• Nenhum resultado encontrado

Compra e a Influência do Ponto de Venda e Atendimento

5 APRESENTAÇÃO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS

5.1 ATRIBUTOS DO PESCADO NAS ETAPAS PROCESSO DECISÓRIO

5.1.4 Compra e a Influência do Ponto de Venda e Atendimento

Nesta categoria, as donas de casa foram inqueridas sobre a existência de locais apropriados para se adquirir os pescados. Fora verificado que os supermercados são escolhas mais frequentes em donas de casa BC‘s e MC‘s e de confiança das entrevistadas, sendo este o mais evidenciado para a tomada de decisão de compra. Casas especializadas e o mercado central de Belo Horizonte são apontados como de melhor qualidade, com produtos frescos e com preço mais alto, sendo escolhidos mais pelas entrevistadas AC‘s.

(DC2)– “é o ideal seria ter uma casa especializada, mas entra no que eu te falei, eu acho que hoje, independente de você ter condição ou não o consumidor não tá muito mais bobo, né ele, ele... tá olhando qualidade, preço, e atendimento, entendeu, então hoje não interessa só o cara ser especializado no pescado, e ele tá abusando do preço, porque hoje o consumidor não é mais bobo então isso vai muito de você se você vai a um supermercado que você tem comprado sempre, tem visto que está bem ou se você tem a oportunidade de ir ao mercado central, que você passou a confiar naquela peixaria alí, você sabe que alí, é, é... as coisas são fresquinhas, e quando você também passa a conhecer ter mais confiança pra comprar, então você pode comprar praticamente em qualquer lugar porque você passa a conhecer um pouquinho pra saber se alí tá, é velho, se não tá, tá fresquinho, entendeu, mais eu acho que, o ideal seria sempre é o que passa mais confiança pro consumidor, pra mim, eu acho “

(DC4) - ...”o peixe também do Carrefour...do BH...é muito bom o preço de lá e eu compro sempre lá... pessoal que trabalha lá é porque eles tão sabendo, geralmente a gente quer saber se... a procedência a gente sabe que é boa porque a gente no falar e pelo menos a vida inteira que eu comprei em, em, em supermercado...

(DC6) - “Eu só compro pescado ou, por exemplo, em locais especialmente de pescado ou como, por exemplo, em grandes supermercados que tem aquela parte só pra pescados. Eu jamais compro um peixe de feira livre, de

outro lugar, de uma banca, nunca. Isto é uma coisa que eu não compro pra minha casa, pro meu uso... Refrigeração tem que ser no ponto certo, a limpeza do pescado é essencial e a climatização, porque se o peixe não tiver um certo grau pra poder conservar ele perde totalmente, porque ele é muito perecível, este é uma das carnes mais perecíveis que tem e se não estiver apropriado o local, limpeza, tudo, você está comprando uma coisa que vai te causar um dano muito grande à sua saúde.”

(DC8) – “Tem, como eu disse, né, tem a peixaria, tem o supermercado e tem o sacolão, no caso o açougue. Então, por exemplo, eu não compro em qualquer lugar. Então, assim, a embalagem conta muito pra mim, a forma de apresentar o produto conta muito pra mim, então eu vou muito da aparência mesmo, da procedência, logico e da aparência.”

(DC14) – “Geralmente eu vou aos lugares que mexe só com, com pescados... em casas especializadas,... vou a lugar que eu conheço que tem os dias de chegar as carnes...”

Num segundo momento, foram incitadas a falar sobre o atendimento realizado pelo profissional habilitado no setor. Tanto nos pontos de vendas especializados quanto nos supermercados, o auxílio no atendimento e a qualidade da exposição são mencionados pelas donas de casa como inadequados pelas donas de casa.

As entrevistadas AC´s demonstraram possuir maior envolvimento com o produto reclamam que em algumas ocasiões o odor e a qualidade da conservação colaboram para a desistência da compra naquele ponto de venda e em alguns casos, a desistência de se levar o pescado. Nas entrevistas, abordadas sobre o local de aquisição dos pescados, aspectos de auxílio no atendimento e o odor do ambiente.

Reclamações sobre qualidade do atendimento são evidenciadas, pelas donas de casa, relacionando certa deficiência de oferta na ―praça‖ de Belo Horizonte e ao cheiro do ambiente, levando a crer, falta de higiene e ocasionando falta de confiança e segurança na tomada de decisão de compra.

(DC3) – “Quanto a pescado eu acho Belo Horizonte muito deficiente. Se amanhã eu vou a uma peixaria não consigo nem comprar um peixe por causa do mau cheiro que tem as peixarias aqui em Belo Horizonte. O peixe em um supermercado, o congelado você não percebe aquele cheiro forte do peixe, então geralmente eu compro em supermercados. Se eu vou ao mercado central, que eu sei que lá você encontra o peixe mais fresco [resfriado]. Aliás, só o peixe fresco [resfriado], você não consegue, eu não consigo nem ficar dentro da peixaria,. Porque tem o mau cheiro horrível, eu acho, sei lá eu não sei se é problema de higiene do jeito que eles conservam o peixe. Eu sei que não é um cheiro lá muito agradável, aí eu

não consigo nem fazer o peixe. Mais então eu tenho comprado é em supermercado mesmo, na forma congelada, congelado e muito raramente o peixe fresco [resfriado], principalmente o salmão, onde tem o salmão fresco [resfriado] eu gosto do salmão procuro sempre consumir peixe.”

(DC5) - “quando eu comecei comprar mais, eu já, já fiz alguns pontos que sei que lá tá de qualidade... Entendeu, mas eu sempre olho, pergunto que, o que chegou e tudo, agora tem um sacolão muito bom aqui, que ele vende também alguma coisa, mas quando falta sempre eu compro, eu compro no Carrefour e naquele lá do Gutierrez... Só se eu não conheço.”

(DC16) - Se eu tiver que ir a um lugar e comprar peixe eu pergunto. Mas já é muito raro mesmo que eu já nem pergunto, porque eu não compro... Se eu tivesse que comprar peixe e tivesse dinheiro para comprar peixe eu iria ao mercado central é aonde eles... Há casas aqui em Belo Horizonte, que vende só peixe. Eles te mostram clarinho com a posta toda limpa, mais eu não sei de onde vem e na informação deles eu não tenho confiança. E o preço é alto mesmo, as casas terceirizadas [especializadas] ...o preço ainda é mais alto.

(DC18) - geralmente onde eu compro é no supermercado que não tem ninguém próprio ali pra te auxiliar muitas vezes quem está ali não sabe direito te auxiliar, é a informação que eles te dão é muito vaga, e às vezes tem um peixe lá diferente, você fala assim ah e o peixe, ele é um sabor mais acentuado, ele assim, ah eu acho que não ah não e assim você vê que não é uma informação muito confiável, ele falou porque ele não pode toma uma posição diante de algum funcionário da loja.

(DC20) até o lugar de vender peixe não é lugar de você ficar, fede. ... Eu gosto de peixe, mas eu não sei comprar peixe muito bem não, eu vou comprar é nesses mercados mesmo, eu não saio para uma peixaria, não.

No relato de DC11 que afirma que espera sua filha trazer de outro estado para poder consumir seus pescados.

(DC11) - Rio de Janeiro. Ok?! Minha filha é que traz, quando elas vêm ela traz o peixe pra gente, agora quando eu vou comprar peixe eu não consulto, porque eu conheço de peixe, eu conheço de peixe, então não têm diferença nenhuma, ela ta falando da lagoinha esse local que têm aqui. Na peixaria. Têm muita peixaria, mas o peixe é todo congelado. É tudo porcaria. Não dá pra você avalia o tempo de congelamento.