• Nenhum resultado encontrado

CHAYANOV E O EQUILÍBRIO ENTRE CONSUMO E TRABALHO

Reposta Comentada

CHAYANOV E O EQUILÍBRIO ENTRE CONSUMO E TRABALHO

Em sentido oposto à lógica do desaparecimento do campesinato, Alexander Chayanov (1888-1939(?)) propôs uma nova forma de ver a agricultura camponesa. Chayanov era um intelectual empirista e dirigiu a cadeira de Economia Agrícola na União Soviética até 1930, tendo contribuído com a publicação de mais de 4 mil volumes de trabalhos sobre a agricultura camponesa soviética.

Chayanov elaborou uma teoria que servia bem à realidade russa. Importante dizer que a realidade russa estudada por Chayanov não tinha a propriedade privada como elemento estruturante, pelo contrário, cada família recebia um pedaço de terra da comuna para seu uso. Em caso de desmem- bramento familiar, como o casamento do filho, nada mudava o tamanho da terra trabalhada, pois o novo casal solicitava à comuna seu pedaço de terra.

Em seu texto Sobre a teoria dos sistemas econômicos não capita-

listas, Chayanov explica que todos os fenômenos econômicos estavam

exclusivamente sendo pensados em termos capitalistas, o que relegava à insignificância os tipos de economia não capitalistas, tais como a economia camponesa. Para ele, o modo de produção capitalista é predominante, mas não é o único. A economia camponesa deveria ser tratada como um sistema econômico próprio não capitalista, com análises e parâmetros diferentes dos habituais. Um exemplo para facilitar o entendimento: para Chayanov era inconcebível estimar lucro em um sistema camponês, uma vez que a quantidade de trabalho se dava em função do consumo das famílias e não da quantidade de lucro esperada.

Para justificar suas concepções distintas dos principais teóricos da época, Chayanov caracteriza o camponês como um sujeito que cria sua própria existência a partir do “equilíbrio” entre o trabalho e o consumo na medida certa para satisfazer as necessidades da família. Nas palavras do próprio autor:

Quando a terra é insuficiente e se converte em um fator mínimo, o volume da atividade agrícola para todos os elementos da uni- dade de exploração se reduz proporcionalmente em grau variável, porém inexoravelmente. Mas a mão de obra da família que explora a unidade, ao não encontrar emprego na exploração, se volta [...] para atividades artesanais, comerciais e outra atividades não agrí- colas para alcançar o equilíbrio econômico com as necessidades da família (CHAYANOV, 1974, p. 101).

CEDERJ 35

AULA

2

O campesinato não é simplesmente uma forma ocasional, tran- sitória, fadada ao desaparecimento, mas, ao contrário, trata-se de um sistema econômico sobre cuja existência é possível encontrar as leis de sua própria reprodução e desenvolvimento. Em outras palavras o cam- ponês é flexível e pode contar com o trabalho acessório, isto é, quando precisar de dinheiro pode vender sua força de trabalho, sem com isso deixar de ser camponês. Por isso, sobrevive e se reproduz.

A resistência às ideias e ao trabalho de Chayanov foi dura. O próprio Josef Stalin (1879-1953) pronunciou-se, em discurso em 1929, colocando-se contra a teoria do equilíbrio e da estabilidade da pequena economia camponesa. Nas palavras do líder soviético: “A única coisa que não se compreende é o porquê dessa teoria anticientífica dos econo- mistas “soviéticos” do tipo de Chayanov circular livremente em nossa imprensa” (STALIN, 1981, p. 172).

Figura 2.5: Josef Stalin.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/ wiki/File:Portrait_of_Stalin_in_1936.gif

Em 1930, em meio à intensa perseguição stalinista, conhecida historicamente como Grande Expurgo, Chayanov e outros importantes cientistas agrários foram acusados de organizar um partido camponês “contrarrevolucionário” que, conforme se lê em Abramovay (2007, p. 64), foram os bodes expiatórios para explicar a grande escassez de alimentos, especialmente de carne. Depois de deportado, não se soube com exatidão a data de sua morte (fato que explica o ponto de interro- gação entre parênteses no início deste tópico).

Economia Agrária | O papel da agricultura e o fim (ou não) do campesinato: contribuições de

Marx e dos marxistas

CEDERJ

36

O Grande

Expurgo é o termo histórico

que personifica a violenta perseguição de Stalin a seus opositores políticos. Segundo dados oficiais do governo russo, durante o governo de Stalin,

foram aproximadamente 3 milhões de vítimas. Destas, pelo menos 800 mil foram acusadas de se oporem ao

governo russo e, em seguida, executadas. Estudos independentes estimam que este número

seja bem maior.

?

Explique o que Chayanov queria dizer com sistema econômico não capitalista.

Resposta Comentada

Para Chayanov, era equivocado pensar a economia camponesa como capitalista, porque na prática o camponês não se preocupava com o lucro. Ele possuía seu trabalho e sua família e tinha seu consumo familiar. Quanto maior fosse a neces- sidade de consumo, mais o camponês trabalharia; mas, ao contrário, quanto menor fosse a necessidade de consumo menos o camponês se sujeitaria a trabalhar.

Atividade 2

CEDERJ 37

AULA

2

Podemos afirmar que a penetração do capitalismo no campo eliminou a economia cam- ponesa ou os pequenos estabelecimentos agropecuários?

Resposta Comentada

Se observarmos o mundo atual, isso não se faz verdadeiro. Contrariando as previsões de seu desaparecimento, ainda existem e são significativos os estabelecimentos agro- pecuários onde o trabalho familiar é predominante – estes são hoje em dia comumente conhecidos como “agricultura familiar”. Com base nos argumentos apresentados na aula, pode-se perceber que houve, sim, um processo de subordinação da indústria sobre a agricultura camponesa; contudo, é inequívoco que esta ainda sobrevive e, em alguns países, pode ser bastante produtiva, como nos países avançados.

Atividade Final

Podemos concluir, é bem verdade, que as contribuições dos autores listados nesta aula são insuficientes para se entender as especificidades do caso brasileiro. Segundo Abramovay (2007, p. 31), a ampliação do trabalho assalariado no campo como consequência do desenvolvimento capitalista encontra pouco respaldo empírico, como queria Lênin. Por outro lado, a inferioridade econômica da agricultura de base familiar, como queira Kautsky, também não se confirma, especialmente nos países avançados. Já a herança do pensamento de Chayanov é bastante significativa: por um lado, ele foi fundamental para que entendêssemos que a renda familiar de um camponês é um todo indivisível, diferente de estruturas capitalistas; por outro lado, foi também fundamental sua explicação sobre a autoexploração que o camponês exerce em busca de um equilíbrio entre consumo e trabalho. Estes pontos nos ajudarão a entender, nas próximas aulas, a sobrevivência de camponeses tão desva- lidos de estrutura e políticas públicas como os brasileiros.

Economia Agrária | O papel da agricultura e o fim (ou não) do campesinato: contribuições de

Marx e dos marxistas

CEDERJ

38

INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA AULA

Documentos relacionados