• Nenhum resultado encontrado

Conhecimento de Preparo de Pescados

5 APRESENTAÇÃO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.1 ATRIBUTOS DO PESCADO NAS ETAPAS PROCESSO DECISÓRIO

5.1.7 Conhecimento de Preparo de Pescados

Nesta categoria, as donas de casa respondentes foram inquiridas sobre o conhecimento no preparo de pescados. Há intenção de novos aprendizados. O pescado, quando é preparado, normalmente é acompanhado por planejamento antecipado.

A ausência de praticidade no preparo é levada em consideração com certa relevância nos depoimentos, tendo como preferência o produto já com a limpeza realizada ou a ser realizada pelo varejo. O recurso tempo é novamente enaltecido como freio pelas entrevistadas, como recurso escasso, limitando o uso

frequente. Neste momento, comprar o pescado já filetado, postado, salgado e enlatado pronto para o preparo são admiradas e de escolha, mais frequente, realizada.

(DC4) ”-... o preparo peixe ta fácil como o da carne, já vem limpo já vem tudo... então você ta enxergando que hoje em dia ta mais fácil, antes não era... Muito mais fácil. Antes não era hoje é mais fácil de limpar... que você tinha... pra você ter um peixe muito bom, antigamente você tinha que comprar o peixe pra limpar Poe dentro...?.( Normalmente dava preguiça... ele vinha semi -limpo, hoje em dia não, ele vem muito bem embalado é pronto pro você deixar em uma água de limão, para da um limpeza geral e pronto.”

Há reconhecimento da falta de conhecimento e competência ao preparo do pescado, principalmente na apresentação resfriado (fresco) que demanda limpeza, mas há intenção de novos aprendizados quanto ao preparo de pescados. O pescado, quando é preparado, normalmente é acompanhado por planejamento antecipado.

(DC12) – “Uma das coisas que eu não tenho experiência de preparar o peixe fresco [resfriado], outra coisa que eu nunca fiz é limpar, tirar escamas, eu não sei se é porque me dá nervoso, ou porque do cheiro, comer eu como mais fazer.. Comeria de certas pessoas também. Então é, mais eu não faço é eu prefiro comprar congelado. E por exemplo eu faço uma comparação se eu vejo a granel bonito, vamos supor uma promoção relâmpago uma promoção de 5 minutos ai eu vejo na caixinha e tem data de validade e eu comparo peso com preço, mesmo que o de caixinha seja um pouquinho mais caro, eu levo o de caixinha.... Não tenho conhecimento de preparo. Eu gostaria de ter”

(DC18) – “Alguns sim, determinados sim, porque eu prefiro comprar um peixe que já está limpo porque é que nem já falei vai ficar na geladeira, ele vai ter mau cheiro ficar no lixo... Mesmo tempo mau cheiro, os bichinhos também até dependendo, às vezes um peixe eu sei que vou consumi-lo por isso ele vai me trazer alguns, alguns problemas situações desagradáveis dentro de casa então prefiro não, determinados peixes eu não compro por isso, e eu também não tenho facilidade de limpar o peixe, eu não sei tento comprar um peixe limpo, bem limpinho porque eu não vou saber abrir e limpar ele direitinho e tudo... conhecimento acho que tenho pouco conhecimento, acho muito... Eu até tenho revista que eu as vezes quero... E consulto e tudo, mas não tenho muita prática não. Não tenho muita prática, não eu acho que não... Com certeza gostaria de absorver novos conhecimento fosse nos pescados ... Com certeza... Adoto sim... Toda vida eu ... Precisa de uma coisa diferente, mais prático ou fazer melhor eu vou com certeza eu mudo”

(DC6) – “o brasileiro não foi muito acostumado, não sei se, até pelo poder aquisitivo, de não se consumir peixe, como se consome frango, carne de boi ou de porco. Certo. Acontece que se você for colocar entre o preço, ele não fica longe, mas o brasileiro ainda não habituou que não tem essa distancia, eu como pessoa que conheço de alimentação, alem de eu achar que o pescado é mais fácil de se fazer, ao longo da semana, ele tem várias

facilidades, pode ser grelhado, pode ser ensopado e em ultimo caso que eu não gosto muito, não pelo sabor, pelo problema do óleo, frito,

(DC16) – “Não tenho conhecimento de o... preparar o peixe assado que eu acho o melhor de todos... Se eu não conhecer, eu não arrisco de comprar, então eu não sei, mas a minha impressão é que o peixe já vem completamente diferente, ai você come um pedaço e você não come o segundo. Isso você conhece de imediato qualquer peixe que você comer você conhece o gosto do peixe eu conheço... um dia eu pert... eu pedaço o mesmo pedaço que eu como eu percebo a diferença de... e ai ele faz mais mal do que as outras carnes... Se for pra eu limpar eu tenho eu sei fazer ele limpo... Tenho dificuldade para limpar...”

Posteriormente as donas de casa foram argumentadas sobre a busca por novos conhecimentos quanto à alimentação de pescados. Foi identificado o uso de Jornais, livros e revistas como fontes de informação e geradores para novos aprendizados.

(DC3) – “eu leio muito hoje mesmo tanto no, no estado de minas quanto no, no jornal Pampulha está dando várias dicas sobre alimentação, eu sempre acompanho.”

(DC12) – “alimentação não tem sofrido modificações apesar deu ler. Jornal, livros de saúde”

(DC5) – “Pelo menos uma vez... aprendi do livro, desse livro que eu li, Crescendo com Saúde. Há pelo menos... uma ou duas vezes por semana.”

A entrevistada DC6 apresenta relato de que a participação do governo e a divulgação de que os preços dos pescados estão se tornando mais acessíveis, mudariam o hábito das consumidoras. Ela admite que o aprendizado, proveniente da família foi importante para o hábito de se consumir pescados.

(DC6) – “O governo teria que educar, porque a forma que você se alimenta é a forma da educação, se você é educado em um lugar, cada família consome aquilo da maneira que foi educada, eu fui educada numa família que minha mãe era uma senhora conhecedora de cozinha e eu aprendi isso tudo com ela, tomei gosto, por exemplo, fui conhecer, fui ler, tenho livros, o governo por exemplo, um quilo de carne, se você comparar a um quilo de, tem peixes caríssimos, mas tem peixe por exemplo, barato, que pode um quilo de carne comparar a um quilo de peixe, a divulgação do governo, coma-se mais peixe, ele tem ômega, ele faz bem a sua saúde, ele faz isso, faz aquilo, mas o governo, e outra coisa, o Brasil é rico, nós temos aqui uma quantidade de pescado enorme, que a gente exporta e não aproveita. Então o que a gente faz, a gente manda pra fora aquilo que seria nosso, pra nossa alimentação, mas isso faz parte de uma cultura, de um governo tomar frente e educar as pessoas, as pessoas mais simples ás vezes compram coisas muito mais caras que um quilo de pescado pra se consumir, achando que está levando vantagem, eu acho que isso vai de uma educação. Ok. A começar pelas escolas, coma mais peixe, procure sua mãe, conhecer melhor, tem que ser uma campanha.”

Fora identificado como importante aliado a mudanças de atitude das donas de casa, o aprendizado, o que confirma a contribuição teórica Solomon (2011) e Mowen & Minor (2003) o aprendizado influencia em novas atitudes do consumidor. Enaltecido por DC2, que passou a sentir necessidade dos pescados, proporcionando momentos de prazer e por considerar mais saboroso.

(DC2) - „„... porque eu tenho necessidade de comer pescados, eu não sei, mas meu organismo sente.... sempre gostei de peixe,..., mas não era aquela coisa...de ter todo dia ... Igual todo dia, você ter que comer arroz e feijão. Hoje, eu sinto porque me fez bem, e porque ele ficou saboroso pra mim. Eu aprendi a fazer de muitas maneiras diferentes. ... você, pode fazer de mil maneiras diferentes. Aprendi a fazer de mil maneiras diferentes e é saboroso. Então hoje eu sinto uma necessidade. Como você deve dizer ah „‟como hoje eu estou com vontade de comer uma picanha‟‟, eu nunca tinha sentido isso com em relação ao pescado, hoje eu sinto. Hoje eu sinto nossa que vontade de fazer um salmão, sabe, de fazer um peixe assim, bem temperado no forno, assim que você come assim. É muito saboroso. Hoje eu sinto falta, eu nunca fui de sentir falta em comer pescados.‟‟