• Nenhum resultado encontrado

Caraterização da turma da Prática de Ensino Supervisionada do 1º Ciclo

No documento Relatório final (páginas 73-77)

I- ENQUADRAMENTO TEÓRICO A Matemática no panorama educativo português:

3.1 Primeira fase do diagnóstico: contextualizar e conhecer

3.1.4 Caraterização das turmas

3.1.4.1 Caraterização da turma da Prática de Ensino Supervisionada do 1º Ciclo

alunos ao abrigo do Decreto-lei nº 3/2008, um com diagnóstico de dislexia e dificuldades de aprendizagem específicas, outro com hiperatividade e défice de atenção. Estes alunos beneficaram de medidas educativas de adequações curriculares e condições especiais de avaliação e tinham apoio direto do professor de Educação Especial, duas vezes por semana.

Quatro alunos beneficiavam ainda de aulas de Apoio Educativo e um aluno beneficiou de apoio educativo somente na área da Matemática.

De acordo com a ficha de caraterização individual dos alunos, verifica-se que a profissão dos pais dos alunos pertence, na sua grande maioria, ao setor terciário, estando empregados em serviços e comércio. Existem ainda alunos cujos pais estão desempregados, embora não sejam assinalados casos de desemprego nos dois progenitores. Consequentemente, constata- se que os níveis de escolaridade dos progenitores são baixos, se tivermos em atenção que se tratam de pessoas, na sua maioria, com uma idade inferior a 40 anos. Sendo assim, podemos inferir a maioria não concluiu a escolaridade obrigatória, pois um grupo de onze pais e onze mães apresentam habilitações académicas ao nível do 1º e 2º ciclos do ensino Básico (gráfico 1). 

Gráfico 1: Comparação das habilitações académicas dos pais com as das mães. Dados recolhidos no período de observação do contexto da Prática de Ensino Supervisionada.no 1º Ciclo do Ensino Básico

Em termos de agregado familiar, a maioria dos alunos vive com os progenitores no mesmo lar. No entanto, existem seis alunos com situações de famílias monoparentais e dois casos de abandono parental.

De uma forma geral, a turma adere com facilidade às atividades propostas. É uma turma motivada, curiosa, mas bastante conversadora e revela algumas dificuldades em participar com ordem na sala de aula, nomeadamente no cumprimento das regras de diálogo (anexo 1). Todos têm bom relacionamento com os professores, com todos os colegas e restante

0  2  4  6  8  10  12 

1º Ciclo  2º Ciclo  3º Ciclo  Ensino 

secundário 

Ensino Superior 

Habilitações académicas dos pais e das mães

Pai  Mãe 

comunidade educativa (anexo 1). Esforçam-se por agradar os professores, quando são chamados à atenção sobre o esforço que colocam na realização dos trabalhos (anexo 1). No entanto, em termos de trabalho de casa ou de pesquisa realizada fora da escola, não são cuidadosos com os trabalhos, nem responsáveis. Raramente realizam as atividades solicitadas (anexo 1). A docente titular da turma refere que os alunos revelam falta de hábitos de trabalho individual, concentração e atenção, muita imaturidade, pouca autonomia e pouca autoconfiança. São constatados alguns casos de falta de apoio/interesse familiar relativamente às aprendizagens e às atividades escolares dos alunos. No desenvolvimento das atividades, verificou-se uma acentuada dificuldade em trabalhar em grupo, gerando sempre quesílias entre eles.

Observaram-se, também, acentuadas dificuldades de concentração e atenção na retenção de informação oral, evidenciadas nos momentos de diálogo em que os alunos davam respostas totalmente descontextualizadas ao que era pedido. Na Matemática, apresentam dificuldades no cálculo mental, raciocínio lógico e resolução de problemas de vários passos. Na avaliação diagnóstica de Matemática, a turma apresentou um aluno com menção de muito insuficiente, nove alunos com nível insuficiente, sete alunos com aproveitamento suficiente e cinco alunos com nível de bom.

Em relação à professora cooperante, nos momentos de observação do contexto, verificou-se que a docente detém grande controlo sobre a turma, apresentando uma metodologia tipicamente tradicional: leitura de textos em voz alta, realização de atividades de compreensão textual propostos pelo manual. Não foram verificados trabalhos de grupo, nem metodologias de construção de conhecimento. Utilizou sempre o manual escolar, ainda que projetando a página no projetor multimédia. A realização de exercícios efetuou-se no quadro ou em fichas de trabalho iguais para todos os alunos, realizadas individualmente e ao mesmo tempo. Não foram observados procedimentos de diferenciação pedagógica, nem se verificou a existência de um apoio individual e contingencial às dificuldades dos alunos (anexo 1).

As intencionalidades educativas que presidiam às decisões da orientadora cooperante não remetiam para os interesses dos alunos nem para as suas dificuldades, mas sim unicamente relacionadas com os conteúdos escolares. No que diz respeito à articulação curricular, a docente trabalhou isoladamente cada área curricular.

2), a área curricular pela qual os alunos têm maior preferência e motivação é a Matemática, seguida de Estudo do Meio e Português, conforme ficha de caraterização do aluno (quadro 6).

Quadro 6:Resultados da questão “Área curricular pela qual tens maior preferência”. Dados recolhidos no período de observação do contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Já no que concerne à área curricular com maior sucesso (quadro 7), os alunos referem a disciplina de Estudo do Meio, seguindo-se o Português e a Matemática. Ainda é possível verificar que as disciplinas que os alunos mais gostam não são aquelas em que têm maior sucesso, como é o caso da Matemática (quadro 7). A disciplina de Matemática é a disciplina com maior insucesso.

Quadro 7:Resultados da questão “Área curricular que tens maior sucesso”. Dados recolhidos no período de observação do contexto da Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo.

Área Curricular Nº de alunos

Estudo do Meio 13

Português 5

Matemática 3

Expressões -

Apoio ao Estudo -

Formação para a cidadania -

No que concerne às expectativas quanto ao futuro, os alunos revelam expectativas condizentes com uma vida escolar de sucesso: mencionam atividades como a medicina (3 alunos), magistratura (3 alunos), futebolista (2 alunos), policia (2 alunos) professor (4 alunos), veterinária, camionista, maquinista, cabeleireira (3 alunos), agricultor e cantor (2 alunos).

No que diz respeito às questões pessoais sobre a escola, todos responderam afirmativamente à questão “Gostas de andar na escola?”, revelam uma atitude positiva face à escola e

Área Curricular Nº de alunos

Matemática 10

Estudo do Meio 9

Português 4

Expressões -

Apoio ao Estudo -

aprendizagem. Identificam a escola como espaço de aprendizagem, de brincadeira de estabelecimento de laços de amizade e ainda de preparação para o futuro e um local para se ser feliz (quadro 8).

Quadro 8:Resultados da questão “Para mim a escola é”. Dados recolhidos no período de observação do contexto da prática de ensino supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico.

Categorias nº de

alunos Exemplos de resposta Local de aprendizagem

22

“ Um sítio para aprender”

“ Um lugar onde posso aprender muitas coisas importantes” “ Uma casa onde se aprende a ler e a escrever”

Divertir /brincar 11 “Para mim, a escola é um sítio especial que por exemplo posso brincar com os meus amigos, aprendo e sou feliz lá”

Local de amizades 16

“ um local educativo, onde faço novas amizades e me divirto”.

“Um local onde convivo com os meus amigos todos os dias”.

“Um sítio onde conheço novas pessoas, novos amigos e um sítio de aprendizagem”.

Possibilidade de ter uma melhor

profissão /Preparação para o futuro 4

“ Um lugar para estudarmos e termos um futuro melhor.” “Para mim a escola é muito importante para um dia eu ser alguém.”

“Um local onde preparamos o futuro.”

3.1.4.2 Caraterização da turma da Prática de Ensino Supervisionada no 2º Ciclo

No documento Relatório final (páginas 73-77)