• Nenhum resultado encontrado

Indústria e Serviços

2.3. Compromisso de Criação de Valor e Crescimento

Carteira de Negócios Actual

Jerónimo Martins trabalha com vista a assegurar o fortalecimento contínuo das suas posições de mercado, cumprindo três grandes objectivos:

ƒ Alcançar e reforçar a liderança nos mercados onde actua; ƒ Construir e deter Insígnias e Marcas fortes e responsáveis;

ƒ Assegurar o crescimento equilibrado dos negócios em vendas e rentabilidade. Na prossecução destes três objectivos, as Insígnias do Grupo estão concentradas no reforço contínuo da sua posição de preço e da sua proposta de valor, na melhoria incremental de eficiência, na constante actualização tecnológica e, ainda, na avaliação de todas as oportunidades de expansão orgânica e de fusão e aquisição que se integrem na sua estratégia de crescimento.

Ao focar a sua actividade de gestão na criação de valor a curto, médio e longo prazo, o Grupo estabelece um compromisso económico centrado no crescimento saudável e rentável da actual carteira de activos e no desenvolvimento de novos negócios.

O Grupo Jerónimo Martins Posicionamento Estratégico

Desenvolvimento de Novos Negócios

Jerónimo Martins pretende continuar a preparar a expansão da sua carteira de activos, através do estudo rigoroso de oportunidades de negócio que se encaixem no quadro da sua missão.

A atenção do Grupo continua a ser canalizada, prioritariamente, para a expansão geográfica da Distribuição Alimentar, mas as oportunidades de crescimento em outras áreas do sector alimentar não deixam de ser analisadas.

Objectivos Estratégicos da Gestão

Na prossecução da sua estratégia de crescimento, Jerónimo Martins concentra-se no reforço contínuo da solidez de balanço, dando particular atenção à estrutura de capital, ao rácio de endividamento, à cobertura do risco e ao equilíbrio da carteira de activos em termos de crescimento e geração de cash flow.

O Grupo promove ainda a implementação de políticas e boas práticas de gestão de risco na preservação do valor dos seus activos, na definição dos planos de actividade e na avaliação de investimentos.

A Gestão está orientada para capitalizar a escala e as sinergias de grupo na compra, no conhecimento tecnológico e nas boas práticas de gestão.

Por último, Jerónimo Martins promove a inovação e o pioneirismo em função do quadro de tendências de consumo em que mais acredita, apostando em parcerias estratégicas para capitalizar as suas competências e premiando a criação de valor.

2.4. Compromisso de Sustentabilidade na Criação de Valor

No quadro do seu programa de desenvolvimento, são eleitos seis grandes desafios de sustentabilidade, a saber:

ƒ Integrar Ética e Competitividade na Condução dos Negócios; ƒ Ser um Empregador de Referência;

ƒ Construir uma Oferta de Confiança e acrescentar Mais Valor; ƒ Construir Relações Comerciais Sólidas;

ƒ Contribuir para um Ambiente Melhor;

ƒ Contribuir para o Apoio Social e o Bem Comum.

Integrar Ética e Competitividade na Condução dos Negócios

Jerónimo Martins quer ser reconhecido pelos seus stakeholders como um Grupo que incentiva a competitividade, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na condução dos negócios e que não abdica da defesa dos direitos humanos universais e de

Tendo em conta os principais impactes económicos, sociais e ambientais da actividade, Jerónimo Martins estabelece um compromisso centrado na

O Grupo Jerónimo Martins Posicionamento Estratégico condições de trabalho dignas, bem como de princípios de integridade, lealdade, transparência e rigor.

Neste âmbito, estão estabelecidos processos privilegiados de actuação nos seguintes documentos e/ou entidades:

ƒ Código de Conduta; ƒ Comissão de Ética; ƒ Provedoria do Cliente.

Ser um Empregador de Referência

Jerónimo Martins quer continuar a ser um empregador de referência nos sectores e nas geografias onde actua. A solidez e coesão da cultura organizacional, o constante incentivo ao desenvolvimento e à excelência profissional dos colaboradores e, ainda, o investimento na melhoria das condições de trabalho são vectores estratégicos para o Grupo.

No âmbito da gestão dos recursos humanos, foram definidos processos privilegiados de actuação para:

ƒ Identificar, atrair e integrar as pessoas que partilham os valores e a ambição do Grupo;

ƒ Promover o desenvolvimento dos colaboradores, através da Escola de Formação Jerónimo Martins e de instituições de ensino de referência, com as quais se estabeleceram parcerias;

ƒ Incentivar e reter o talento nas Companhias através de Programas de Carreira exigentes e inspiradores; desenvolver líderes reconhecidos como referências para a Organização e para a Comunidade;

ƒ Apostar na melhoria das condições de trabalho, na segurança e na saúde ocupacional;

ƒ Promover políticas salariais justas e equilibradas que reconheçam o compromisso de Jerónimo Martins para com os seus colaboradores e que incentivem a criação de valor;

ƒ Promover programas internos de apoio social e outros benefícios.

Construir uma Oferta de Confiança e acrescentar Mais Valor

As Companhias do Grupo Jerónimo Martins querem ser reconhecidas pelos seus clientes e consumidores como parceiros de confiança e facilitadores na resolução das necessidades alimentares do dia-a-dia, bem como pelo seu empenho na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e na promoção do consumo responsável. Neste contexto, estão estabelecidas as seguintes prioridades estratégicas de desenvolvimento:

ƒ Promover a segurança alimentar como uma condição estratégica e, neste particular, assegurar o melhor desempenho em todos os negócios;

ƒ Oferecer uma gama equilibrada, a preços competitivos, constantemente renovada e que incorpore mais valor para o cliente;

ƒ Prestar um serviço de confiança que ofereça, cada vez mais, conveniência ao consumidor;

O Grupo Jerónimo Martins Posicionamento Estratégico ƒ Desenvolver acções que sensibilizem os clientes para as questões de

sustentabilidade e promover o Consumo Responsável, para que estes possam fazer opções de compra mais responsáveis e informadas.

Construir Relações Comerciais Sólidas

Jerónimo Martins quer ser uma referência para os fornecedores, prestadores de serviços, parceiros de negócio e concorrentes na forma como conduz os seus negócios, acreditando que a partilha de valores e a promoção de interesses mútuos são factores-chave no desenvolvimento de relacionamentos comerciais saudáveis, com ganhos duradouros para todas as partes.

Neste âmbito, as prioridades de desenvolvimento do Grupo são as seguintes:

ƒ Na selecção de fornecedores, construir relações comerciais duradouras e assumir a promoção do sourcing local como um desígnio que decorre da missão de Jerónimo Martins, sempre que estejam reunidas as condições adequadas; ƒ No relacionamento diário com os fornecedores, promover a partilha de

conhecimento e o desenvolvimento de projectos que conduzam a maiores níveis de inovação, eficiência e produtividade para ambas as partes;

ƒ Na promoção do desenvolvimento tecnológico, ao estar disponível para colaborar em projectos em parceria com os fornecedores.

Contribuir para um Ambiente Melhor

Jerónimo Martins reconhece que os seus objectivos ambientais podem influenciar positivamente muitas partes e produzir efeitos económicos relevantes.

A primeira grande prioridade do Grupo em matéria ambiental é a segurança. Contudo, existe um sem-número de oportunidades para melhoria do desempenho ambiental ao longo da cadeia de valor, nas mais diversas vertentes, e Jerónimo Martins pretende continuar a empenhar-se na promoção de comportamentos ambientalmente adequados.

A minimização dos impactes ambientais é assegurada através de acções que privilegiam a prevenção da poluição e a preservação de recursos naturais.

Contribuir para o Apoio Social e o Bem Comum

Jerónimo Martins quer contribuir para o desenvolvimento social das comunidades onde está presente e para a promoção de um tecido social mais justo e equilibrado, seja ao nível das suas Insígnias seja ao nível institucional.

Esta é uma opção estratégica com contornos bem definidos e que se rege por princípios de Responsabilidade Social transversais a todo o Grupo e por uma política de mecenato e filantropia apresentada em capítulo próprio deste relatório.

O Grupo Jerónimo Martins Glossário Financeiro

3. Glossário Financeiro

A base deste glossário é a Demonstração de Resultados por Funções.

Margem EBITDA =

(+ Resultados Operacionais + Depreciações

- Resultados Operacionais Não Recorrentes) /

Vendas e Prestações de Serviços

Margem EBIT =

(+ Resultados Operacionais - Resultados Operacionais Não Recorrentes) /

Vendas e Prestações de Serviços

COI (Capital Operacional Investido) =

+ Goodwill Bruto

+ Activos Fixos Líquidos (Tangíveis e Intangíveis) + Capital Circulante

CNOI (Capital Não Operacional Investido) =

+ Amortização Acumulada de Goodwill + Investimentos Financeiros Líquidos + Provisão para Impostos Diferidos

+ Provisão para Imposto sobre o Rendimento

ROIC antes de Imposto (Retorno ao Capital Investido antes de Imposto) =

[Vendas e Prestações de Serviços / (COI + CNOI – Provisão Impostos Diferidos – Amortização Acumulada Goodwill) médio] x Margem EBITA

Cash Flow =

+ Resultado Líquido + Depreciações - Impostos Diferidos

- Itens Não Recorrentes (operacionais, alienações e financeiros)

Dívida Líquida =

+ Empréstimos por Obrigações + Dívidas a Instituições de Crédito + Outros Empréstimos Obtidos

+/- Instrumentos Financeiros Derivados - Títulos Negociáveis e Depósitos Bancários + Leasings

+ Juros em Balanço

Fundos Próprios =

+ Capital Social

+ Reservas e Resultados Retidos + Resultado Líquido do Ano + Interesses Minoritários

O Grupo Jerónimo Martins Glossário Financeiro Gearing =

(Dívida Líquida / Fundos Próprios)

Cobertura de Encargos Financeiros (Interest Cover Ratio)

+ EBITA /

[+ Resultados Financeiros (excluindo itens não recorrentes) - Juros de Empréstimos Accionistas]

Vendas like-for-like

Vendas das lojas que operaram sob as mesmas condições nos dois períodos em análise. Excluem-se as lojas que abriram, encerraram ou sofreram remodelações profundas num dos dois períodos.

O Grupo Jerónimo Martins Contactos

4. Contactos

Com o objectivo de aproximar Jerónimo Martins dos seus stakeholders e facilitar o acesso directo destes às mais importantes entidades corporativas, divulgam-se abaixo os seguintes contactos:

Elísio Alexandre Soares dos Santos (Presidente do Conselho de Administração)

ASSantos@jeronimo-martins.pt

Luís Palha (Presidente da Comissão Executiva)

LPalha@jeronimo-martins.pt

Pedro Soares dos Santos (Membro da Comissão Executiva - Responsável pelas Operações de Distribuição Alimentar)

PSSantos@jeronimo-martins.pt

José Soares dos Santos (Membro da Comissão Executiva - Responsável pelas Operações de Indústria e Serviços de Marketing e Representações)

JSSantos@jeronimo-martins.pt

Henrique Soares dos Santos (Secretário da Sociedade)

HSSantos@jeronimo-martins.pt

Cláudia Falcão (Representante para as Relações com o Mercado e Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Investidor)

Investor.relations@jeronimo-martins.pt Telefone: + 351 21 752 61 05 Fax: + 351 21 752 61 65 Comissão de Ética Comissao.etica@jeronimo-martins.pt Telefone: + 351 21 752 61 03 Fax: + 351 21 752 61 74

Departamento de Comunicação Portugal

Comunicacao@jeronimo-martins.pt

Telefone: + 351 21 752 61 14 Fax: + 351 21 752 61 74

Departamento de Comunicação Polónia

kontakt@jmpolska.com

Telefone: + 48 696 77 22 13 Departamento de Recursos Humanos

Rh@jeronimo-martins.pt Telefone: + 351 21 753 23 23/21 01 Fax: + 351 21 753 22 25 Departamento de Expansão Expansao@jeronimo-martins.pt Telefone: + 351 21 753 20 71 Fax: + 351 21 753 22 33 Departamento de Fornecedores Fornecedores@jeronimo-martins.pt Telefone: + 351 263 400 930 Fax: + 351 263 400 932

O Grupo Jerónimo Martins Contactos Provedor do Cliente

Provedoradocliente@jeronimo-martins.pt

Telefone: 808 20 99 20

Morada: R. Actor Ant.º Silva, n.º 7 - 1600-404 Lisboa Horário: Dias úteis, das 10h às 18h

Apoio ao Cliente Jerónimo Martins Distribuição

Jm.dpc@jmd.jeronimo-martins.pt

Telefone: + 351 21 361 33 25

Morada: R. dos Lusíadas, n.º 25 A - 1349-024 Lisboa Horário: Dias úteis, das 9h às 17h30

Apoio ao Cliente Feira Nova

Linhacliente@feiranova.pt

Telefone: 808 20 01 20

Morada: R. Actor Ant.º Silva, n.º 7, 1.º piso - 1600-404 Lisboa Horário: Dias úteis, das 9h às 21h

Apoio ao Cliente Pingo Doce

Cliente@pingodoce.pt

Telefone: 808 20 45 45

Morada: R. Actor Ant.º Silva, n.º 7, 1.º piso - 1600-404 Lisboa Horário: Dias úteis, das 9h às 21h

Apoio ao Cliente Recheio

Cliente@recheio.pt

Telefone: 800 20 31 31

Morada: R. Actor Ant.º Silva, n.º 7, 1.º piso 1600-404 Lisboa Horário: Dias úteis, das 9h às 17h30

Apoio ao Cliente Polónia

Bok@biedronka.eu

Telefone: 0 800 080 010 (só para a Polónia) ou + 48 22 205 33 00 Morada: Skr. Poczt. Nr 1838 – 50-385 Wroclaw 46

Horário: De 2.ª feira a Sábado, das 7h às 21h Domingo, das 9h às 20h

Índice

II. Relatório Consolidado de Gestão -