• Nenhum resultado encontrado

Definição. A conquista autocosmoética é o coroamento dos es for-ços por parte da conscin lúcida, homem ou mulher, su perando o pró-prio subnível existencial e reduzindo o hiato entre a teoria e a prática na dinamização da autevolução exis ten cial.

Sinonímia: 1. Conquista da autoincorruptibilidade. 2. Fa çanha autevolutiva. 3. Autolisura conquistada. 4. Efetivação da con quista au te-volutiva. 5. Vitória autete-volutiva.

Antonímia: 1. Conquista autocorrupta. 2. Autofracasso an ti cos-moético. 3. Conquista medíocre. 4. Procedimento a mo ral.

Coerência. A autocoerência prática na manifestação da cons cin autopesquisística visa o melhor evolutivamente pri o ri tário ao fomentar

recins oportunas. A pensenidade au to cos mo ética atesta a capacidade

evo lutiva de a consciência vi ven ciar o livre arbítrio e o autodomínio consciencial.

Autodeterminação. Desta maneira, o nível de matu ri dade im pele a consciência a autodisponibilizar as energias na resolução de con flitos, em vez de ficar protelando as au to determinações necessárias para a fi na-lização dos mesmos, mui tas vezes culpando aos demais ou per ma ne-cendo na i nu ti li dade do sofrimento. Aprender a perdoar é con quista au

to-cos mo ética e autotransformadora (V. capítulo 06).

Fraternismo. Sob o enfoque do perdão, importa men ci o nar que a autabnegação contra queixas nas variadas situações con viviológicas é doação de fraternidade, ou seja, contribui com a harmonização evolutiva a favor do fluxo do Cosmos, fru to do mentalsoma, ultrapassando instin-tos e emocionalidades psi cossomáticas ao predispor a intercompreensão.

Efetividade. A eliminação de egopensenes au to vi ti mi za dores dá lugar a ortopensenes, e isto é indício da vivência co ti diana a favor da in te-rassistencialidade, constituindo, assim, as neos sinapses fraternas a par tir da renúncia às mágoas pes so a i s.

Caracterologia. Sob a ótica da Experimentologia, a título de exem-plo, eis 16 características da consciência cosmoética, dispostas em or-dem alfabética a seguir:

01. Autesforço: a responsabilidade em assumir as pró pri as ma ni-festações com autocrítica; a disciplina au to im pos ta na profundidade da autodeterminação; o domínio da au to pen senização cosmoética.

112 PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

02. Autoconhecimento: a desenvoltura pessoal nos au to desem-penhos.

03. Autoridade cosmoética: o código pessoal de cos mo é tica (CPC) vivenciado; o autodomínio consciencial; a au to li de rança.

04. Bom humor: o autocontrole emocional; a tran qui li da de pes-soal.

05. Discernimento: o aproveitamento máximo do tem po evo lu ti vo. 06. Foco: a visão atenta aos objetivos evolutivos da pro gra mação existencial.

07. Força presencial: a potência das ECs; as po ten ci a li da des, os ta len tos e dons exteriorizados.

08. Higiene mental: a manutenção da assepsia sadia na au to pen-senização.

09. Imperturbabilidade: o perdão antecipado a todos; a felicidade íntima plena; o empenho na autossustentação das neo conquistas.

10. Interassistencialidade: a tares; o traforismo.

11. Maturação autoconsciencial: a depuração da in tra cons cien-cia lidade; a holomaturidade pessoal quanto à teática da inteligêncien-cia evo-lutiva.

12. Omissuper: as aplicações ponderadas das omissões su pe ra vi-tá rias pessoais evitando os acumpliciamentos es pú ri os.

13. Parapsiquismo interassistencial: a para per cep ti bi li dade sadia. 14. Racionalidade: o exercício constante da razão e da re ti li nea ri-dade pensênica.

15. Reflexão: a busca da correção de trafares.

16. Recin: a reciclagem contínua para o melhor apro vei ta mento das autoconquistas em cadeia.

Autoposicionamento. As ações acertadas e profiláticas de ante-cipação de crises e o emprego lúcido do perdão an te ci pa do a todos, ex pli-citam a realidade do microuniverso cons ci encial e incrementam a exce-lência de resultados evolutivos.

Ampliação. As conquistas autocosmoéticas, definidas e conso li-dadas, põem o ponto final nos fracassos reiterados e na aco modação em

zonas de conforto.

CPC. Vale ressaltar, também, o código pessoal de Cos mo é ti ca (CPC), importante ferramenta profilática dos fracassos in traconscienciais, na

113

PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

medida em que estabelece normas de retidão pessoal e de orto pen se ni-dade, empreendendo há bi tos sa dios, ro tinas úteis e higiene pen sênica. As cláusulas de au to conduta e de autocomportamento do CPC ajudam a conscin na aceleração da proéxis pessoal. Neste sentido, as au to cor re-ções evolutivas, a afirmação com sinceridade e a de mon s tração na prá ti ca do perdão libertam e rompem in ter pri sões grupocármicas.

Exemplificação. A abdicação da patopensenidade há de ser exem-plificada pela conscin lúcida, homem ou mulher, ao a brir mão de con-dições anticosmoéticas e autovitimizadoras, tais como o orgulho, a vai-dade e a manipulação consciencial. Reafirmando, é o abandono do so fri-mento em prol de re con ciliações grupais, da anticonflitividade pes soal e da desistência cosmoética de conflitos interconscienciais (V. ca pí tu lo 07).

Reeducação. Assim sendo, o desapego ao sofrimento indica ma-turidade consciencial, lucidez evolutiva e flexi bilidade pensênica. Apren der a ouvir, calar, ceder e conviver o portunizam autorreeducação no apro vei-tamento cosmoético do tempo in trafísico, conduzindo, com sa be do ria, a existência hu mana e fo cando na interassistencialidade.

Taxologia. Sob a ótica da Cosmoeticologia, eis, por e xem plo, na ordem alfabética, 13 categorias relevantes a se rem ob ser vadas pela cons-cin no universo da conquista au to cos mo ética do perdão:

01. Assistenciologia: a higidez pensênica cosmoética para assistir às demais consciências.

02. Decidologia: a selfperformance decidida; a au to de ci são acer-tada.

03. Comunicologia: a predisposição para compreender; a auten-ticidade consciencial; a autoconsciência verbal; a au tex pressão fraterna; os vocabulários da reconciliação; o bom â ni mo; a tares.

04. Conscienciometrologia: a dinâmica conscienciomé trica; o auto-centramento consciencial; a autorganização em prol do perdão; o cons-cienciograma em ação.

05. Consciencioterapia: a atividade consciencioterápica; a au to-pesquisologia ininterrupta objetivando a autocura re la ti va.

06. Conviviologia: a habilidade no acolhimento das consciências; a sinceridade em perdoar; a benemerência; a in ter as sis tência per do no-lógica.

114 PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

08. Evoluciologia: a disponibilidade em aproveitar a oportunida-de evolutiva lucidamente; a antivitimização; a inteligência evolutiva.

09. Experimentologia: a vivência do paradigma cons ciencial; a es-colha evolutiva; a conduta discernidora; a autovi vência do para psi quis mo. 10. Interassistenciologia: a tenepes; o exercício da in ter co ope ra-ção assistencial; a convivialidade sadia.

11. Mentalsomatologia: a frequência aos cursos e lei tu ra de livros conscienciológicos; a reeducação pessoal.

12. Pensenologia: a ortopensenidade; o otimismo; a de puração da intencionalidade; o holopensene pessoal da saúde consciencial.

13. Voliciologia: a autodisposição; a propulsão da von tade. Abnegação. Esquecer cosmoeticamente de si mesmo em favor de outrem, ajudando, sem queixas, lamentações ou autovitimizações em decorrência de algumas situações vivenciadas, indica flexibilização de pos turas e posicionamentos pessoais em prol do perdão, fomentando a reeducação consciencial.

Autoexemplologia. Ao aumentar o nível de autabnegação cos mo-ética, a consciência amplifica a autoconsciencialidade ao modo de

exem-plo de megaesforço autevolutivo.

Autesforço. Assim, a autopensenização criteriosa agiliza as re con-siderações pessoais sobre fatos e situações pre téritas, possibilitando a prá-tica de as autodeliberações cosmoéprá-ticas pre disporem ao domínio das emoções au to con fli tuosas e he teroconflituosas. O autodiscernimento efi caz é pa raprofilaxia para, entre outros, a acomodação evolutiva; a au to-corrupção; a dispersão e a autovitimização.

a

superação da acOmOdaçãO evOlutiva

requer

,

da conscin lúcida

,

a vivência

teática da autOpesquisa objetivando

a

conquista da pacificaçãO íntima

.

Questões. Você, leitor ou leitora, já fez o levantamento das pró-prias conquistas autocosmoéticas? Está satisfeito (a) com os êxitos al can-çados?

115