• Nenhum resultado encontrado

O Despojamento – Preparo e Pós-Consumo

5 APRESENTAÇÃO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.1 ATRIBUTOS DO PESCADO NAS ETAPAS PROCESSO DECISÓRIO

5.1.11 O Despojamento – Preparo e Pós-Consumo

Nesta categoria, as donas de casa discorreram sobre as dificuldades na eliminação de resíduos de preparo e pós-consumo de pescados e se exerciam alguma influência em comprar ou realizar outra opção de compra. Foi identificado nos depoimentos o preparo do pescado realizando rituais de limpeza e cuidados especiais, apresentando conhecimentos e competências limitadas e de pouco uso entre as entrevistadas. Algumas são demonstradas por entrevistadas AC´s, evidenciando consciência de se realizar o preparo com o objetivo de se evitar mau cheiro. A opção de se comprar já limpo, com porções em files ou em postas, oferece maior praticidade, comodidade e rapidez no preparo e não necessitam de atenção quanto à eliminação e descarte de resíduos de preparo. As entrevistadas que demonstram envolvimento alto ou moderado com pescados não apresentaram objeções e freios quanto à compra, preparo e consumo do pescado devido ao descarte de resíduos de preparo e pós-consumo.

(DC2) –“ ... antes se sobrasse um peixe eu jamais guardaria eu jogava fora. hoje eu não guardo pra dois três dias não, mas por exemplo, é eu fiz um jantar hoje, sobro, amanhã vai tá só eu aqui, eu antes o que sobro daquele peixe eu jogaria fora eu hoje eu não, dá muito bem pra mim comer no outro dia, e com o mesmo sabor, entendeu, num vou guardar não sei quantos dias, mas por exemplo antigamente de um dia pro outro eu não guardava mesmo hoje eu já como tranquila”

(DC3) – “Normalmente quando eu compro peixe, eu peço pro açougueiro [peixeiro] pra já limpa pra mim lá, pelo menos tira o grosso né, que do jeito eu já lavo e já congelo já limpo, no então pra mim não faz a menor diferença não, eu não sou daquelas que gosta de deixar tudo assim limpinho, temperadinho e ...no micro-ondas, não, se vai no grosso e ... bem elaborado entendeu”

(DC4) – “Antes não era, hoje é mais fácil de limpar... que você tinha... pra você ter um peixe muito bom, antigamente você tinha que comprar o peixe pra limpar Poe dentro ? .Normalmente dava preguiça...? ele vinha semi - limpo, hoje em dia não, ele vem muito bem embalado é pronto pro você deixar em uma água de limão, pra da um limpeza geral e pronto”

(DC5) - “Hoje você já compra as postas prontas, limpa, antigamente não, você tinha que tira escamas, igual o Junior, por exemplo, ele esteve numa missão e ele trouxe piranha, um monte de peixe, a metade perdeu, devido a dificuldade do preparo, eu acredito, porque não tem o hábito de pegar o peixe inteiro, então o que a gente consome aqui, o que a gente usa, ele já vem limpo, né? Como eu te falei, eu compro muito o filé, por causa do preparo, por ter criança em casa e pelo fato de me incomodar o fato de ter espinho, então não precisa de preparo nenhum e eliminação também não” (DC7) – “Olha, eu geralmente eu coloco em sacolinha, né, os resíduos e coloco só mesmo no dia que o lixeiro vai passar né. Então, assim pro odor não aumentar, é, é se tiver jornal, eu enrolo no jornal também na sacolinha, então eu tenho esse cuidado sim.”

(DC8) –“ É eu sempre procuro, eu sei que o dia que eu faço alguma coisa do mar, ou que seja do rio, né, que tenha o odor mais forte, eu sempre tenho que me preocupar que eu vou ter que embalar melhor, no lixo. Por exemplo, eu tenho uma irmã que não..., seu eu cozinhar o camarão ou o peixe, a Sabrina, ela não vai lá em casa por causa do cheiro, ela tem alergia, aí ela acha que aquilo vai (risos) ignorância, né.”

(DC14) – “eu geralmente quando eu limpo peixe, que eu tiro, e faço o preparado [o resto do pescado]. Eu ensaco, e ponho dentro do congelador um saquinho, e deixo congelar pra colocar no lixo no outro dia, ensacado e congelado. a gordura que eu frito o peixe, o água que eu tiro, pra eliminar, eu ponho em uma garrafinha depois de frio, vedo e ponho dentro do saquinho de lixo e ponho lá na lixeira no dia do lixo, na hora que passa o lixo porque aqui passa todos os dias, então eu tenho mais esse, meu hábito é esse, seu hábito é esse, é, está, sabe é jogar no lixo pra não ter problema, porque a carne de resíduo de comida assim, realmente eu faço isso, resíduo, resto de comida que eu , eu ensaco bem, enrolo, ponho dentro do congelador jogar fora sabe, no outro dia porque é os bicho que, menino que rasga, é o pessoal vai e tira e dá mal cheiro, e colocaram o é no dia mesmo que passa sabe, de manhã antes de eu sair, tiro, já ensaco e ponho lá.” (DC16) – “Se for pra eu limpar eu tenho eu sei fazer ele limpo. Tenho dificuldade para limpar o peixe.”

(DC18) – “eu prefiro comprar um peixe que já tá limpo porque é que nem já falei vai ficar na geladeira, ele vai ter mau cheiro ficar no lixo... Mesmo tempo mau cheiro, os bichinhos também até dependendo, às vezes um peixe eu sei que vou consumi-lo por isso ele vai me trazer alguns, alguns problemas situações desagradáveis dentro de casa então prefiro não, determinados peixes eu não compro por isso. Tá, e eu também não tenho facilidade de limpar o peixe, eu não sei tento comprar um peixe limpo, bem limpinho porque eu não vou saber abrir e limpar ele direitinho

(DC19,) “Com certeza, se eu tiver numa praia e compra um peixe e eu vou limpar o peixe, tirar espinho alguma coisa desse tipo que vai até algum lugar

que tem muito movimento se o preparo do peixe realmente chama muito inseto, eu às vezes me abstenho de fazer. Eu compro bacalhau salgado. (DC20) – “Não. Limpa todinho.. É limpa ele naturalmente. Certo. Tempero limão e sal, seria isso. Limão e sal.”