• Nenhum resultado encontrado

3.2 Formação em serviço do pessoal não docente nos PPPs analisados

3.2.4 Creche 4: metas e ações de formação

Assim como no PPP da Creche 1, as metas e ações de formação para os ―demais funcionários da comunidade escolar‖ constantes no PPP da Creche 4 são apresentadas por segmentos, diferente, portanto, das Creches 2 e 3, cujas propostas não seguem essa divisão, e sim prevêem formação para os funcionários como um todo. Nos quadros 31 e 32 são apresentados os recortes das metas e ações de formação dos funcionários da limpeza e da cozinha.

Quadro 32 — Metas e ações de formação de funcionários da limpeza

Metas Ações Propostas/Projetos Responsáveis

Participar de reuniões para discutir assuntos emergentes dentro da

Unidade Escolar

Formações para ampliação de conhecimento e troca de

experiência Resolução de conflitos Respeito e postura dentro da

Unidade

Equipe gestora Equipe de funcionários da

limpeza

Manter boas relações de convivência e Relações Cooperativas de trabalho entre

todos os segmentos

Socialização de combinados de soluções de conflitos em reuniões

individuais e coletivas Manutenção dos espaços coletivos

limpos e organizados Melhorar a parceria, respeitando a opinião dos diferentes segmentos,

baseada nas necessidades das crianças e dos diferentes momentos

da rotina

Equipe gestora Equipe de funcionários da

limpeza

Manter a Unidade Escolar limpa e organizada

Divisão de tarefas Orientações sobre a utilização correta, conservação e desperdício

dos materiais de limpeza

Equipe gestora Equipe de funcionários da

limpeza Garantir a participação dos

funcionários nas discussões e projetos pedagógicos quando

pertinentes

Participação nas ações educativas e na rotina

Conhecimento das ações coletivas a serem realizadas na Creche

Equipe gestora Equipe de funcionários da

limpeza

Quadro 33 — Metas e ações de formação da equipe de cozinha

Metas Ações Propostas/Projetos Responsáveis

Garantir uma alimentação saudável para todos os alunos

Cuidado e atenção na preparação dos alimentos

Higiene pessoal

Preparo de alimentos conforme orientação do Craisa Equipe Gestora Equipe Cozinha e lactário Craisa Conhecer as especificidades de alimentação de cada criança

Receitas médicas

Preparo individualizado quando necessário

Fazer a passagem do tipo de alimentação gradativamente para os

bebês

Equipe Gestora Equipe Cozinha

e lactário Craisa

Estabelecer parcerias entre as funcionárias da cozinha, lactário e toda a equipe escolar

Participação dos eventos e reuniões da Creche

Participação em projetos coletivos da Unidade

Parceria e respeito entre as funcionárias da Cozinha e lactário

Equipe Gestora Equipe Cozinha

e lactário Craisa

Fonte: Recorte do quadro de metas e ações do PPP da Creche 4 (2014, p. 81)

Muito embora haja diferença na divisão dos quadros por segmentos, algumas metas indicadas no PPP da Creche 4, ainda que descritas em outras palavras e diferindo-se quanto as propostas de ação, são semelhantes às da Creche 2 e 3, retomando: participar de reuniões para discutir assuntos emergentes dentro da unidade escolar; manter boas relações de convivência e relações cooperativas de trabalho entre todos os segmentos; manter a unidade escolar limpa e organizada; estabelecer parcerias entre as funcionárias da cozinha, lactário e toda a equipe escolar. Metas que remetem a análises já realizadas sobre momentos de socialização, trocas de experiência e reflexão sobre a própria prática, fortalecimento da relação e parceria entre os pares, normas de convivência, e que encontram reforço e respaldo nas ações traçadas no plano de trabalho da equipe gestora da Creche 4, a saber: ―formações específicas sobre cooperação, valores‖; ―trocas de opiniões e sugestões entre todos os envolvidos‖; ―elaboração coletiva de ações‖; ―valorização da participação de cada segmento‖. Chama atenção no plano de trabalho da equipe gestora desta Creche a meta: ―possibilitar que todos os funcionários e usuários possam se envolver com as demandas gerais da Creche envolvendo-os nas programações internas, externas, elaboração de documentação pedagógica e do PPP da Unidade‖ traçada no plano de trabalho da equipe gestora. Meta esta

que pressupõe ação coletiva uma vez que sugere o envolvimento de todos os funcionários na elaboração do PPP, e por isso mesmo, transpassa a ideia de formação em serviço haja vista ser este um espaço de reflexão sobre o processo educativo, de definição de pressupostos e princípios básicos norteadores das ações pedagógicas da ação educativa; um espaço de discussões, de debates, de escolhas e de conscientização daquilo que se pretende desenvolver na creche como um todo.

Embora as propostas para os demais funcionários e o plano de trabalho do diretor transpassem a ideia de participação, a equipe de apoio administrativo não é mencionada no quadro de metas e ações elaborado para os ―demais funcionários da unidade escolar‖, nesse quadro apenas são citados o pessoal da cozinha e o pessoal da limpeza.

Do conjunto de metas expresso no PPP da Creche 4 para o pessoal da cozinha, destaca-se: a) ―garantir uma alimentação saudável para todos os alunos‖; e b) ―conhecer as especificidades de alimentação de cada criança‖. Ainda que essas metas façam alusão à ampliação de ―conhecimentos quanto ao desenvolvimento da criança‖ não há ações explicitas que remetam a essa formação, como pode ser lido nas propostas de ações constantes no quadro 26: ―cuidado e atenção na preparação dos alimentos‖; ―higiene pessoal‖; ―preparo de alimentos conforme orientação do Craisa‖; ―receitas médicas‖, ―preparo individualizado quando necessário‖, ―fazer a passagem do tipo de alimentação gradativamente para os bebês‖. A maneira como as ações estão descritas apontam muito mais para orientações aos profissionais da cozinha do que para ações que propiciem o alcance das metas. Não se desconsidera aqui a relevância de tais orientações, e uma certa preocupação dessa Creche no cuidado com o oferecimento de uma alimentação adequada à faixa etária e possíveis restrições médicas em função de algum problema de saúde (diabetes, obesidade, alergia, entre outros), apenas chama-se atenção para o fato de que a forma como as ações foram explicitadas ―aponta não para a formação‖ dos funcionários da cozinha, ―mas visa à eficiência do processo, ou seja, a resultados‖ (NORONHA, p. 365).

A equipe da cozinha, por exemplo, ―quando pensa nos tipos de alimentos que serão oferecidos às crianças, deve combinar um conjunto de ingredientes e complementos nutricionais‖, constituindo este, não em um trabalho de menor importância, mas, sim, em uma tarefa complexa haja vista interferir no ―desenvolvimento biológico‖ das crianças e ―isto tem um impacto sobre o desenvolvimento físico e intelectual‖ dos pequenos ―e na sua maior ou menor disposição para a aprendizagem‖ (NORONHA, p. 363), portanto, um trabalho que interfere na qualidade da ação educativa. Certamente, uma alimentação saudável e adequada é indispensável tanto para o bem estar e a sobrevivência quanto para o desenvolvimento de toda

e qualquer criança, por esse motivo é fundamental que seja previsto no PPP das creches não somente metas como também ações coerentes para que aquelas sejam atingidas. Entre essas ações é preciso prover ao pessoal da cozinha ―as condições para que tomem plena consciência do trabalho que realizam‖ (NORONHA, p. 363), e isso se dá por meio de propostas bem definidas de formação concomitante à prática.

Observa-se nas metas e ações de formação deste PPP a intencionalidade de participação e discussão, do pessoal da limpeza e da cozinha, nos projetos pedagógicos da unidade. A palavra discutir significa ―debater (questão, problema, assunto)‖, ―examinar, questionando‖; ―defender ou impugnar (assunto controvertido)‖; ―travar discussão" (FERREIRA, 2008, p. 322). Partindo destes significados, é possível considerar que as metas: ―discutir assuntos emergentes da unidade escolar‖ e ―discutir projetos pedagógicos [quando

pertinentes]‖, e respectivas ações: ―formações para ampliação de conhecimento e troca de

experiência‖; ―resolução de conflitos‖; ―respeito e postura dentro da unidade‖; ―participação nas ações educativas e na rotina‖; ―conhecimento das ações coletivas a serem realizadas na Creche‖; ―participação dos eventos e reuniões da Creche‖; ―participação em projetos coletivos da unidade‖, remetem a propostas de formação uma vez que as discussões pressupõem a participação de várias pessoas para debaterem, examinarem, questionarem uma questão, problema ou assunto. Todavia, a expressão ―quando pertinentes‖ deixa dúvidas com relação ao envolvimento, de fato, da equipe da limpeza nos processos de tomada de decisões, envolvimento relevante e imprescindível se o desejo é o de uma gestão democrático- participativa. Na forma dada à redação dessa meta, parece existir certa discriminação ou ao menos uma escolha de quais discussões a equipe de limpeza participará, também não fica claro quem é o responsável por essas escolhas.

Cabe, portanto, uma investigação que possibilite a comparação entre o planejado e o executado para verificar se as metas e ações de formação propostas são implementadas no contexto da Creche 4.