• Nenhum resultado encontrado

837 (DPU DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL CESPE/2010) O credor pode ceder a terceiros, total

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 82-87)

ou parcialmente, seus créditos em precatórios, de qualquer valor e natureza, independentemente da concordância do devedor.

838. (IPS/ES ADVOGADO CESPE/2010) No que se refere aos juizados especiais federais, assinale a opção correta.

A) Ação que vise anular ato que aplicou penalidade disciplinar a servidor federal pode ser intentada no juizado especial federal, desde que não se trate de demissão.

B) Cabe ao autor, no momento da propositura da ação, optar pelo ajuizamento da ação na vara do juizado especial, desde que o valor do pedido não ultrapasse sessenta salários mínimos.

C) Desde que se respeite o valor máximo de sessenta salários mínimos, as causas fundadas em contrato de organismo internacional com a União podem ser ajuizadas no juizado especial federal.

D) Se a União pretender ajuizar ação visando à reparação de danos decorrentes de ato de pessoa física, poderá fazê-lo no juizado especial federal, desde que não ultrapasse o valor de sessenta salários mínimos.

E) A realização de perícia técnica para prova dos fatos alegados não é suficiente para afastar a competência do juizado especial federal.

13.2 – STF

839. (Juiz Substituto TRF 5ª Região 2007) Parlamentares federais, por serem agentes políticos, não respondem por improbidade administrativa, mas por crime de responsabilidade em ação a ser proposta perante o STF.

840. (Juiz Substituto TRF 5ª Região 2007) De acordo com o STF, não se compreende na autonomia dos estados-membros competência constitucional para instituir conselho destinado ao controle da atividade administrativa e financeira da respectiva justiça. 841. (OAB 2007) Com relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta.

A) Compete ao STF processar e julgar originariamente os mandados de segurança e habeas corpus impetrados contra o Conselho Nacional do Ministério Público.

B) Compete ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgar o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e os estados ou o DF.

C) Os crimes cometidos contra o sistema financeiro, contra a ordem econômica-financeira e contra os consumidores são de competência da justiça federal. D) Os conflitos entre servidores públicos temporários regidos pelo direito administrativo e a administração pública direta da União passaram a ser de competência da justiça trabalhista, por força do advento da Emenda Constitucional n.º 45/2005, de acordo com o entendimento do STF.

842. (Juiz Substituto TRF 5ª Região 2007) As hipóteses definidoras da competência do STF resultam de disciplina constitucional, razão por que é defeso à atividade legislativa ordinária ampliá-las de forma a abarcar ações penais que envolvam ex-autoridades e ações de improbidade.

843. (Juiz Substituto TRF 5ª Região 2007) O STF sufragou entendimento segundo o qual lei ordinária pode equiparar certos cargos de natureza especial ao de ministro de Estado e, assim, garantir aos seus ocupantes a mesma prerrogativa de foro criminal prevista para este.

844. (TRT 1ª Região Técnico Administrativo 2008) Em relação à federação brasileira, assinale a opção correta.

A) A indissolubilidade da federação brasileira pode ser afastada por meio de plebiscito autorizativo da cisão. B) Compete à União editar normas gerais sobre o serviço postal, podendo os estados suplementá-las para atendimento de especificidades locais.

C) Os estados-membros, na hipótese de medida provisória delegando poderes para legislar sobre propaganda comercial, podem disciplinar o tema no seu território.

D) Pela teoria dos poderes remanescentes, a competência legislativa da União decorre da exclusão dos assuntos taxativamente descritos na CF para os estados, o DF e os municípios.

E) A ação entre empresa pública brasileira e o estado do Rio de Janeiro que discuta imunidade tributária, por envolver conflito federativo, será julgada no STF. Em 15/4/2005, um decreto assinado pelo presidente da República homologou a Portaria n.º 534, do Ministério da Justiça, que demarcou uma área de 1.747.464 hectares como a terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Trata-se de uma área que abriga 194 comunidades, com uma população de cerca de 19 mil índios dos povos macuxi, taurepang, patamona, ingaricó e wapichana. A União, por intermédio da FUNAI, iniciou, em 1992, o relatório de identificação da terra para fins de demarcação. Entretanto, a presença dos produtores de arroz vindos do sul do país impediu a conclusão da reserva, uma vez que eles alegam possuir títulos que lhes garantem

a posse das terras. Além disso, o estado do Amazonas reivindica para si a propriedade de rio, na divisa com Roraima, que está incluído na área de reserva. A portaria de 2005 determinou o prazo de um ano para os não-índios abandonarem a terra indígena. No entanto, logo após a edição desse documento e do decreto presidencial que o homologou, começaram a tramitar diversas ações na justiça, contestando a demarcação. Somente no STF tramitam mais de 30 ações relacionadas à Raposa Serra do Sol.

Internet: <www.stf.gov.br> (com adaptações). Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.

845. (MS Agente Administrativo 2008) Eventual litígio entre o estado de Roraima e a FUNAI, que envolva conflito federativo, só pode ser decidido originariamente pelo STF.

No tocante à organização do Estado brasileiro, a CF 846. (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) determinou que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente o presidente da República e os governadores dos estados e do Distrito Federal nos crimes comuns. 847. (OAB SP 136 2008) De acordo com dispositivo constitucional, a súmula do STF com efeito vinculante

A) será aprovada após reiteradas decisões sobre matéria constitucional.

B) somente poderá ser revista ou cancelada mediante provocação devidamente motivada.

C) é de observância obrigatória pelos demais órgãos do Poder Judiciário caso seja aprovada pela maioria simples dos membros do tribunal.

D) não poderá ser cancelada ou revista.

848. (TJ RJ Analista 2008) Ainda acerca do Poder Judiciário, assinale a opção correta.

A) Caberá recurso de apelação endereçado ao respectivo tribunal de justiça contra sentença proferida por juiz de direito, mesmo quando este atua no exercício de competência da justiça federal.

B) O CNJ é composto apenas por membros do Poder Judiciário e tem competência, entre outras, para exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

C) Compete ao STF julgar mandado de segurança contra ato ilegal e abusivo praticado pelo CNJ.

D) Compete ao STJ julgar as causas e os conflitos entre a União e os estados, a União e o DF, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administração indireta.

E) Compete à União fixar, por meio de lei ordinária, o valor das obrigações de pequeno valor que a fazenda federal, estadual, distrital ou municipal deva fazer em virtude de sentença judicial transitada em julgado, independentemente de precatório.

849. (OAB SP 135 2008) A súmula do STF com efeito vinculante

A) pode ser aprovada mediante decisão da maioria absoluta dos seus membros.

B) não pode ser revista ou cancelada de ofício pelo próprio STF.

C) não é de observância obrigatória para a administração pública estadual e municipal.

D) pode ter seu cancelamento provocado por aqueles legitimados à propositura da ação direta de inconstitucionalidade.

850. (OAB SP 136 2008) Contra decisão judicial que tenha contrariado súmula vinculante aplicável a caso concreto cabe

A) mandado de segurança ao STJ, se o ato provier de juiz de direito.

B) reclamação ao STF.

C) reclamação ao tribunal de justiça. D) reclamação ao CNJ.

851. (STF Analista Administrativo 2008) Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República, após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

852. (STF Analista Administrativo2008) A Emenda Constitucional n.º 45/2004 introduziu a súmula vinculante no direito brasileiro. Para ter o efeito vinculante, a súmula deve ser aprovada por quorum qualificado de dois terços dos ministros do STF.

853. (STF Analista Administrativo 2008) Compete ao STF processar e julgar originariamente, nas infrações penais comuns, os ministros do próprio STF.

854. (TRT 1ª Região Técnico Administrativo 2008) Em relação às competências do STF e do STJ, assinale a opção correta.

A) O habeas corpus contra ato de desembargador de TRT, em regra, é julgado pelo STF.

B) O litígio entre pessoa física e organismo internacional será originalmente processado no STF. C) A homologação de sentença estrangeira pode ser decidida por ato apenas do presidente do STF.

D) Ainda que haja interesse dos ministros do STF no resultado de causa relativa à magistratura no controle concentrado de normas, os integrantes da corte não podem alegar suspeição no julgamento de ação direta de inconstitucionalidade.

E) O julgamento de ação contra o Conselho Nacional de Justiça é da competência do STF, enquanto o de mandado de segurança contra o Conselho Nacional do Ministério Público cabe ao STJ.

855. (STJ Técnico Administrativo 2008) O presidente do STF não pode propor lei complementar que exclua a participação da Ordem dos Advogados do Brasil dos concursos públicos para ingresso na magistratura.

856. (TJ CE Técnico Administrativo 2008) Segundo o STF, a remuneração dos juízes de paz somente pode ser fixada por lei de iniciativa exclusiva do tribunal de justiça do estado.

857. (STJ Técnico Administrativo 2008) Uma vez editada uma súmula vinculante, figura criada pela Emenda Constitucional n.º 45, todas as decisões judiciais e administrativas devem seguir o entendimento do STF. Quanto ao STJ, embora seja ele o uniformizador da interpretação da lei federal, não está autorizado a expedir essa espécie de súmula. 858. (FUNDAC PB Advogado 2008) Os legitimados a propor ação direta de inconstitucionalidade perante o STF não incluem o(a) A) governador de estado.

B) mesa de assembléia legislativa. C) federação sindical.

D) entidade de classe de âmbito nacional.

859. (MPE RO Promotor de Justiça Substituto 2008) Acerca do Poder Judiciário e do MP, assinale a opção correta.

A) Compete ao STJ julgar o conflito de atribuições entre o MP federal e o estadual.

B) Caso mandado de segurança impetrado contra ministro de Estado seja concedido, caberá recurso ordinário, contra essa decisão, para a instância superior.

C) Compete ao STF julgar reclamação contra decisões judiciais ou atos administrativos que venham a contrariar decisão anterior proferida em sede de controle abstrato de constitucionalidade, reconhecendo-se a legitimidade ativa ad causam a todos que comprovem prejuízo oriundo das decisões ou atos administrativos impugnados.

D) Os procuradores-gerais de justiça dos estados e do DF serão nomeados pelos respectivos governadores, após formação de lista tríplice escolhida por meio de eleições internas em cada órgão, somente podendo ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo competente.

E) Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do MP e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, inclusive a orientação no que se refere à forma como proceder nos autos judiciais e administrativos de sua competência, com vistas a proporcionar maior padronização e celeridade.

860. (Pref. Mun. Teresina Fiscal de Tributos 2008) Na qualidade de guarda da Constituição Federal, o Supremo Tribunal Federal, como órgão do Poder Judiciário, tem a responsabilidade de decidir acerca da juridicidade da ação dos demais poderes do Estado.

861. (Pref. Mun. Natal Fiscal de Tributos 2008) Considerando a atual jurisprudência do STF quanto à decisão e aos efeitos do mandado de injunção, notadamente nos casos em que se discuta o direito de greve dos servidores públicos, é correto afirmar que, na decisão de um mandado de injunção, compete ao Poder Judiciário

A) elaborar a norma regulamentadora faltante.

B) proferir simples declaração de inconstitucionalidade por omissão, dando conhecimento ao órgão competente para a

adoção das providências cabíveis.

C) garantir o imediato exercício do direito fundamental afetado pela omissão do poder público.

D) fixar prazo razoável para que o ente omisso supra a lacuna legislativa ou regulamentar, sob pena de responsabilização.

862. (Pref. Mun. Natal Assessor Jurídico 2008) Assinale a opção correta quanto à competência dos tribunais.

A) Compete ao STF processar e julgar originariamente o litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União, um estado, o DF ou um território.

B) Compete ao STJ processar e julgar originariamente as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal sejam interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à justiça eleitoral e à justiça do trabalho. C) Compete ao TST processar e julgar originariamente todas as ações que envolvam o exercício do direito de greve.

D) Compete aos juízes do trabalho julgar originariamente os crimes contra a organização do trabalho.

Com relação às competências constitucionais do STF, julgue os itens subseqüentes.

863. (STF Técnico Judiciário 2008) A competência originária do STF submete-se a regime de direito estrito, não comportando a possibilidade de ser estendida a situações que extravasem os limites fixados no rol taxativo da norma constitucional que a fixa.

864. (STF Técnico Judiciário 2008) Compete ao STF processar e julgar ação ordinária, de natureza civil, instaurada contra o presidente da República. 865. (STF Técnico Judiciário 2008) É de competência do STF julgar interpelação judicial de natureza cível contra o procurador-geral da República. 866. (STF Técnico Judiciário 2008) O STF é competente para conhecer originariamente de mandado de segurança contra decisão de juiz que integra Turma Recursal de Juizados Especiais.

867. (PC RN Delegado Substituto 2008) Em relação ao STF, assinale a opção correta.

A) Seus ministros serão nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria simples dos senadores.

B) É sua competência conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinário que ainda não foi objeto de juízo de admissibilidade na origem.

C) Compete ao STF acolher originariamente o mandado de segurança contra atos de outros tribunais.

D) É cabível, originariamente, a reclamação para a preservação de sua competência, mesmo que o ato atacado já tenha transitado em julgado.

E) Segundo a CF, compete ao STF julgar, em recurso ordinário, o denominado crime político.

868. (MS Agente Administrativo 2008)O conflito de competência entre o Tribunal Regional Federal com sede em São Paulo – SP e o Tribunal Regional do Trabalho com sede em Campinas – SP será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.

869. (STJ Técnico Administrativo 2008) Se o STJ propuser ao Congresso Nacional a criação de mais dois TRFs, tal proposta deverá ser rejeitada pelo Poder Legislativo, pois cabe exclusivamente ao STF, como principal órgão do Poder Judiciário, propor a criação ou a extinção de quaisquer tribunais.

870. (STJ Técnico Administrativo 2008) Membro de tribunal de contas estadual que praticar crime comum deverá ser processado pelo tribunal de justiça, ficando a cargo do STJ apenas o julgamento. 871. (STJ Técnico Administrativo 2008) Conflito de competência entre um juiz de direito de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, estabelecido no julgamento de uma ação possessória, deverá ser decidido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, ao qual é vinculado o juiz de direito, e em grau de recurso, pelo STJ.

872. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar originariamente as ações diretas de inconstitucionalidade propostas pelo MP.

873. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) Caso um governador de estado seja denunciado por crime comum, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça.

874. (STJ Técnico Administrativo 2008) Não é possível interpor recurso especial contra acórdão proferido em julgamento de mandado de segurança que ataca ato praticado por governador de estado, devido ao fato de ser competência originária do próprio STJ processar e julgar os mandados de segurança contra essas autoridades.

875. (STJ Técnico Administrativo 2008) Julgado um habeas corpus em última instância pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e havendo sido denegada a ordem, caberá recurso ordinário ao STJ. 876. (TRT 1ª Região Execução de Mandatos 2008) Considerando o tratamento constitucional dado à justiça do trabalho, assinale a opção correta, de acordo com o entendimento jurisprudencial do STF. A) As ações oriundas da discussão de relação de trabalho de servidores públicos federais, após a Emenda Constitucional n.º 45/2004, serão julgadas pela justiça trabalhista.

B) Compete à justiça do trabalho o julgamento de ação de crime contra a organização do trabalho, como, por exemplo, o de redução de pessoa à condição análoga à de escravo.

C) A execução das sentenças que envolvam decisão sobre adimplemento de contribuição previdenciária não poderão ser realizadas de ofício, devendo o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) ser chamado à lide para exigir seu pagamento.

D) Compete ao Tribunal Regional Federal o julgamento de habeas corpus impetrado contra ato de juiz do trabalho de vara localizada na cidade do Rio de Janeiro.

E) O conflito positivo de competência entre o Tribunal Regional Federal da 2.ª Região e o TRT com sede no Rio de Janeiro deverá ser decidido pelo STJ.

877. (DETRAN Analista de Trânsito 2008) O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é competente para processar e julgar, originariamente, um comandante da marinha que tenha praticado crime de homicídio. No que concerne à organização do Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes.

878. (STJ Analista Administrativo 2008)Junto ao STJ funciona o Conselho da Justiça Federal, ao qual cabe, na forma da lei, a supervisão administrativa e orçamentária da justiça federal de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema e com poderes correcionais, cujas decisões terão caráter vinculante, para toda a justiça federal.

879. (PC PB Delegado 2008) Assinale a opção correta acerca do Poder Judiciário.

A) Compete ao STJ julgar litígio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a União. B) O pedido de extradição solicitada por Estado estrangeiro será julgado pelo STJ.

C) Ao STJ compete julgar as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e município ou pessoa domiciliada ou residente no país.

D) O julgamento dos crimes contra a organização do trabalho são de competência da justiça do trabalho. E) Procurador de justiça do Distrito Federal e territórios, atuando em turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, terá os crimes por ele praticados julgados pelo STJ.

880. (STF Analista Administrativo 2008) Os pedidos de extradição formulados por Estado estrangeiro devem ser julgados pelo STJ.

881. (OAB SP 137 2009) De acordo com dispositivo constitucional vigente, a súmula com efeito vinculante

A) será editada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), para a correta interpretação de lei federal. B) será editada por qualquer tribunal, quando houver reiteradas decisões que recomendem a uniformização do entendimento pelos juízes de primeiro grau.

C) será editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após reiteradas decisões sobre matéria constitucional. D) será editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o aprimoramento das rotinas administrativas dos órgãos do Poder Judiciário.

882. (TRE MA Técnico Administrativo 2009) A súmula vinculante (stare decisis) é vista por seus

defensores como indispensável à garantia da segurança jurídica e ao impedimento da multiplicação, vista como desnecessária, de processos nas várias instâncias. Os oponentes, por seu lado, julgam que a adoção da súmula vinculante engessaria o Poder Judiciário e impediria a inovação, transformando os julgamentos de primeiro grau apenas em meras cópias das decisões já tomadas. Apesar dessas divergências, a súmula vinculante Foi introduzida na CF, mediante a publicação da Emenda Constitucional n.º 45/2004. A esse respeito, assinale a opção correta.

A) O STF pode, somente de ofício, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula vinculante.

B) A súmula vinculante tem efeito somente em relação aos órgãos do Poder Judiciário.

C) Do ato administrativo ou da decisão judicial que contrariar a súmula vinculante aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao STF. D) É necessário o quorum de três quintos dos membros do STF para a edição da súmula vinculante. E) A súmula vinculante tem por objetivo a validade, a interpretação e a eficácia de determinadas normas, cuja controvérsia acarrete grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de processos sobre questão idêntica, motivo pelo qual não é possível a sua revisão ou cancelamento, nem mesmo de ofício, pelo STF. 883. (TJ AL Juiz Substituto 2009) O promotor de justiça da capital de certo estado da Federação recebeu procedimento de investigação instaurado por procurador da República, no qual é noticiada a eventual prática de crime de desacato cometido contra juiz do trabalho. Segundo o referido procurador, o crime teria sido praticado quando Joana, na fila do banco do fórum trabalhista, não permitiu que o juiz do trabalho Paulo tivesse atendimento priorizado, conforme determinado por ato normativo do presidente do tribunal, tendo ela afirmado que juiz manda no gabinete e que, no banco, deve ser tratado como um cidadão qualquer. Entendeu o procurador que não haveria interesse da União na situação, sendo matéria de competência da justiça comum estadual, razão pela qual encaminhou os autos a essa promotoria.

Na situação hipotética apresentada, não concordando com o entendimento do procurador e considerando entendimento mais recente do STF, o promotor de justiça deve suscitar conflito de

A) atribuições perante o STJ. B) competência perante o STJ.

C) atribuições perante o procurador-geral da República.

D) competência perante o STF. E) atribuições perante o STF.

884. (TRT 17ª Região Analista Judiciário 2009) Conforme entendimento do STF, compete à justiça do trabalho apreciar litígios instaurados contra entidades de previdência privada e relativos à complementação de aposentadoria, pensão ou de outros benefícios previdenciários, desde que a controvérsia jurídica resulte de obrigação oriunda de contrato de trabalho.

885. (TRT 17ª Região Analista Administrativo 2009) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, as ações oriundas da relação de trabalho devem ser julgadas pela justiça do trabalho, excluídas as que envolvam os entes de direito público externo e da administração pública direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

886. (ANAC Analista Administrativo 2009) O STF compõe-se de doze ministros, escolhidos entre

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 82-87)

Outline

Documentos relacionados