• Nenhum resultado encontrado

Definição. A autoconsciencialidade é a condição de auto co nhe-cimento da consciência lúcida e discernida quanto às manifestações es-senciais, assertivas, ortopensênicas e prioritárias evolutivamente.

Sinonímia: 1. Autolucidez maior. 2. Hiperacuidade au to cons cien-cial. 3. Predomínio do autodiscernimento. 4. Inteligência evolutiva (IE). Antonímia: 1. Autolucidez menor. 2. Lucidez falhada. 3. Ob tu si-dade evolutiva. 4. Heteroconsciencialisi-dade

Hiperacuidade. A hiperacuidade resulta no autodiscernimento para avaliar o que é evolutivo dentre variadas alternativas na vida. Essa lucidez pressupõe o predomínio do discernimento quanto à autoprodu-tividade evolutiva acima do comocionalismo psicossomático.

Escolha. O ato de nortear as decisões com inteligência e vo lutiva (IE) amplia o objetivo pessoal do prioritário e re duz a in cidência de surtos de imaturidade no primado da au to cons cien cialidade.

Retomada. Assim, o atilamento pessoal nas decisões po ten cializa a retomada da dinâmica evolutiva pessoal e a inter as sis tência em todos os níveis, seja intrafísico ou extrafísico.

Otimização. Na retomada da autevolução, a autoimperdoabilidade e o heteroperdão dissolvem interprisões grupocármicas e aceleram

re-cins visando à ascensão evolutiva. “Não há o fechamento da conta da

in-terprisão grupocármica sem o perdão de ambas as partes envolvidas. Abraçar o perdão é condição otimizada para quem pretende ascender evolutivamente” (V. Waldo Vieira; Léxico de Ortopensatas; Vol. II; Foz do Iguaçu, PR; Associação Internacional Editares; 2014; páginas 1284).

Projeções. Esta autora compartilha duas projeções vivenciadas no ano de 2011, propiciadoras de autorreciclagens e de otimização au te-volutiva, constatando as reais prioridades na vi da intrafísica que a au xi-liaram a repensar o conceito pessoal do perdão:

1. Estava projetada com determinada consciência fraterna, vo li-tando e afasli-tando-se do planeta Terra. Pousaram em outro pla neta e de lá viam a Terra de aparência minúscula. A consciex, iluminada e ir ra di-ando muita luz (a autora não conseguia visualizar o seu rosto, so mente a luz), disse-lhe: - Olhe como tudo é tão pequeno! Os problemas são in-significantes diante da grandeza do Cos mos.

34 PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

Reflexão. Por muito tempo, esta autora ficou refletindo so bre as palavras da consciex e sobre o aprendizado, pois di ver sas ve zes ficava

presa em situações insignificantes diante da in fi nidade de oportunidades

a serem experienciadas.

2. Projeção com visita a determinada comunex avançada, guiada por duas consciexes amparadoras. Foi presenciado o holopensene do lo-cal e o fraternismo existente. Na comunex, esta autora falou que gostaria de permanecer no local, mas uma das cons ciexes disse-lhe que ainda não tinha condições pessoais de ficar lá e compreender os conceitos avan-çados, necessitando de outros pré-requisitos, dentre eles o bem-estar e a tran quilidade ín tima.

Reflexão. A partir desta experiência, esta autora au to de ter minou-se a não perder as oportunidades evolutivas para ter con dições de al can-çar o patamar evolutivo daquelas cons ciências.

Conquista. Considerando-se a Evoluciologia, a conquista da ace-leração evolutiva requer autesforço perseverante e von tade in que bran-tável no autoconhecimento. Neste sentido, auto induzir as crises de cres-cimento indica maturidade consciencial.

Definição. “A crise de crescimento autoinduzida é a fase de ins ta-bilidade ou tensão intraconsciencial momentânea, desencadeada pela própria consciência, e evidencia a transição entre um momento evo-lutivo menos saudável, para outro mais hígido, constituindo pro ce di-mento paraprofilático visando evitar os efeitos negativos futuros de uma parapatologia pessoal” (V. Machado, Cesar; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; Associação Internacional Edi ta res; 2014; página 231).

Sinonímia: 1. Crise existencial autoinduzida. 2. Crise evolutiva au-togerada. 3. Momento de transição evolutiva au to programada. 4. Es-tresse positivo voluntário. 5. Crise paraprofilática. 6. Impactoterapia au-toimposta.

Antonímia: 1. Crise de crescimento heteroinduzida. 2. Crise ner-vosa. 3. Crise psiquiátrica. 4. Crise de sofrimento. 5. Estresse negativo. 6. Hibernação existencial. 7. Autassédio.

Autolucidez. Na aplicação da vontade, maior poder da consciên-cia, conforme a intencionalidade pessoal, a consciência há de buscar a lucidez quanto à autopensenidade. O ato de não perder o rumo do que é evolutivamente prioritário, acelera a autevolução.

35

PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

Autodisponibilidade. Assim, a consciência lúcida valoriza a exis-tência intrafísica, os autesforços e permite uma nova perspectiva das si-tuações vivenciadas. A autodisponibilidade pes soal e o autempenho evo-lutivo produzem benefícios in dis cu tí veis, tor nando o perdão factível e real.

Holomaturidade. No resgate dessa lucidez evolutiva, faz-se neces-sária a mudança íntima no pensar, sentir e apli car os pró prios pensenes. Assim, importa destacar que a ma tu ri da de cons ciencial é conquistada quando a consciência in veste no co nhe ci men to evolutivo e aprofunda a cosmoética pes soal.

Bastidores. Neste sentido, a amplificação da autolucidez rompe as barreiras do ignorantismo quanto à multidimensionalidade e pos si-bilita a conscientização quanto às repercussões dos atos pessoais, des-cortinando também os bastidores extrafísicos presentes nos diversos con textos.

Enfoques. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, em ordem alfabética, 4 enfoques relevantes mais comuns a serem observados pela conscin lúcida e disposta a potencializar a autevolução e a autodisponibilidade interassistencial no perdão:

1. Autopesquisístico: buscar o abertismo consciencial através do au tesforço pesquisístico.

2. Bioenergético: direcionar as energias conscienciais para a in te r-assistência.

3. Reeducacional: objetivar a reciclagem de conhecimentos e prá-ticas ultrapassadas a fim de qualificar a consciência e convivialidade sadia.

4. Multidimensional: promover a integração palco-bastidor da existência humana ampliando o entendimento, a compreensão e a apre-ensão das realidades de modo mais abrangente.

Reconciliação. Vale ressaltar também que o ato de pensenizar sa-diamente e positivamente em favor do algoz é o pri meiro passo para a resolução de conflitos interconscienciais. É a qualificação cosmoética da

lembrança.

Lucidez. A postura reconciliadora e evolutivamente lúcida da cons cin enseja: pacificação íntima; ganhos evolutivos; interassistência; cosmoética; antivitimização; reeducação consciencial; desassedialidade;

36 PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

exem plarismo teático; força presencial; verbação da recin; ortopenseni-dade; autoincorruptibiliortopenseni-dade; superação de crises de cres ci mento e re-com posição evolutiva.

Processo. Eis, a título de exemplo, 4 atitudes, enumeradas em or-dem alfabética, configurando o processo em prol do per dão:

1. Autoconhecimento. Autopesquisa aprofundada, sincera e rea-lista nas iniciativas reconciliatórias e libertadoras pa ra sobrepairar as imaturidades pessoais.

2. Autodeterminação. A perseverança na decisão do perdão opor-tunizando crise de crescimento antecipatória a par tir da reflexão e dis cer-nimento nas resoluções de conflitos.

3. Autoimperdoamento. Autoposicionamento de renovação de-safiante e qualificadora da responsabilidade para si dos próprios atos, enganos ou omissões, sem justificar, reclamar ou culpar outrem, a fim de eliminar patopensenes (autocorrupções).

4. Heteroperdoamento. Compreensão das dificuldades alheias sem acumpliciamentos anticosmoéticos.

Desafio. É desafiante a opção cosmoética do perdão, pois envolve mudanças no modo de pensar, na maneira de ser e nas interrelações. Esse “trabalho” incessante e produtivo visa à coerência entre o pensar

e o agir, somente concretizado atra vés do autenfrentamento (V. capítulo 10).

Autonomia. Assim, a capacidade de a conscin libertar os próprios pensamentos das limitações autoimpostas e autovitimatizantes é im por-tante fator automotivador. As mágoas e ressentimentos apri sio nam as consciências. O perdão liberta e indica a decisão pessoal para a au to no-mia evolutiva (V. capítulo 14).

Amparadores. O efeito halo da higidez pensênica, pró-evolutiva, possibilita a assistência de amparadores extrafísicos à consciência sin ce-ramente motivada ao perdão. Os amparadores extrafísicos promovem a abertura de possibilidades interassistenciais e possibilitam a captação de insights, influenciando beneficamente em neorraciocínios e neo abor-da gens sobre o tema em questão.

Reeducação. Na vivência da autora, as neoabordagens pro por-cionaram reeducação pensênica, favorecendo a saúde consciencial e a au-toqualificação evolutiva, a partir de uma nova perspectiva consciencial sobre as condições concretas de vida.

37

PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

Libertação. A reeducação consciencial visando a renovar pen se-nicamente a conscin autodeterminada à apreensão de no vos conceitos cosmoéticos de autoincorruptibilidade diante de insatisfações pessoais e interconscienciais. Reeducação cons cien ci al é libertação (V. capítulo 11).

a

visão máxima possível

,

cOsmOvisiO

-

lógica e generalista

,

potencializa

e amplia a autOcOnsciencialidade

,

expan

-

dindo a hiperacuidade e a autOlucidez

.

Questões. Você, leitor ou leitora, ainda vive sob excessiva influência do subcérebro abdominal com noção mínima da autoconsciencialidade? Adquiriu conhecimentos relevantes e cosmoéticos à vida?

39