• Nenhum resultado encontrado

451 (TRT 9ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO 2007) Compete aos estados explorar diretamente, ou

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 43-46)

mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

452. (MP AM Promotor Substituto 2007) Assinale a opção que está em harmonia com o sistema constitucional erigido acerca da organização dos poderes.

A) Preceito de constituição estadual que submete relatório de impacto ambiental ao crivo de comissão permanente e específica da assembléia legislativa do estado, para a concessão de autorização de atividade potencialmente danosa ao meio ambiente, consubstancia ato de poder de polícia legitimamente exercido pelo Poder Legislativo.

B) Ato administrativo de tribunal de contas estadual que defere aos seus auditores isonomia de vencimentos com os ocupantes do mesmo cargo em tribunal de contas municipal assegura o princípio da isonomia.

C) A ausência, nas constituições estaduais, da previsão de um prazo razoável para que o governador possa se ausentar do território nacional, sem prévia necessidade de autorização do Poder Legislativo local, compromete o sistema de freios e contrapesos que deve existir entre os poderes instituídos.

D) As normas constitucionais que impõem disciplina nacional ao ICMS configuram limitações às quais se deve opor a autonomia dos estados.

E) As restrições constitucionais inerentes ao exercício do mandato parlamentar estendem-se aos suplentes. Desse modo, a eleição e o exercício do mandato de prefeito, por exemplo, acarretam a perda da condição jurídica de suplente parlamentar, o que impede qualquer convocação para a substituição do titular. 453. (ME Nível Superior 2008) É inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias, pois compete privativamente à União legislar sobre essa matéria. 454. (AGU – Advogado Geral da União 2008) No tocante às hipóteses de alteração da divisão interna do território brasileiro, é correto afirmar que, na subdivisão, há a manutenção da identidade do ente federativo primitivo, enquanto, no desmembramento, tem-se o desaparecimento da personalidade jurídica do estado originário.

455. (ME Nível Superior 2008) Se um estado da Federação institui lei assegurando meia-entrada a estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino para ingresso em casas de diversão e esporte, tal lei é constitucional, pois a competência para legislar sobre direito econômico é

concorrente entre a União, os estados-membros e o DF.

456. (ME Nível Superior 2008) Se, de um lado, a CF assegura a livre iniciativa aos particulares, de outro, determina ao Estado a adoção de todas as providências tendentes a garantir o efetivo exercício do direito à educação, à cultura e ao desporto. O direito ao acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, por seu turno, é meio de complementar a formação dos estudantes, o que fornece ao Estado o amparo legal para regulamentar a atuação desses empreendimentos para garantir esse direito.

Com relação à regência constitucional da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

457. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) Caso uma lei estadual venha a regular obrigações relativas a serviços de assistência médico- hospitalar regidos por contratos de natureza privada, universalizando a cobertura de doenças, tal lei atenderá as normas relativas à competência legislativa dos estados.

458. (PGE PI Procurador de Justiça Substituto 2008) No que concerne à repartição de competência entre as entidades federativas, assinale a opção correta.

A) Lei complementar federal poderá autorizar os estados a legislar sobre questões específicas das matérias de competência privativa da União.

B) Aos estados caberá legislar sobre matérias de interesse geral, de acordo com o princípio da predominância do interesse.

C) Compete à União legislar privativamente sobre a proteção do patrimônio histórico.

D) Compete à União, aos estados e aos municípios legislar concorrentemente sobre navegação lacustre. E) A União poderá delegar aos estados a competência para legislar sobre direito urbanístico.

QUETÃO 3

459. (PGE PI Procurador de Justiça Substituto 2008) A respeito de Federação, assinale a opção correta.

A) Quanto à sua origem, a Federação brasileira foi formada por agregação.

B) No Brasil, hoje, existe um federalismo de segundo grau.

C) São entes federativos a União, os estados, o DF, os municípios e os territórios.

D) Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territórios federais, obedecidos os requisitos legais.

E) A criação dos territórios e a sua transformação em estado são reguladas por meio de emenda constitucional.

460. (PGE PB Procurador de Justiça 2008) No que se refere à organização do Estado, assinale a opção correta.

A) Os sítios arqueológicos, conforme a CF, são bens dos estados, no entanto a competência material para

protegê-los é comum da União, dos estados e dos municípios.

B) A participação do estado da Paraíba no resultado da exploração do petróleo localizado em sua dimensão territorial ou a compensação financeira por essa exploração são consideradas receitas originárias do estado, não cabendo ao Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizar a aplicação desses recursos.

C) A decretação de intervenção da União nos estados ou no Distrito Federal (DF), quando houver a violação aos chamados princípios sensíveis, será feita por meio da ação direta de inconstitucionalidade interventiva, cabendo, inclusive, nesse caso, pedido de liminar. D) Como é de competência dos estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, nada impede que seja utilizada medida provisória editada pelo governador para regulamentar esse serviço, desde que haja previsão na Constituição Estadual autorizando-o a fazê-lo.

E) Compete privativamente à União legislar sobre produção e consumo.

461. (Pref. Mun. Natal Procurador 2008) De acordo com a jurisprudência do STF, assinale a opção correta acerca de competências.

A) Está no âmbito da competência estadual lei que limite o valor de quantia cobrada para uso de estacionamento de veículos em área particular.

B) Lei estadual que obrigue as empresas de construção civil a fornecer café-da-manhã aos trabalhadores que compareçam ao trabalho com quinze minutos de antecedência não viola a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho.

C) É de competência privativa da União legislar sobre a garantia de pagamento de meia entrada aos locais públicos de cultura, esporte e lazer.

D) Os estados podem, por via legislativa local, criar o instituto da reclamação, sem que isso represente invasão da competência privativa da União para legislar sobre direito processual, visto que a natureza jurídica da reclamação não é de recurso, de ação ou de incidente processual.

462. (TJ CE Técnico Judiciário 2008) Compete privativamente ao governador a iniciativa de lei estadual sobre matéria tributária.

463. (TJ RJ Técnico Judiciário 2008) As competências reservadas aos estados incluem

A) as taxativamente previstas na CF. B) os assuntos de interesse local.

C) as normas gerais sobre registros públicos. D) as que não são vedadas pela CF.

E) a edição de normas específicas sobre comércio interestadual.

Julgue o iten a seguir, relativos à organização político- administrativa brasileira.

464. (ME Agente Administrativo 2008) Caso determinado estado brasileiro, com o objetivo de conferir qualidade às traves de gol de futebol e aos aros das cestas de basquete, edite lei dispondo acerca

do conjunto de tratamentos químicos a que deverão ser submetidos os minerais para composição dos metais ali utilizados, a referida norma será formalmente constitucional.

Em 15/4/2005, um decreto assinado pelo presidente da República homologou a Portaria n.º 534, do Ministério da Justiça, que demarcou uma área de 1.747.464 hectares como a terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Trata-se de uma área que abriga 194 comunidades, com uma população de cerca de 19 mil índios dos povos macuxi, taurepang, patamona, ingaricó e wapichana. A União, por intermédio da FUNAI, iniciou, em 1992, o relatório de identificação da terra para fins de demarcação. Entretanto, a presença dos produtores de arroz vindos do sul do país impediu a conclusão da reserva, uma vez que eles alegam possuir títulos que lhes garantem a posse das terras. Além disso, o estado do Amazonas reivindica para si a propriedade de rio, na divisa com Roraima, que está incluído na área de reserva. A portaria de 2005 determinou o prazo de um ano para os não-índios abandonarem a terra indígena. No entanto, logo após a edição desse documento e do decreto presidencial que o homologou, começaram a tramitar diversas ações na justiça, contestando a demarcação. Somente no STF tramitam mais de 30 ações relacionadas à Raposa Serra do Sol.

Internet: <www.stf.gov.br> (com adaptações). Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.

465. (MS Agente Administrativo 2008) Não procede a pretensão do estado do Amazonas quanto à propriedade total sobre o citado rio, uma vez que lhe cabe apenas 50% da linha média de área fluvial partindo-se do centro até a margem localizada em seu território.

466. (TJ CE Técnico Administrativo 2008) Compete privativamente ao governador a iniciativa de lei estadual sobre matéria tributária.

467. (TCE – TO Técnico de Controle Externo 2008) A respeito da organização dos poderes, do controle de constitucionalidade e do sistema tributário nacional, assinale a opção correta.

A) Não haverá vício formal em projeto de lei ordinária, de iniciativa parlamentar, que vise disciplinar a aposentadoria dos respectivos servidores públicos. B) Compete ao Tribunal de Contas da União (TCU) apreciar e julgar as contas do chefe do Poder Executivo.

C) A arguição de descumprimento a preceito fundamento é mecanismo de controle incidental de inconstitucionalidade das leis.

D) Compete ao Supremo Tribunal Federal (STF) julgar originariamente a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.

E) O estado do Tocantins não poderá cobrar Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) dos veículos oficiais usados para transportar os servidores em serviço de determina autarquia pública federal, já que haverá imunidade recíproca.

468. (TJ AL Juiz Substituto 2008) Quanto à organização da União, dos estados e dos municípios, assinale a opção correta.

A) Compete privativamente à União registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais. B) O subsídio do vereador será fixado por lei municipal, de iniciativa da respectiva mesa, no início de cada legislatura. O valor então fixado terá de ser mantido até o final da mesma legislatura.

C) Caso o estado de Alagoas pretenda criar um tribunal de contas dos municípios, embora seja possível a sua criação, esse tribunal deverá ser composto, conforme súmula do STF, por sete conselheiros, dos quais três devem ser escolhidos pela assembléia legislativa, e quatro pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um entre auditores, outro entre membros do MP e os outros dois à sua livre escolha.

D) No âmbito da competência concorrente, conforme preceitua a CF, a competência dos estados, do DF e dos municípios será a de suplementar a legislação federal. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, esses entes federativos exercerão a competência legislativa plena, para atender suas peculiaridades. E) Os deputados estaduais se submetem ao mesmo regime das imunidades previsto na CF para os deputados federais e senadores.

469. (TJ RJ Analista 2008) Acerca da organização do Estado, assinale a opção correta. A) É de competência concorrente entre a União, os estados, o DF e os municípios legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais.

B) Lei do estado do Rio de Janeiro que disponha acerca de custas e serviços forenses não se submeterá ao regime constitucional da legislação concorrente.

C) Os estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

D) O prefeito é obrigado a promover o repasse dos recursos financeiros destinados à câmara de vereadores até o dia 20 de cada mês. No entanto, a ausência do repasse até essa data não constitui crime de responsabilidade.

E) O DF, vedada sua divisão em municípios, reger-se- á por sua constituição, que, aprovada por dois terços da Câmara Legislativa, será promulgada, desde que atendidos os princípios estabelecidos na CF.

470. (MMA Analista 2008) É da competência privativa de cada estado-membro definir, dentro dos seus limites geográficos, os espaços territoriais a serem especialmente protegidos e respectivos componentes, sendo a alteração e a supressão permitidas por meio de decreto do Poder Executivo.

471. (TRE GO Analista Judiciário 2009) A respeito da organização do Estado brasileiro, assinale a opção correta.

A) Os municípios não são considerados entes federativos autônomos, visto que não são dotados de capacidade de auto-organização e de autonomia financeira.

B) O Distrito Federal é a capital do país.

C) Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territórios federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

D) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, far-se-ão por lei federal e serão submetidos pela população diretamente interessada a referendo popular.

472. (TRT 17ª Região Analista Administrativa 2009) Segundo a CF, os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexar a outros, ou formar novos estados, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito e do Congresso Nacional, por lei complementar.

Acerca da organização política e administrativa do Estado, julgue os itens a seguir.

473. (DPE ES Defensor Público 2009) Conforme prevê a CF, é de competência material comum entre União, estados, municípios e DF planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente em caso de secas e inundações.

474. (DPE ES Defensor Público 2009) Suponha que um estado-membro da Federação tenha legislado, de forma exaustiva, acerca de assistência jurídica e defensoria pública, dada a inexistência de legislação federal sobre o tema. Nesse caso, ao ser promulgada legislação federal a esse respeito, as normas estaduais incompatíveis com ela serão automaticamente revogadas.

475. (TCE ES Procurador Especial de Constas 2009) No que se refere à organização político- administrativa dos entes da Federação, assinale a opção correta.

A) De acordo com a CF, lei estadual pode criar a justiça militar estadual, mediante iniciativa parlamentar.

B) Os estados-membros podem criar regiões de desenvolvimento, desde que mediante lei complementar.

C) Nas infrações penais comuns e nas ações populares, os prefeitos municipais serão julgados pelo respectivo tribunal de justiça.

D) Não cabe ao estado-membro disciplinar, ainda que no âmbito da constituição estadual, a ordem de vocação das autoridades municipais, quando configuradas situações de vacância ou impedimento na chefia do Poder Executivo municipal.

E) O DF não dispõe da capacidade de auto- organização, já que não possui competência para

legislar sobre organização judiciária, organização do MP e da Defensoria Pública do DF e dos Territórios. Acerca da organização do Estado estipulada expressamente na CF, julgue os itens a seguir.

476. (MEC Agente Administrativo 2009) É possível a formação de novos estados ou territórios federais, desde que haja aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, mediante a aprovação e promulgação de lei complementar.

477. (MEC Agente Administrativo 2009) É da competência privativa dos estados e do DF legisla acerca de diretrizes e bases da educação nacional. Julgue os itens seguintes, que versam sobre as competências dos entes federativos no Estado brasileiro.

478. (AGU PROCURADOR FEDERAL

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 43-46)

Outline

Documentos relacionados