• Nenhum resultado encontrado

Compra e as Formas de Apresentação do Pescado

5 APRESENTAÇÃO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.1 ATRIBUTOS DO PESCADO NAS ETAPAS PROCESSO DECISÓRIO

5.1.5 Compra e as Formas de Apresentação do Pescado

Nesta categoria, as donas de casa foram levadas a dizer sobre a preferência do estado de apresentação do pescado em função da forma de preparo.

Foi verificada no comportamento das donas de casa uma divisão entre a apresentação congelada e resfriada (fresco).

Durante a observação participante, demonstraram-se atentas ao analisar a opção congelada em porções. O produto estando ali pronto para ser escolhido, normalmente embalado por alguma empresa, onde acreditam que possuem um padrão de cuidados de conservação e higiene. Em conversa com as donas de casa DC1 e DC16 já logo após a compra, afirmaram que a compra do pescado congelado se tornou uma prática sem pesquisas mais amplas. A escolha é rápida e sente segurança para levar para casa realizando seu preparo no mesmo dia.

(DC1) – “compro só congelado. O seguinte o peixe que eu compro que eu gosto mais de usar que é o surubim, e o e o cação, eles é 90 por cento das ofertas dele é congelado, você tem um surubim inteiro, fresco, só que esse peixe inteiro ele não compensa economicamente.”

(DC16) – “o pescado congelado, aproveito só metade, só esse é o incomodo e mais nada, ele descongela, ele ta perfeito, eu nunca tive problema de comprar um file de Merluza, passado. Daí, o peixe quando está passado, na hora que a gente vai comer ele, ele derrete. Ah, você percebe é. O gosto é completamente diferente, eles são congelados, mais, mais descongela, tem que ser assim, compra descongela e faz no mesmo dia.”

Durante as entrevistas, outras donas de casa demonstram desconfiança quanto à conservação, e consciência predominante de que a opção congelada ocasiona certa perda de rendimento dentro do processo de descongelamento, apresentando também associação na apresentação congelada, à confiança no produto, pois possui conservação adequada e segurança alimentar.

(DC5) - “Congelada, pela praticidade de deixar pro Guilherme e não ter que fazer necessariamente no dia que comprei... eu prefiro comprar o peixe fresco e usar naquele dia”...

(DC6) - “Congelado..., o certo é se comprar limpo, primeiro, em casa a gente não tem, toda a técnica de, uma faca, toda uma técnica pra se limpar, o certo é se comprar limpo... se você compra um peixe, que ele está da maneira que ele foi pescado, sem retirar tudo que ele tem pra limpeza dele, não pode ser congelado, ele tem que ser limpo pra ser congelado, mas se você comprar um peixe que ele é pescado e levado pra câmara de congelamento e depois ele é levado pra venda, não totalmente congelado, mas semi congelado, se ele não está limpo, ele estraga... ele tem que ser limpo.”

(DC8) “Congelado. É isso mesmo. Por exemplo, eu não compro também peixe, camarão em supermercado, também eu já tenho uma resistência em relação a isso por causa de estarem expostos.”

(DC12) - ”eu prefiro comprar congelado. E, por exemplo, eu faço uma comparação. Se eu vejo a granel bonito, vamos supor uma promoção relâmpago uma promoção de 5 minutos. Aí eu vejo na caixinha e tem data de validade e eu comparo peso com preço, mesmo que o de caixinha seja um pouquinho mais caro, eu levo o de caixinha. Eu levo porque ele tem a garantia da validade... é o que agente confia mais.”

(DC18) – “Se eu chegar e olhar um pescado ver que a carne é escura, aquela carne manchada, se for um fresco [resfriado] e tive alí... manchado, escura olho parecendo se tiver.... Não compro não.... cheguei a comprar ... Peixe e a carne tava escura, então eu levo congelada...”

(DC19) “aqui em Belo Horizonte que não é uma região de pescados, mas se eu vou fazer, eu prefiro comprar ele congelado.”

(DC20) “Geralmente, ás vezes, até pego mais congeladinho, igual a sardinha assim, ás vezes pego até congelado, porque se está molinha assim, não sei, estando congeladinho lá tá bom... Ás vezes que a gente come peixe aqui é porque a gente mesmo ou pesca.”

Na condução das entrevistas com outras donas de casa, elas apresentaram preferência quanto à apresentação resfriado (fresco). Apresentaram relação direta à forma de preparo e a limitação de tempo, aludido por Engel, Blackwell e Miniard (2000) como importante recurso limitador do consumidor. A opção pelo pescado resfriado (fresco) é associada a um sabor melhor identificado e reconhecido no momento de consumo. Normalmente esta observação é feita por entrevistadas com maior conhecimento de preparo do pescado e melhor poder aquisitivo.

(DC3) – “o... vai depender muito da maneira que você vai preparar, vai limpar o tempero que você vai colocar isso aí não tem diferença não, ás vezes o congelado você tem a entre aspas, aquela primeira impressão de que já saiu direto do mar ou da lagoa ou direto pro freezer é a sensação que passa que a gente também nem sabe o processo que ele sofreu até ser congelado, então eu em um... vejo grandes diferenças.”

(DC4) – “Fresco, por causado sabor, tudo que é congelado ele perde um pouco o sabor, eu acho que é mais o sabor mesmo, eu acho que qualquer comida, qualquer coisa, você toma uma sopa maravilhosa, põe no congelador e vai tomar ela no dia seguinte, já não é a mesma coisa, a carne, a mesma coisa, agora a carne a gente costuma congelar porque não tem jeito, você vai procurar carne todo dia?”

(DC5) – “Isso, se eu sei que hoje ou amanhã no máximo, comprar hoje amanhã eu sei que vou fazer no almoço aí eu dou a preferência pro fresco... Hoje você já compra as postas prontas, limpa, antigamente não, você tinha que tira escamas, igual o Junior, ele esteve numa missão e ele trouxe piranha, um monte, a metade perdeu, devido a dificuldade do preparo, eu acredito, porque não tem o hábito de pegar o peixe inteiro, então o que a gente consome aqui, o que a gente usa, ele já vem limpo.”

(DC7) – “Há sim. Eu dou preferência para peixe fresco. É muito difícil comprar é, congelado. Igual na pergunta anterior, eu sempre olho a questão se ele tá fresco, se eu ver que ele tá passado, não levo. Congelado, também é não vou dizer que eu nunca comprei, mas não é a mesma qualidade de um peixe fresco. Mas eu dou preferência pro fresco.”

(DC11) – “Fresco, ha diferença entre congelado e resfriado. Absoluto só ha diferença entre o sabor, estreitamente o sabor, agora a maneira de conhecer é o seguinte, quando o congelamento é de pouco tempo você vê no descongelamento uma gosma que o peixe se torna escorregadio...” (DC13) – “Ele fresco é melhor. Porque congelado já pode estar ali há mais dias.”

(DC15) – “É (...) quando a gente vai comprar mesmo a gente compra fresquinho. Só compramos ele fresco, a gente não compra ele congelado.”