• Nenhum resultado encontrado

A observação dos encontros do Programa Nas Ondas Do Rádio

No documento VÂNIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS (páginas 128-134)

APRESENTANDO OS DADOS COLETADOS

ALUNO 7 Gosta de mexer nos equipamentos e poder tirar

3.5 A observação dos encontros do Programa Nas Ondas Do Rádio

As observações realizadas tiveram o objetivo de permitir à pesquisadora presenciar algumas práticas educomunicativas realizadas no Programa Nas Ondas do Rádio na escola alvo da pesquisa, bem como acompanhar a rotina dos alunos e professores integrantes. Verificou-se a dinâmica do grupo envolvido, como ocorrem as atividades, como acontece a mediação pedagógica e como são planejadas as discussões no grupo.

Para isso foram observados três encontros que ofereceram à pesquisa um

2

olhar mais atento sobre as atividades que envolvem os meios de comunicação nesse Programa.

3.5.1 – Os Encontros do Programa Nas Ondas do Rádio

Ao chegar à escola a pesquisadora foi recebida pela professora ‘mediadora’ do programa que falou sobre como as atividades são organizadas e como é a preparação dos alunos para a participação no projeto. Os encontros são realizados três vezes por semana, sempre no contraturno das aulas regulares, conforme projeto escrito e autorizado pela Diretoria Regional de Ensino. No primeiro dia da semana os alunos se encontram para discutir os assuntos ou temas que serão abordados na produção midiática. Estes podem ser um tema de uma disciplina que chamou atenção dos alunos ou algo que foi veiculado na mídia e teve repercussão

entre os adolescentes. De acordo com as informações da professora a escola também promove eventos abertos à comunidade, no qual há participação dos alunos para entrevistarem, filmarem ou gravarem mídias de rádio para produzirem e transmitirem as informações na rádio da escola. Outras

vezes, alguns alunos do projeto participam de entrevistas coletivas organizadas pelo Departamento de Orientação Técnica (DOT) nos mais variados encontros da educação: jogo estudantil de xadrez, entrevista com o prefeito e secretário municipal de educação, feira do livro, Campus Party, etc. No primeiro dia de observação pode-se conhecer a infraestrutura da escola para o Programa. O Programa dispõe de um pequeno estúdio de rádio, com computador, microfone, mesa de som e fones de ouvido para a preparação da

Fonte: Site da Escola

Alunos participam do planejamento da s atividades do educom

Fonte: Site da Escola Fonte: Site da Escola

transmissão ao vivo dos programas. Ao ingressar no Programa a escola recebeu o Kit Educom fornecido pela prefeitura composto por mesa de som, caixas acústicas para o pátio e microfones. O estúdio, bem organizado, é mantido com a verba própria da Emef e conservado pelos alunos do programa, pois somente as pessoas envolvidas têm acesso a esse local. Observa-se também que na escola há um pequeno espaço junto à Sala de Informática, onde são guardados outros matérias e equipamentos como: filmadoras, mini-gravadores digitais, CDs e DVDs, que são utilizados pelo grupo para fazerem produções de vídeos e jornais. Este primeiro encontro foi de fundamental importância para a pesquisadora que pode interagir e conhecer o grupo e, ao mesmo tempo, ter contato com as pessoas de diferentes instâncias (coordenadores pedagógicos, professores e alunos) para observação do Programa ‘in loco’.

Ainda foi possível verificar que, após a avaliação e apreciação dos programas produzidos nos grupos, estes são

transmitidos no horário dos intervalos. A linguagem abordada nos programas e os conteúdos direcionam-se aos diferentes públicos da escola e que são específicos para o Ensino Fundamental I, II e EJA.

Os alunos são divididos em pequenos grupos de cinco componentes e cada um define a pauta do programa que vai ser produzido.

Neste grupo também são distribuídas as funções de cada um: sonoplasta, locutor, redator, etc. Estas funções não são fixas e, a cada nova atividade muda-se a função, dando oportunidade de todos participarem e conhecerem um pouco do trabalho de cada membro da equipe.

Fonte: Site da Escola

Encontro África Brasil: educom entrevistando Prof. Ismar Aluno produzindo seu áudio para o rádio

A professora atua como mediadora que evita o acúmulo de atividade para apenas um aluno e faz questionamentos ao grupo sobre o assunto escolhido. Foi possível observar também que o nome da produção diversifica-se conforme o tema, mas o nome do Programa, que foi escolhido pela escola, fica mantido. Nesta etapa, os alunos demoram cerca de duas horas para se organizarem e discutirem sobre o levantamento de informações, onde são incluídas também as músicas, efeitos sonoros e a linguagem para determinado público. Entretanto, verificou-se que os alunos possuem uma preocupação constante em ter uma abordagem jovem para não descaracterizar o objetivo do projeto, que é atingir a “galera” deixando-as informadas e contextualizadas.

Após o fechamento das produções os alunos as transmitem no horário do intervalo, ora ao vivo, ora gravado para os outros colegas da EMEF. As transmissões são feitas de segunda a quinta feira nos três períodos (manhã, tarde e noite), variando de acordo com o planejamento semanal ou a programação da própria escola.

Os arquivos dos áudios ficam

registrados no computador do estúdio e os professores os organizam para que não haja repetição. O software que eles mais utilizam são o audacity para edição e o zararádio para a programação do som, sendo estes livres e sem custos de registro para a escola. Também observou-se que sempre que há um projeto de alguma disciplina ou professor específico há inserção dos trabalhos do Educom nas atividades pedagógicas. Os alunos logo se apropriam das atividades do programa Nas Ondas Do Rádio para organizarem o seu trabalho. Os temas mais abordados pelos alunos são: sexualidade, drogas, copa do mundo, meio ambiente, bullying, política, gravidez na adolescência, etc. Os grupos de alunos sempre

Aluna do Educom transmitindo programa ao vivo

Alunos participam de encontro formativo do Educom Fonte: Site da Escola

procuram atender os gostos e preferências de todos os demais. Assim, as músicas e as informações atendem os mais variados grupos: rock, sertanejo, pagode etc. Só há restrição quanto às músicas que possuem palavras de baixo calão como o Funk. Toda a semana os alunos em conjunto com a professora fazem a avaliação dos áudios. Nesta avaliação procuram enfatizar o processo da realização do programa, discutindo (o que gostaram, o que não gostaram, outra forma de produção, o que faltou, o que complementou, as facilidades e dificuldades do trabalho). A professora em conjunto com os alunos demonstrou estar, através da prática radiofônica, “(...) promovendo o protagonismo infanto- juvenil e melhorando a capacidade expressiva do estudante”, como afirma Soares (20012, p. 31).

Em conversa com os alunos e a professora, a pesquisadora foi informada que um dos projetos mais significantes e que integrou alunos e docentes nas atividades do programa foi a “Noite da Poesia”, realizada em 2013. Este trabalho mobilizou 200 alunos e os professores das diferentes linguagens (principalmente Arte e Língua Portuguesa) que, além de desenvolverem o projeto em sala de aula, intercalaram atividades com o Programa nas Ondas do Rádio. Os alunos puderam gravar suas poesias em áudios que foram transmitidos para a escola, nos intervalos, para apreciação e escolha dos outros colegas. No dia do evento houve o Sarau com as poesias escolhidas e um grupo de repórteres chamado “Imprensa Jovem” entrevistou os selecionados.

Uma das dificuldades apontadas pela professora se refere à manutenção dos equipamentos. A escola possui pouco recurso para manter os equipamentos funcionando e a Secretaria Municipal possui poucas pessoas para atender as EMEFs que possuem o projeto. Quando há quebra ou o material não funciona por algum motivo, as atividades de transmissão ou produção são redirecionadas para a pesquisa das informações sobre o assunto. Quando a transmissão é ao vivo e o equipamento não funciona os alunos colocam uma caixa de som no pátio e com o microfone e as músicas apresentadas pelo celular,

Fonte: Site da Escola

fazem o programa que eles planejaram.

Neste acompanhamento do Programa em sua rotina diária pode-se perceber o engajamento dos alunos nas atividades. Eles participam com entusiasmo, demonstrando satisfação e motivação para participarem das aulas regulares e obterem novos conhecimentos. Professores e alunos afirmam o favorecimento da leitura e escrita, uma vez que os alunos têm que escrever para produzirem os roteiros dos programas e realizarem a leitura para a gravação. Segundo os participantes, as atividades propiciaram a inclusão dos alunos, uma vez que há a participação de todos no processo, cada um na sua função. Os professores registram ainda aumento da capacidade argumentativa dos alunos na participação no grupo e os alunos percebem-se como sujeitos produtores e não somente receptores.

O Quadro 15, a seguir, sintetiza a percepção do grupo de agentes envolvidos no Projeto acerca de seu desenvolvimento atual e futuro.

Quadro 15: Diagnóstico sobre o Programa Nas Ondas do Rádio em 2014 DIAGNÓSTICO

Equipamentos e Infra-Estrutura

A Emef possui equipamentos instalados com caixas de som por todo ambiente e está em funcionamento e sendo utilizado pelos alunos diariamente. O espaço para o estúdio é amplo e possui equipamentos alocados. Porém, a manutenção é difícil, pois a secretaria não possui agentes especialzados que dão suporte técnico para o projeto.

Projeto

A escola desenvolve os projetos de Rádio, Blog e Vídeo desde 2003 com grupo de 20 alunos dividido em diferentes mídias. Com as atividades proporciona o desenvolvimento do protagonismo juvenil, sendo os alunos produtores de informação, estabelecendo reflexão crítica sobre suas próprias produções.

Encaminhamentos da Escola para superação das dificuldades

- Proposta de worshop sobre a implementação de Rádio Escolar e articulação do projeto junto aos alunos devido a desistência de alguns.

- Início de formação com os outros alunos para que o projeto possa ter continuidade, após a conclusão do grupo no Ensino Fundamental.

- Organização do espaço da rádio.

Impressões Gerais

O projeto com a rádio necessita de formação para outros professores e ampliação na articulação para o projeto político pedagógico da escola. As atividades educomunicativas estão bem implantadas e os alunos têm participado ativamente dos projetos

3.6. A participação dos alunos no Programa Nas Ondas do Rádio e o desempenho

No documento VÂNIA APARECIDA RIBEIRO DOS SANTOS (páginas 128-134)