• Nenhum resultado encontrado

O CICLO DA MINERAÇÃO E A INCIPIENTE INTEGRAÇÃO DO MERCADO INTERNO

e a agricultura no Brasil primário exportador

O CICLO DA MINERAÇÃO E A INCIPIENTE INTEGRAÇÃO DO MERCADO INTERNO

A busca de metais preciosos como ouro e prata foi o maior dos objetivos que impulsionou Portugal e Espanha à colonização da América; contudo, ao contrário da Espanha, Portugal não encontrou facilidades nesta empreitada no início da exploração em que a metrópole submeteu sua colônia. A descoberta de diamantes e ouro no Brasil só seu deu no fim do século XVII, em Minas Gerais.

Apresente as diferenças econômicas e territoriais entre a extração do pau-brasil e o ciclo da cana-de-açúcar.

Resposta Comentada

A extração do pau-brasil deu-se unicamente na costa e foi uma atividade de exploração mais voltada para garantir a ocupação do novo território. A madeira retirada tinha como finalidade a extração de corante avermelhado para produ- ção de tintas e a tintura de tecidos. Efetivamente foi a cana-de-açúcar a primeira atividade econômica propriamente dita na colônia. A cana foi plantada em grande parte do litoral nordestino e mais ao interior da faixa costeira foi possível desenvolver a atividade pecuária. O sistema era o plantation, ou seja, baseado no latifúndio monocultor com trabalho escravo e destinado exclusivamente ao mercado internacional.

Atividade 1

CEDERJ 57

AULA

4

Figura 4.3: Escravo sendo açoitado em Minas Gerais

na época do ouro (1770).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Juliao14.jpg

Do ponto de vista territorial, cerca de 70% do ouro extraído do Brasil concentraram-se em Minas Gerais. O restante ficou disperso principalmente nos Estados de Mato Grosso e Goiás, mas a mineração desencadeou efeitos positivos à pecuária do Sul, ao comércio de São Paulo e do Rio de Janeiro. Criou-se neste ciclo grande aparato burocrático e militar; contudo, tudo isso se deu de forma muito precária (CANO, 2002).

É importante deixar claro que o ciclo da mineração, notadamente no século XVIII, ocupou papel pioneiro na formação e integração de um mercado interno. Nas palavras de Wilson Cano (2002, p. 29):

Com efeito, ela [a mineração] exerceu papel mais importante do que a economia açucareira, neste sentido, integrando a seu espaço atividades econômicas novas e antigas de outros espaços regionais, como o Nordeste pecuário, São Paulo agrícola e comercial, o comércio e a urbanização do Rio de Janeiro e o gado sulino. Mais que isso, esse processo, dada a centralidade geográfica de Minas Gerais no país, obrigou a criação de infraestrutura de transporte (ainda que rudimentar). Esta possibilitou, então, as ligações entre Minas Gerais com parte do Nordeste, com o Rio de Janeiro, São Paulo e, principalmente, com o extremo Sul do país, em face dos negócios do gado.

Economia Agrária | A economia, o território e a agricultura no Brasil primário exportador

CEDERJ

58

Uma característica digna de nota é que o ouro no Brasil era de aluvião. Isso gerou maiores oportunidades para indivíduos de pequenas posses se arriscar na busca do metal, o que por seu turno gerou um efeito multiplicador maior da mineração em relação ao ciclo anterior do açúcar. A própria Coroa contribuiu enviando “ajuda técnica” para achar ouro. Houve uma mudança do eixo econômico dinâmico do Nordeste para o Sudeste do país, com deslocamento de fatores de produção, principal- mente escravos e também imigração portuguesa espontânea.

O ouro de aluvião

O ouro brasileiro era encontrado no barranco das margens dos rios ou em seu leito. Recebe essa denominação porque se misturava a outras substâncias, como argila e areia, acumuladas pela erosão.

A exploração do ouro de aluvião dispensava o trabalho de prospecção (sondagem profunda). Empregava técnicas rudimentares, usando-se poucos equipamentos:

•฀bateia:฀peneira฀de฀madeira฀em฀forma฀de฀cone;฀ •฀carumbi:฀vasilha฀para฀transportar฀o฀cascalho;฀e •฀almocafre:฀enxada฀utilizada฀na฀mineração.

Fonte: http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_arti go_221/artigo_ sobre_ouro_de_aluviao

Figura 4.4: Homens usando bateia (1906).

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:PSM_V69_ D283_Final_concentration_and_wash_up_in_bateias. png?uselang=pt-br

CEDERJ 59

AULA

4

Atividade 2

Por que podemos dizer que o ciclo da mineração teve um papel pioneiro na integração do mercado interno?

Resposta Comentada

Em primeiro lugar, a descoberta do ouro em Minas Gerais mudou o eixo dinâmico da economia, que saiu do Nordeste e se concentrou no Sudeste. Em segundo lugar, permitiu que um conjunto de pessoas passasse a se dedicar a outras atividades subsidiárias ao ouro como suporte. A distância com os portos aumentou o custo dos produtos importados e isso também contribuiu para o desenvolvimento de uma gama de atividades paralelas que, somadas à criação de infraestrutura de transporte necessária para o escoamento do ouro, também pôde ligar ao Sudeste regiões como a Nordeste e Sul no intercâmbio de mercadorias.

1

O ouro propiciou uma modesta, mas real produção interna de produtos manufaturados. Isto se deveu primeiro pelo aumento da deman- da de produtos utilizados na atividade mineradora e segundo porque as grandes distâncias das áreas mineradoras aos portos encareciam os produtos importados. Entretanto, esta produção interna não foi capaz de gerar industrialização, mesmo que pequena, no Brasil, e a causa principal possivelmente foi – além de Portugal proibir a implantação de atividades manufatureiras no Brasil – a própria incapacidade técnica dos imigrantes para iniciar atividades manufatureiras numa escala ponderável. À medida que o sistema descapitalizava-se, ou seja, a atividade mineradora perdia fôlego, o que havia era uma reversão à subsistência, ou seja, uma divisão do trabalho ao contrário.

Economia Agrária | A economia, o território e a agricultura no Brasil primário exportador

CEDERJ

60

O COMPLEXO CAFEEIRO E SEUS EFEITOS

Documentos relacionados