• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 1. FUNDAMENTOS SOCIAIS DO DIREITO DA SEGURIDADE

1.6 Doutrina social da igreja

A Encíclica “Rerum novarum”17, do PAPA LEÃO XIII (15 de maio de 1891), traz a idéia da caridade, ao consagrar esta como a “senhora e rainha de todas as virtudes”. Esta Encíclica trata da condição dos operários, sendo o marco histórico tanto na doutrina social da igreja, como no próprio Direito do

17Carta Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII sobre a condição dos operários.

Disponível em: < http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l- xiii_enc_15051891_rerum-novarum_po.html>. Acesso em: 19/12/2006.

Trabalho. A mencionada Encíclica representa o início da participação de Igreja na solução da questão social.

Para o PAPA LEÃO XIII, a questão social é reconhecida, embora a Igreja esclareça que não possui uma solução eficaz. Ao tratar da proteção do trabalho dos operários, das mulheres e das crianças na Encíclica Rerum Novarum, aludido Papa anuncia:

Não é justo nem humano exigir do homem tanto trabalho a ponto de fazer pelo excesso de fadiga embrutecer o espírito e enfraquecer o corpo. A atividade do homem, restrita como a sua natureza, tem limites que se não podem ultrapassar. O exercício e o uso aperfeiçoam-na, mas é preciso que, de quando em quando, se suspenda para dar lugar ao repouso. Não deve, portanto, o trabalho prolongar-se por mais tempo do que as forças permitem18.

Em relação ao trabalho, o PAPA LEÃO XIII deixa claro que este deve ser realizado em condições dignas, não podendo ser exigidos sacrifícios do homem, da mulher e da criança de tal forma que lhe sugue as forças: descanso, proteção e remuneração justa fazem parte daquilo que a Igreja prescreve.

Nos ensinamentos do PAPA LEÃO XIII existe a necessidade da união entre o capital e o trabalho, não subsistindo um sem o outro. Mas não basta ter trabalho: este deve ter sua base na dignidade, sendo as relações dele decorrentes pautadas na justiça e na eqüidade.

18

PIO XI, na “Divini Redemptoris”19 (Encíclica Quadragésimo Anno – 15 de maio de 1931), contemplou “os direitos e a dignidade do trabalho humano, as relações do mútuo apoio e auxílio que devem existir entre o capital e o trabalho, e o salário, indispensável ao operário e a sua família, que por justiça lhe é devido”. Acabou, deste modo, ratificando aquilo que havia sido dito pela Rerum Novarum.

A Encíclica “Mater et Magistra”20 (maio de 1961) e a “Pacem in terris”21 (abril de 1963) foram elaboradas pelo PAPA JOÃO XXIII. A idéia da Igreja era a de dar solução à questão social.

Em 1967 surge outra Encíclica denominada “Populorum Progressio”22 pelo PAPA PAULO VI, referindo-se ao problema da questão

social.

JOÃO PAULO II, por sua vez, enfatiza sua preocupação com a grande desigualdade social verificada no mundo. Para ele, só haveria bem comum se a sociedade fosse justa.

19 Carta Encíclica Divini Redemptoris de sua Santidade o Papa Pio XI sobre o

Comunismo Ateu. Disponível em: < http://www.montfort.org.br/index.php?secao=documentos&subsecao=enciclicas&artigo= divini_redemptoris&lang=bra>. Acesso em: 19/12/2006.

20 Carta Encíclica Mater Et Magistra de sua Santidade o Papa João XXIII sobre a

Evolução da Questão Social à Luz da Doutrina Cristã. Disponível em: < http://www.vatican.va/holy_father/john_xxiii/encyclicals/documents/hf_j-

xxiii_enc_15051961_mater_po.html>. Acesso em: 19/12/2006.

21 Carta Encíclica Pacem in terris de sua Santidade o Papa João XXIII sobre a paz de

todos os povos na base da verdade, justiça, caridade e liberdade. Disponível em: < http://www.vatican.va/holy_father/john_xxiii/encyclicals/documents/hf_j-

xxiii_enc_11041963_pacem_po.html>. Acesso em: 19/12/2006.

22 Carta Encíclica Populorum Progressio de sua Santidade o Papa Paulo VI sobre o

desenvolvimento dos povos. Disponível em: < http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/encyclicals/documents/hf_p-

A Encíclica “Laborem Exercens”23, de agosto de 1981 de JOÃO

PAULO II, deu ênfase à importância dos sindicatos e dos problemas relativos à dignidade do trabalho, preocupando-se, em especial, com a situação do homem do campo, o problema dos aposentados e dos migrantes.

Passados quase dez anos, JOÃO PAULO II divulgou outra Encíclica denominada “Centesimus Annus”24, de 1.º de maio de 1991.

Em 25 de dezembro de 2005 foi elaborada a Carta Encíclica “Deus Caritas est”25 pelo PAPA BENTO XVI. Ao tratar da justiça e caridade, delimitou que:

É verdade que a norma fundamental do Estado deve ser a prossecução da justiça e que a finalidade de uma justa ordem social é garantir a cada um, no respeito do princípio da subsidiariedade, a própria parte nos bens comuns. Isto mesmo sempre o têm sublinhado a doutrina cristã sobre o Estado e a doutrina social da Igreja. Do ponto de vista histórico, a questão da justa ordem da colectividade entrou numa nova situação com a formação da sociedade industrial no Oitocentos. A aparição da indústria moderna dissolveu as antigas estruturas sociais e provocou, com a massa dos

23 Carta Encíclica Laborem Exercens de sua Santidade o Papa João Paulo II dirigida

aos veneráveis Irmãos no Episcopado aos Sacerdotes às Famílias religiosas aos Filhos e Filhas da Igreja e a todos os Homens de Boa Vontade sobre o Trabalho Humano no 90° aniversário da Rerum Novarum. Disponível em: < http://benedictumxvi.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-

ii_enc_14091981_laborem-exercens_po.html>. Acesso em: 19/12/2006.

24 Carta Encíclica Centesimus Annus de sua Santidade o Papa João Paulo II dirigida

aos veneráveis Irmãos no Episcopado ao Clero às Famílias religiosas aos Fiéis da Igreja Católica e a todos os Homens de Boa Vontade no centenário da Rerum Novarum. Disponível em: < http://www.vatican.edu/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-

ii_enc_01051991_centesimus-annus_po.html>. Acesso em: 20/12/2006.

25 Carta Encíclica Deus Caritas est de sua Santidade o Papa Bento XVI dirigida aos

bispos

aos presbíteros e aos diáconos às pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos sobre o amor cristão. Disponível em: < http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-

assalariados, uma mudança radical na composição da sociedade, no seio da qual a relação entre capital e trabalho se tornou a questão decisiva — questão que, sob esta forma, era desconhecida antes. As estruturas de produção e o capital tornaram-se o novo poder que, colocado nas mãos de poucos, comportava para as massas operárias uma privação de direitos, contra a qual era preciso revoltar-se.