• Nenhum resultado encontrado

Curso de Ciências Humanas Licenciatura – UNIPAMPA

5.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS CURSOS

5.1.5 Curso de Ciências Humanas Licenciatura – UNIPAMPA

Imagem 5: Entrada do Campus São Borja – UNIPAMPA Fonte: Arquivo pessoal da pesquisadora, 2017

O curso de Ciências Humanas - Licenciatura está lotado no Campus São Borja, na cidade de São Borja, no Estado do Rio Grande do Sul. O campus São Borja é um dos 10 Campi que compõem a Universidade Federal Do Pampa – UNIPAMPA, essa com sua estrutura multicampi. O Campus São Borjão está distante 806 Km da capital do estado, Porto Alegre, e distante 485 km da reitoria da universidade localizada na cidade de Bagé – RS.

O Campus São Borja iniciou suas atividades em 2006 com os seguintes cursos: Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e o Curso de Serviço Social. O curso Ciências Humanas - Licenciatura, aprovado em 2011, iniciou suas atividades em 2012.

Atualmente, além do curso de Ciências Humanas - Licenciatura, o campus oferece a Licenciatura em Geografia (modalidade UAB) e outros cursos de graduação: Ciências Sociais - Ciência Política; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Comunicação Social - Relações Públicas e Serviço Social. Também são ofertadas duas especializações e dois mestrados: Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa e em Políticas Públicas.

A criação do curso Ciências Humanas – Licenciatura ocorreu no contexto das políticas de expansão e interiorização da Educação Superior em nível nacional e do esforço de ampliar as ações da Universidade, em face de seu compromisso com a região onde está inserida.

A criação da UNIPAMPA foi um processo tutorado por outras duas instituições federais consolidadas no cenário gaúcho: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As atividades da universidade iniciaram em 2006 antes mesmo dela existir, visto que a lei de criação saiu somente em 11 de janeiro de 2008, Lei nº 11.640. Ou seja, embora as atividades tenham iniciado em 2006, a UNIPAMPA passou a existir efetivamente em 2008, após a criação do REUNI. Acreditamos que esse cenário contribui para a criação do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura.

O ambiente no qual a universidade estava se instalando era novo. Embora sua implantação tenha sido tutorada por instituições consolidadas no cenário gaúcho, com a lei de criação e a oficialização da UNIPAMPA, havia um clima de possibilidade de fazer uma ―nova universidade nova‖. Esse clima favorecia novas práticas e a possibilidade de ousar com novas propostas.

Conforme análise de Gentil (2017) sobre a criação da UNIPAMPA, essa tinha entre seus propósitos de implantação, constituir novos ambientes didáticos e pedagógicos e formalizar estruturas acadêmicas diferenciadas. Todo esse contexto de criação da UNIPAMPA serve para ilustrar que a criação do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura não enfrentou grandes problemas de resistência à proposta, até porque havia por parte da gestão da universidade o incentivo à criação de cursos com ―novas arquiteturas curriculares‖92

.

A nossa reitora na época que era a Maria Beatriz, ela proporcionava para os campi, para toda a comunidade acadêmica, as discussões sobre novos cursos, novas arquiteturas curriculares. Dentre as discussões as licenciaturas interdisciplinares. Então nas reuniões do Fórum das Licenciaturas, discutíamos na época, a Licenciatura Interdisciplinar de Caçapava, se discutia possibilidades interdisciplinares de ciências da natureza em Uruguaiana, depois também o bacharelado interdisciplinar (CCH-L P2).

Fica evidente a importância da gestão superior da universidade na proposição e sustentação do curso interdisciplinar:

Eu vejo que há necessidade dos gestores possibilitarem essas discussões dentro dos seus espaços. [...]. A reitoria dava o suporte, a reitoria ajudava a pensar essa possibilidade interdisciplinar, a PROGRAD também [...] (CCH-L P2)

Soma-se ao contexto possibilitado pela gestão superior da universidade a necessidade de consolidação do Campus São Borja. Desde a sua instalação em 2006, o Campus ofertava somente três cursos de graduação. Havia a necessidade de ampliar a oferta de cursos para a consolidação do campus. Dentre os cursos escolhidos pela comissão de ensino do campus que seriam implantados foram: Ciências Sociais – Ciência Política; Relações Públicas e o Curso de Ciências Humanas - Licenciatura, este último, na modalidade interdisciplinar.

Dentre as justificativas para a criação do curso de Ciências Humanas - Licenciatura, o projeto apresenta diferentes aspectos, a saber:

92

Termo cunhado por Naomar de Almeida Filho e Denise Coutinho no artigo intitulado Nova arquitetura curricular na universidade Brasileira. Cienc. Cult. vol.63 no.1 São Paulo Jan. 2011 Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252 011000 100002

 A realidade sócio-político-cultural de São Borja e municípios vizinhos: o projeto apresenta um estudo de aspectos populacionais, econômicos, educacionais e evidencia as diversas carências que assolam esses municípios. Diante desse contexto, o curso de Ciências Humanas – Licenciatura, implantado na UNIPAMPA, campus de São Borja, entende a sua responsabilidade na construção de alternativas para reverter um quadro bastante problemático os dados. Para isso, percebe que a oferta de um curso de graduação de nível superior contribui para ―o aperfeiçoamento de profissionais do ensino superior, visando a formação de mão-de-obra qualificada‖ (UNIPAMPA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2014, p. 19) e para o desenvolvimento da pesquisa e da produção intelectual dessa região (UNIPAMPA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, 2014, p. 5).

 O fato de ter outros cursos no Campus São Borja voltados para a área das Ciências Sociais, como Ciências Sociais - Ciência Política, ou mesmo dos cursos voltados para a Comunicação Social, já instalados no Campus São Borja, favoreceram a implantação de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas, visto a possibilidade de um diálogo inter e transdisciplinar constante entre os cursos.

 Atendimento às demandas das políticas de Educação Básica e dos projetos vigentes no sistema educacional: A tendência da legislação da Educação Básica, seja pelas Diretrizes e PCNs, seja pelos projetos ―Ensino Médio Inovador‖, ―Lições do Rio Grande‖, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), indicam a organização dos currículos escolares por áreas de conhecimento. Esse ―novo contexto educacional‖ apontado na legislação traz em seu texto não só um novo panorama para a Educação Nacional, como indica a necessidade de reconfiguração da formação inicial de professores, num perfil interdisciplinar.

 Para suprir carências de professores na área de Ciências Humanas. O projeto apresenta dados do perfil dos profissionais da área de Ciências Humanas (áreas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia) que atuam no Ensino Médio no município de São Borja. Os dados revelam que 18,4% dos que atuam em Geografia no município não têm formação específica; 4,1º% dos que atuam em História não têm formação

específica. Em Sociologia e Filosofia os índices ficam em torno dos 11,3%.

 Demanda de formação inicial de professores. O fato do curso de em Ciências Humanas - Licenciatura estar no Campus São Borja atende às demandas de formação de uma vasta área de municípios constituindo-se num polo permanente de formação de professores para a rede pública municipal e estadual.

Em que pese o projeto apresente uma série de elementos para justificar a criação do curso, nas entrevistas, a justificativa da falta de professores predomina nos relatos:

Porque é uma dificuldade dentro das escolas ter professores nessas quatro áreas de história, filosofia, sociologia e geografia. Têm professores de outras áreas trabalhando essas disciplinas (CCH-L P2).

Para além da falta de professores formados, outra questão apontada nas entrevistas é a extinção de cursos de licenciatura na área nessa região:

Por que ciências humanas agora, principalmente, nessa região? Dada a carência que nós temos de professores para o ensino básico e que os cursos disciplinares não estão formando. Aqui na nossa região [...] os cursos de licenciaturas história e geografia, eles começaram a ser extintos no início dos anos 90 e só foram se extinguindo. O último curso da área na região foi extinto ano passado: o curso de história da URI São Luiz. Então assim, já tem anos que não se forma mais professores específicos. [...] Dessa forma o curso vem atender essa demanda de formação de professores que já não existe mais na região (CCH-L COORD).

Diante desse contexto de falta de professores formados e de falta de cursos, a justificativa da criação da licenciatura respalda-se também na função social da universidade em atender às demandas da comunidade:

[...] a região agora ela efetivamente, estava precisando, eu acho que é uma das funções sociais da UNIPAMPA em sanar as necessidades da comunidade (CCH-L COORD)

Diante dessas demandas, criou-se o curso de Ciências Humanas – Licenciatura com o objetivo de formar profissionais de ensino, capacitados para atuarem como professores em nível de Educação Básica: Ensino Fundamental,

séries finais de 6º a 9º ano, nas áreas de História e Geografia; e no Ensino Médio nas áreas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Apesar destas justificativas para a criação do Curso, nossas análises conduzem-nos para um contexto mais amplo e complexo de discussão que perpassa a crise da docência e as politicas de expansão e interiorização da Educação Superior e da reestruturação acadêmico– curricular da graduação, tal como veremos nos tópicos específicos.

Universidade Universidade Federal do Pará - UFPA

Universidade Federal do

Maranhão - UFMA93 Universidade de Brasília – UnB Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP94 Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Lei de criação da universidade Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957 Lei n.º 5.152, de 21 de outubro de 1966 Lei nº 3998, de 15 de dezembro de 1961 Lei Nº 8.957, de 15 de dezembro de 1994. Lei nº 11.640, 11 de janeiro de 2008. Campus

Belém (desde a criação) Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

São Luís (desde a criação) Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú,

Imperatriz e Balsas.

Campus Universitário Darcy Ribeiro, na Asa Norte – DF (desde a criação),

Faculdade UnB Planaltina (FUP), Faculdade de Ceilândia(FCE)

e Faculdade do Gama (FGA)

São Paulo (desde a criação), Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos

Campos, Zona Leste,

Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão, Santana do Livramento, São Gabriel, São Borja e

Uruguaiana.

CURSOS

Curso

Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens –

LIECML

Licenciatura Interdisciplinar em

Linguagens e Códigos/ Música Licenciatura em Ciências Naturais Curso de Ciências - Licenciatura

Curso de Ciências Humanas - Licenciatura

Criação do curso

Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Resolução CONSEPE 3847/2009.

Aprovado pelo Conselho Universitário Resolução

n°138/2010. Resolução n° 182 CONSUN de

15/05/2013.

Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Resolução nº

106/2008.

Aprovado pelo Conselho Universitário, Resolução nº 7 em 17

de outubro de 2007

Aprovado pelo Conselho Universitário, Ata nº 20 em 25 de

agosto de 2011

Início do Curso 2010 2010 2008 2010 2012

Atos legais Portaria de reconhecimento MEC n. 545 de 12/09/14.

Portaria de reconhecimento MEC n.º 72 de 29/01/15.

Portaria de reconhecimento MEC n.º517 de 15/10/2013.

Reconhecido pela Portaria SERES/MEC nº 404, de 22/07/2014,

publicada no D.O.U. de 24/07/2014. Reconhecimento renovado pela Portaria SERES/MEC nº 1.343 de 15/12/2017, publicada no D.O.U. de

18/12/2017.

Reconhecido pela Portaria nº 857 de 04/08/2017.

93

A Universidade Federal do Maranhão tem sua origem na antiga Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão, fundada em 1953, por iniciativa da Academia Maranhense de Letras, da Fundação Paulo Ramos e da Arquidiocese de São Luís. Embora inicialmente sua mantenedora fosse aquela Fundação, por força da Lei Estadual n. º 1.976 de 31/12/1959 dela se desligou e, posteriormente, passou a integrar a Sociedade Maranhense de Cultura Superior- SOMACS, que fora criada em 29/01/1956 com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura do Estado, inclusive criar uma Universidade Católica. A Universidade então criada, fundada pela SOMACS em 18/01/1958 e reconhecida como Universidade livre pela União em 22/06/1961, através do Decreto nº 50.832, denominou-se Universidade do Maranhão, congregando a Faculdade de Filosofia, a Escola de Enfermagem 'São Francisco de Assis' (1948), a Escola de Serviço Social (1953) e a Faculdade de Ciências Médicas (1958). Alguns anos mais tarde foram agregadas mais algumas faculdades, e assim foi instituída, pelo Governo Federal, nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 (alterada pelo Decreto Lei n.º 921, de 10/10/1969 e pela Lei n.º 5.928, de 29/10/1973), a Fundação Universidade do Maranhão – FUM, com a finalidade de implantar progressivamente a Universidade do Maranhão.

94

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) existe como instituição de ensino superior desde 1933, como Escola Paulista de Medicina. Com a federalização da Escola Paulista de Medicina (1956), a instituição tornou-se pública e gratuita, transformando-se em um estabelecimento de ensino superior, de natureza autárquica, vinculado ao Ministério da Educação. Em 1994 a Escola Paulista de Medicina adquiriu novos contornos e transformou-se na Universidade Federal de São Paulo, inicialmente como universidade temática na área de saúde. Em 2004, a Unifesp iniciou seu processo de expansão com outros cursos de graduação.

Titulação

Licenciado em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens para os anos iniciais da Educação Básica

Licenciado em Linguagens e

Códigos/Música Licenciado em Ciências Naturais

Licenciado em Ciências – Física; Licenciado em Ciências – Química; Licenciado em Ciências – Biologia; Licenciado em Ciências – Matemática Licenciado ou Licenciada em Ciências Humanas Ênfase: História e Geografia Ensino Fundamental Séries Finais

Ênfase: História, Geografia, Sociologia e Filosofia Ensino

Médio

Habilitação do egresso

Séries Iniciais (1ª a 5ª anos) do Ensino Fundamental

Séries Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de

Música, Artes Visuais, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola e Ensino Médio na disciplina de Música.

Séries Finais do Ensino Fundamental na disciplina de

Ciências

Séries Finais do Ensino Fundamental na disciplina de

Ciências e Matemática e Ensino Médio nas disciplinas de Física, Química, Biologia e

Matemática.

Séries Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de

História e Geografia E Ensino Médio nas disciplinas de

História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Áreas do conhecimento enfocadas no

curso

―(...) o professor deve ter a capacidade de articulação entre os diversos conteúdos de Física, Química, Biologia e Matemática, ao tempo em que aborda questões e problemas específicos da Linguagem e

das Ciências Humanas, de forma interdisciplinar‖ (UFPA,

2011, p. 60)

(...) uma proposta de formação interdisciplinar de professores

da área de Linguagens e Códigos (Português, Espanhol, Inglês, Artes Visuais e Música) para atuarem nos anos finais do

Ensino Fundamental e de Música para atuarem no Ensino

Médio.(UFMA, 2013, p. 6)

―Procura trazer a compreensão das ciências naturais como interface das disciplinas específicas - física,

química, biologia, geologia e matemática‖ (UNB. 2013, p. 31)

(...) buscando construir uma sólida formação científica em

diversas áreas do conhecimento (sobretudo Física, Química, Biologia e Matemática)(UNIFESP, 2013,

p. 8)

O Curso de Ciências Humanas – Licenciatura possibilita ao aluno ter

uma formação interdisciplinar considerando objetos de conhecimento pertinentes à História, Sociologia, Filosofia e Geografia, (UNIPAMPA, 2014, p.

50)

Turno Noturno Vespertino Noturno Noturno Noturno

Conceito do Curso 4 4 3 5 5

Carga horária total 3.005h 3.680h 3.135h 3.376h 3.005h

Integralização 8 semestres 8 semestres 9 semestres 8 semestres 8 semestres

Local de realização do curso Faculdade de Educação Matemática e Cientifica (FEMCI) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI)

Campus São Bernardo Faculdade de Planaltina – FUP, no Campus Planaltina. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) Campus Diadema

Campus São Borja

Distância do Campus para a

Reitoria da Universidade

Estão no mesmo campus. 372 km 44km 15 km 485 km

Quadro 12 – Caracterização geral dos cursos Fonte: Elaborada pela pesquisadora