• Nenhum resultado encontrado

922 (TRT 9ª REGIÃO ANALISTA ADMINISTRATIVO 2007) Ao Conselho Superior da

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 90-92)

Justiça do Trabalho compete, na forma da lei, a

supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da justiça do trabalho de primeiro e segundo graus, sendo ele órgão central do sistema, cujas decisões têm efeito vinculante.

923. (MS Agente Administrativo 2008) Compete à justiça do trabalho o julgamento das ações propostas por servidor do MS contra a União, oriundas da relação de trabalho.

924. (TRT 5ª Analista Judiciário 2008) Os membros dos TRTs são julgados originariamente, por crime comum e de responsabilidade, pelo TST.

925. (TRT 5ª Analista Judiciário 2008) De acordo com a CF, são órgãos da justiça do trabalho o TST, os TRTs e as juntas de conciliação e julgamento. 926. (TRT 5ª Analista Judiciário 2008) Segundo a CF, compete à justiça do trabalho processar e julgar as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

927. (PGE PB Procurador de Estado 2008) De acordo com a CF, compreendem a justiça do trabalho A) o STF, o TST, os tribunais regionais do trabalho e os juízes do trabalho.

B) o STF, o Conselho Nacional de Justiça, o TST, os tribunais regionais do trabalho e os juízes do trabalho. C) o TST, os tribunais regionais do trabalho e os juízes do trabalho.

D) o TST, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, os tribunais regionais do trabalho e os juízes do trabalho.

E) o TST, os tribunais regionais do trabalho, os juízes do trabalho e os juízes de direito investidos de jurisdição trabalhista.

928. (STF Analista Administrativo 2008) Os crimes contra a organização do trabalho devem ser julgados na justiça do trabalho.

929. (TRT 17ª Região Analista Judiciário 2009) Compete ao presidente do TRT encaminhar projeto de lei ordinária ao Congresso Nacional cujo objeto seja a instituição de novo plano de cargos e salários dos servidores daquele tribunal.

930. (TRT 17ª Região Analista Judiciário 2009) Um quinto dos membros do TST são escolhidos entre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, atendidos os demais requisitos constitucionais.

13.6 – Justiça Federal

931. (OAB RJ 2007) Assinale a opção correta no que se refere ao regime da repartição constitucional

de competências entre os órgãos da função jurisdicional.

A) Ao STF compete processar e julgar, originariamente, mandados de segurança contra ato do presidente da República, das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, do procurador-geral da República, dos ministros de Estado e do próprio STF.

B) Ao STF compete julgar, em grau de recurso ordinário, habeas corpus e mandados de segurança decididos em única ou última instância pelos tribunais superiores, se denegatória a decisão.

C) Ao Superior Tribunal de Justiça compete julgar, em grau de recurso ordinário, habeas corpus e mandados de segurança decididos em única ou última instância pelos tribunais

regionais federais (TRFs) ou pelos tribunais dos estados, se denegatória a decisão.

D) Aos TRFs compete processar e julgar, originariamente, os mandados de segurança impetrados contra ato de juiz federal ou contra ato do próprio tribunal.

Julgue os próximos itens, relativos à competência da justiça federal.

932. (AGU Procurador Federal 2007) Os serviços sociais autônomos — como SENAC, SESI e SEBRAE —, ainda que mantidos por contribuições parafiscais e tendo natureza de pessoa jurídica de direito privado, desvinculadas da administração pública direta ou indireta, fixam a competência da justiça federal para a apreciação das causas em que essas entidades figurem como autoras ou rés.

933. (AGU Procurador Federal 2007) Em caso de processo de revisão de pensão por morte de beneficiário que recebia aposentadoria por invalidez, compete à justiça estadual, e não à federal, o julgamento da revisão do benefício que não tenha origem em acidente de trabalho.

934. (AGU Procurador Federal 2007) Tendo os embargos de terceiro natureza de ação, a sua propositura, por parte da União, entidade autárquica ou empresa pública federal, determina a competência ratione personae, que detém caráter absoluto e inderrogável da justiça federal.

935. AGU Procurador Federal 2007) Compete à justiça federal processar e julgar prefeito municipal por desvio de verba sujeita a prestação de contas perante órgão federal.

Acerca da organização dos órgãos componentes da justiça federal, na forma em que é prevista pela CF, julgue os itens subseqüentes.

936. (AGU Procurador Federal 2007) CF disciplina diretamente as normas de remoção ou permuta de juízes dos TRFs.

937. (AGU Procurador Federal 2007) Cada estado, bem como o DF, constitui uma seção judiciária que tem por sede a respectiva capital e varas localizadas segundo o estabelecido em lei.

938. (AGU Procurador Federal 2007) Serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não for sede de vara do juízo federal. Nessa hipótese, contudo, o recurso cabível será sempre dirigido ao tribunal de justiça do estado ao qual esteja vinculada a comarca.

939. (AGU Procurador Federal 2007) Os TRFs poderão funcionar de forma descentralizada, constituindo câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.

940. (AGU Procurador Federal 2007) Os TRFs instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções da atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, sem do-lhes ilícito, no entanto, em atenção ao princípio da moralidade, servir-se de equipamentos públicos e comunitários.

941. (CESPE OAB SP 134 2007) Na atual organização constitucional do Poder Judiciário, é admitido o deslocamento para o foro da justiça federal, por provocação do procurador-geral da República, das causas que versarem sobre

A) extradição de brasileiros naturalizados.

B) grave violação de direitos humanos assegurados em tratado internacional.

C) discriminação entre brasileiros natos e naturalizados.

D) sucessão de bens de estrangeiros situados no país. 942. (STJ Técnico Administrativo 2008) Considere a seguinte situação hipotética.

Josivaldo requereu sua dispensa do serviço militar por ser arrimo de família. Seu pedido foi indeferido e ele recorreu administrativamente ao chefe do Estado Maior da Defesa, que manteve o indeferimento. Nessa situação, caso Josivaldo decida impetrar mandado de segurança contra esse ato, o julgamento caberá a um juiz federal.

Julgue os itens a seguir, que tratam das competências do STF e do STJ.

943. (STJ Técnico Administrativo 2008) As decisões em última instância proferidas por tribunais de justiça, tribunais regionais eleitorais e TRFs poderão ser objeto de recurso especial.

944. (PGE PB Procurador de Estado 2008) Acerca da organização e competência do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.

A) Ação popular proposta contra o presidente da República é de competência originária do STF.

B) Mandado de segurança impetrado por empresa pública federal contra ato ilegal e abusivo praticado por secretário de um estado da Federação deve ser julgado pelo tribunal de justiça desse estado.

C) Com o advento da EC n.º 45/2004, as ações de indenização por danos materiais ou morais do servidor público não celetista impetradas contra o respectivo ente federativo, mesmo diante do regime estatutário, devem ser julgadas pela justiça do trabalho.

D) Compete à justiça federal julgar as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e município ou pessoa domiciliada ou residente no país. E) Considere-se que determinado estado da Federação tenha o nome inscrito no cadastro de inadimplentes diante do alegado descumprimento de cláusulas insertas em convênio firmado com a União. Nessa situação, eventual litígio existente entre a União e esse estado será de competência da justiça federal, visto que não há, na hipótese, conflito federativo a atrair a competência do STF.

Paulo, membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, propôs procedimento investigatório contra Francisco, visando apurar eventual prática de crime contra a ordem tributária. Considerando essa situação hipotética e as funções essenciais à justiça, julgue o item subseqüente. 945. (SERPRO Analista Especialidade Advocacia 2008) Eventual crime de abuso de autoridade praticado por Paulo será processado e julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1.ª Região. 946. (STF Execução de Mandatos 2008) Habeas corpus impetrado contra promotor de justiça do DF e territórios deve ser julgado no TRF da 1.ª Região.

13.7 – Justiça Estadual

Julgue o item abaixo, a respeito da organização dos poderes.

947. (SEGER –ES Especialista em Políticas Públicas 2007) Compete à justiça estadual processar e julgar um prefeito por desvio de verba transferida do estado e incorporada ao patrimônio municipal 948. (JUIZ SUBSTITUTO –TJ-SE 2007) O TCE/SE ajuizou mandado de segurança contra o TCU, em razão de este último ter proclamado, na Decisão n.º 1.701/2008, ser de sua competência exclusiva a fiscalização dos recursos recebidos a título de royalties decorrentes da extração de petróleo, com a conseqüente exclusão do órgão impetrante, bem assim julgou, com ressalvas, a aplicação dos recursos pelo estado de Sergipe em decorrência dos valores recebidos pelos royalties. Diante da situação acima apresentada, assinale a opção correta.

A) A receita de royalties é originária do estado de Sergipe e, por conseqüência, cabe ao TCE/SE a fiscalização da adequada aplicação dos recursos. B) O TCE/SE não detém personalidade para propor a ação mandamental.

C) O STJ é competente para o julgamento originário do writ.

D) Apenas o estado de Sergipe teria, no caso, competência para discutir eventual erro na decisão do TCU.

E) Em decorrência da estrutura federativa centralizadora do Brasil, a mera circunstância de existir interesse da União implica a atração da competência do TCU para julgar a adequada aplicação dos recursos.

949. (JUIZ SUBSTITUTO –TJ-SE 2007)

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 90-92)

Outline

Documentos relacionados