• Nenhum resultado encontrado

415 (TRT 9ª REGIÃO ANALISTA ADMINISTRATIVO 2007) Compete privativamente

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 40-42)

à União legislar sobre direito processual do trabalho. 416. (UEPA AGENTE ADMINISTRATIVO 2007) Assinale a opção correta acerca da competência da União, dos estados do Distrito Federal e dos municípios.

A) A emissão de moeda é de competência exclusiva dos municípios.

B) É de competência privativa da União legislar sobre nacionalidade, cidadania e naturalização.

C) Compete, exclusivamente, ao município legislar sobre águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão.

D) Compete aos estados-membros e ao Distrito Federal legislar sobre a produção de material bélico. 417. (Juiz Substituto TJ-TO 2007) Quanto à organização do Estado, assinale a opção correta. A) Uma lei distrital que conceda gratificação de produtividade aos policiais militares do Distrito Federal (DF) não viola a regra de competência privativa da União para legislar sobre organização e manutenção da Polícia Militar do DF.

B) Uma lei editada por estado da Federação, com base na sua competência concorrente, será automaticamente revogada com o advento de lei federal que estabeleça normas gerais acerca da matéria de que trate a referida lei.

C) Compete à União, aos estados e ao DF legislar, concorrentemente, sobre criação, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas.

D) O registro, o acompanhamento e a fiscalização das concessões de direito de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais são de competência exclusiva da União.

418. (MPE RO Promotor de Justiça Substituto 2008) Quanto à organização do Estado, assinale a opção correta.

A) Se, devido a escavações realizadas pela prefeitura de um município, forem descobertos os pertences de uma antiga família, responsável pela colonização daquele município, nessa hipótese, será de competência comum entre União, estados, DF e

municípios promover a proteção do patrimônio histórico-cultural, independentemente da importância local ou não desse patrimônio.

B) Os integrantes da carreira de policial militar do ex- território federal de Rondônia, que comprovadamente se encontravam no exercício regular de suas funções prestando serviços àquele ex-território na data em que foi transformado em estado, bem como os policiais militares admitidos por força de lei federal, continuarão a ser custeados pela União, constituindo quadro em extinção, mas serão transferidos para o estado.

C) É um princípio constitucional sensível, expressamente previsto para fins de intervenção federal nos estados, a fixação, na Constituição estadual, do número de vereadores de forma proporcional à população do município.

D) Para efeitos administrativos, a União poderá articular a sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais, inclusive, por meio de isenções tributárias ou mesmo igualdade de tarifas, fretes, seguros e outros itens de custos e preços de responsabilidade do poder público.

E) Se determinado estado da Federação possui 18 deputados federais, então, conforme determina a CF, esse estado terá 56 deputados estaduais.

Com relação à regência constitucional da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

419. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) Não chega a configurar-se como conflito federativo a circunstância de a União, valendo-se de registros de inadimplências de um estado em banco de dados federais, onde se encontram registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas em débito para com órgãos e entidades da União, impossibilitar que sejam firmados acordos de cooperação, convênios e operações de crédito entre aquele estado e as entidades federais.

420. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) Caso a União crie um regime jurídico diferenciado para os seus servidores públicos civis da área de saúde, a peculiaridade de o DF inserir-se na federação brasileira como a sede da capital da República determinará a extensão automática ao plano local dos efeitos da política de remuneração instituída pela União.

A respeito da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

421. (STJ Analista Administrativo 2008) Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, podendo a lei complementar autorizar os estados, o DF e os municípios a legislarem sobre questões específicas.

422. (STJ Analista Administrativo 2008) Se, na ausência de lei federal dispondo sobre normas gerais, o governador de determinado estado promulgasse lei estadual criando algumas isenções ao pagamento de custas judiciais, nesse caso, essa lei seria constitucional, já que o referido estado teria competência legislativa para editar tal lei.

Pedro, servidor público, e seu filho, de 17 anos de idade, fizeram apostas em um bingo que se encontra em funcionamento em sua cidade amparado por uma lei estadual. A respeito dessa situação hipotética e da organização do Estado, julgue os itens subseqüentes. 423. (STJ Analista Judiciário 2008) Compete à União legislar sobre sistemas de sorteios, mas compete aos municípios, por envolver assunto de interesse local, classificar as diversões públicas, de forma indicativa, com a finalidade de proibir ou não o acesso a locais de jogos por menores de idade.

A respeito da organização da União, julgue os itens subseqüentes.

424. (ABIN Agente de Inteligência 2008) Considere a seguinte situação hipotética. Joana ocupa uma grande área rural localizada a 2 km da fronteira do Brasil com o Paraguai, a qual teria sido concedida a Joana, pelo estado do Paraná, antes do advento da atual CF. Nessa situação, com base na CF, o domínio dessa área é da União, não sendo válida a referida concessão de uso.

425. (ABIN Agente de Inteligência 2008) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios são de domínio das comunidades indígenas.

426. (TJ RJ Técnico Judiciário 2008) Assinale a opção em que ambas as matérias citadas são de competência legislativa privativa da União.

A) orçamento / desapropriação B) proteção à infância / serviço postal

C) defensoria pública / sistemas de consórcios D) custas dos serviços forenses / recursos minerais E) direito civil / atividades nucleares de qualquer natureza.

427. (TJ RJ Técnico Judiciário 2008) Com base nas normas constitucionais que regem a estrutura federal brasileira, assinale a opção correta.

A) Entre os municípios que compõem o DF, Brasília é a sua capital, além de ser a capital do Brasil, acumulando competências legislativas dos estados e municípios.

B) Os territórios federais integram a União e sua criação será regulada em lei complementar.

C) Lei federal disporá sobre a criação e o desmembramento de municípios. Essa normatização não poderá ser feita pelos estados.

D) Os municípios poderão explorar diretamente, ou mediante concessão, o serviço local de gás canalizado. E) Os municípios não integram a estrutura federativa brasileira em razão da limitação de sua autonomia pela CF.

428. (TRT 1ª Região Técnico Administrativo 2008) Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta.

A) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. B) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada no direito brasileiro, as matérias que não são expressamente objeto de legislação estadual podem ser editadas pela União.

C) Por constituírem a medida do modelo federativo brasileiro, os dispositivos constitucionais que disciplinam a competência legislativa, são considerados implicitamente pétreos, e por isso não podem ser modificados por emenda constitucional. D) Os municípios detêm competência para legislar sobre a distribuição de gás canalizado, o que é conseqüência de sua atribuição para dispor acerca da concessão para exploração desse tipo de gás.

E) Lei complementar pode autorizar os estados e o DF a legislar sobre questões específicas de matéria cuja competência legislativa seja privativa da União. Julgue os itens a seguir, relativos à organização político-administrativa brasileira.

429. (ME Agente Administrativo 2008) A União pode autorizar os estados a legislar sobre questões específicas de sistemas de consórcios e sorteios, inclusive os relacionados a atividades esportivas. 430. (ME Agente Administrativo 2008) A edição superveniente de lei federal sobre desporto suspende a eficácia de norma geral estadual que também disponha sobre desporto, mas que dê tratamento jurídico diferente à mesma situação fática.

431. (ME Agente Administrativo 2008) É indelegável o poder da União de legislar sobre direito penal.

Em 15/4/2005, um decreto assinado pelo presidente da República homologou a Portaria n.º 534, do Ministério da Justiça, que demarcou uma área de 1.747.464 hectares como a terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Trata-se de uma área que abriga 194 comunidades, com uma população de cerca de 19 mil índios dos povos macuxi, taurepang, patamona, ingaricó e wapichana. A União, por intermédio da FUNAI, iniciou, em 1992, o relatório de identificação da terra para fins de demarcação. Entretanto, a presença dos produtores de arroz vindos do sul do país impediu a conclusão da reserva, uma vez que eles alegam possuir títulos que lhes garantem a posse das terras. Além disso, o estado do Amazonas reivindica para si a propriedade de rio, na divisa com Roraima, que está incluído na área de reserva. A portaria de 2005 determinou o prazo de um ano para os não-índios abandonarem a terra indígena. No entanto, logo após a edição desse documento e do decreto presidencial que o homologou, começaram a tramitar diversas ações na justiça, contestando a demarcação. Somente no STF tramitam mais de 30 ações relacionadas à Raposa Serra do Sol.

Internet: <www.stf.gov.br> (com adaptações). Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

432. (MS Agente Administrativo 2008) Na definição dos bens da União, o rol enumerado na CF é exemplificativo, podendo outros lhes serem atribuídos. 433. (MS Agente Administrativo 2008) O decreto assinado pelo presidente da República não poderia ratificar portaria do Ministério da Justiça, pois as áreas indígenas são patrimônio dos estados, cabendo à União apenas as terras indígenas localizadas em áreas de fronteiras.

434. (MS Agente Administrativo 2008) A CF adota o critério histórico para a identificação das terras indígenas.

435. (STF Analista Judiciário 2008) Compete à União legislar sobre direito processual, mas não sobre procedimentos em matéria processual, o que seria de competência concorrente entre a União, os estados e o DF.

436. (TRE GO Analista Judiciário 2009) Ainda acerca da organização do Estado, assinale a opção correta.

A) Compete aos estados instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.

B) O controle externo e a fiscalização dos municípios serão exercidos pelos respectivos poderes legislativos estaduais.

C) A CF estabelece, como preceito aplicável aos municípios, que os prefeitos serão julgados perante os tribunais regionais federais.

D) Compete à União organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios.

No tocante à organização do Estado brasileiro, a CF 437. (TRT 17ª Região Técnico Administrativo 2009) atribuiu à União a competência privativa para legislar sobre consórcios e sorteios, razão pela qual é inconstitucional a lei ou ato normativo estadual que institua loteria no âmbito do estado.

438. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) Com base no que dispõe a CF acerca da União, dos estados, do DF e dos municípios, assinale a opção correta.

A) É competência privativa da União cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.

B) Compete à União legislar privativamente acerca dos direitos tributário e financeiro.

C) Cabe à União explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

D) É vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança.

E) A competência da União para legislar a respeito de normas gerais exclui a competência suplementar dos

estados, podendo haver delegação de competência pela União.

Considere que um estado da federação, que não possui fronteira com outros países, pretenda explorar, diretamente, a atividade de transporte aquaviário de passageiros entre portos localizados em seu território, bem como prestar melhor atendimento às demandas por estrutura portuária. Com respeito a essa situação e à organização do Estado, na forma da Constituição Federal (CF), julgue os itens subsequentes.

439. (ANTAQ Analista 2009) Nesse caso, conforme a CF/1988, a atividade de transporte aquaviário é privativa da União, não podendo os estados membros exercerem essa atividade.

440. (ANTAQ Analista 2009) O serviço público de infraestrutura aeroportuária é de competência comum entre a União, os estados membros, o Distrito Federal e os municípios, não sendo esse serviço monopólio da União.

441. (ANTAQ Analista 2009) Se a exploração de infraestrutura de transporte for associada à prestação de serviços de transporte, a outorga adequada será a concessão, e não a permissão ou a autorização. 442. (ANTAQ Analista 2009) Depende de autorização a construção e a exploração de instalação portuária pública de pequeno porte.

Acerca da organização do Estado, julgue os itens seguintes.

443. (ANTAQ Técnico 2009) Considere a situação em que uma pessoa, ao cavar um poço artesiano no sítio de sua propriedade, tenha encontrado uma reserva de gás natural. Nesse caso, a reserva pertencerá à União, mas o proprietário terá, por força expressa de dispositivo constitucional, direito a participação no resultado da lavra.

444. (ANTAQ Técnico 2009) Compete privativamente à União legislar sobre direito marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho.

445. (AGU PROCURADOR FEDERAL

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 40-42)

Outline

Documentos relacionados