• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DE ÁGUA/SANEAMENTO

3 EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS DE REÚSO

4.1 DEFINIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA AMOSTRA

A pesquisa foi realizada com dois grupos populacionais: agricultores familiares em Santo Antônio, distrito de São Domingos; e formuladores de política de

recursos hídricos. Com o primeiro grupo foram realizadas entrevistas semidirigidas e questionários estruturados, enquanto que foram realizadas apenas entrevistas semidirigidas com o segundo grupo. Desta forma, foi possível realizar um estudo estatístico com o primeiro grupo de entrevistados.

A população de agricultores familiares da região do distrito de Santo Antônio no município de São Domingos, representativa do território de identidade do sisal, foi selecionada devido à sua proximidade a projetos de reúso de água, bem como às características típicas de semiárido deste município, tanto nos aspectos físicos quanto sociais e econômicos. Para calcular o tamanho da amostra necessária para o estudo, foi utilizada a distribuição Normal, considerando-se:

– Intervalo de confiança: 95 %;

– População: 132 (número de agricultores familiares em Sto. Antônio); – Tamanho da amostra: 105 (entrevistas e questionários);

Resultando em:

– Erro admissível: 4,4 %.

Foram escolhidos como formuladores de políticas de recursos hídricos, preferencialmente participantes Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH, ou representantes de categorias que compõem o referido Conselho. As entrevistas deste grupoforam realizadas usando ferramentas diferentes. Em alguns casos, os entrevistados escolheram responder as entrevistas por e-mail, enquanto outros responderam a entrevista pessoalmente. Esta situação, não desejável, foi decorrente de dificuldades impostas pelos próprios entrevistados, embora não houvesse um distanciamento geográfico que o justificasse. Em alguns casos, o entrevistado, após uma pré-entrevista pessoal, não concordou em gravar entrevista (nenhuma explicação fornecida), enviando, posteriormente, as respostas por e-mail. No entanto, as respostas, na sua maioria, tinham conteúdo bastante relevante. O número de entrevistas realizadas foi determinado pela representatividade.

4.1.1 Agricultores

As entrevistas com agricultores foram realizadas buscando-se colher a percepção direta dos agricultores em relação ao reúso de água: vantagens, custos, riscos percebidos, atitudes diversas. As questões foram definidas a partir de análises preliminares de textos acadêmicos e documentos oficiais que contribuíram para o melhor entendimento a respeito da questão central. Friedler (2006) e Wilson & Pfaff (2008) apresentam protocolos de pesquisa em aceitação social que fundamentaram a elaboração das entrevistas. O contexto da investigação circunscreveu o Semiárido na Bahia, atendo-se a questões relativas ao reúso agrícola planejado de efluentes domésticos tratados.

O roteiro de entrevista (Apêndice 1) foi elaborado em uma estrutura aberta, onde foram listados os itens a serem indagados, deixando a formulação da pergunta para o entrevistador. Optou-se por realizar as entrevistas dessa forma, para que se pudesse adequar a entrevista a diversas circunstâncias como idade, escolaridade e reações subjetivas do entrevistado que conduzissem o palavreado empregado na entrevista. A entrevista foi dividida em três seções: na primeira, o entrevistador se apresenta e explica ao entrevistado o que é o reúso agrícola de água e dá informações sobre o projeto de reúso que está sendo realizado no distrito de Santo Antônio; em seguida são feitas as perguntas que estabelecem o perfil do agricultor; finalmente perguntas específicas sobre a opinião do entrevistado a respeito da prática de reúso. As 35 entrevistas realizadas nos períodos de 1º a 6 de agosto e 20 a 25 de setembro de 2011 foram registradas em vídeo com o consentimento expresso dos entrevistados (Apêndice 2). Algumas entrevistas foram transcritas na íntegra e se encontram no Apêndice 3.

Buscou-se identificar como o agricultor percebe os riscos, vantagens e desvantagens e as suas principais razões para aceitar ou rejeitar o reúso. Para fins de identificação das respostas de cunho qualitativo, os entrevistados foram numerados sequencialmente de 1 a 35, precedidos do prefixo AF, que o identifica como agricultor familiar.

O questionário fechado (Apêndice 4) foi elaborado após a realização das entrevistas semidirigidas com agricultores familiares, considerando-se as respostas obtidas nessa fase. O questionário foi formulado contendo as mesmas perguntas da entrevista do perfil demográfico, mas com perguntas simplificadas a respeito da opinião sobre reúso, admitindo respostas do tipo falso ou verdadeiro, acrescentando um espaço para observações, não contempladas no questionário, que fossem percebidas pelo entrevistador. As respostas ao questionário foram registradas em formulário impresso, por escrito. Desta forma, foram aplicados 70 questionários, totalizando uma amostra de 105 indivíduos entrevistados, nos dois formatos de entrevistas realizados. Procurou-se ter um número de respostas suficientes para que se identificassem possíveis tendências em relação aos limites aceitáveis aos agricultores para o reúso de água e os principais problemas percebidos para implantação desta prática.

4.1.1.1 Reunião com Grupo não Participante do Experimento

Com a finalidade de aprofundar e verificar as informações obtidas nas entrevistas em Santo Antônio, um pequeno grupo de oito agricultores familiares associados ao Sindicato de Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos (SINTRAF), não inseridos no sítio de realização do experimento.

Esta reunião ocorreu em 17 de dezembro de 2011, na sede do SINTRAF. Na ocasião, o grupo foi informado sobre o que consistia o experimento em São Domingos e sobre o reúso agrícola de água, suas vantagens e riscos potenciais. Buscou-se realizar uma reunião informal, de forma a diminuir distâncias e facilitar a comunicação de pensamentos, dúvidas e opiniões. Os entrevistados foram numerados sequencialmente de 1 a 8, precedidos do prefixo S, de SINTRAF.

4.1.2 Formuladores da Política de Recursos hídricos

As entrevistas com os formuladores da política de recursos hídricos foram realizadas entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2011 com o objetivo de entender de que forma riscos, vantagens e desvantagens do reúso planejado de água são percebidos por estes atores. Assim sendo, buscou-se avaliar a possibilidade de inserção do reúso planejado de água nas políticas públicas de gestão de recursos hídricos em relação à sua viabilidade legal, política e institucional. As entrevistas forneceram a perspectiva de atores que estavam ligados direta ou indiretamente com a questão do reúso.

A população em estudo incluiu representantes de setores que são representados no CONERH. Esta etapa teve como objetivo identificar a forma como as percepções coletivas sobre o reúso podem ganhar significado junto às instituições que atuam nos setores de água, saneamento e meio-ambiente, ou que tenham relação direta ou indireta com eles.

Apesar de intensa insistência, foi muito difícil conseguir entrevistas com esse grupo de atores. De tal forma, que alguns só aceitaram responder o questionário por e-mail. Embora tenham sido realizados contatos, por e-mail e telefone, com 60 membros do CONERH e de setores representados neste órgão, apenas 14 responderam as entrevistas, 5 por e-mail e 9 pessoalmente. Apesar dessa dificuldade, as entrevistas foram bastante ricas em informações, tendo sido entrevistados os principais segmentos, considerando-se os interesses da agricultura familiar do Semiárido (Quadro 9 e Quadro 10).

ENTREVISTADO ORGANIZAÇÃO CARGO SETOR