• Nenhum resultado encontrado

995 (TRT 9ª REGIÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO 2007) Às defensorias públicas da União e dos estados

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 97-101)

são asseguradas autonomia funcional e administrativa bem como a iniciativa de sua proposta orçamentária, dentro dos limites traçados pela Constituição Federal.

996. (TJDFT Notáveis 2008) O defensor público da União tem legitimidade ativa para propor edição, revisão ou cancelamento de enunciado de súmula vinculante.

997. (DPE ES Defensor Público 2009) A defensoria pública, conforme previsto na lei de regência, tem legitimidade para propor ação civil pública na defesa do meio ambiente.

14.4 – Temas Plurais

998. (PC RN Delegado Substituto 2008) Assinale a opção correta com relação às funções essenciais à justiça.

A) O fato de o promotor de justiça que ofereceu a denúncia ter acompanhado a lavratura do auto de prisão em flagrante e os demais atos investigatórios induz a nulidade da ação penal, uma vez que resta ferido o princípio da imparcialidade, de forma que, para que isso não ocorresse, caberia ao procurador- geral de justiça designar outro membro para oferecer a peça acusatória e acompanhar a ação penal.

B) Os três anos de atividade jurídica exigidos pela CF ao candidato para inscrição definitiva em concurso de ingresso na carreira do MP contam-se da data da colação de grau e não da conclusão do curso superior de direito, e incluem o tempo de curso de pós- graduação na área jurídica concluído com êxito pelo candidato.

C) A jurisprudência do STF está alinhada no sentido de que o advogado tem imunidade profissional, não constituindo calúnia, injúria e difamação qualquer manifestação de sua parte no exercício dessa atividade, em juízo ou fora dele, sem prejuízo de sanções disciplinares perante a OAB.

D) De acordo com a jurisprudência do STF, o MP tem legitimidade ativa ad causam para requerer a internação compulsória, para tratamento de saúde, de pessoa vítima de alcoolismo, ainda que exista defensoria pública com atuação efetiva no local, uma vez que o direito em questão é indisponível.

E) Caso um advogado tenha impetrado habeas corpus ao órgão competente em favor de determinado desembargador, que havia sido indiciado em IP por autoridade policial pela suposta prática do crime de estelionato, a ordem deverá ser concedida, pois cabe ao STJ o processo e o julgamento da ação penal bem como a condução do IP.

15 – Das Finanças Públicas e do Orçamento 999. (ANVISA Téc. Adm. 2007) A Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei do Orçamento Anual são normas diferentes.

1000. (AGU Advogado da União 2009) A LDO inclui as despesas de capital para os dois exercícios financeiros subsequentes.

1001. (AGU Advogado da União 2009) A LOA disporá sobre as alterações na legislação tributária.

1002. (AGU Advogado da União 2009) A LOA não conterá dispositivo estranho à fixação da receita e à previsão de despesa.

1003. (AGU Advogado da União 2009) A LOA poderá conter contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

1004. (AGU Advogado da União 2009) É possível a transposição de recursos de uma categoria de programação para outra, com a prévia autorização legislativa.

1005. (AGU Advogado da União 2009) Emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias poderão ser aprovadas , desde que sejam compatíveis com o plano plurianual.

1006. (AGU Advogado da União 2009) Não é possível a transferência voluntária de recursos, pelo governo federal, aos estados para o pagamento de despesas de pessoal ativo, inativo e pensionista. 1007. (TCE AC Analista de Controle Externo 2008) Em relação à execução orçamentária e financeira, assinale a opção correta.

A) O ano financeiro dura 12 meses, coincidindo ou não com o ano civil, enquanto o exercício financeiro inicia- se com o ano financeiro e encerra-se no ano seguinte. B) As dotações consignadas aos créditos orçamentários e adicionais representam autorizações de despesas válidas para utilização no período de vigência da LOA. Para tanto, os recursos financeiros devem estar disponíveis para quitar as obrigações, devendo o Poder Executivo, no prazo de 60 dias após a publicação da lei orçamentária, estabelecer a programação financeira e o cronograma de desembolsos.

C) Na programação das cotas trimestrais, o Poder Executivo deve considerar no decreto orçamentário os créditos adicionais e as operações extra- orçamentárias, excetuando-se os restos a pagar. D) A lei orçamentária é organizada na forma de créditos orçamentários, aos quais estão consignadas dotações. O crédito orçamentário é constituído pelo conjunto de categorias classificatórias e contas que especificam as ações e operações autorizadas pela lei orçamentária, enquanto a dotação é o montante de recursos financeiros com que conta o crédito orçamentário.

E) A movimentação dos recursos entre as unidades do sistema de programação financeira é executada por meio de cota, repasse, sub-repasse, sendo a cota a liberação de recursos do órgão setorial de programação financeira para unidades gestoras de um mesmo órgão ou entidade.

1008. (TCE TO Técnico de Controle Externo 2008) Conforme disposição da Constituição Federal (CF), a Lei Orçamentária Anual (LOA) é constituída por três orçamentos: fiscal, seguridade social e investimento das empresas. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

A) O orçamento de investimento das estatais não contempla as despesas de pessoal e manutenção das empresas estatais independentes.

B) As empresas estatais dependentes estão incluídas nos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento.

C) O orçamento da seguridade social cobre apenas as entidades e órgãos da seguridade social.

D) Entre as funções dos orçamentos fiscais e da seguridade social inclui-se a de reduzir desigualdades interregionais, segundo critério populacional.

E) O instrumento norteador da elaboração da LOA é o plano plurianual.

1009. (PGE AL Procurador do Estado 2008) A respeito das finanças públicas, assinale a opção correta.

A) A lei que instituir o PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

B) A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas correntes para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da LOA, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências reguladoras.

C) A abertura de crédito suplementar ou especial dispensa a autorização legislativa, mas não prescinde da indicação dos recursos correspondentes.

D) Segundo o princípio da anualidade, a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

E) Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de LOA, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados pela administração, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, independentemente de autorização legislativa.

1010. (PGE AL Procurador do Estado 2008) Assinale a opção correta acerca do tema orçamento. A) O PPA estabelecerá as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de custeio e programas de pouca duração.

B) O orçamento anual compreende o orçamento fiscal, incluindo o das fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

C) O PPA será acompanhado de demonstrativo do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções.

D) A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública, excluindo as despesas de capital.

E) Os planos e programas nacionais e regionais previstos na CF serão elaborados de acordo com a LDO.

1011. (PGE AL Procurador do Estado 2008) A LOA, de acordo com a CF,

A) conterá a previsão da dívida pública.

B) conterá somente a previsão da receita e fixação da despesa.

C) conterá a previsão da receita e a fixação da despesa, excluindo a autorização para abertura de crédito suplementares.

D) não conterá autorização para a contratação de operações de crédito.

E) conterá a previsão da receita e a fixação da despesa, além da autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operação de crédito.

1012. (PGE AL Procurador do Estado 2008) As vedações constitucionais em matéria orçamentária não incluem

A) o início de programas não incluídos na LOA.

B) a realização de despesas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.

C) a vinculação de receita de impostos para a realização de atividades da administração tributária. D) a abertura de crédito suplementar sem prévia autorização legislativa.

E) a concessão de créditos ilimitados.

1013. (PGE AL Procurador do Estado 2008) Os projetos relativos à LDO e ao PPA, no âmbito federal, serão apreciados

A) somente pela Câmara dos Deputados. B) por uma das casas do Congresso Nacional. C) por ambas as casas do Congresso Nacional. D) somente pelo Senado Federal.

E) pelo plenário das casas do Congresso, não passando pela Comissão Mista Permanente do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

1014. (TCE – TO Analista de Controle Externo 2008) Segundo a Constituição Federal de 1988 (CF), leis de iniciativa do Poder Executivo devem estabelecer os seguintes instrumentos legais de planejamento: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e Lei de Orçamento Anual (LOA). A respeito das leis orçamentárias, assinale a opção correta.

A) A LOA compreenderá o orçamento fiscal e o orçamento da seguridade social.

B) É vedado o início de programas ou projetos não incluídos no PPA.

C) O projeto de LDO será encaminhado ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro.

D) O projeto do PPA, com vigência até o final do mandato presidencial, será encaminhado ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro.

E) As emendas ao projeto de LDO não poderão ser aprovadas quando forem incompatíveis com o PPA. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) Consoante a CF, julgue os itens seguintes relativas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Plano Plurianual (PPA).

1015. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) A CF determina literalmente que o conteúdo do

projeto de lei orçamentária e das emendas a ela propostas pelo Congresso Nacional sejam compatíveis com a LDO.

1016. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) Determina a CF que os PPAs sejam elaborados em consonância com os planos e programas nacionais, regionais e setoriais.

1017. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) Se o Banco do Brasil S.A. pretende conceder, em 2009, aumento salarial para seus empregados, então tal elevação somente poderá ser efetivada se prevista na LDO que tramitou no Congresso Nacional em 2008.

1018. (MCT 2008) O plano plurianual compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

(MS PS Técnico Nível Superior 2008) Acerca das regras constitucionais concernentes aos orçamentos, julgue os itens a seguir.

1019. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) É da competência exclusiva do Poder Executivo iniciar o processo legislativo das matérias relativas ao plano plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias e aos orçamentos anuais, bem como ao processo legislativo em tema de direito tributário.

1020. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), por ter objeto determinado e destinatários certos, e não possuir generalidade abstrata, é lei de efeitos concretos, que não está sujeita à fiscalização jurisdicional no controle concentrado de constitucionalidade.

1021. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) Cabe à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do PPA, da LDO e da lei orçamentária anual.

1022. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes não podem ser utilizados mediante créditos especiais ou suplementares.

(MS PS Técnico Nível Superior 2008) A respeito do plano plurianual e do projeto de lei orçamentária anual, julgue os itens seguintes.

1023. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) A lei que instituir o PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

1024. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na CF serão elaborados em consonância com o PPA e apreciados pelo Congresso Nacional.

1025. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, inclusive quando se tratar de dispositivo que preveja autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito.

1026. (MS PS Técnico Nível Superior 2008) A lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal referente às fundações instituídas e mantidas pelo poder público federal, o orçamento de investimento das empresas em que a União, indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto, bem como o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados.

(AGU – Advogado Geral da União 2008) Acerca das normas constitucionais que regem os orçamentos, julgue os itens a seguir.

1027. A LDO inclui as despesas de capital para os dois exercícios financeiros subsequentes.

1028. (AGU – Advogado Geral da União 2008) A LOA disporá sobre as alterações na legislação tributária.

1029. (AGU – Advogado Geral da União 2008)A LOA não conterá dispositivo estranho à fixação da receita e à previsão de despesa.

1030. (AGU – Advogado Geral da União 2008)A LOA poderá conter contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

(AGU – Advogado Geral da União 2008) Ainda acerca dos orçamentos, julgue os itens que se seguem.

1031. (AGU – Advogado Geral da União 2008) O princípio da universalidade estabelece que todas as receitas e despesas devem estar previstas na LOA. 1032. (AGU – Advogado Geral da União 2008) O princípio da não-afetação refere-se à impossibilidade de vinculação da receita de impostos a órgãos, fundo ou despesa, com exceção de alguns casos previstos na norma constitucional.

1033. (AGU – Advogado Geral da União 2008) O orçamento é um ato administrativo da administração pública.

1034. (AGU – Advogado Geral da União 2008) O controle externo do cumprimento orçamentário é feito, ordinariamente, pelo Poder Judiciário.

(IPC CONTADOR 2007) Os créditos adicionais são autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento.

Acerca das características dos créditos adicionais, julgue os itens subseqüentes.

1035. (IPC CONTADOR 2007) Os créditos adicionais são classificados em créditos suplementares, créditos especiais e créditos extraordinários.

1036. (IPC CONTADOR 2007) Os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos suplementares.

(IPC CONTADOR 2007) O planejamento orçamentário é efetuado com três instrumentos básicos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). No que tange à elaboração do orçamento e às características desses instrumentos, julgue os itens a seguir.

1037. (IPC CONTADOR 2007) A vigência do PPA estende-se até o início do primeiro exercício financeiro subseqüente ao mandato do chefe do Poder Executivo. 1038. (IPC CONTADOR 2007) A iniciativa nas matérias de natureza orçamentária é do Poder Legislativo, mas a competência é do Poder Executivo. 1039. (IPC CONTADOR 2007) A LOA é constituída por três orçamentos: fiscal, seguridade social e investimentos das empresas.

1040. A LDO deverá ser acompanhada pelos anexos de metas fiscais e de riscos fiscais.

1041. (UEPA TÉCNICO NÍVEL SUPERIOR

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 97-101)

Outline

Documentos relacionados