• Nenhum resultado encontrado

Características do entorno imediato do Residencial Cavalar

3. Programa de Arrendamento Residencial em Marília

3.3. Características das áreas de implantação dos empreendimentos

3.3.6. Características do entorno imediato do Residencial Cavalar

O Residencial Cavalari está implantado no bairro do mesmo nome, concentrando um grande número de habitações geminadas e assobradadas construídas em meio lote (6,0m x 25,0m), concebidas para o atendimento do grande número de estudantes e professores atraídos pelas Universidades UNIVEM, UNESP e UNIMAR instaladas na proximidade do Jardim Cavalari.

Há cerca de 5 anos o bairro foi apresentando cada vez mais um crescente número de imóveis desocupados, pois a demanda invocada pelos estudantes deixou de se concentrar nas adjacências das faculdades, além do fato de que o número de estudantes diminuiu devido à criação de faculdades nas cidades vizinhas.

O Jardim Cavalari é vizinho do Jardim Califórnia , onde está localizado o Condomínio San Remo, construído há cerca de 25 anos, com pouco mais de 570 unidades habitacionais de padrão popular, distribuídas em 36 blocos de 3 pavimentos, concebidas e, na época, imediatamente absorvidas pelo grande número de estudantes e funcionários das universidades. É vizinho também do Jardim Maracanã, onde se localiza outro Condomínio Altos da Colina, de cerca de 220 apartamentos de padrão popular, construído há cerca de 4 anos.

Atualmente a presença de estudantes não é tão predominante quanto há cerca de 5 anos atrás e o que predomina no Jardim Cavalari são as inúmeras placas de “aluga-se” em frente aos imóveis quase abandonados (Figura 25 e Figura 26).

Figura 25 – Quadra seguinte ao Residencial Cavalari. Presença de residências para alugar, construídas em “meio lote” e destinadas aos estudantes.

O conjunto de lotes em que foi implantado o Residencial era um grande terreno baldio localizado em uma das extremidades da quadra, a outra extremidade estava edificada por construções assobradadas concebidas para a moradia de estudantes, erigidas antes mesmo da implantação do residencial, e atualmente, a maioria, encontra-se desocupada, como pode ser observado com o apoio da Figura 27.

Figura 26 – Casas localizadas na outra extremidade da quadra onde se localiza o Residencial Cavalari Sobrados geminados destinados à moradia de estudantes.

Figura 27 – Rua do fundo do Residencial Cavalari. Observar conjunto de sobrados para moradia de estudante construído no lote vizinho e anterior ao PAR, na mesma quadra.

A Avenida Maria Fernandes Cavalari dá acesso ao residencial e concentra grande parte do comércio existente no bairro. Partindo da marginal da Rodovia Lins-Assis transposta por baixo do viaduto, a avenida segue até o Condomínio Altos da Colina (Figura 30), sendo que o Residencial Cavalari localiza- se mais próximo da área comercial do que do condomínio.

Na avenida, em frente ao residencial, há a sede de campo do Clube Atlético de Marília (Figura 30), grande área dotada de equipamentos para prática esportiva e de lazer atualmente fechada e em desuso.

Figura 28 – Rua que delimita o fundo do Residencial Cavalari. Notar a presença de residências nas quadras adjacentes.

Figura 29 – Avenida Maria Fernandes Cavalari, endereço do Residencial Cavalari. Sentido do Condomínio Altos da Colina.

A Figura 31 sintetiza alguns motivos pelos quais o Residencial Cavalari foi escolhido como objeto de estudo de caso, sendo o menor de todos os empreendimentos tanto em área, quanto em unidades habitacionais, em contraposição aos grandes empreendimentos largamente criticados. Neste sentido, a diretriz do PAR define que o número de unidades ideal por projeto é limitado a 160 e o número máximo

Figura 30 – Vista da Avenida que dá acesso do Residencial Cavalari para o centro. Do lado direito, seqüência de estabelecimentos comerciais e à esquerda, Clube Atlético de Marília.

Figura 31 – Avenida que dá acesso ao condomínio, sentido marginal até Residencial Altos da Colina, com Residencial Cavalari no centro. Presença de comércio básico próximo do residencial.

de unidades em um raio de 2 km, está limitado a 50080. Em tese, uma tentativa de evitar que o PAR seja

mais um instrumento da política pública que estimula a criação de vazios urbanos, deixados por herança pela ocupação periférica em que se pautou, por exemplo, a política do CDHU no município.

A visualização da Figura 31 expõe outra razão que consiste não só na implantação do empreendimento seguindo a condição de inserção na malha urbana e desfazendo o sinal de abandono que o antigo terreno baldio acentuava em uma área com evidentes sinais de baixa procura, mas vai além disso: mostra-se uma interessante escolha, pelo fato de que sua presença não impacta, mas integra-se aos demais imóveis e empreendimentos adjacentes.

A proximidade do Residencial com as três maiores instituições de ensino universitário de Marília agrega um valor a mais na localização do empreendimento e na motivação pela escolha por parte dos arrendatários, e como teremos a oportunidade de tratar em capítulo seguinte, adiantamos que de fato, o perfil do arrendatário do Cavalari é diferenciado, quando relacionado aos demais empreendimentos do PAR em Marília.

A presença de um comércio básico existente, apenas foi incrementada após a implantação do empreendimento, que não vive unicamente do residencial, uma vez que adiante, ao final da avenida localiza-se o Condomínio Altos da Colina, empreendimento privado com obras executadas pela Construtora Menin – a mesma do Residencial Cavalari – além de uma parte da população residente nas demais casas da Zona Oeste.

Os bairros localizados nesta margem da Rodovia, como dito, pertencente à Zona Oeste, estão definidos pela Lei de Zoneamento como pertencentes à Zona 3 com uso predominantemente residencial (alta densidade), por este motivo, para a viabilidade do empreendimento no âmbito do PAR, foi necessário lançar mão de recurso legislativo que alterasse a definição dos lotes para “zona de interesse social”.

Veremos adiante a síntese deste e dos demais recursos legislativos referentes ao PAR em Marília.

80 Dados extraídos de comunicado da CAIXA, contendo diretrizes do PAR. Disponível em: