• Nenhum resultado encontrado

893 (DPU DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL CESPE/2010) Compete ao STF julgar ação civil

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 87-90)

pública proposta contra ato praticado pelo Conselho Nacional de Justiça.

13.3 – CNJ

894. (Juiz Substituto TRF 5ª Região 2007) Dado que o Conselho Nacional de Justiça tem estatura constitucional e se destina ao controle administrativo, financeiro e disciplinar do Poder Judiciário, todos os seus membros e órgãos, incluindo-se o STF, a ele estão subordinados.

895. (JUIZ SUBSTITUTO –TJ-SE 2007) Assinale a opção correta quanto ao CNJ.

A) O CNJ pode, apenas mediante provocação em sede recursal, rever os processos disciplinares de juízes julgados há menos de um ano.

B) O poder de fiscalização do CNJ alcança, além dos magistrados, os serviços auxiliares e até serviços notariais e de registro.

C) O CNJ não é órgão do Poder Judiciário porque, em sua composição, há indicação de membro do Ministério Público da União, de advogados indicados pela OAB e de dois cidadãos indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

D) Compete ao ministro do STF, que integra o CNJ, o exercício das funções de corregedor.

E) O procurador-geral da República e o presidente da OAB são membros natos do CNJ.

896. (OAB SP 136 2008) O Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

A) somente poderá apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário mediante provocação devidamente fundamentada.

B) poderá apreciar, de ofício, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, mas não poderá desconstituí-los.

C) poderá desconstituir os atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, em caso de ilegalidade.

D) poderá apreciar, de ofício ou mediante provocação, a conveniência e oportunidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário.

897. (OAB SP 135 2008) O Conselho Nacional de Justiça

A) não integra o Poder Judiciário.

B) tem seus atos sujeitos a controle apenas no STF. C) ainda não teve a constitucionalidade da sua instituição apreciada pelo STF.

D) exerce função jurisdicional em todo o território nacional.

898. (PGE AL Procurador do Estado 2008) Acerca da organização e estrutura do Poder Judiciário, assinale a opção correta.

A) Ainda há muitas discussões nos tribunais pátrios acerca da cláusula constitucional de reserva de plenário. Ainda prevalece o entendimento de que não há violação a essa cláusula quando a decisão de órgão fracionário de tribunal afasta a incidência de lei ou ato normativo do poder público, no todo ou em parte, sem declarar expressamente a sua inconstitucionalidade. B) Compete ao CNJ o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, além de zelar pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura e pela observância da legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário. Para isso, pode o CNJ expedir atos regulamentares, desconstituir atos administrativos, receber e conhecer de reclamações contra membros do Poder Judiciário e rever os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais.

C) Junto ao STF funciona o Conselho da Justiça Federal, cuja função é exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correicionais, cujas decisões terão caráter vinculante.

D) A justiça estadual é competente para julgar denunciados pela suposta prática do crime de roubo qualificado ocorrido no interior de aeronave que se encontre em solo.

E) Compete ao STJ julgar, em recurso especial, as causas decididas, em única ou última instância, pelos tribunais regionais federais ou pelos tribunais dos estados, do DF e territórios, quando a decisão recorrida julgar válida lei local contestada em face de lei federal.

899. (STJ Analista Administrativo 2008) Ao contrário do que ocorre com os membros do STF, que são julgados pelo Senado Federal por crimes de responsabilidade, os membros do CNJ são julgados, por fatos da mesma natureza, pelo próprio STF. Acerca da organização do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue os próximos itens.

900. (TCU Analista de Controle Externo 2008) Junto ao CNJ, oficiarão o procurador-geral da República e o presidente do Conselho Federal da OAB. 901. (TCU Analista de Controle Externo 2008) Compete ao CNJ apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, restando afastada, nesse ponto, a competência do TCU.

Julgue os seguintes itens, que versam acerca da organização do Poder Judiciário.

902. (STJ Técnico Administrativo 2008) Ao Conselho Nacional de Justiça, considerada a sua importância, foi atribuída jurisdição em todo o território nacional, do mesmo modo que ocorre com o STF e os tribunais superiores.

903. (TJ RJ Técnico Judiciário 2008) Em relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta.

A) O CNJ é órgão do Poder Judiciário.

B) A reserva de plenário para declaração de inconstitucionalidade de norma deve ocorrer ainda que o STF não tenha apreciado idêntica questão.

C) Para a definição do número de juízes em uma comarca, o tribunal deve se ater à efetiva demanda judicial, sendo irrelevante estudo quanto à proporcionalidade entre magistrados e a respectiva população.

D) A prática de atos jurisdicionais de mero expediente é indelegável, a exemplo dos atos decisórios, por serem eles inerentes à atividade judicante.

E) Não se admite julgamento secreto no sistema processual brasileiro, em observância à moralidade administrativa e à publicidade dos atos no estado de direito.

904. (OAB SP 137 2009) As ações contra o CNJ e contra o Conselho Nacional do Ministério Público serão julgadas

A) na justiça federal do domicílio do autor.

B) no STJ, quando se tratar de mandado de segurança.

C) no STF, em qualquer hipótese.

D) no Tribunal Superior do Trabalho, se houver matéria trabalhista.

905. (OAB SP 137 2009) O CNJ

A) compõe-se integralmente de magistrados.

B) terá seus membros nomeados pelo presidente do STF, depois de aprovados por maioria absoluta no Senado Federal.

C) poderá rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunal julgados há menos de um ano.

D) poderá apreciar, de ofício, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, mas não poderá desconstituí-los. A histórica afirmação republicana do Poder Judiciário e sua efetiva contribuição para o desenvolvimento, no

Brasil, de um verdadeiro Estado democrático de direito só foram possíveis graças à autonomia e à independência dos magistrados. Não se consegue conceituar um verdadeiro Estado democrático de direito sem a existência de um Poder Judiciário autônomo e independente, para que exerça sua função de guardião das leis e garantidor da ordem na estrutura governamental republicana. Alexandre Moraes. Constituição do Brasil interpretada. 7.ª ed. Jurídica Atlas, p. 1.524 (com adaptações).

906. (TRE MA Técnico Administrativo 2009) Considerando a ideia central do texto acima e as disposições contidas na CF relativas ao CNJ, introduzido pela Emenda Constitucional n.º 45/2004, assinale a opção correta.

A) O CNJ é composto por dezessete membros, com mais de trinta e menos de setenta anos de idade, cujo mandato é vitalício.

B) O procurador-geral da República e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiarão junto ao CNJ.

C) As decisões e os atos emanados do CNJ não podem ser submetidos ao controle judicial de qualquer tribunal, pois até mesmo o STF submete-se às suas decisões.

D) Compete ao CNJ o controle da atuação administrativa, financeira e jurisdicional dos atos praticados pelos membros do Poder Judiciário.

E) Os membros do CNJ são nomeados pelo presidente do STF.

907. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) Com relação ao CNJ, assinale a opção correta. A) Os membros do CNJ são julgados por crime de responsabilidade no STF.

B) O CNJ é órgão integrante do Poder Judiciário. C) Compete ao CNJ exercer o controle externo da atividade policial.

D) O CNJ poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços de seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e às administrações públicas direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder a sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.

E) Cabe ao presidente do CNJ receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, até mesmo contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo, após aprovação da maioria dos conselheiros, promover a ação penal contra os responsáveis

13.4 – STJ

908. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, as ações oriundas da relação de trabalho devem ser julgadas pela justiça do trabalho, excluídas as que envolvam os entes de direito público

externo e da administração pública direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. (STJ Analista Judiciário 2008) Caso um juiz federal decline de sua competência, alegando que determinada matéria seria de competência da justiça estadual, mas o juiz estadual que receber esse processo entenda que a matéria seria de competência da justiça federal, caberá ao STJ julgar originariamente o conflito.

909. (OAB SP 135 2008) Compete ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar, originariamente, A) o mandado de segurança contra ato de ministro de Estado.

B) a extradição solicitada por Estado estrangeiro. C) a argüição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituição.

D) a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo estadual.

910. (OAB SP 136 2008) A homologação de sentenças estrangeiras é de competência

A) da justiça federal do local onde tem domicílio o interessado.

B) do TRF da região onde tem domicílio o interessado. C) do STF.

D) do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

911. (OAB SP 136 2008) Será competente para julgar originariamente habeas corpus em que figure como paciente desembargador de tribunal de justiça Estadual

A) o TRF da respectiva região. B) o STF.

C) o próprio tribunal de justiça estadual ao qual esteja vinculado o desembargador.

D) o STJ.

912. (MPE RR Assistente Administrativo 2008) Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar originariamente as ações diretas de inconstitucionalidade propostas pelo MP.

913. (MPE RR Assistente Administrativo 2008) Caso um governador de estado seja denunciado por crime comum, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.

914. (STJ Analista Judiciário 2008) Diante do princípio da continuidade da atividade jurisdicional, a EC n.º 45 vedou aos ministros do STJ o gozo de férias coletivas nos meses de janeiro e julho.

915. (OAB SP 137 2009) Compete ao STJ processar e julgar originalmente

A) os mandados de segurança contra ato dos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica ou do próprio tribunal.

B) a ação em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados.

C) o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for do Congresso Nacional. D) a extradição solicitada por estado estrangeiro.

916. (FUNESA SE Procurador 2009) Lucas, que é procurador regional da República com atuação perante tribunal regional federal, cometeu um ilícito penal comum. Nessa situação hipotética, será processado e julgado originariamente pelo Superior Tribunal de Justiça.

917. (TCE AC Analista de Controle Externo 2009) O MP e a polícia, no curso de determinada investigação, descobriram que um membro de um TCE fazia parte de uma organização criminosa especializada em praticar crimes contra a administração pública. Diante do farto acervo probatório reunido, esse membro do TCE foi denunciado pelo MP por crime comum.

Na situação hipotética acima, o órgão do Poder Judiciário competente para julgar a autoridade denunciada pelo MP é o

A) STF.

B) Superior Tribunal de Justiça. C) tribunal regional federal. D) tribunal de justiça. E) juiz de direito.

918. (TRE MA Analista Contábil 2009) Assinale a opção correta a respeito da composição do TSE. A) O advogado-geral da União integrará o TSE, caso seja indicado pelo presidente da República.

B) O advogado-geral da União integra o TSE, independentemente de indicação política.

C) Um juiz de trabalho de primeira instância faz parte do TSE por indicação do Tribunal Superior do Trabalho.

D) Um advogado militante integrará o TSE mediante indicação do Superior Tribunal Militar.

E) O corregedor eleitoral do TSE será ministro oriundo do STJ.

919. (TRT 17ª Região Analista Administrativo 2009) Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso ordinário, as causas em que Estado estrangeiro ou organismo internacional forem partes, de um lado, e, do outro, município ou pessoa residente ou domiciliada no país.

920. (ANAC Analista Administrativo 2009) Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar, originariamente, as revisões criminais e as ações rescisórias de julgados dos tribunais regionais federais.

921. (AGU PROCURADOR FEDERAL

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 87-90)

Outline

Documentos relacionados