• Nenhum resultado encontrado

Terceiro Trimestre

INDICADORES BOLSISTAS Numero de Recomendações

4.1. Distribuição Alimentar – Portugal

4.1.6. Cash & Carry Alimentar – Recheio

Mensagem da Gestão

“O ano de 2009 foi mais um marco histórico para o Recheio. Com um desempenho acima do sector, que levou as vendas a atingir 688,5 milhões de euros, a Companhia reforçou a sua competitividade a nível de custos e de gestão de capital circulante. Mas falar de 2009 deve ser falar também do modo como se tem que preparar já o futuro. Esse tempo deverá, sobretudo, ser construído no compromisso que o Recheio estabelece com os Accionistas e com os clientes. Com os Accionistas, ao garantir o cumprimento das metas estabelecidas e num respeito escrupuloso pela gestão e o nível de custos. Com os clientes, ao reafirmar o comprometimento em ser o mais competitivo operador do mercado e ao garantir os melhores preços e a melhor qualidade.”

Missão

No ano de 2009, o já referido volume de vendas de 688,5 milhões de euros correspondeu a um crescimento de 1,7% nas vendas like-for-like e de 5,2% nas vendas totais da Companhia.

Adicionalmente, o Recheio conseguiu reforçar a liderança dos custos baixos através da redução do seu peso em 0,2 pontos percentuais nas vendas e alcançou uma margem EBITDA de 6,0% das vendas, totalizando cerca de 41,4 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de cerca de 1,4 milhões de euros face a 2008, resultados claramente acima da média do sector.

Este desempenho torna-se ainda mais relevante por se registar num ano em que: ƒ Se confirmou e aprofundou a crise económica e financeira internacional que

teve início no segundo semestre de 2008;

ƒ A Companhia registou uma deflação acumulada de 2,7%, o que em algumas secções fundamentais para o negócio (como Frutas e Legumes, Peixaria, Bacalhau e Leites e Lacticínios) incluiu deflações superiores a 10%.

Os resultados desta estratégia traduziram-se, no ano transacto, em:

ƒ Crescimentos significativos em categorias-chave para a Companhia, quer em secções em que o Recheio já é líder de mercado (Bebidas e Garrafeira), quer em secções em que tem feito uma significativa aposta e esforço de dinamização (Perecíveis);

Responder a todas as necessidades dos clientes de Retalho Tradicional e do

canal HoReCa. Dar aos clientes Recheio value for money e, para isso,

acreditar em relações de longo prazo, oferecendo a cada segmento o valor mais adequado às suas necessidades. Os colaboradores do Recheio, com a sua motivação, competência e dedicação, são o melhor instrumento de construção dessas relações, seja com clientes, seja com fornecedores. O foco de todos no cliente e na eficiência da Companhia são a melhor garantia

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio

Secção Δ Valor Δ Qtd Perecíveis Frutas e Legumes 11,4% 18,8% Talho 3,0% 16,3% Peixaria 36,9% 45,4% Bebidas e Garrafeira 13,8% 13,9%

ƒ Conquista de 5.000 novos clientes através de diversos programas de angariação, dos quais se destacam: o “Cliente na Hora”, direccionado a novas empresas que se constituam nos sectores de actividade relevantes para a Companhia, e a acção “Por um Recheio Maior”, destinada a colaboradores; ƒ Remodelação da loja de Santa Maria da Feira (adquirida em 2008), no primeiro

semestre do ano, no sentido de a transformar numa loja de referência da Insígnia;

ƒ Renovação da certificação HACCP;

ƒ Reforço da liderança no mercado grossista português, através do aumento do diferencial existente para todos os operadores relevantes do mercado.

De referir ainda que acções específicas ao nível da gestão de capital circulante conduziram a uma redução de oito dias de vendas, ao nível de existências.

O canal HoReCa mantém-se como o principal canal de vendas para o Recheio e no acumulado do ano apresentou um crescimento de 2,7%, o que equivale a mais cerca de 8 milhões de euros, comparando com as vendas do ano anterior.

Quotas de Mercado 28,5% 30,3% 33,1% 35,2% 23,5% 23,1% 22,4% 22,0% 14,6% 14,7% 13,3% 12,9% 10,0% 20,0% 30,0% 40,0% 07 08 09E 10E Recheio 2º Operador 3º Operador 2009 Re talho 41% Outr os 17% HoRe Ca 43%

Vendas por Canal

2008 Re talho 40% HoRe Ca 44% Outr os 16%

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio Este desempenho específico merece destaque já que este canal foi um dos sectores da economia mais penalizado pelo ambiente económico adverso, tendo o mercado HoReCa contraído e o Recheio aumentado vendas e quota de mercado.

De igual modo, o Recheio mantém uma forte aposta nos artigos Marca Própria, por um lado através da MasterChef, com o lançamento de artigos vocacionados para o canal HoReCa; por outro, em 2009, com a Amanhecer, nova marca vocacionada para o Retalho. Com 30 referências lançadas no primeiro ano, o objectivo é que esta nova gama venha a possuir um total de 200 e que permita aos pequenos retalhistas operar um conjunto de produtos únicos e competitivos na sua relação preço/qualidade, que se espera que passem a funcionar como a Marca Própria do retalho independente. A aceitação dos produtos Marca Própria pelos clientes pode ser comprovada pelo comportamento das vendas destes artigos, que já representam 15,5% das vendas da Companhia e tiveram um crescimento de 5,6% no ano de 2009.

Destaque ainda para o desempenho dos Perecíveis, onde se alcançou a significativa quota de 12,9% das vendas.

Em 2010, o Recheio pretende reforçar o seu plano de expansão, com a abertura esperada de duas novas lojas, com vista a alargar a oferta da Companhia a áreas geográficas com forte implementação do canal HoReCa.

Quota de marca própria nas vendas totais excluindo perecíveis

Crescimento de vendas de marca própria

Marca Própria 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 2008 2009 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 5,6%

Quota de perecíveis nas vendas totais Crescimento de vendas de perecíveis

Perecíveis 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 16% 2008 2009 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 11,4%

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio

4.2. Distribuição Alimentar – Polónia

4.2.1. Biedronka

Mensagem da Gestão

“Em 2009, apesar da recessão económica a nível mundial, a Polónia foi o único país na Europa a assistir ao crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB), no caso, em 1,7%. Uma parte significativa deste crescimento teve origem no consumo interno, facto que continua a ser demonstrativo do potencial do mercado polaco. Em linha com os números positivos do PIB, a taxa de crescimento no retalho situou-se nos 0,4%. Para a Biedronka, 2009 foi um ano de cumprimento da estratégia, baseado numa consistente oferta a clientes e na eficiência. O valor da marca comprovou-se claramente através do crescimento de vendas das lojas ex-Plus, adquiridas pela Biedronka no ano passado.

A confirmar-se a expectativa dos agentes de mercado em relação a uma recuperação económica nos próximos meses, a Biedronka está em condições de tirar partido destas perspectivas para o mercado polaco. A equipa de gestão da Companhia mantém-se confiante em relação ao futuro, sabendo que mesmo o ambiente económico difícil que se sentiu não foi barreira para o compromisso relativo à abertura de lojas e sólido desempenho de vendas.”

Missão

Em 2009, os operadores de Retalho na Polónia tiveram como principal preocupação a manutenção das suas posições. A vantagem da Biedronka em termos de presença no mercado foi reforçada pelo foco colocado no crescimento da rede de lojas, independentemente dos desafios impostos pela envolvente económica. O crescimento orgânico, o grande enfoque e sucesso da integração das lojas ex-Plus na cadeia Biedronka e o esforço de eficiência operacional, foram os factores que mais contribuíram para o crescimento verificado.

A estratégia da Biedronka, que oferece um sortido limitado de produtos de qualidade a preços baixos todos os dias, focada na melhoria da eficiência operacional, com uma proximidade ao consumidor conseguida através de uma agressiva política de expansão, provou, uma vez mais, ser a mais ajustada à realidade do mercado, apesar de uma atmosfera de instabilidade e incerteza na economia global.

A implementação consistente desta estratégia resultou num crescimento das vendas like-for-like de 8,3%, juntamente com uma expansão orgânica de 163 novas lojas, o que deu origem a um crescimento de 29,8% das vendas totais em comparação com o ano transacto. Ao longo de 2009, para além da concretização do plano de aberturas, 51 lojas foram remodeladas e 56 foram substituídas ou encerradas. No total, a área de vendas das lojas aumentou 60.963 m2.

Oferecer um sortido limitado de produtos cuidadosamente seleccionados, de grande qualidade, satisfazendo as necessidades diárias dos seus clientes, a um preço baixo todos os dias. Todos os colaboradores devem garantir que a Companhia opera com grande eficiência e custos baixos.

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio

A relação de confiança resultante do estabelecimento de sólidas parcerias comerciais, de médio e longo prazo com fornecedores permite à Biedronka aumentar vantagens competitivas e criar condições para o crescimento de quota de mercado na maioria das categorias.

A comunicação de loja foi reforçada através de panfletos, posters de merchandising e de claras mensagens de preços baixos todos os dias. A inovação de loja foi também complementada com vários elementos de layout, expositores e sinalética que criam novos ambientes.

Na comunicação externa, privilegiaram-se os anúncios televisivos, tirando partido da cobertura geográfica das cerca de 1.500 lojas Biedronka. O carácter lúdico e inovador dos anúncios publicitários foi reconhecido pelo EFFIE Committee e a campanha “Produtos que se Recomendam” recebeu o prémio EFFIE e foi distinguida pelo Euromarka, programa que promove o empreendedorismo no país.

A qualidade é um dos pilares da estratégia da Biedronka. O desenvolvimento de controle de qualidade baseado em auditorias às fabricas dos fornecedores, em análises laboratoriais permanentes, bem como em testes ao sortido existente e a novos produtos, foi reforçado com maior informação nutricional nos rótulos dos produtos. As etiquetas com a informação nutricional permitem descrever as quantidades de cada nutriente presente em determinado produto. O Guideline Daily Amount (GDA) foi introduzido por forma a ajudar os consumidores numa escolha mais adequada, baseada nos valores nutricionais expressos.

A equipa de gestão da Biedronka mantém-se confiante em relação ao futuro, sabendo que está em condições de tirar um melhor partido dos investimentos efectuados recentemente e das perspectivas macroeconómicas para 2010, com o Governo polaco e o mercado em geral a preverem uma recuperação económica nos próximos meses. A expansão da rede de lojas manter-se-á como uma das principais prioridades.

2008 Não Alim entar 10% Outras 34% Marcas Exclusivas 56% 2009 Marcas Exclusivas 58% Não Alim e ntar 7% Outras 35%

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio