• Nenhum resultado encontrado

Definição. “O crescendo perdão-libertação é o processo gradativo de a consciência lúcida ampliar a interdependência sadia, a partir da decisão íntima de conviver em harmonia, eliminando os conflitos in-terpessoais pela autodecisão de retomar a dinâmica evolutiva pessoal e potencializar a autodisponibilidade interassistencial” (V. anexo - Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; CD-ROM; Versão protótipo aumentada e re-visada; 2.498 verbetes; 11.043 páginas; 300 especialidades; 8ª Ed. Foz do Iguaçu, PR; 2013).

Sinonímia: 01. Crescendo indulto-liberação. 02. Crescendo da

com-preensão. 03. Crescendo da heterocomcom-preensão. 04. Progressão da

re-conciliação. 05. Crescendo da absolvição libertativa. 06. Crescendo da

li-bertação grupocármica. 07. Desamarração. 08. Princípio da convivência pacífica. 09. Autoliberação interprisional. 10. Autoflexibilização.

Antonímia: 01. Crescendo das interprisões grupocármicas. 02. Re-gressão evolutiva. 03. Crescendo da antiassistencialidade. 04.

Crescen-do das autocorrupções. 05. CrescenCrescen-do da retaliação. 06. CrescenCrescen-do das imaturidades. 07. Crescendo das pendências evolutivas. 08. Crescendo da autassedialidade. 09. Crescendo indignação-vingança. 10. Crescendo da autovitimização.

Definição. O perdão é o procedimento gradual de a consciência lúcida compreender as atitudes alheias de erros, equívocos ou omissões deficitárias, desenvolvendo a libertação pensênica de mágoas e ressenti-mentos pretéritos, ampliando a interassistencialidade.

Sinonímia: 1. Compreensão interassistencial. 2. Hetero com pre-ensão. 3. Reconciliação. 4. Absolvição liberativa. 5. Desamarração in-terconsciencial. 6. Convivência pacífica. 7. Autoliberação interprisional.

Antonímia: 1. Indignação-vingança. 2. Interprisão grupocármica. 3. Regressão evolutiva. 4. Antiassistencialidade. 5. Retaliação. 6. Pen-dência evolutiva.

Perdão. Esta autora entende que o perdão é admitir que nada pode ser feito com relação ao que já passou, mas apenas fixar o aprendiza do advindo. Neste sentido, o emprego do perdão, nas relações interpesso ais, permite a abdicação ao sofrimento, e essa disposição pessoal de abrir

28 PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

mão de mágoas é libertadora de amarras pretéritas. O perdão, portan-to, é o mes mo que dizer não ao sofrimento e, assim, não é algo que se

dê aos outros, mas algo que a consciência dá a si própria, e essa a ti tude

libertadora intensifica a interassistencialidade.

Vontade. O emprego lúcido da vontade em prol do crescendo

per-dão-libertação às consciências dispostas a qualificar a autevolução, pode,

a exemplo destes 10 fatores abaixo relacionados em ordem alfabética, proporcionar, dentre outros:

01. Autoconsciência. O discernimento quanto às prioridades evo-lutivas, evitando a protelação do perdão ocorrer no convívio com os demais.

02. Autodeterminação. A determinação sensata no emprego da reflexão e do discernimento perseverante na decisão do perdão-liberta-ção e na resoluperdão-liberta-ção de não adiar os problemas pendentes no prossegui-mento da jornada evolutiva.

03. Autevolução. Os proveitos evolutivos obtidos através do per-dão, decorrentes do saldo positivo na conta corrente grupocármica, li-berando a consciência da condição de algoz ou ví tima. Autolibertação

significa heterolibertação.

04. Autoposicionamento. O perdão relacionado à decisão íntima de mudar a si mesmo e não tentar mudar o outro, na condição do

cres-cendo perdão-libertação ser senha para a retomada da dinâmica evolutiva

pessoal e a me lho ra na qualidade de vida.

05. Antiemocionalismo. O direito de liberdade conquistado no des prendimento do ressentimento e da mágoa, na convivência lúcida e sadia consigo mesmo, proveniente da reciclagem pessoal e das mu dan-ças de posturas intraconscienciais.

06. Exemplarismo. O exemplo pessoal do per dão na liberdade conquistada através da vivência intencional na condição de exemplifi-cador dos próprios princípios cosmoéticos.

07. Heterocompreensão. A heterocompreensão na condição de li-bertação da interprisão grupocármica decorrente da compreensão an

te-cipada a todos (heteroperdão) e a responsabilidade integral para si

(au-toimperdoamento).

08. Interassistência. A interassistência em prol do bem-es tar e o su porte afetivo da solidariedade lúcida no ca mi nho pa ra a me ga-fra ter nidade, enquanto forma evoluída de re com po si ção gru po cármica.

29

PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

09. Pacifismo. A desamarração advinda da vivência do pa ci fismo cosmoético na convivência harmônica, finalizando con flitos afetivos e po-tencializando a interassistência.

10. Sobrepairamento. A capacidade de sobrepairar as ima tu ri-dades na busca de isenção e equilíbrio empregando o bom senso e a ra-cionalidade nas resoluções de conflitos.

Desafio. Desse modo, a autopacificação é consequência do an ti-egoísmo e visa a eliminar retaliações, autoculpas, arrependimentos ou re-morsos pessoais nas justificativas apresentadas para situações de vin-gança e de emoções desequilibradas nas quais há a supervalorização do sofrimento.

Antagonismologia. Outro fator importante é o antagonismo

con-servar / descartar relações determinando o nível de autorreflexão nas

decisões. As consciências evoluem juntas, já que ninguém perde

nin-guém ou racionalmente se separa. Assim sendo, a opção pelo perdão,

en-tendimento e fraternismo fazem parte das opções evolutivas.

Autodecisões. Eis, na ordem alfabética, 7 deliberações cosmoéti-cas da conscin diante do processo do perdão:

1. Antivitimização. O ato de não culpar ou criar expectativas frus-tradas pelas mudanças de outrem.

2. Autodeterminação. A utilização da sensatez com o emprego da au torreflexão e do autodiscernimento.

3. Autoimperdoamento. A assunção da responsabilidade pelas pró prias reações emocionais com autocrítica constante e visando a ma-turidade consciencial. O autoimperdoamento demonstra Inteligência Evo lutiva (IE).

4. Heteroperdão. A compreensão antecipada a to dos, sem reservas

e universal.

5. Racionalidade. O bom senso e a racionalidade nas resoluções de conflitos.

6. Reconciliação. As iniciativas reconciliatórias libertadoras. 7. Sobrepairamento. A capacidade de sobrepairar as imaturidades alheias na busca de isenção e equilíbrio.

Intencionalidade. Assim, a autolucidez quanto à própria in

30 PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

pesquisador, reflexões úteis e profundas sobre as atitudes pessoais serem compatíveis ou não ao perdão.

Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 9 atitudes incompatíveis ao crescendo per dão-libertação:

1. Alexitimia: o crescendo perdão-libertação não é a auto-in ca pa-citação para expressar e descrever sentimentos auto conflitivos.

2. Arrogância: o crescendo perdão-libertação não é a su pos ta su pe-rioridade de quem perdoou.

3. Autocorrupção: o crescendo perdão-libertação não é a anuição com o erro identificado sem autorreflexão.

4. Autofuga: o crescendo perdão-libertação não é a evitação dos au-tenfrentamentos.

5. Conformismo: o crescendo perdão-libertação não é a aceitação da situação incômoda sem a devida criticidade.

6. Indiferença: o crescendo perdão-libertação não é a falta de in te-resse, de posicionamento ou de consideração.

7. Negação: o crescendo perdão-libertação não é o fingir estar tudo

bem, quando não está, negando os aspectos desagra dá veis da realidade.

8. Rejeição: o crescendo perdão-libertação não é o autafastamento voluntário da situação ou da pessoa a ser assistida.

9. Subjugação: o crescendo perdão-libertação não é a sujeição às crenças pessoais.

Paradoxologia: Muitas vezes, a consciência ao exercer a opção cos moética do perdão nos relacionamentos interconscienciais é tida como fracassada diante a socin patológica. Eis o paradoxo de aparentes

derrotas poderem ser êxitos expressivos indicando a decisão que visa

es-sencialmente à evolução cons ci en cial.

Atitudes. É importante mencionar também as atitudes es tru tu-rantes do perdão, objetivando o autodiscernimento no uso cor reto da pró pria vontade rumo ao prioritário na autevolução.

Caracterologia. Conforme a Priorologia, eis, por exemplo, em or-dem alfabética, 8 atitudes estruturantes do cres cen do perdão-libertação:

1. Abertismo consciencial: o despojamento íntimo e a con quista cosmoética da heterocompreensão incondicional.

2. Antiporão consciencial: a subcerebralidade domada e a con-quista da superação das imaturidades promovendo a au toqualificação assistencial e a dinamização da evolução pessoal e grupal.

31

PERDÃO: Opção Cosmoética de Seguir em Frente

3. Assistencialidade: a solidariedade lúcida e o caminho para a con-quista da megafraternidade.

4. Autopesquisa: a análise dos traços conscienciais e a con quista da aceleração do autoconhecimento e da homeostase holossomática.

5. Autossuperação: a persistência nos autenfrenta men tos diários e a conquista do senso de pacificação, da satisfação ín ti ma e da motivação.

6. Autossustentabilidade: a autolucidez e a conquista da orto pen-senidade.

7. Cosmoética: a intencionalidade sadia das ações e dos pen senes, e a conquista da maturidade consciencial.

8. Cosmovisão: o sobrepairamento, a visão panorâmica e a con-quista da imperturbabilidade.

a

opção cosmoéticado perdãO

,

pormeio

da intercOmpreensãO e da interassis

-

tencialidade

,

permite a recOnciliaçãO

,

a

pacificaçãOe a evOluçãO cOnsciencial

.

Questões. Você, leitor ou leitora, já vivenciou o crescendo perdão-li

33