• Nenhum resultado encontrado

3 MODELO CONCEITUAL

4.5 CONTATO, COLETA E ANÁLISE DOS DADOS

Inicialmente foram selecionadas em torno de cinquenta empresas como possíveis candidatas aos estudos de caso, tentou-se o acesso direto delas via telefone ou e- mail com a carta convite. Este processo se mostrou bastante ineficaz e com respostas bastante demoradas.

Diante disso, procurou-se contatos na rede de relacionamento do autor que conhecessem alguma das empresas candidatas. Com isto a lista foi reduzida para menos de 20. Contudo, os resultados a partir dos contatos diretos com as empresas foram mais eficazes. Como consequência, foram contatadas ao todo 14 empresas, sendo que 9 delas aceitaram o convite inicialmente. Entretanto, ao longo do período de entrevistas, duas delas declinaram. Além disso, houve diversas remarcações devido a compromisso nas agendas dos entrevistados, visto que eram pessoas de cargo gerencial ou acima deste. A única empresa que não se utilizou da rede de relacionamento foi a Empresa 6, cujo convite ocorreu em uma palestra da diretora de Redes e Gestão da Inovação, a qual aceitou prontamente.

Assim, dando início a sequência de entrevistas, a primeira empresa visitada serviu como piloto e constatou-se que o procedimento e o roteiro da entrevista eram eficazes, não precisando ser feitos ajustes relevantes. Esta parte teve o acompanhamento de um colega do pesquisador, e doutor em filosofia e professor de metodologia científica, que forneceu feedbacks da entrevista e considerou os procedimentos e questionamentos adequados.

Assim, procederam-se as entrevistas com as demais companhias. Todos os entrevistados permitiram a gravação e alguns se mostraram receosos em divulgar o nome da empresa. Desta forma, adotou-se nomes fantasias para todas as empresas visando dificultar a identificação e preservar as fontes. Também foram coletados dados complementares disponíveis em sites das empresas e materiais acadêmicos. A Tabela 10 mostra um painel consolidado das entrevistas e materiais utilizados. Para a realização das entrevistas, houve uma pesquisa preliminar sobre cada empresa através das suas respectivas páginas na internet, focando em informações como descritivo institucional da empresa, produtos comercializados, histórico, missão, visão, valores, projetos, entre outras. Também foram consultados matérias em jornais e revistas, quando disponíveis.

Todas as entrevistas foram realizadas nas instalações das empresas, com exceção da Empresa 7 em que uma parte foi por telefone e a outra na empresa.

111 Empresa 1 Fertilizantes orgânicos pesquisa site da empresa e documentos

disponibilizados SP)

Empresa 2 Alimentos

2 - Diretor (filho do proprietário) e gerente de pesquisa

Gravação e dados institucionais no

site da empresa Presencial (Curitiba, PR)

Empresa 3 Farmacêutica 1 - Gerente de Pesquisa e Inovação

Gravação e dados institucionais no

site da empresa Presencial (São Paulo, SP)

Empresa 4 Compressores

4 - Diretor de Engenharia, Gerente de pesquisa e desenvolvimento, gerente global de produtos e gerente de projetos

Gravações, dados institucionais no

site da empresa e documentos

disponibilizados (dissertação e monografia dos próprios entrevistados)

Presencial (São Carlos, SP)

Empresa 5 Compressores 1 - Gerente Sênior de Conceitos Tecnológicos

Gravação, dados institucionais no

site da empresa e documentos

acadêmicos Presencial (Joinville, SC) Empresa 6 Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos 1 - Diretora de Redes e Gestão da Inovação

Gravação, palestra, dados

institucionais no site da empresa e documentos acadêmicos (inclusive tese da diretora com estudo de caso da empresa) Presencial (Cajamar, SP) Empresa 7 Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos 3 - Diretor de Pesquisa e desenvolvimento, Gerente e Analista de Marketing

Gravação, dados institucionais no

site da empresa e documentos

acadêmicos

Telefônico e presencial (São José dos Pinhais, PR)

A visita à Empresa 1 ocorreu na sede em Mogi Mirim, interior de São Paulo. O próprio empresário conduziu a visita pelas instalações e explicou o processo produtivo do fertilizante orgânico. Este contato foi importante, pois foi possível constatar a forte crença do empresário na causa da sustentabilidade e como isso pautou as suas decisões de negócios. Em seguida, após a apresentação dos protocolos de pesquisa, a entrevista gravada teve início com a apresentação institucional e os projetos da empresa e, simultaneamente, as perguntas do roteiro de entrevistas foram realizadas. Ao longo da entrevista foram feitas diversas perguntas complementares para explorar melhor os temas e confirmar o entendimento. Durante a entrevista foi apresentado o relatório de uma pesquisa em andamento sobre o desempenho do novo fertilizante. Em diversos trechos da entrevista, o empresário ressaltou a importância de preservar o meio ambiente e fechar o ciclo do carbono. A entrevista encerrou após 1 hora e 27 minutos de gravação.

Com a Empresa 2, o agendamento demorou cerca de 1 mês desde o primeiro contato. A visita ocorreu na sede administrativa em Curitiba, Paraná. A entrevista foi realizada em conjunto com a gerente de pesquisa e o diretor, filho do dono da empresa, o que enriqueceu as informações coletadas, pois não era esperada a participação deste último. Seguindo o protocolo, a gravação foi autorizada e iniciaram-se as perguntas do questionário e complementadas por outras perguntas. A entrevista foi finalizada após 1 hora e 12 minutos de gravação.

O agendamento com a Empresa 3 foi mais complicado, pois o contato iniciou em novembro de 2013 e somente foi concretizada no final de janeiro de 2014, após vários contatos e remarcações. A visita ocorreu na sede administrativa em São Paulo, São Paulo. Seguindo o protocolo, a gravação foi autorizada e iniciaram-se as perguntas do questionário e complementadas por outras perguntas. A entrevistada recomendou a consulta ao material recém-elaborada pela Fundação Dom Cabral para a CNI (2013b), pois continha diversas informações sobre a trajetória de inovação da empresa e, de fato, contribuiu com dados importantes, uma vez que a entrevistada apresentou imprecisões e falta de conhecimento de alguns eventos da empresa. Devido à falta de tempo, não foi possível solicitar entrevista com outras pessoas. A entrevista foi encerrada após 1 hora e 6 minutos de gravação.

Já na Empresa 4, após o primeiro contato telefônico, o agendamento foi bastante rápido com o diretor de engenharia que elaborou uma agenda de um dia inteiro com mais três pessoas: o gerente de P&D, o gerente de projetos e o gerente de marketing. A entrevista foi realizada na Diretoria de Engenharia, localizada na sede da empresa em São Carlos, interior de São Paulo. Após os protocolos, a entrevista teve início com o gerente de P&D que explicou a tecnologia do setor e respondeu as perguntas efetuadas. Em seguida, a entrevista ocorreu com o diretor que mostrou o processo de inovação da empresa e o projeto de reestruturação da área. Em seguida, realizou uma visita pelas instalações da área. O terceiro entrevistado foi o gerente de marketing que possuía uma visão mais apurada do negócio. E, por fim, foi realizada a entrevista com o gerente de projeto que explicou como foi o processo de implantação dos processos de gerenciamento de projetos. Tanto o diretor quanto o gerente de projetos enviaram posteriormente suas dissertações das respectivas pós-graduações com estudos sobre a empresa e suas informações foram usadas neste trabalho. Vale destacar que o questionário semiestruturado foi aplicado para todos os entrevistados da Empresa 4. As entrevistas foram finalizadas após 4 horas e 47 minutos de gravação.

O agendamento da entrevista com a Empresa 5 teve que aguardar o retorno do gerente das férias. Após isso, o agendamento foi rápido e a entrevista ocorreu na sede da empresa em Joinville, Santa Catarina. Seguindo o protocolo, a gravação foi autorizada e iniciaram-se as perguntas do questionário e complementadas por outras perguntas. A entrevista foi encerrada após 1 hora e 5 minutos de gravação. Durante a transcrição percebeu-se que a qualidade do áudio ficou comprometida devido ao baralho do aparelho de ar-condicionado da sala. Houve muita dificuldade para recuperar os trechos comprometidos. Também foi nessa visita que se pretendia visitar outra empresa renomada da cidade, a qual desmarcou na véspera do embarque.

O contato com a Empresa 6 foi estabelecido ao final da palestra sobre Redes de Inovação da empresa na FEA-USP proferida pela diretora. Uma vez apresentado o tema, demonstrou interesse em contribuir e o agendamento foi realizado por e-mail. Contudo, a primeira tentativa foi frustrada, pois o local da entrevista estava errado. Diante disso, uma segunda entrevista foi agendada e realizada na sede da empresa

em Cajamar, São Paulo. Seguindo o protocolo, a gravação foi autorizada e iniciaram-se as perguntas do questionário e complementadas por outras perguntas. Vale destacar que a participação e a gravação da palestra foram fundamentais para realizar perguntas mais assertivas. A gravação da palestra foi comunicada e autorizada na entrevista, até porque havia a gravação em vídeo da palestra para disponibilizar na página da internet da FEA-USP, o qual não ocorreu no momento necessário. A entrevista encerrou após 1hora e 4 minutos de gravação. A palestra possui uma gravação de 1 hora e 47 minutos.

Por fim, após estabelecido o contato com a Empresa 7, o agendamento foi rápido para uma entrevista por telefone. Novamente foi aplicado o protocolo da pesquisa e a entrevista telefônica foi gravada. Iniciaram-se as perguntas do questionário e complementadas por outras perguntas. Devido à agenda do diretor, não foi possível exaurir as indagações e daí surgiu o convite para uma visita ao novo centro de P&D e prosseguir com o restante da entrevista. A visita foi agendada e realizada em São José dos Pinhais, Paraná. Novamente o protocolo foi aplicado e participaram da entrevista a gerente e o analista de marketing. Após as entrevistas, o diretor conduziu uma visita às novas instalações e foi possível observar a disposição das áreas de acordo com o processo de NPD e os indicadores de gestão à vista. A entrevista foi encerrada e a gravação dos dois trechos totalizou 3 horas e 18 minutos de gravação.

Ao todo foram transcritas a analisadas 14 horas e 46 minutos de gravação.

Com os dados em mãos e as narrativas finalizadas, iniciou-se o processo de análise de dados. A análise foi executada de acordo com as seguintes etapas:

 Consolidação de dados;

 Análise dos dados por empresa;  Análises comparativas;

 Elaboração das discussões e implicações teóricas;  Conclusões da pesquisa.