• Nenhum resultado encontrado

Terceiro Trimestre

INDICADORES BOLSISTAS Numero de Recomendações

4.1. Distribuição Alimentar – Portugal

4.3.1. Indústria

4.3.1.1. Unilever Jerónimo Martins

Mensagem da Gestão

"Tal como previsto no ano anterior, o segundo semestre de 2009 trouxe uma clara aceleração do crescimento da Unilever Jerónimo Martins.

Para o reforço de posição em várias categorias consideradas estratégicas contribuíram, de forma fundamental, os projectos de racionalização de custos, a monitorização cuidada da evolução das matérias-primas e uma política de preços que cobre adequadamente os vários segmentos de público e canais de distribuição, assim como os projectos de inovação.

A boa evolução registada no desempenho das principais categorias é o prenúncio da boa preparação da Companhia para transformar os desafios, que se espera que 2010 traga em oportunidades."

Missão

No difícil contexto económico e financeiro em que decorreu o exercício de 2009, a Unilever Jerónimo Martins (ULJM) manteve quase intactas as posições concorrenciais nos mercados em que opera.

As vendas em volume atingiram níveis equivalentes aos do ano transacto. Para tal, contribuíram não só a boa performance no mercado local, como os volumes exportados pelas fábricas da ULJM para várias subsidiárias da Unilever na Europa, e ainda o lançamento de novas marcas e a introdução de novas propostas por parte da Companhia.

Apesar de uma deflação de mais de 5% em termos agregados nestes mercados, uma gestão equilibrada do portefólio de produtos e marcas permitiu de alguma forma limitar o impacte desta redução de preços nas vendas em valor.

Unidade de Cuidado Pessoal e Higiene Doméstica

O lançamento de novas marcas e de novas propostas teve um papel determinante para o bom desempenho de vendas registado. Neste sentido, na área, é de destacar o lançamento da marca Surf no mercado dos detergentes para roupa, uma proposta única em termos de perfume e competitiva em termos de preço, com um apoio publicitário ímpar nos últimos anos, nos mercados de grande consumo.

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio É de realçar igualmente a extensão da marca Cif à categoria de lavagem manual de louça. Como resultado da eficácia do produto e da forte campanha de lançamento alcançou-se uma posição relevante neste mercado passadas poucas semanas do lançamento.

Na categoria de desodorizantes femininos, Dove e Rexona lançaram um novo conceito de desodorizante funcional, o qual adiciona à sua eficácia anti-transpirante uma acção redutora do crescimento de pêlos.

Unidade Alimentar

Na categoria de margarinas, a continuação do apoio dado à campanha “Porquê Margarina” (que tem um objectivo pedagógico, cientificamente sustentado, de divulgação dos seus benefícios por comparação às gorduras de origem animal), assim como o continuado sucesso da variedade Becel Gold, foram factores determinantes para o bom desempenho desta categoria.

A categoria de Chá Frio, com um crescimento de 4,5%, mostrou em 2009 uma boa reacção ao desenvolvimento das Marcas da Distribuição. A mudança de formatos (quantidade de produto por embalagem), destinados ao consumo em casa e os ganhos de distribuição e quota no mercado de consumo fora de casa, contribuíram decisivamente para este bom resultado.

Unidade de Consumo Fora de Casa

A categoria de Gelados registou um forte crescimento em volume fruto do lançamento de novos produtos. Privilegiaram-se as ofertas de preço mais baixo, quer nas gamas destinadas ao consumo fora de casa (por exemplo, Fizzy Cone, Smile Gum, Epá Fit e Surfing Board), quer nas gamas destinadas ao consumo em casa (reforço da gama Olá Original).

Após anos sucessivos de crescimento, o negócio de FoodSolutions foi em 2009 o mais impactado pelo contexto recessivo. Ao afectar seriamente os sectores da Hotelaria e Restauração, originou neste (negócio) uma queda de 14,8%, desempenho que nesta actividade foi bastante semelhante ao verificado noutros países da Europa.

Os resultados operacionais gerados enquadraram-se nas metas definidas para o ano, fruto da performance em volume, já mencionada, e de um equilíbrio de preço, margens e investimento nas marcas.

Por último, de mencionar o desempenho muito positivo das várias unidades fabris, que contribuíram uma vez mais de forma decisiva para o sucesso registado em 2009. Para tal, assumiu vital importância a actividade exportadora, confirmando o carácter crucial deste sector para a manutenção da competitividade da ULJM.

Para 2010 a Companhia manterá o enfoque na protecção das posições de mercado com o suporte adequado às suas marcas-chave. A inovação continuará igualmente a ser uma peça-chave para a diferenciação e liderança no mercado.

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio

4.3.1.2. Gallo Worldwide Mensagem da Gestão

"2009 foi o ano de constituição da Gallo Worldwide, criada através de cisão da Unilever Jerónimo Martins. O ano foi marcado por um grande esforço para preparar a separação do negócio, nomeadamente na constituição de uma equipa de 112 colaboradores, na criação dos processos necessários ao funcionamento autónomo da Companhia e no assegurar de uma transferência fluida das relações com todos os clientes, tanto nacional como internacionalmente. O marco mais importante traduziu-se no cumprimento integral dos objectivos traçados para o primeiro semestre de vida da Companhia por uma equipa recém-formada.”

Missão

A 3 de Julho de 2009 foi autonomizada a unidade de Azeite e Óleo com o objectivo de reforçar a focalização neste negócio.

Esta alteração foi efectivada pela criação da Gallo Worldwide, Lda., resultante da cisão da Unilever Jerónimo Martins Lda..

Pretendeu-se, desta forma, atender melhor às especificidades do negócio do Azeite, nomeadamente à elevada volatilidade do preço da matéria-prima, que obriga a uma lógica de gestão distinta.

Por outro lado, esta focalização facilita a consumação do potencial que advém de um âmbito geográfico mais alargado, através da internacionalização de uma área que se perspectiva de forte desenvolvimento futuro.

A Gallo Worldwide Lda. passa assim a deter os activos que estavam adstritos a esta actividade, nos quais se incluem as suas participadas Victor Guedes S.A. e Gallo Brasil Consultadoria Lda..

O início do ano foi fortemente influenciado pela grande instabilidade cambial no principal mercado de exportação (Brasil), resultante da envolvente económica mundial, que dificultou o planeamento das acções promocionais e trouxe incerteza na formação dos preços de venda em reais (R$).

No mercado interno, o arranque do ano foi marcado por uma grande agressividade de preços por parte das marcas da distribuição, que influenciou a quota de mercado e pressionou as margens.

A partir de Junho, a instabilidade do preço da matéria-prima revelou uma boa oportunidade para o relançamento do crescimento do negócio em ambos os mercados (internacional e nacional).

Introduzir o azeite Gallo nos hábitos alimentares diários a nível de todos os povos, fazendo com que os consumidores conheçam os benefícios deste "ouro líquido" e compreendam como ele pode fazer parte do seu dia-a-dia.

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio Globalmente, o desempenho de 2009 pautou-se por um reforço da quota de mercado da Gallo em Portugal para 23,3%, e por uma recuperação no Brasil, com uma quota anual de 23,2%. Deste modo, a Gallo Worldwide Lda. atingiu um crescimento de volume de 1,1%.

Para 2010, a confirmar-se a expectativa de preços baixos para a matéria-prima, pode haver um favorecimento da evolução de vendas do azeite em relação a outras gorduras alimentares.

Relatório Consolidado de Gestão - Criação de Valor e Crescimento Desempenho das Áreas de Negócio

4.3.2. Serviços, Representações e Retalho Especializado