• Nenhum resultado encontrado

964 (TRT 9ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO 2007) Mandado de segurança impetrado contra o

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 94-97)

Procurador-Geral do Trabalho por servidor público estatutário da própria Procuradoria deverá ser julgado pela justiça federal de primeira instância.

965. (OAB 2007) Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.

A) Integra o Ministério Público da União o Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU).

B) Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e

financeira do Ministério Público, sem prejuízo do controle exercido pelo Tribunal de Contas.

C) Os advogados da União representam a União, judicial e extrajudicialmente, inclusive no que se refere à execução da dívida ativa.

D) Às defensorias públicas é assegurada autonomia funcional e administrativa

966. (TRT 5ª Analista Judiciário 2008) O Ministério Público do Trabalho integra o Ministério Público da União.

967. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) O MP é órgão do Poder Judiciário e uma de suas atribuições é formular denúncias na esfera criminal.

968. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) O Ministério Público da União é a instituição que, diretamente ou por intermédio de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente. 969. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) Ao MP, instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

970. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) O MP é composto pelo Ministério Público da União e pelos Ministérios Públicos dos estados, sendo que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios está compreendido no Ministério Público da União.

971. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) De acordo com a Constituição Federal, o MP, a defensoria pública, a advocacia e a polícia são funções essenciais à Justiça.

A CF foi o instrumento que representou, no contexto da nova ordem normativa, o elemento decisivo de consolidação jurídico-institucional do Ministério Público (MP). A Carta da República, ao dispensar singular tratamento normativo ao MP, redesenhou o novo perfil constitucional e outorgou a essa instituição e a seus membros atribuições inderrogáveis, explicitando a sua destinação político-institucional, ampliando as suas funções jurídicas e deferindo-lhes, de maneira muito expressiva, garantias e autonomias inéditas na estrutura estatal. Acerca desse assunto, julgue os itens de 23 a 27, de acordo com a doutrina, a CF e a legislação referente ao MP.

972. (MPE RR Promotor de Justiça Substituto 2008) Considere a seguinte situação hipotética. Um promotor de justiça lotado na promotoria do júri da capital paulista foi especificamente designado pelo procurador-geral de justiça para atuar, excepcionalmente, em um caso de grande repercussão ocorrido no interior paulista e que, a princípio, seria de atribuição do promotor de São José do Rio Preto – SP. Nessa situação, de acordo com o regime jurídico do MP, a conduta do procurador-geral foi correta.

973. (MPE RR Promotor de Justiça Substituto 2008) De acordo com o regime jurídico do MP, poderá ser homologada pelo procurador-geral da República, chefe do Ministério Público Federal, solicitação de promotor de justiça do estado da Bahia que deseje permutar seu cargo público com procurador da República lotado em Brasília, desde que ambos concordem com a mudança de trabalho.

974. (MPE RR Promotor de Justiça Substituto 2008) Por serem parte do Ministério Público da União, o Ministério Público Federal, o do Trabalho, o Militar o do DF e Territórios devem ser presididos por um integrante do Ministério Público do DF, por ser o DF sede do poder federal.

975. (MPE RR Promotor de Justiça Substituto 2008) Considere que uma candidata seja aprovada em primeiro lugar no concurso para promotora do Meio Ambiente do Ministério Público do DF e deseje atuar, quando entrar em exercício, no âmbito judicial do STJ, como membro do parquet que exerce as funções de custos legis em turma desse tribunal. Nessa situação, de acordo com o regime jurídico do MP, o procurador-geral da República não pode aceitar a solicitação da candidata.

976. (Pref. Mun. Natal Assessor Jurídico 2008) Com relação ao MP, assinale a opção correta.

A) Os membros do MP têm direito a estabilidade após três anos de efetivo exercício.

B) O Conselho Nacional do Ministério Público é o órgão máximo do MPU.

C) Os procuradores-gerais de justiça nos estados são de livre escolha pelos governadores entre os integrantes da carreira com mais de cinco anos de xercício.

D) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios integra o MPU.

977. (TCE AC Analista de Controle Externo 2008) O membro do Ministério Público que ingressou na carreira após a Constituição Federal de 1988 e ainda está em atividade pode exercer

A) cargo eletivo. B) advocacia.

C) atividade de magistério. D) cargo de secretário de estado. E) atividade político-partidária.

978. (TRE MA Técnico Administrativo 2009) O MP é filho da democracia clássica e do Estado de direito nascidos da Revolução Francesa de 1789, que, abolindo o Estado autoritário do Ancien Régime, instituiu uma nova ordem, baseada no respeito à lei como expressão da vontade geral.

Gilmar Mendes et al. Curso de direito constitucional. 2.ª ed. São Paulo: Saraiva/IDP, p. 993 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do MP segundo a CF.

A) Apesar de ser assegurada autonomia funcional e administrativa ao MP, a iniciativa legislativa para criação e extinção de seus cargos e serviços

auxiliares, a política remuneratória e os planos de carreira dos seus servidores cabem ao Poder Judiciário.

B) A destituição do procurador-geral da República, por iniciativa do presidente da República, prescinde de autorização do Senado Federal.

C) O MP da União engloba, entre outros, o MPDFT. D) A CF garante, em favor dos membros do MP, a vitaliciedade e a inamovibilidade de forma absoluta. E) Os MPs dos estados e o MPDFT formam lista tríplice entre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu procurador-geral, que é nomeado pelo presidente do tribunal de justiça, para mandato de três anos, permitida uma recondução. No tocante à organização do Estado brasileiro, a CF 979. (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) estabeleceu que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à justiça, à qual compete representar a União, judicial e extrajudicialmente.

980. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) Assinale a opção correta com relação ao que dispõe a CF acerca do MP.

A) O MP, apesar de dotado de autonomia financeira, não é obrigado a elaborar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

B) Segundo a CF, o MP brasileiro compreende apenas o MP Federal e o MP dos estados e do DF.

C) Entre as garantias concedidas aos membros do MP está a estabilidade após três anos de efetivo exercício. D) É função institucional do MP defender judicialmente os direitos e os interesses das populações carentes. E) Quando um membro do MP se aposenta, é vedado a ele advogar no juízo ou tribunal em que atuava, antes de que hajam transcorrido três anos da aposentadoria.

981. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) O Conselho Nacional do Ministério Público A) pode avocar processos disciplinares em curso nos MPs.

B) não tem poderes para determinar a remoção de membro do MP.

C) tem poderes para demitir membro do MP.

D) é composto de quatorze membros, entre os quais cinco membros dos MPs dos estados, cada um representando uma região da Federação.

E) deve ser presidido por seu conselheiro mais antigo. De navio petroleiro que transitava pela costa brasileira, em razão de seu péssimo estado de conservação e de negligência de seus tripulantes, vazou grande quantidade de óleo, poluindo diversas praias do litoral de determinado estado.

O péssimo estado de conservação do navio já havia sido constatado pelos fiscais da autarquia responsável pela fiscalização ambiental. Contudo, o presidente dessa autarquia decidiu, contrariando a posição técnica dos fiscais, que o navio estava apto a navegar. Posteriormente, apurou-se que o irmão do presidente da autarquia ambiental era um dos diretores da

empresa dona do petroleiro, levantando-se a suspeita de favorecimento à empresa.

982. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

A) Na situação apresentada, o MP pode instaurar inquérito policial para a apuração de delitos ambientais.

B) Ao MP compete promover privativamente a ação civil pública para a defesa do meio ambiente.

C) A CF conferiu ao MP o poder de expedir notificações, requisitar diligências investigatórias e documentos, a fim de instruir procedimento administrativo de sua competência.

D) Caso não haja membro do MP lotado na comarca do local do dano, o procurador-geral poderá nomear bacharel em direito para que este desempenhe as funções de promotor ou procurador ad hoc.

E) Caso o membro do MP lotado na comarca do local do dano não tenha experiência em direito ambiental, o procurador geral pode removê-lo e lotar, na comarca, outro membro habilitado para a condução da apuração.

983. (FUNESA SE Procurador 2009) Jorge é procurador-geral de justiça do seu estado, ou seja, é o chefe do Ministério Público estadual. Nessa situação, é correto afirmar que Jorge foi escolhido pelo procurador-geral da República mediante lista tríplice entre os integrantes da carreira, e que cabe a ele a promoção das ações civis públicas para proteção de interesses difusos e coletivos no âmbito do estado. 984. (TRT 17ª Região Analista Administrativo 2009) O Ministério Público brasileiro é composto pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal. O Ministério Público do Trabalho é um dos ramos do Ministério Público Federal.

985. (DPE ES Defensor Público 2009) Compete ao Ministério Público estadual instaurar inquérito civil público para apurar irregularidades em contratos firmados por sociedade de economia mista de capital majoritário da União, desde que não se trate de hipótese de defesa do patrimônio nacional ou dos direitos dos cidadãos.

986. (TJ RJ Analista 2008) Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.

A) Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo ele propor ao Poder Legislativo a criação e a extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos.

B) O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e os ministérios públicos estaduais e do DF e territórios.

C) Aos membros do Ministério Público, ao contrário do que ocorre com os membros da magistratura, não é vedado o exercício de atividade político-partidária. D) Às defensorias públicas são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua

proposta orçamentária, dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias. E) À Advocacia-Geral da União compete representar a União, as autarquias e as fundações, judicial e extrajudicialmente.

987. (TRE GO Analista Administrativo 2009) O Ministério Público (MP) é tido constitucionalmente como uma função essencial à justiça, e, nessa perspectiva, atua perante a justiça eleitoral. Acerca do MP e de sua atuação na função eleitoral, assinale a opção incorreta.

A) O procurador regional eleitoral, que atuará perante o TRE, será sempre oriundo do MP federal. Onde houver procuradores regionais da República, o procurador regional eleitoral será escolhido entre estes e, onde não houver, será escolhido entre os procuradores da República que sejam vitalícios. Perante os juízes e juntas eleitorais, a função eleitoral do MP federal será exercida por membros do MP dos estados, ou seja, o promotor de justiça atuará como promotor eleitoral.

B) O procurador regional eleitoral pode ser destituído antes do término de seu mandato, desde que por iniciativa do procurador-geral eleitoral e mediante aprovação do Conselho Superior do MP federal.

C) Perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficiarão os subprocuradores gerais da República, mediante delegação do procurador-geral da República, o qual é também o procurador geral eleitoral.

D) O procurador regional eleitoral é designado para um mandato de dois anos, permitida, contudo, a recondução e, do mesmo modo que acontece como o procurador-geral da República, as reconduções podem ser múltiplas.

988. (TRE GO Técnico Administrativo 2009) Segundo a CF, o Ministério Público da União (MPU) compreende vários ramos. Assinale a opção que não corresponde a ramo do MPU.

A) Ministério Público do Distrito Federal e Territórios B) Ministério Público Federal

C) Ministério Público Eleitoral D) Ministério Público do Trabalho

989. (TRE GO Técnico Administrativo 2009) Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.

A) Entre as atribuições do Ministério Público previstas na CF está a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

B) Os membros do Ministério Público gozam da garantia da vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por votação da maioria absoluta dos membros do Conselho Superior do Ministério Público.

C) Entre as atribuições do Ministério Público previstas na CF está a defesa dos necessitados, que não dispõem de recursos para pagar um advogado.

D) Segundo a CF, cabe ao Ministério Público exercer o controle externo da atividade policial.

14.2 – Advocacia Geral da União

No que se refere à atuação da Advocacia-Geral da União, julgue os próximos itens.

990. (AGU Advogado da União 2009) O Advogado-Geral da União, ministro por determinação legal, obteve da Carta da República tratamento diferenciado em relação aos demais ministros de Estado, o que se constata pelo estabelecimento de requisitos mais rigorosos para a nomeação — idade mínima de 35 anos, reputação ilibada e notório conhecimento jurídico —, bem como pela competência para o julgamento dos crimes de responsabilidade, visto que ele será sempre julgado pelo Senado Federal, ao passo que os demais ministros serão julgados perante o STF, com a ressalva dos atos conexos aos do presidente da República.

991. (AGU Advogado da União 2009) Quando o STF apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, compete ao Advogado- Geral da União exercer a função de curador especial do princípio da presunção de constitucionalidade da norma, razão pela qual não poderá, em hipótese alguma, manifestar-se pela inconstitucionalidade do ato impugnado.

No que se refere à atuação da Advocacia-Geral da União, julgue os próximos itens.

992. (AGU – Advogado Geral da União 2008) O Advogado-Geral da União, ministro por determinação legal, obteve da Carta da República tratamento diferenciado em relação aos demais ministros de Estado, o que se constata pelo estabelecimento de requisitos mais rigorosos para a nomeação — idade mínima de 35 anos, reputação ilibada e notório conhecimento jurídico —, bem como pela competência para o julgamento dos crimes de responsabilidade, visto que ele será sempre julgado pelo Senado Federal, ao passo que os demais ministros serão julgados perante o STF, com a ressalva dos atos conexos aos do presidente da República.

993. (AGU – Advogado Geral da União 2008) Quando o STF apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, compete ao Advogado-Geral da União exercer a função de curador especial do princípio da presunção de constitucionalidade da norma, razão pela qual não poderá, em hipótese alguma, manifestar-se pela inconstitucionalidade do ato impugnado.

994. (STF Analista Judiciário 2008) O advogado-geral da União e os ministros de Estado são julgados pelo Senado Federal nos crimes de responsabilidade.

14.3 – Defensoria Pública

995. (TRT 9ª REGIÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 94-97)

Outline

Documentos relacionados