• Nenhum resultado encontrado

404 (TRE/MT TÉCNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2010) Com relação aos direitos políticos e à

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 38-40)

disciplina constitucional sobre os partidos políticos, assinale a opção correta.

A) No Brasil, o alistamento eleitoral consiste em procedimento administrativo que depende de iniciativa da autoridade judicial eleitoral, a qual realiza a inscrição de ofício, visando a verificação do cumprimento dos requisitos constitucionais e das condições legais necessárias ao exercício dos direitos políticos.

B) A CF proíbe aos militares, enquanto estiverem em serviço ativo, a filiação a partidos políticos, razão pela qual os membros das Forças Armadas não podem ser candidatos a cargo eletivo, salvo se, em qualquer circunstância, afastarem-se definitivamente da atividade militar que desenvolvem.

C) A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não s aplicando à eleição que ocorrer até seis meses antes da data de sua vigência.

D) Como sujeitos de direito, os partidos políticos têm legitimidade para atuar em juízo, não podendo, entretanto, ajuizar mandado de segurança coletivo, por lhes faltar a condição de representantes de categoria profissional ou econômica.

E) Os partidos políticos adquirem personalidade jurídica na forma da lei civil, devendo, após isso, registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

8 – Organização do Estado ESTÃO 14

8.1 – Forma de Estado

405. (OAB 2007) Acerca da organização do Estado, na forma como prevista na Constituição Federal, assinale a opção correta.

A) A Federação é forma de Estado, ao passo que a República é forma de governo.

B) Viola um princípio sensível, constante da Constituição Federal, o fato de um estado-membro proceder ao provimento de cargo efetivo no âmbito da administração pública centralizada sem realizar concurso público.

C) É cláusula pétrea a regra constitucional segundo a qual a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. D) No âmbito da competência concorrente, a ausência de norma estadual possibilita ao município dispor sobre a matéria de forma supletiva. O advento de norma estadual suspende a execução da norma municipal com ela incompatível, de forma que, revogada a lei estadual superveniente, a norma municipal volta a viger.

Acerca dos conceitos de Estado, nação e povo, julgue os itens que se seguem.

406. (SERPRO Analista Especialidade Advocacia 2008) A federação é uma forma de governo na qual há uma nítida separação de competências entre as esferas estaduais, dotadas de autonomia, e o poder público central, denominado União.

Com referência ao regime e à forma de governo do Brasil, julgue o item abaixo.

407. (TCU Analista de Controle Externo 2008) A república e a forma federativa de Estado foram arroladas expressamente como cláusulas pétreas pelo constituinte originário.

408. (SERPRO Analista Especialidade Advocacia 2008) O conceito de Estado possui basicamente quatro elementos: nação, território, governo e soberania. Assim, não é possível que haja mais de uma nação em um determinado Estado, ou mais de um Estado para a mesma nação.

409. (TJ AL Juiz Substituto 2008) O parágrafo único do art. 23 da CF prevê que leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os estados, o DF e os municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. Esse dispositivo trata do federalismo

A) assimétrico. B) centrípeto. C) centrífugo. D) dualista. E) horizontalista.

410. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) Assinale a opção correta com relação ao federalismo brasileiro.

A) O federalismo brasileiro, quanto à sua origem, é um federalismo por agregação.

B) Existia no Brasil um federalismo de segundo grau até a promulgação da CF, após a qual o país passou a ter um federalismo de terceiro grau.

C) Uma das características comuns à federação e à confederação é o fato de ambas serem indissolúveis. D) A federação é o sistema de governo cujo objetivo é manter reunidas autonomias regionais.

E) Os territórios federais são considerados entes federativos.

411. (PGE AL Procurador do Estado 2009) Acerca do federalismo, assinale a opção correta. A) A descentralização política, apesar de ocorrer em alguns países que adotam a forma federativa de Estado, não é uma característica marcante do federalismo.

B) Quando da constituição de um Estado na forma federativa, os entes que passam a compor o Estado Federal (estados-membros) perdem sua soberania e autonomia. Esses elementos passam a ser característicos apenas do todo, ou seja, do Estado Federal.

C) Alguns dos elementos que asseguram a soberania dos estados-membros no federalismo são a possibilidade de auto-organização por meio da elaboração de constituições estaduais e a existência de câmara representativa dos estados-membros. D) Doutrinariamente, entende-se que a formação da Federação brasileira se deu por meio de movimento centrípeto (por agregação), ou seja, os estados soberanos cederam parcela de sua soberania para a formação de um poder central. Isso explica o grande plexo de competências conferidas aos estados- membros brasileiros pela CF se comparados à pequena parcela de competências da União.

E) As constituições dos estados organizados sob a forma federativa possuem, em regra, instrumentos para coibir movimentos separatistas. No Brasil, a CF prevê a possibilidade de se autorizar a intervenção da União nos estados para manter a integridade nacional e considera a forma federativa de Estado uma cláusula pétrea.

412. (TRT 17ª Região Analista Administrativa 2009) O Brasil caracteriza-se por ser um Estado unitário, o qual possui governo único, conduzido por uma única entidade política, que exerce, de forma centralizada, o poder político.

8.2 – União

413. (SEGER –ES analista Judiciário 2007) Compete à União e aos estados desapropriar imóveis rurais, por interesse social e para fins de reforma agrária.

414. (JUIZ SUBSTITUTO –TJ-SE 2007) As matérias de competência legislativa privativa da União incluem

A) o direito civil e as juntas comerciais.

B) as normas gerais de licitação e os sistemas de consórcios.

C) as populações indígenas e as custas dos serviços forenses.

D) o sistema monetário e a produção e consumo. E) o comércio interestadual e o orçamento.

415. (TRT REGIÃO ANALISTA

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 38-40)

Outline

Documentos relacionados