• Nenhum resultado encontrado

Avaliações dos pais dos alunos participantes sobre o projeto

No documento VÂNIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS (páginas 126-128)

APRESENTANDO OS DADOS COLETADOS

ALUNO 7 Gosta de mexer nos equipamentos e poder tirar

3.4 Avaliações dos pais dos alunos participantes sobre o projeto

Ao participarem da roda de conversa com os alunos, alguns pais que os acompanharam, uma vez que a rede municipal de ensino encontrava-se em greve também se manifestaram a respeito do Programa Nas Ondas do Rádio. Durante as entrevistas os responsáveis se propuseram a também deixar seus relatos e observações que seguem descritos no Quadro 14.

QUADRO 14: Depoimentos dos pais sobre o “Programa Nas Ondas Do Rádio”

Como você avalia o “Programa Nas Ondas Do Rádio” e a sua contribuição para a aprendizagem do seu filho?

RESP. 1

O projeto está sendo importante para ajudar a ampliar a habilidade de se expressar e interagir no meio e na sociedade. Está contribuindo para o meu filho fornecendo recursos e oportunidade de aprender a ter opinião própria. Ao mesmo tempo em que oferece acesso a tecnologia.

RESP. 2

Se existe uma coisa que meu filho gostou de fazer nesses últimos meses foi participar desse programa. Meu filho saiu da rua onde oferece inúmeros perigos e deixaram mais criativo e dinâmico, além de prestar atenção mais nas aulas e a ler mais. Antes ele só ficava no facebook, agora faz pesquisa para as aulas. Eu como mãe achei muito importante e acredito nas atividades que inspiram jovens a criarem e crescerem como seres humanos com maior responsabilidade. Gostei muito e apoio esses projetos. Valeu a iniciativa da escola.

RESP.3

A avaliação que faço dos projetos é com certeza sempre positiva e muito bem aceita. O projeto é ótimo, muito educativo e positivo. Quando meu filho participou da Bienal do Livro teve a oportunidade de aprender na prática aquilo que como mãe, sempre o ensinei “amar ao próximo como a si mesmo” e respeitar suas idéias e conceitos. Este projeto o ajudou a conhecer pessoas de

culturas diferentes e graças ao programa pode compreender melhor as lições que estavam sendo passada pelos professores das aulas. E no geral é muito bom quando nosso filho pode aprender na prática o que sabia na teoria. Ele sempre foi um garoto muito tímido e o projeto deu “asas” para ele se soltar.

RESP.4

Como mãe posso perceber a trajetória de construção desses jovens com um novo olhar para si mesmo e como agentes de mudança do meio. Nas várias reuniões e encontros foram discutidos a responsabilidade, os papeis de cada um, a criticidade frente ao conteúdo e aos meios que usaram como possibilidade de levar para outros colegas a informação. Colocar os meninos nesse papel de responsabilidade, de ética e de compromisso com o projeto proporcionou a esses jovens a mesma postura frente a sua própria vida. Aos poucos percebi as mudanças na aparência, na postura física, na preocupação de como falar, na postura diante dos outros, a conscientização da importância de ler e escrever bem e o papel da escola. Acho muito legal ver esses meninos hoje e perceber o quanto o projeto transformou não só a sua vida, mas a postura frente ao mundo. Isso fará a diferença.

A participação dos pais demonstra que o projeto está indo além dos muros da escola. As atividades do Programa Nas Ondas do Rádio têm reflexo na comunidade local, que participa de alguns eventos através da produção radiofônica. Os pais conseguem perceber as mudanças no comportamento dos filhos e, ao mesmo tempo, uma significativa melhora no seu aprendizado. É o que expressam nas falas citadas:

A avaliação que faço dos projetos é com certeza sempre positiva e muito bem aceita. O projeto é ótimo, muito educativo e positivo. Quando meu filho participou da Bienal do Livro teve a oportunidade de aprender na prática aquilo que como mãe, sempre o ensinei “amar ao próximo como a si mesmo” e respeitar suas idéias e conceitos. Este projeto o ajudou a conhecer pessoas de culturas diferentes e graças ao programa pode compreender melhor as lições que estavam sendo passada pelos professores das aulas. E no geral é muito bom quando nosso filho pode aprender na prática o que sabia na teoria. Ele sempre foi um garoto muito tímido e o projeto deu “asas” para ele se soltar. (Respons. 03) Se existe uma coisa que meu filho gostou de fazer nesses últimos meses foi participar desse programa. Meu filho saiu da rua onde oferece inúmeros perigos e deixaram mais criativo e dinâmico, além de prestar atenção mais nas aulas e a ler mais. Antes ele só ficava no facebook, agora faz pesquisa para as aulas. Eu como mãe achei muito importante e acredito nas atividades que inspiram jovens a criarem e crescerem como seres humanos com maior responsabilidade. Gostei muito e apoio esses projetos. Valeu a iniciativa da escola. (Respon. 02)

Percebe-se também que o “Programa Nas Ondas do Rádio” constitui-se em “elo” entre a família e a escola do educando. Os pais presentes percebem a evolução dos filhos, não só quanto a sua capacidade comunicativa, mas também quanto à evolução no

seu aprendizado. A mudança de postura do aluno, refletida na relação com os outros colegas do grupo, é vista pelos responsáveis como fator importante na sua aprendizagem.

O projeto está sendo importante para ajudar a ampliar a habilidade de se expressar e interagir no meio e na sociedade. Está contribuindo para o meu filho fornecendo recursos e oportunidade de aprender a ter opinião própria. Ao mesmo tempo em que oferece acesso a tecnologia. (Respons. 01)

Os pais avaliam também o engajamento dos alunos nas aulas regulares, proporcionado pelas ações do “Programa Nas Ondas do Rádio”. Pode-se perceber que a ferramenta tecnológica, aliada à ação educomunicativa, tornou-se um recurso pedagógico que favorece o desenvolvimento das habilidades orais, escritas e de leitura – e isso é reconhecido pelos pais, mães ou responsáveis pelos alunos:

Como mãe posso perceber a trajetória de construção desses jovens com um novo olhar para si mesmo e como agente de mudança do meio. Nas várias reuniões e encontros foram discutidos a responsabilidade, os papeis de cada um, a criticidade frente ao conteúdo e aos meios que usaram como possibilidade de levar para outros colegas a informação. Colocar os meninos nesse papel de responsabilidade, de ética e de compromisso com o projeto proporcionou a esses jovens a mesma postura frente a sua própria vida. Aos poucos percebi as mudanças na aparência, na postura física, na preocupação de como falar, na postura diante dos outros, a conscientização da importância de ler e escrever bem e o papel da escola. Acho muito legal ver esses meninos hoje e perceber o quanto o projeto transformou não só a sua vida, mas a postura frente ao mundo. Isso fará a diferença. (Respons. 04)

No documento VÂNIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS (páginas 126-128)