• Nenhum resultado encontrado

5 APRESENTAÇÃO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.3 AS MOTIVAÇÕES

Neste terceiro grupo de categorias, as entrevistadas relataram suas percepções acerca da imagem das pessoas que consomem pescados, fatores que poderiam contribuir para o aumento de consumo.

Apontaram associações dos consumidores de pescados a pessoas diferentes delas mesmas, atribuindo uma imagem de serem mais saudáveis, com mais qualidade de vida.

(DC2) – „„… o meu noivo também mudou muito minha maneira de alimentar, porque ele é uma pessoa muito disciplinada e assim, eu aprendi assim, a comer muito melhor, a ter uma vida muito mais saudável com a alimentação porque ele tem me ensinado, por exemplo, ele é um homem que ele evita muito carne vermelha come mais pescado, mais salada, muita fruta, é uma pessoa que está sempre fazendo uma caminhada, andando de bicicleta, e é uma pessoa que depois das oito horas da noite ele não come nada, então assim, a alimentação dele na parte de carne é praticamente frango e pescado... É muito mais saudável certo, que é muito mais leve, que é bom pra mente, bom pro corpo e pra obesidade, pra tudo. Ele acha que tem uma fonte de energia muito rica, assim praticamente assim, é muito raro ele comer uma carne vermelha, e eu nesses três meses que nós estamos juntos aqui eu praticamente assim, eu passei e não senti falta da carne vermelha... Sem o óleo também, eu aprendi muito a fazer pescado com ele, por exemplo, quando era frito, frito no azeite, nunca em óleo, entendeu, e quase tudo feito no forno, então assim fica muito mais saudável. ”

(DC6) “Pessoas que têm uma certa qualidade de vida, um certo conhecimento, porque eu não entendo até hoje como que um brasileiro chega numa época desta sem consumir pescado da maneira que vejo em algumas famílias que passam até, cerca de meses, a não ser semana santa, eu conheço pessoas, até de um nível de classe média, que só comem pescados em épocas... Esporádicas... É, em datas especiais... especiais e acho que é até falta de divulgação, falta de conhecimento, porque o peixe é uma das carnes que mais favorece o ser humano, pra nossa saúde não existe outra carne... eu acho que minha alimentação é muito saudável, agora eu não tenho nada contra vegetariano, quem come só carne branca, mas admiro sim quem come só pescado, eu, pra mim, não conseguiria me adaptar, porque eu adoro uma carne vermelha, churrasco, mas admiro, e acho que faz muito bem pra saúde, quem come só pescado.” (DC3) – “Saúde, muita saúde. Saúde, vida longa e eu acho que aqui se depender de mim a minha família vai comer pescado... Aqui na minha casa ocorre, pelo menos três vezes por semana... Três vezes na minha casa, eu faço o ensopado, quando eu quero fazer certo exagerozinho, que eu não gosto de mexer muito com óleo, faço um empanado, qualquer coisa, mas eu adoro lula, adoro lula, tudo que vem do mar, do rio, do mar, aqui se consome, não só pelo paladar, mas o que se pode trazer de beneficio pra

sua saúde. Porque o ômega que vem deles é muito grande, é muito beneficio pra sua saúde e eu uso muito”.

(DC12) – “meu avô comeu a vida inteira falando que era ótimo pra saúde e meu avô morreu com 84 ou 87 anos, de um tombo porque de saúde ele era super forte. E ele gostava ou ele ia a um supermercado e comprava a sardinha fresca e comia cru, e dizia que era ótimo pra saúde.”

(DC14) – “é uma carne mais saudável pra se comer hoje é a procedência , a gente sabendo a procedência é uma carne mais saudável, que é bom pro cérebro, é, é tem é cálcio também, então é uma carne muito saudável, apesar que eu não goste mais eu como e faço em casa pra os meus filhos.” (DC18) – “Vejo as pessoas Muito saudável, eu me sinto muito saudável quando... o peixe... A pessoa que está procurando uma vida mais saudável... É um hábito muito saudável... uma pessoa com alimentação mais saudável se é uma pessoa que tem essa preocupação, eu admiro.

DC4 associou os consumidores de pescados a pessoas mais inteligentes, com consciência.

(DC4) – “Eu acho que elas [pessoas que consomem pescados] são ate mais inteligentes não porque o pescado é preparado. Às vezes inteligente é aquele que têm consciência e o usa. Então o pessoal que mora à beira mar, têm consciência usam e sabem que é bom, outra coisa ate com relação a aparência muda tudo, o peixe é bom pra tudo, aquilo que eu te falei eu fui criada com o bacalhau, eu adoro meus pais faziam um dourado aos domingos, tinha dourado na minha casa, ele tinha um jeito especial de tirar a espinha então eu sou uma pessoa assim eu amo eu acho que ate eu como pouco ... por tudo que, que acrescenta que que,um pescado acrescenta em termos ... de é, é...sais mineral... fósforo, tudo isso que,que o cálcio principalmente, traz ao ,paladar sabe é super saboroso é leve, digestivo é saudável pra saúde...pra tudo pra digestão também... o,o, o...peixe e o camarão assim tudo é muito leve, muito saudável muito... é de fácil digestão. E...”

DC12 associou a uma posição de nobreza, atribuindo o ser chique, ricas e saudáveis as pessoas que consomem pescados.

(DC12) – “Elas são chiques. Ricas e saudáveis.”

Questionadas a respeito da motivação quanto a aumentar o consumo de pescados, foi verificado uma quase unanimidade, nas entrevistadas a motivação pelo interesse em aumentar o consumo. Há limitação de recursos do consumidor (ENGEL, BLACKWELL E MINIARD, 2000) para aumento do consumo, devido a preços praticados e nas entrevistas de profundidade o pesquisador possui o ambiente ideal para identificar a motivação do pesquisado sobre o tema. Demonstraram consciência de que a carne de pescado é mais acessível para as

classes mais alta, não faltando conhecimento dos benefícios proporcionados. Ao longo de todas as entrevistas, alterações de comportamento físico e verbal são facilmente percebidos positivamente a favor do desejo de maior envolvimento com o produto.

DC2) – “...hoje não interessa só o cara ser especializado no pescado, e ele está abusando do preço, porque hoje o consumidor não é mais bobo...” (DC3) – “Motiva demais da conta, entendeu, se eu tivesse peixe fresco, bom preço, nossa senhora eu ia... comprar porque hoje eu compro oitenta por cento de carne vinte de peixe, mais eu gostaria de usar cinquenta por cento de peixe cinquenta por cento de carne, entendeu... Bhte é muito carente Renato, muito carente de peixarias e, de preço, qualidade, de é muito devagar mesmo... dá a informação... dá a informação, eu não, que eu conheço mesmo que eu compro peixe que eu conheço, é a peixaria aqui do mercado central que eu, que é assim tão mal cheirosa que eu não consigo nem ás vezes nem comprar entro, olho os peixe e não consigo nem comprar, entendeu e , supermercado aquela parte do supermercado, mas é muito pobre.”

(DC4) – “que justamente as classes mais altas elas fazem mais uso de carne branca e peixe que é uma dieta mais rica, porque tem mais conhecimento... peixe, por exemplo, que é muito rico em cálcio, fosfato, sabe. Então isso ai na classe pobre já é nem sempre mais mal informada, apesar de que hoje em dia com... a com essa... de nutrição que o pessoal de classe mais pobre... Ta... Tendo... é... Acesso nessa parte porque vai ao medico fazer um check-up tem um problema e... então... pra acertar a alimentação o problema de obesidade e ai entra a carne branca e principalmente o peixe.... que é importantíssimo... vejo pelas pessoas que trabalha aqui em casa sabe...é. agora ... ela é uma pessoa super bem informada sabe ela não tem um curso superior ela tem um curso de enfermagem, curso técnico de enfermagem, sabe e ela sabe muito bem a importância da alimentação principalmente a importância da...de... de ... comer muito mais carne branca ...o, é... peixe , pescado como diz você, e, e... menos a carne vermelha sabe a carne vermelha se quiser ter uma idéia sabe que hoje as escolas estaduais municipais..elas ensinam que a carne vermelha tem muita proteína, mas ela.. mas ela também... ela...ela... digestão é um outro problema dela”

(DC5) “ ...com certeza, porque hoje a gente já tem (...) muito bom, se tiver com (...), talvez eu consumisse muito mais, entendeu? Porque você agrega ao preço a situação que você tem que estar com tempo e tem que ir lá pra comprar, mas na minha compra do mês eu sempre trago, então talvez eu não sinta tanto por causa disso, por isso falei do congelado. Mas acho que o grande ponto realmente, porque hoje já tem a variedade, você compra de tudo”

(DC7) – “Sim. Eu acho que aqui em Belo Horizonte, eh falta... um lugar aonde você chega e tenha peixe fresco, eu como sou de São Paulo então lá assim, lá em São Paulo você tem muito mais opção de ter peixe fresco. Feira livre você tem peixe fresquinho lá. Aqui não tem muito isso, então você vê que os peixes vêm de outros lugares. Então, assim se eu achar um lugar bacana que me de essa opção de qualidade de, né, um peixe mais fresquinho, claro que motivaria sim. E um preço bom claro, né.

(DC12) – “Não ter espinhos e não ter cheiro está praticamente pronto. Você imagina a tecnologia avançada você liga no canal 27 está lá a cozinheira fazendo aquele peixe maravilhoso, você tem até vontade de fazer mesmo, porque é apetitoso você ver... Muito chamativo. Mais até ele chegar ali que ele mostrou já fez um monte de coisa naquele peixe ali, pra ficar ali. Então tinha que ser daquele jeito”

(DC14) – “a gente tem vontade, a gente tem vontade de comer. tenho vontade de fazer mais pescados, principalmente o assado, eu gosto muito de fazer o assado... pelo menos umas três vezes por mês não é, no caso, pelo menos umas três vezes por mês, sabe, se fosse é, é, é porque, por exemplo, se vê, o frango tem muita é oferta de peito de frango, do frango, então a gente, eu né, eu procuro olhar o mais acessível, fica mais fácil...” (DC18) – “... Com certeza se fosse nos pescados ... Com certeza. Tá e o pouco que você aprende na sua alimentação em geral, é em em jornais ou em mídia.”

(DC19) - “e se eu gostaria de consumir mais, com certeza se eu morasse na região litorânea eu consumiria pescados toda semana só assim, é uma inveja de... poder uma inveja positiva de querer poder também consumir, mas também isso não muda minha rotina”.

(DC19) – “o consumo de pescado é um luxo de ta fazendo uma... um gasto com um produto que normalmente não tem que não faz na minha despesa comum... o consumo seria viável ou não dependendo do preço... porque do mesmo jeito que eu to falando do atum... mesmo assim é regalia aqui em casa. não é um produto consumido aqui em casa toda semana.”

Finalmente foram inquiridas a respeito da posse de informações sobre onde é melhor comprar o pescado, se haveria motivação quanto ao aumento de consumo de pescados. E quase unanimidade responderam positivamente, se nas ofertas acompanhassem um preço mais atrativo para o consumo mais frequente, conforme observado nas entrevistadas DC16 e DC20.

(DC16) – “somente não consumo pelo preço. O file de Merlusa eu sei comprar, os outros, se eu tivesse condição, pelo menos uma vez por semana eu iria ao Mercado Central compra pra fazer pros meninos porque eu sei que é bom e eles podem [comer] embora o problema de saúde deles o peixe é excelente pra eles Só me falta preço... Eu sei fazer uma peixada, eu se fazer ele frito. Sei fazer o pirão com a cabeça, sei como é que faz a peixada, eu aproveito a cabeça faço pirão eu adoro... Eu deixo de usar pelo preço. Eu não tenho condições de ta comprando... é tudo muito caro” (DC20) - “Eu pra mim, verdade, pra mim, se o peixe fosse mais barato eu consumia mais. Se me perguntasse eu diria o seguinte, que eu não incentivo ninguém a comprar peixe não sabe por quê? É difícil de saber se está bom ou se está ruim, você olha assim o peixe está inteiro, você come ele e ele está com problema, você não sabe se está bom ou se está ruim, eu não aconselho ninguém a comer peixe, eu diria que eu sou contra o pescado.”