• Nenhum resultado encontrado

361 (TRE/MT TÉCNICO ADMINISTRATIVO CESPE/2010) Assinale a opção correta acerca dos

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 34-38)

direitos de nacionalidade.

A) Os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira somente podem ser considerados brasileiros natos se, após registrados em repartição brasileira competente, vierem a residir no Brasil e optarem pela nacionalidade brasileira.

B) A legislação infraconstitucional não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, de modo que, em virtude do princípio da igualdade, as únicas hipóteses de tratamento

diferenciado são as que constam expressamente do texto constitucional.

C) A naturalização é um direito público subjetivo que constitui ato administrativo de caráter vinculado, uma vez que o chefe do Poder Executivo encontra-se obrigado a concedê-la, desde que sejam atendidos os requisitos legais e constitucionais para sua obtenção. D) Aos portugueses com residência permanente no Brasil, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro nato.

E) A perda da nacionalidade pode ocorrer nas hipóteses definidas pela Constituição Federal de 1988 (CF), podendo lei complementar estabelecer outros casos de perda, de modo a restringir apenas por regramento legislativo os casos de privação, sempre excepcionais, da condição político-jurídica de nacional.

7 – Direitos Políticos e Partidos Políticos 362. (Juiz Substituto TRF 5ª Região 2007) Os analfabetos, embora alistáveis, não possuem direitos políticos passivos, pois não podem concorrer a cargos eletivos.

363. (CESPE OAB SP 134 2007) É correto afirmar que, no sistema eleitoral brasileiro,

A) os governadores dos estados são escolhidos pelo sistema majoritário, por maioria absoluta dos votos. B) os deputados federais são escolhidos pelo sistema majoritário, por maioria simples dos votos.

C) os senadores são escolhidos pelo sistema proporcional.

D) o presidente da República é escolhido pelo sistema misto.

364. (Juiz Substituto TRF 5ª Região2007) A infidelidade partidária é hipótese não inserta entre as causas de perda do mandato parlamentar, como tem entendido o STF.

365. (OAB SP 136 2008) Conforme dispõe a CF, os prefeitos municipais

A) podem ser reeleitos para até dois períodos subseqüentes ao do primeiro mandato.

B) devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito, caso desejem se candidatar à reeleição.

C) somente devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito, se forem concorrer a outros cargos eletivos.

D) não poderão ser reeleitos.

Acerca dos direitos políticos, julgue os seguintes itens. 366. (TJ CE Técnico Administrativo 2008)Considerando que José e seu avô, João, tenham, respectivamente, 17 e 66 anos de idade, é correto afirmar que o voto será facultativo para João, por ser idoso, e também para José, por ter menos de 18 anos de idade.

367. (TJ CE Técnico Administrativo 2008)A incapacidade civil absoluta é causa da perda de suspensão de direitos políticos.

368. (TJ CE Técnico Administrativo 2008) Caso pretenda concorrer a cargo de vereador, um cidadão angolano não precisará obter nacionalidade brasileira, visto que Angola é país de língua portuguesa.

369. (MPE RO Promotor de Justiça Substituto 2008) A CF, ao tratar das inelegibilidades, determina que a lei considerará a vida pregressa da pessoa para autorizar sua candidatura. A esse respeito, assinale a opção correta.

A) O mero fato de uma pessoa ocupar a chefia do Poder Executivo não implica que seus parentes devam ser inelegíveis.

B) Deputado estadual irmão do governador somente poderá ser candidato à reeleição.

C) Pessoas com maus antecedentes, porque rés em diversos processos criminais em andamento, são excluídas do processo eleitoral.

D) Prefeito de capital pode candidatar-se a deputado federal sem deixar o cargo.

E) Servidor público ocupante de cargo efetivo que se afastar do cargo apenas três meses antes das eleições pode ser candidato, mas perde o direito a receber seus vencimentos.

No que concerne aos direitos políticos previstos na CF, julgue os itens subseqüentes.

370. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) Caso um estado da Federação, em sua constituição estadual, condicione a nomeação de delegados-chefes de polícia civil à escolha, entre os delegados de carreira, pelo voto de cada residência cujo proprietário ou locatário seja contribuinte do IPTU, tal norma será compatível com a CF, pois estabelecerá uma eleição democrática e que promove a cidadania.

371. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) As condições de elegibilidade e as hipóteses de inelegibilidade, inclusive aquelas decorrentes de legislação complementar, aplicam-se, de pleno direito, à eleição indireta para governador e vice-governador do estado, realizada pela respectiva assembléia legislativa, em caso de dupla vacância desses cargos executivos no último biênio do período de governo, desde que isso esteja previsto expressamente em lei local.

372. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) Se um candidato a prefeito de uma cidade, embora casado com a filha do atual prefeito, desta seja separado de fato, aplicar-se-á a regra de inelegibilidade que visa obstar monopólio do poder político por grupos hegemônicos ligados por laços familiares, ainda que a sentença de divórcio venha a ser proferida no curso do mandato do sogro.

373. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) Provimento que reconheça ao militar candidato o direito a licença remunerada, quando conte mais de

dez anos de serviço, contraria a regra constitucional que determina que o militar alistável e elegível deve ser agregado se contar mais de dez anos de serviço. 374. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) O domicílio eleitoral na circunscrição e a filiação partidária, por constituírem condições de elegibilidade, não são disciplináveis por lei ordinária, já que os requisitos de elegibilidade só podem derivar de norma inscrita em Lei complementar.

375. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) A criação de município em ano de eleições municipais ofende a regra constitucional que impõe a vacatio de um ano às leis que alterem o processo eleitoral.

376. (MS/PS Suporte Atividade de Direito 2008) A perda de direitos políticos pode ser tutelada constitucionalmente mediante a utilização do instrumento do habeas corpus.

377. (DFTRNAS Analista de Transporte Público 2008) Uma condição de elegibilidade para o cargo de vereador é a idade mínima de 21 anos.

Acerca dos direitos políticos, julgue os seguintes itens. 378. (TJ CE Técnico Judiciário 2008) Considerando que José e seu avô, João, tenham, respectivamente, 17 e 66 anos de idade, é correto afirmar que o voto será facultativo para João, por ser idoso, e também para José, por ter menos de 18 anos de idade.

379. (TJ CE Técnico Judiciário 2008) A incapacidade civil absoluta é causa da perda de suspensão de direitos políticos.

380. (TJ CE Técnico Judiciário 2008) Caso pretenda concorrer a cargo de vereador, um cidadão angolano não precisará obter nacionalidade brasileira, visto que Angola é país de língua portuguesa.

381. (TJDFT Notáveis 2008) O voto é obrigatório para os maiores de 18 e menores de 70 anos de idade, independentemente do grau de instrução do eleitor, sendo facultativo para os maiores de 16 e menores de dezoito anos.

Considere que Jessé, analfabeto, com 19 anos de idade, deseje candidatar-se ao cargo de vereador nas próximas eleições municipais na região onde mora. Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem à luz da Constituição Federal de 1988 (CF). 382. (TRT 5ª Analista Administrativo 2008) Na hipótese de o marido da governadora de um estado da Federação pretender concorrer à primeira eleição para mandato local, ele será inelegível.

383. (PGE PB Procurador de Justiça 2008) Quanto aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

A) Segundo a doutrina majoritária, a Emenda Constitucional (EC) n.º 45/2004 representou um

grande retrocesso no que se refere aos direitos e garantias fundamentais, visto que os tratados internacionais, nesse aspecto, conforme jurisprudência do STF, já eram recebidos como normas constitucionais, independentemente do quorum qualificado por ela instituído.

B) O presidente da República, os governadores de estado e do DF e os prefeitos que concorram a outros cargos eletivos, tais como o de senador ou deputado, devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

C) Os partidos políticos adquirem personalidade jurídica com o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

D) São brasileiros natos os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.

E) Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria nas questões judiciais, mas, não, nas administrativas.

384. (ABIN Agente de Inteligência 2008) Caso um indivíduo tenha se recusado a prestar o serviço militar obrigatório e a cumprir a prestação alternativa estabelecida em lei, ele estará sujeito à suspensão dos direitos políticos.

385. (ANTAQ Técnico 2009) Considere que Marcos, oficial da Aeronáutica há 8 anos, seja casado com Vânia, cujo irmão é senador pelo estado da Paraíba. Nesse caso, não há impedimentos para que Marcos se candidate a cargo eletivo no referido estado, desde que se afaste da carreira militar.

386. (DPE ES Defensor Público 2009) Caso o prefeito de um município e seu filho, deputado estadual, sejam candidatos à reeleição para os mesmos cargos, não haverá inelegibilidade.

387. (TRE MA Técnico Administrativo 2009) Acerca dos direitos políticos expressos na CF, julgue os itens a seguir.

I Em conformidade com a CF, é obrigatório o voto para uma brasileira, analfabeta, que tenha 67 anos de idade no dia da eleição.

II Se um brasileiro, estudante, tem 20 anos de idade, milita por determinado partido político e está no pleno exercício dos seus direitos políticos, então, nesse caso, a CF permite que ele se candidate a vereador do município do seu domicílio eleitoral.

III Caso um brasileiro, militar há 12 anos, pretenda candidatar-se a deputado estadual nas próximas eleições, então, para concorrer ao cargo eletivo, a CF exige somente que ele se afaste da atividade.

Assinale a opção correta. A) Apenas o item I está certo. B) Apenas o item II está certo.

C) Apenas os itens I e III estão certos. D) Apenas os itens II e III estão certos. E) Todos os itens estão certos.

388. (MPE RN Promotor de Justiça Substituto 2009) Com relação ao tratamento constitucional concedido aos direitos políticos e à nacionalidade, assinale a opção correta.

A) São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.

B) Os analfabetos são inalistáveis e inelegíveis.

C) Os partidos políticos não são dotados de personalidade jurídica, porém seus estatutos devem ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral.

D) O presidente da República, os governadores de estado e do DF e os prefeitos, caso desejem concorrer a outros cargos, devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

E) Os cargos de deputado federal e senador da República são privativos de brasileiros natos.

389. (DETRAN Auxiliar de Trânsito 2009) O alistamento eleitoral e a candidatura a cargos eletivos são vedados aos analfabetos.

390. (TRF 5ª REGIÃO Juiz Substituto 2009) Com relação aos partidos políticos, ao alistamento, à eleição e aos direitos políticos, assinale a opção correta.

A) Considere que Petrônio tenha sido eleito e diplomado no cargo de prefeito de certo município no dia 1.º/1/2008. Nessa situação hipotética, o mandato eletivo de Petrônio poderá ser impugnado ante a justiça eleitoral, no prazo de 15 dias a contar da diplomação, por meio de ação instruída com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude. B) Os partidos políticos adquirem personalidade jurídica com registro dos seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

C) É vedado aos estrangeiros, ainda que naturalizados brasileiros, o alistamento como eleitores.

D) Suponha que Pedro, deputado federal pelo estado X, seja filho do atual governador do mesmo estado. Nessa situação hipotética, Pedro é inelegível para concorrer à reeleição para um segundo mandato parlamentar pelo referido estado.

E) A condenação criminal com trânsito em julgado ensejará a perda dos direitos políticos do condenado. 391. (TRE MA Analista Judiciário 2009) Artur, com 17 anos de idade, registrou-se como eleitor e filia-se tempestivamente a um partido político para concorrer ao cargo de vereador. Nessa situação hipotética, em face das disposições constitucionais e legais a respeito da candidatura, Artur

A) deverá ter sua candidatura declarada ilegal, em qualquer situação, pois a idade mínima, no caso, é de 21 anos de idade.

B) poderá ser legalmente considerado candidato somente se for emancipado pelos pais ou responsável. C) poderá tomar posse no cargo, desde que tenha completado 18 anos de idade até a data da posse no cargo.

D) deverá ter sua candidatura negada pela justiça eleitoral, por não cumprir exigência constitucional de idade mínima.

E) somente será legalmente considerado candidato se completar 18 anos de idade até a data da eleição. 392. (TRE GO Analista Judiciário 2009) Acerca dos direitos políticos, assinale a opção correta.

A) O presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos poderão ser reeleitos para apenas um período subsequente, o que não impede que, antes do término do segundo mandato consecutivo, eles renunciem e sejam eleitos novamente para o mesmo cargo.

B) Para concorrerem aos mesmos cargos, o presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. C) Segundo a CF, o militar alistável é inelegível. D) O cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau ou por adoção do presidente da República, de governador de estado ou território, do Distrito Federal e de prefeito podem concorrer, no território da jurisdição do titular, a cargos eletivos, salvo para o mesmo cargo ocupado pelo titular, desde que esse renuncie até seis meses antes do pleito. 393. (TRE GO Analista Judiciário 2009) Acerca dos direitos políticos, julgue os itens a seguir.

I A suspensão ou perda dos direitos políticos implica o cancelamento da inscrição do indivíduo como eleitor. II O alistamento eleitoral é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70 anos. III O militar em serviço ativo é inelegível, razão pela qual só pode ser candidato se se afastar em definitivo da atividade.

IV Como instrumentos da democracia direta, o plebiscito e o referendo podem ser realizados tanto mediante autorização do Congresso Nacional quanto por iniciativa popular.

Estão certos apenas os itens A I e II.

B I e III. C II e IV. D III e IV.

394. (TRE GO Analista Administrativo 2009) Assinale opção correta acerca dos direitos políticos, de seu exercício e das garantias constitucionais que os viabilizam.

A) Os analfabetos são inelegíveis; contudo, o voto lhes é obrigatório.

B) O indeferimento de registro de candidato por deficiência de documentação exigida por lei e relativa ao pleno exercício dos direitos políticos implica verdadeira suspensão de direitos políticos.

C) A ação popular é uma garantia constitucional que está à disposição dos cidadãos em geral, cuja prova da cidadania, para fins de ingresso em juízo, deve ser feita com o título eleitoral ou documento a ele correspondente.

D) Decisão judicial que entende nula a cédula assinalada de modo a poder identificar o eleitor ofende o princípio do sufrágio universal

395. (TRE MG Técnico Administrativo 2009) Com relação às condições de elegibilidade e de inelegibilidade, assinale a opção correta.

A) Não é considerado elegível o nacional que esteja submetido à suspensão ou à perda de direitos políticos.

B) Os estrangeiros podem alistar-se como eleitores. C) Os analfabetos são alistáveis, razão pela qual dispõem de capacidade para votar e ser votado. D) Para concorrerem a outros cargos, o presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal e os prefeitos não precisam renunciar aos respectivos mandatos antes do pleito.

E) Não são alistáveis os brasileiros conscritos, durante o serviço militar obrigatório, e os policiais militares. 396. (TRE GO Técnico Administrativo 2009) Assinale a opção correta quanto aos direitos políticos e à cidadania.

A) A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor um ano após a data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra no período subsequente.

B) Entre as hipóteses de suspensão dos direitos políticos previstas na CF está a prática de improbidade adminsitrativa.

C) Os conscritos, durante o período de serviço militar obrigatório, não podem alistar-se como eleitores, salvo mediante prévia autorização do superior hierárquico.

D) Indivíduos analfabetos não possuem direito ao voto.

397. (TRE GO Técnico Administrativo 2009) Assinale a opção correta no que concerne ao tratamento dado pela CF aos partidos políticos.

A) É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sendo, contudo, obrigatória a vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.

B) É vedado aos partidos políticos o recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros.

C) Os partidos políticos adquirem personalidade jurídica com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

D) Os partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário, e devem pagar pelo acesso ao rádio e à televisão.

398. (TRE MG Técnico Administrativo 2009) Acerca dos partidos políticos, assinale a opção correta. A) A CF veda a fusão de partidos políticos.

B) Os partidos políticos têm autonomia para a definição de sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento, bem como para o recebimento de recursos financeiros de procedência estrangeira. C) Somente após o reconhecimento da personalidade jurídica na forma da lei civil, o partido político pode

promover o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

D) A CF estabelece o caráter estadual e municipal dos partidos políticos.

E) Os partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário e acesso remunerado ao rádio e à televisão.

399. (TRE GO Analista Administrativo 2009) Acerca dos partidos políticos, é correto afirmar que A) têm autonomia para escolher livremente seus candidatos, mas não para estabelecer as regras relativas à estrutura, organização e disciplina que regem as agremiações partidárias.

B) podem requerer a exclusão de qualquer eleitor inscrito ilegalmente e assumir a defesa do eleitor cuja exclusão esteja sendo promovida.

C) após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos no tribunal regional eleitoral do estado em que estão sediados. D) têm direito a recursos do fundo partidário, bem como a propaganda gratuita no rádio, televisão, jornais e revistas impressas.

400. (TRE GO Analista Judiciário 2009) As normas constitucionais sobre mandato eletivo e processo eleitoral estabelecem que

A) o mandato poderá ser impugnado perante a justiça eleitoral até trinta dias após a posse.

B) a lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após a sua promulgação, não se aplicando à eleição que ocorrer em seguida.

C) são inelegíveis para os mesmos cargos, no período subsequente, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído nos seis meses anteriores ao pleito. D) não podem ser candidatos os analfabetos, os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

401. (TRE GO Analista Judiciário 2009) Tendo em vista a disciplina constitucional sobre elegibilidade e partidos políticos, assinale a opção correta.

A) Se o indivíduo possuir capacidade eleitoral ativa (ser eleitor), automaticamente possuirá a capacidade eleitoral passiva (poder ser eleito).

B)Como pessoas jurídicas de direito privado, os partidos políticos estão dispensados de prestar contas, à justiça eleitoral, dos recursos que movimentam. C) Para a configuração de domicílio eleitoral, não basta que o interessado mantenha vínculos políticos, comunitários ou familiares com o local pelo qual será candidato, sendo necessário que nele resida com animus definitivo.

D) Ninguém pode concorrer como candidato avulso, sem partido político, pois a capacidade eleitoral passiva exige prévia filiação partidária.

402. (DPU AGENTE ADMINISTRATIVO CESPE

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 34-38)

Outline

Documentos relacionados