• Nenhum resultado encontrado

608 (TRE/BA ANALISTA JUDICIÁRIO CESPE/2010) Aos servidores titulares de cargos

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 61-64)

efetivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas.

8.8 – Temas Plurais

É lamentável que o constituinte não tenha aproveitado a oportunidade para atender ao que era o grande clamor nacional no sentido de uma revitalização do nosso princípio federativo. O Estado brasileiro na nova Constituição ganhou níveis de centralização superiores à maioria dos Estados que se consideram unitários e que, pela via de uma descentralização por regiões ou por províncias, consegue um nível de transferência das competências, tanto legislativas quanto de execução, muito superior àquele alcançado pelo Estado brasileiro. Continuamos, pois, sob uma Constituição eminentemente centralizadora, e se alguma diferença existe relativamente à anterior é no sentido de que este mal (para aqueles que entendem ser um mal) agravou-se sensivelmente.

Celso Bastos. A Federação nas constituições brasileiras. In: Revista da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, n.º 29, jun./1988, p. 61 (com adaptações).

Tendo por referência inicial o texto acima, julgue o item a seguir, a respeito do sistema federativo brasileiro.

609. (AGU Procurador Federal 2007) No modelo federativo instituído pela CF, se é certo que o rol dos princípios sensíveis foi menos abrangente, demonstrando a expansão dos poderes jurídicos na

esfera das coletividades locais, o mesmo não se deu quanto aos princípios extensíveis e aos princípios estabelecidos, pois estes, além de estarem disseminados pelo texto constitucional, configuram um acervo expressivo de hipóteses de limitação da autonomia local.

Com relação a formas e sistemas de governo, julgue o item seguinte.

610. (SEGER –ES analista Judiciário 2007)No sistema parlamentarista de governo, existe distinção entre o chefe de Estado e o chefe de governo. A chefia do Estado é exercida pelo presidente da República, e a chefia do governo, pelo primeiro ministro.

611. (Pref. Mun. Vitória Procurador 2007) A vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária é inconstitucional.

Determinado estado-membro da Federação criou, no primeiro semestre de 2007, por meio de emenda à Constituição Estadual, um órgão estadual denominado Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), destinado à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos municípios que integram esse estado. Esse tribunal é integrado por nove membros, denominados conselheiros, sendo seis escolhidos pela Assembléia Legislativa e três escolhidos pelo governador; tem atribuição para requerer ao governador do estado a intervenção em município; e deve prestar contas anualmente à Assembléia Legislativa, à qual compete julgá-las. Além disso, suas decisões, das quais resulte imputação de débito ou multa, têm eficácia de título executivo. Funciona, ainda, junto a esse tribunal, um Ministério Público especial, dotado de autonomia administrativa e financeira, que se compõe de um procurador-geral, de provimento em comissão, nomeado pelo presidente do tribunal entre brasileiros portadores de diploma de bacharel em ciências jurídicas, três subprocuradores-gerais e quatro procuradores. Esse Ministério Público tem competência para executar judicialmente as decisões impositivas de débito ou multa.

612. (TCM GO Procurador 2007) Assinale a opção incorreta a respeito da situação hipotética apresentada no texto.

A) Está de acordo com a CF a norma que confere autonomia administrativa e financeira ao Ministério Público especial que atuará junto ao referido TCM, pois, segundo jurisprudência do STF, esse Ministério Público especial é dotado de autonomia funcional, como sucede ao Ministério Público comum.

B) Segundo a CF, são causas de intervenção, entre outras, o não pagamento, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, de dívida fundada, a falta de prestação de contas devidas, na forma da lei, e a ausência de aplicação do mínimo exigido da receita municipal em manutenção e desenvolvimento do ensino e em ações e serviços públicos de saúde.

C) É inconstitucional a atribuição conferida ao tribunal em questão de requerer ao governador do estado- membro a intervenção em município.

D) Uma associação integrada somente pelos membros do Ministério Público que atuam junto ao tribunal de contas do referido estado não tem legitimidade para propor, perante o STF, ação direta de inconstitucionalidade da emenda constitucional estadual referida no texto.

613. (AUGE ME Auditor Interno 2008) Com relação aos poderes do Estado e suas respectivas funções, assinale a opção incorreta.

A) O Poder Legislativo é exercido nos estados, no DF e nos municípios, de forma unicameral, diferentemente do que ocorre em âmbito federal, em que se adota o sistema bicameral.

B) O STF e os tribunais superiores têm jurisdição em todo o território nacional.

C) O acesso aos tribunais de segundo grau é privativo dos juízes de carreira, que a eles ascendem mediante promoção e pelos critérios de antiguidade e merecimento.

D) O Brasil adota o sistema de governo presidencialista, no qual o Poder Executivo é exercido de maneira monocrática, com as funções de chefe de Estado e de chefe de governo estando confiadas a um só agente político.

E) Compete privativamente à Câmara dos Deputados autorizar a instauração de processo contra o presidente, o vice-presidente da República e os ministros de Estado.

Relativamente à forma de federalismo fiscal brasileiro, julgue os itens que se seguem, no que concerne às competências e atribuições das três esferas de governo (federal, estadual, incluindo o Distrito Federal, e municipal).

614. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) Os entes das três esferas de governo têm a competência para instituir impostos, taxas e contribuições sociais, além de outros tributos, nos limites estabelecidos na Constituição Federal (CF). 615. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) Os empréstimos compulsórios somente podem ser instituídos pelos estados com autorização federal e desde que destinados a calamidades públicas.

616. (IPEA Gestor de Orçamento e Finanças 2008) As funções de governo incluem a judiciária que, na sistemática brasileira, é exercida por todas as esferas de governo.

Em relação à organização do Estado e dos Poderes, julgue os itens a seguir.

617. (TJ CE Técnico Judiciário 2008) Segundo o STF, a remuneração dos juízes de paz somente pode ser fixada por lei de iniciativa exclusiva do tribunal de justiça do estado.

618. (TJ CE Técnico Judiciário 2008) Segundo o STF, as normas que subordinam convênios celebrados pelo Poder Executivo à aprovação da assembléia

legislativa ofendem o princípio da separação dos Poderes.

619. (TJ CE Técnico Administrativo 2008) Segundo o STF, as normas que subordinam convênios celebrados pelo Poder Executivo à aprovação da assembléia legislativa ofendem o princípio da separação dos Poderes.

No que concerne à Federação brasileira, julgue os itens.

620. (AGU – Advogado Geral da União 2008) Suponha que a constituição de determinado estado- membro tenha assegurado a estudantes o direito à meia-passagem nos transportes coletivos urbanos rodoviários municipais. Nessa situação, de acordo com o entendimento do STF, a previsão é constitucional, pois o ente estadual atuou no âmbito de sua competência, dando tratamento equânime aos estudantes em toda a sua esfera de atuação.

621. (AGU – Advogado Geral da União 2008) Na hipótese de alteração, por uma nova Constituição Federal, do rol de competência legislativa dos entes da Federação, para inserir na competência federal matéria até então da competência legislativa estadual ou municipal, ocorre o fenômeno da federalização da lei estadual ou municipal, a qual permanecerá em vigor como se lei federal fosse, em atenção ao princípio da continuidade do ordenamento jurídico. 622. (AGU – Advogado Geral da União 2008) No âmbito da competência legislativa concorrente, caso a União não tenha editado a norma geral, o estado-membro poderá exercer a competência legislativa ampla. Contudo, sobrevindo a norma federal faltante, o diploma estadual terá sua eficácia suspensa no que lhe for contrário, operando-se, a partir de então, um verdadeiro bloqueio de competência, já que o estado-membro não mais poderá legislar sobre normas gerais quanto ao tema tratado na legislação federal.

623. (TCE TO Analista Judiciário 2009) A respeito da organização dos poderes, do controle de constitucionalidade e do sistema tributário nacional, assinale a opção correta.

A) Não haverá vício formal em projeto de lei ordinária, de iniciativa parlamentar, que vise disciplinar a aposentadoria dos respectivos servidores públicos. B) Compete ao Tribunal de Contas da União (TCU) apreciar e julgar as contas do chefe do Poder Executivo.

C) A arguição de descumprimento a preceito fundamento é mecanismo de controle incidental de inconstitucionalidade das leis.

D) Compete ao Supremo Tribunal Federal (STF) julgar originariamente a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.

E) O estado do Tocantins não poderá cobrar Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) dos veículos oficiais usados para transportar os servidores em

serviço de determina autarquia pública federal, já que haverá imunidade recíproca.

624. (TRT 17ª Região Analista Administrativa 2009) A CF veda a criação de novos territórios. 625. (TCE ES Procurador Especial de Constas 2009) No que se refere aos direitos fundamentais assegurados na CF e aos poderes do Estado, assinale a opção correta.

A) De acordo com o STF, a comissão parlamentar de inquérito pode proceder à quebra de sigilo bancário da pessoa investigada, ainda que baseada em fundamentos genéricos, sem a indicação de fatos concretos e precisos.

B) Conforme entendimento do STF, a atual CF recepcionou o dispositivo da Lei de Imprensa que estabelece limitação quanto à indenização devida pela empresa jornalística, a título de dano moral, na hipótese de publicação de notícia inverídica, ofensiva à boa fama da vítima.

C) O STF considera lícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito. D) Compete ao TC do estado, por força do princípio da simetria, reexaminar as decisões lavradas pela fazenda pública estadual, no âmbito de processos administrativos que tenham por objeto matéria de natureza tributária.

E) O direito de resposta proporcional ao agravo constitui instrumento democrático de ampla abrangência, já que é aplicável em relação a todas as ofensas, independentemente de elas configurarem ou não infrações penais.

626. (SEFAZ/ES CONSULTOR EXECUTIVO CONTABILIDADE CESPE/2010) O presidente da República não pode extinguir o cargo público de um servidor que deixe de exercê-lo em razão de se aposentar.

9 – Poder Legislativo 9.1 – Congresso Nacional

627. (TRT 5ª Execução de Mandatos 2008) Compete ao Congresso Nacional, com a sanção do presidente da República, aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio ou suspender qualquer uma dessas medidas.

628. (TCE AC Analista de Controle Externo 2008) O processo de exame e julgamento de tomadas e prestações de contas anuais é expressão máxima do poder controlador do TCU exercido em auxílio ao Congresso Nacional. Considerando as normas constitucionais acerca de controle externo, assinale a opção correta em relação a esse tema. A) Constatada a ocorrência de ilegalidade no ato concessivo de aposentadoria, é lícito ao TCU proceder a inovação no título jurídico de aposentado, ordenando correção posterior.

B) O Poder Judiciário, quando atua em caso que envolva improbidade administrativa, possui a

competência para requerer inspeção e auditoria aos tribunais de contas, responsáveis pela verificação da legalidade da gestão governamental.

C) Compete ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem dos limites de delegação legislativa, bem como apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. D) O TCU tem competência para fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do que consta como sendo empresa controlada.

E) As contas dos ordenadores de despesas são julgadas pelo controle interno.

629. (MS Agente Administrativo 2008) O Congresso Nacional tem competência para aprovar, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de procurador-geral da República.

630. (INCA ANALISTA LEGISLAÇÃO PÚBLICA

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 61-64)

Outline

Documentos relacionados