• Nenhum resultado encontrado

Internet Porque é a melhor opção

No documento VÂNIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS (páginas 117-120)

APRESENTANDO OS DADOS COLETADOS

ALUNO 7 Internet Porque é a melhor opção

- Gosta de

assistir filmes - Algumas noticias não são importantes.

- Expressar as opiniões, e não criticar e nem ser criticada,

- Falta de clareza nas informações da mídia

Ao analisar as respostas dos entrevistados neste tópico, observa-se que, para se informarem sobre os acontecimentos diários, o principal recurso é a internet, justamente pela sua praticidade de acesso, sendo que é através do celular que captam essas notícias. Outro meio mais utilizado é a televisão, que é vista como um recurso para a sua hora de lazer. Percebe-se que na questão “Qual o seu programa de TV predileto” os alunos citaram Pânico na Band, Cidade Alerta, Encontro, Balanço Geral, CQC e Bom Dia Brasil – o que demonstra que grande parte dos alunos só tem acesso aos conteúdos dos canais abertos. Já os canais da TV a cabo só são utilizados por um aluno, que citou programas do canal Animal Planet. Estas informações reforçam a falta de acesso a fontes alternativas de informação, cultura e lazer, pelo baixo nível sócio-econômico dos alunos, já que as

informações mais educativas e culturais muitas vezes não são veiculadas nos canais abertos.

Outra questão que se pode levantar com base nos dados obtidos com as entrevistas é que, apesar dos alunos terem um maior acesso aos programas dos canais abertos percebe-se que estes jovens possuem uma posição crítica frente aos seus conteúdos, como mostram os depoimentos a seguir:

Eu acho tudo isso que passa na mídia um lixo, porque além de não mostrar a realidade não traz informações importantes. (Aluno 01)

Eu acho bom, porque todos estão muito ligados na mídia, e as notícias que são veiculadas todos acabam vendo (Aluna 2)

As informações apresentadas na mídia geralmente são questões e/ou acontecimentos sociais, porém a mídia só expõe o ponto de vista que a interessa, não importando se são totalmente reais e completas para que nós possamos construir nossa própria opinião.

(Aluna 04)

Mesmo com pouco acesso a outro tipo de programação, estes alunos não são meros consumidores de mídia. Eles se comportam como receptores ativos e críticos, ao mesmo tempo em que conseguem perceber que toda produção midiática veicula opiniões, valores e pontos de vista próprios de quem a produziu. Ponto este que descaracteriza a ideia discutida na sociedade atual que todos somos consumidores passivos das informações.

Em outra questão apresentada aos alunos na entrevista os dados revelam que apesar dos jovens estarem conectados a todo tipo de informação pela mídia, seja através da internet, seja por meio da televisão, eles possuem a visão de que estes meios manipulam, enganam e distorcem os fatos apresentados. Observe-se, por exemplo, a afirmação do Aluno 03:

Gosto do fato deles nos informarem muito bem, nos manter por dentro dos acontecimentos mundiais, mas não gosto das ‘manipulações’ que ela causa. (Aluno 3)

Outra ideia recorrente é a de que os meios de comunicação são um recurso poderoso e presente na vida dos jovens, mas ao mesmo tempo constituem influência negativa e pouco confiável:

O que eu mais gosto são as amizades que consigo fazer através das redes sociais e o que menos gosto e da corrupção. (Aluno 01)

Ela pode ser um veiculo utilizado para ocultar muitas coisas erradas que acontece na política do Brasil. (Aluna 02)

Os jovens também compreendem que a mídia produz um diálogo vertical, ou seja, a opinião do outro quase não aparece nas transmissões das informações. Isso causa um efeito de crítica frente à forma como se estruturam as notícias. É o que expressam os seguintes depoimentos:

Acredito que seja importante a utilização de imagens dos fatos ocorridos e esse talvez seja o único meio que eu encontre para elogiar as mídias atualmente. E o que precisa URGENTEMENTE MUDAR é a questão do monólogo que esses meios apresentam (não dando o direito de resposta ou questionamento dos cidadãos).

(Aluna 04)

Expressar minhas opiniões, e não criticar e nem ser criticada, assim como eu também posso respeitar as dos outros . (Aluno 06)

Na minha visão as notícias são uma parte da verdade, tipo o que realmente aconteceu. Quem a produz faz conforme a sua visão.

(Aluno 01)

Quanto à manipulação das informações os alunos declararam possuir entendimento sobre como os meios tendem a condicionar os comportamentos, hábitos, costumes e valores da sociedade através das informações. Assim, possuem uma posição crítica de como combater esse ciclo – conforme os depoimentos a seguir.

(...) tudo que a mídia fala, as pessoas acreditam sendo verdade ou não. Para combater isso, o mundo teria que entender que ter opinião própria é fundamental. (Aluno 02)

(...) às vezes a mídia fala algo que não aconteceu de verdade só para ter os leitores mais próximos. Para combater temos que ter nossas próprias opiniões e ver se aquela notícia aconteceu de verdade ou não. (Aluno 03)

(...) tudo que a mídia fala, as pessoas acreditam sendo verdade ou não. Para combater isso, o mundo teria que entender que ter opinião própria é fundamental. (Aluno 04)

Com certeza manipula as informações e o único meio de combater isso é fazendo as informações serem passadas através de diálogos e não monólogos (como são transmitidas atualmente). (Aluno 05)

Há muitas coisas invertidas na mídia, por exemplo, sobre a política e sobre esse problema atual da copa. Vemos muitas coisas erradas que nós ainda não sabemos. (Aluno 07)

3.3.4 O programa Nas Ondas Do Rádio na visão dos alunos

Para que a pesquisa pudesse estabelecer relações entre o Programa nas Ondas do Rádio e as aprendizagens dos alunos em sala de aula, a partir do conceito da Educomunicação, foram formuladas questões que abordavam a participação dos alunos no projeto. O Quadro 12, a seguir, apresenta a visão dos alunos sobre o programa, suas aprendizagens e contribuições para as aulas regulares.

QUADRO 12: Visão dos alunos sobre o programa Nas ondas do rádio

TEMPO NO

PROGRAMA MOTIVOS APRENDIZAGENS CONTRIBUIÇÕES PARA AS AULAS REGULARES

ALUNO 1 Está há um mês Entrou por vontade de manusear os

No documento VÂNIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS (páginas 117-120)