 2019.

23 Tal informação foi fornecida por email pela funcionária da editora Kapulana, Ordania M. Araujo, no dia 05 de janeiro de 2016.

A editora Nandyala também publicou outras cinco obras de escritores africanos que não foram editadas através da coleção Para ler África e estão inseridas no catálogo geral através do eixo temático intitulado Artes, Culturas e Diversidade Sociedade. As obras a que se faz referência são: A palavra e os dias (2013) e A candidata (2012), da caboverdiana Vera Duarte, Midju di fogu: Azágua e outras memórias de Cabo Verde (2010), do caboverdiano Pedro Matos, As aventuras de Ngunga (2013), do angolano Pepetela, e Ualalapi (2013), do moçambicano Ba Ka Khosa (pseudônimo de Francisco Esau Cossa).

Já a Língua Geral criou três coleções voltadas à produção de autores africanos: Mama África, Ponta de Lança e Série Geral. A coleção Mama África procura resgatar contos tradicionais africanos e poemas, ambos para crianças e jovens, de autores angolanos (José Eduardo Agualusa, Ondjaki, Zetho Cunha Gonçalves) e moçambicanos (Nelson Saúte eMia Couto).

Quadro 3 - Obras publicadas na coleção Mama África da editora Língua Geral

Autor Obra Ano

José Eduardo Agualusa O filho do vento 2006

Ondjaki O Leão e o Coelho Saltitão 2008

Zetho Cunha Gonçalves Debaixo do arco-íris não passa ninguém 2006 Nelson Saúte O homem que não podia olhar para trás 2006

Mia Couto O beijo da palavrinha 2006

Fonte: Dados da Pesquisa, 2019.

A coleção Ponta de Lança se define como sendo voltada aos talentos pouco conhecidos do público brasileiro, mas verificou-se que os escritores contemplados nessa coleção são escritores relativamente conhecidos, comparados a outros africanos. Tanto a

Ponta de Lança como a Série Geral publicaram contos e, sobretudo, romances. A primeira coleção contemplou obras dos escritores Ondjaki, Pepetela, José Eduardo Agualusa e Nelson Saúte.

Quadro 4 - Obras publicadas na coleção Ponta de Lança da editora Língua Geral

Autor Obra Ano

Ondjaki E se amanhã o medo 2010

Ondjaki Os da minha rua 2007

Pepetela Predadores 2008

José Eduardo Agualusa Milagrário pessoal 2010

José Eduardo Agualusa Nação crioula 2011

José Eduardo Agualusa As mulheres do meu pai 2007

José Eduardo Agualusa Estação das chuvas 2010

Nelson Saúte Rio dos bons sinais 2007

Quanto à coleção Série Geral, essa compreende apenas três obras, todas já editadas anteriormentepelaPonta de Lança.

Quadro 5 - Obras publicadas na coleção Série Geral da editora Língua Geral

Autor Obra Ano

Pepetela Predadores 2012

José Eduardo Agualusa As mulheres do meu pai 2012

José Eduardo Agualusa Estação das chuvas 2012

Fonte: Dados da Pesquisa, 2019.