• Nenhum resultado encontrado

507 (IPS/ES ADVOGADO CESPE/2010) Assinale a opção correta a respeito da intervenção

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 50-53)

federal.

A) No caso de coação contra o Poder Judiciário de um estado membro, o pedido de intervenção deverá ser feito pelo Poder Judiciário local ao presidente da República, mediante solicitação.

B) No Brasil, os sujeitos ativos da intervenção são a União e os estados-membros. Todavia, em hipótese

alguma, a União intervirá em município localizado em território federal.

C) No caso de intervenção mediante requisição, o chefe do Poder Executivo, para garantir o livre exercício de qualquer dos poderes nas unidades da Federação, não ficará obrigado a decretá-la, podendo atuar discricionariamente.

D) Se qualquer estado da Federação estiver repassando a municípios de seu território as receitas tributárias obrigatórias determinadas pela CF em valor inferior ao devido, e com atraso, violando a autonomia municipal, o presidente da República, por iniciativa própria ou por requisição, poderá decretar intervenção federal nesse estado.

E) Para garantir o livre exercício de qualquer dos poderes nas unidades da Federação, a União poderá intervir nos estados e no DF. Todavia, a decretação da intervenção dependerá de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido; no caso de a coação ser contra o Poder Judiciário, exige-se a requisição do STF.

8.7 - Administração Pública

De acordo com a Constituição Federal (CF), ―As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.‖ E, de acordo com o Código Civil, ―As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.‖

508. (TCM GO Procurador 2007) Considerando os dois artigos acima transcritos, assinale a opção incorreta.

A) A responsabilidade objetiva estabelecida no artigo da CF acima transcrito abrange todas as empresas públicas e sociedades de economia mista federais, estaduais, distritais e municipais, uma vez que essas empresas integram a administração indireta de tais entes da Federação.

B) A responsabilidade objetiva de que trata o segundo artigo acima transcrito abrange a União, os estados, o Distrito Federal (DF), os territórios, os municípios e as autarquias, inclusive as associações públicas, bem como as demais entidades de caráter público criadas por lei.

C) O primeiro artigo acima transcrito não abrange os partidos políticos nem as organizações religiosas. D) A responsabilidade dos agentes públicos tratada nos artigos transcritos está ligada ao conceito de ato ilícito, definido pelo Código Civil como ato praticado por agente que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, viole direito e cause dano a outrem, ainda que exclusivamente moral.

509. (TJ RJ Técnico Judiciário 2008) Assinale a opção correspondente ao princípio constitucional

segundo o qual o ato administrativo visa a proteção do interesse público ou de determinada coletividade. A) legalidade administrativa

B) impessoalidade C) publicidade D) eficiência

E) moralidade administrativa

Com relação à administração pública, julgue os itens que se seguem.

510. (MPE RR Assistente Administrativo 2008) As autarquias e fundações públicas fazem parte da administração indireta.

511. (MPE RR Assistente Administrativo 2008) As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado.

512. (MPE RR Assistente Administrativo 2008) Apesar de não estar previsto expressamente na Constituição Federal, o princípio da eficiência é aplicado na administração pública por força de lei específica.

513. (MPE RR Assistente Administrativo 2008) Segundo a Constituição Federal, os concursos públicos serão válidos por três anos, sendo esse prazo prorrogável por igual período.

No que se refere à administração pública julgue os itens subseqüentes.

514. (ABIN Agente de Inteligência 2008) A regra constitucional que determina o limite máximo de remuneração e subsídio na administração pública não é autoaplicável.

515. (ABIN Agente de Inteligência 2008) Não seria inconstitucional a lei que estabelecesse que a remuneração dos agentes de inteligência da ABIN seria vinculada à remuneração dos oficiais de inteligência, de forma que, sendo majorada a remuneração destes, a remuneração daqueles seria majorada no mesmo percentual de forma automática. 516. (ABIN Agente de Inteligência 2008) Considere a seguinte situação hipotética. Antônio é professor em uma universidade federal e em uma universidade estadual, localizadas no mesmo município. Em cada uma delas, cumpre uma carga horária de 20 horas. Recentemente, Antônio foi contratado para trabalhar como consultor, sob o regime da CLT, em uma sociedade controlada indiretamente pela PETROBRAS, com carga horária também de 20 horas. Na hipótese apresentada, há acumulação vedada de cargos remunerados.

Acerca da administração pública, julgue os próximos itens.

517. (STJ Analista Administrativo 2008) Caso um servidor público ocupe cargo efetivo cuja remuneração seja composta do vencimento básico somado a uma gratificação de produtividade (X) e, além dessas parcelas, tal servidor faça jus a uma gratificação (Y) que incida sobre o vencimento básico

e a gratificação X, não haverá vício de inconstitucionalidade quanto à percepção da gratificação Y.

518. (STJ Analista Administrativo 2008) As formas de participação popular na gestão da coisa pública previstas na CF incluem a autorização para a lei disciplinar a representação do usuário do serviço público contra o exercício negligente ou abusivo do cargo público.

Julgue os itens a seguir a respeito da administração pública.

519. (Hermobras Administrador 2008) Os poderes do Estado reproduzem o célebre modelo proposto por Montesquieu: Legislativo, Executivo e Judiciário. Estes poderes, nos termos da Constituição da República, são independentes e harmônicos entre si, existindo, para tanto, uma clara e rígida separação das atribuições e funções que cada um deles desenvolveu.

520. (Hermobras Administrador 2008) São elementos constitutivos do Estado: povo, governo e território.

521. (Hermobras Administrador 2008) A HEMOBRAS compõe a administração indireta, sendo um exemplo de autarquia federal.

522. (Hermobras Administrador 2008) A conduta do administrador público, em desrespeito ao princípio da moralidade administrativa, enquadra-se nos denominados atos de improbidade administrativa. 523. (Hermobras Administrador 2008) Pode o administrador público, em situações específicas, excetuar a aplicação do princípio da publicidade. 524. (Hermobras Administrador 2008) O princípio da eficiência impõe ao administrador público a obtenção da plena satisfação da sociedade a qualquer custo.

525. (Hermobras Administrador 2008) O princípio da impessoalidade prevê que o administrador público deve buscar, por suas ações, sempre o interesse público, evitando deste modo a subjetividade.

526. (Hermobras Administrador 2008) O administrador público que se utiliza da divulgação de uma obra pública para realizar sua autopromoção viola o princípio da publicidade.

527. (Hermobras Administrador 2008) O ato administrativo que contrarie o princípio da legalidade só poderá ter sua invalidade decretada pelo Poder Judiciário.

O art. 37 da CF afirma que a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade,

impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Para que a administração pública atinja seus objetivos institucionais e mantenha-se dentro dos limites impostos pelos princípios constitucionais citados, é preciso que o sistema de controle público se faça sempre presente. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

528. (ME Administrador 2008) O controle é uma função administrativa em que os papéis de cada nível institucional precisam estar muito bem definidos. Assim, é possível dizer que o controle se exerce integralmente no nível estratégico, tendo como alvo a avaliação e a mensuração do nível operacional.

529. (ME Administrador 2008) A CF definiu uma série de atribuições para os órgãos de controle externo e interno, mas deixou à legislação infraconstitucional a definição das formas e mecanismos de controle direto pela sociedade.

Acerca da administração pública e dos princípios constitucionais que a regem, julgue os itens seguintes.

530. (ME Nível Superior 2008) A inauguração de uma praça de esportes, construída com recursos públicos federais, e cujo nome homenageie pessoa viva, residente na região e eleita deputado federal pelo respectivo estado, não chega a configurar promoção pessoal e ofensa ao princípio da impessoalidade.

531. (ME Nível Superior 2008) A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública federal direta e indireta viola a CF.

Acerca da administração pública e dos servidores públicos, julgue os itens subseqüentes.

532. (ME Nível Superior 2008) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência são princípios constitucionais da administração pública.

533. (ME Nível Superior 2008) Os cargos e os empregos públicos não são acessíveis aos estrangeiros, ainda que por meio do concurso público. 534. (ME Nível Superior 2008) A remuneração dos servidores públicos somente poder ser fixada ou alterada por decreto do presidente da República, assinado conjuntamente com o respectivo ministro de Estado, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

Com relação à administração pública, julgue os itens que se seguem.

535. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) As autarquias e fundações públicas fazem parte da administração indireta.

536. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado.

537. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) Apesar de não estar previsto expressamente na Constituição Federal, o princípio da eficiência é aplicado na administração pública por força de lei específica.

538. (MPE RR Oficial de Diligências 2008) Segundo a Constituição Federal, os concursos públicos serão válidos por três anos, sendo esse prazo prorrogável por igual período.

539. (PGE PI Procurador de Justiça Substituto 2008) Considere que uma lei de determinado estado da Federação exija que os veículos oficiais a serem adquiridos pela administração pública utilizem combustíveis renováveis ou, no caso de utilizarem combustíveis derivados do petróleo, que tais veículos sejam produzidos no próprio estado. Acerca dessa situação, assinale a opção correta de acordo com a CF e com a jurisprudência sobre o tema.

A) A lei descrita é constitucional, visto que tem por escopo a preservação do meio ambiente ou o incentivo à atividade econômica, valores esses protegidos pela CF.

B) A restrição imposta por essa lei, em relação ao universo de concorrentes em eventual licitação, está em consonância com o princípio da razoabilidade, sendo, portanto, constitucional, visto que a aquisição de veículos produzidos no estado gerará mais empregos e aumentará a arrecadação de tributos, os quais serão revertidos em benefício da própria coletividade.

C) A lei em questão é inconstitucional apenas na parte que exige que os veículos adquiridos utilizem combustíveis renováveis, pois, nesse aspecto, fere o princípio da razoabilidade e limita o universo de competidores.

D) Caso existam no estado, no mínimo, três competidores em condições de fornecer os veículos nos moldes previstos na lei, a competição entre os licitantes estará assegurada e a restrição será, portanto, constitucional.

E) A lei é inconstitucional apenas na parte que exige que os veículos oficiais sejam produzidos no próprio estado, visto que viola norma constitucional segundo a qual é vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

540. (PGE PI Procurador de Justiça Substituto 2008) Quanto à administração pública, assinale a opção correta conforme a CF.

A) Somente por emenda constitucional poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

B) A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e

jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.

C) É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência dos servidores públicos, ainda que os cargos sejam acumuláveis na atividade.

D) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de emprego público ou de cargo temporário, bem como de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime de previdência social dos servidores públicos efetivos, observados o tempo de contribuição e a idade do servidor.

E) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração integral do cargo, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

541. (PGE PI Procurador de Justiça Substituto 2008) A CF, no art. 37, inciso XI, estabeleceu o teto para a remuneração e para o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional.No que diz respeito à aplicação do referido dispositivo constitucional às sociedades de economia mista e empresas públicas, assinale a opção correta.

A) As sociedades de economia mista e empresas públicas estão sujeitas ao teto remuneratório em questão.

B) Apenas as sociedades de economia mista estão sujeitas ao mencionado teto remuneratório.

C) Apenas as empresas públicas estão sujeitas ao teto remuneratório em apreço.

D) As sociedades de economia mista e empresas públicas, por serem pessoas jurídicas de direito privado, não se sujeitam ao referido teto remuneratório.

E) Ainda não há um posicionamento da jurisprudência a respeito da aplicação do teto remuneratório às sociedades de economia mista e empresas públicas. 542. (AUGE ME Auditor Interno 2008) Acerca da administração pública, julgue os itens a seguir. I As autarquias possuem personalidade jurídica de direito público, e sua criação deve se dar por lei específica.

II As empresas públicas e as sociedades de economia mista destinam-se à prestação de serviços públicos ou à exploração de atividade econômica.

III Os órgãos da administração pública devem ser criados por lei, e a iniciativa desta está reservada tanto ao chefe do Executivo quanto aos parlamentares.

IV As entidades da administração indireta, a exemplo do que ocorre na administração direta, sujeitam-se ao controle externo exercido pelo Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).

V As empresas públicas e as sociedades de economia mista são constituídas por capital público e privado, com participação majoritária do poder público.

Estão certos apenas os itens A) I, II e III.

B) I, II e IV. C) II, III e IV. D) II, III e V.

E) III, IV e V

543. (TRT REGIÃO ANALISTA

No documento Professor Hércules Ribeiro (páginas 50-53)

Outline

Documentos relacionados