• Nenhum resultado encontrado

7.5 Descrever os efeitos relevantes da regulação estatal sobre as atividades do emissor, comentando especificamente

a. necessidade de autorizações governamentais para o exercício das atividades e histórico de relação com a administração pública para obtenção de tais autorizações Não há necessidade de autorizações governamentais para o exercício das atividades financeiras e para prestar todos os serviços especificamente estabelecidos pela Lei das Instituições Financeira A Lei de Instituições Financeiras rege todas aquelas pessoas físicas e jurídicas que sejam parte do sistema financeiro, incluindo os bancos comerciais, bancos de investimento, bancos hipotecários, companhias financeiras, sociedades de poupança e empréstimo para habitação ou outros imóveis e entidades de crédito. Os bancos comerciais estão autorizados a realizar todas as atividades financeiras e prestar todos os serviços especificamente estabelecidos pela Lei das Instituições Financeiras e/ou pelas Normas do Banco Central. O restante das instituições financeiras só podem realizar as atividades indicadas para cada caso conforme a Lei das Instituições Financeiras e as Normas do Banco Central relacionadas.

Algumas das atividades permitidas aos bancos comerciais incluem: (i) receber depósitos do público tanto em moeda local como estrangeira; (ii) subscrever, adquirir, colocar ou negociar títulos da dívida, incluindo títulos públicos, no mercado aberto; (iii) dar e receber empréstimos; (iv) garantir as dívidas dos clientes; (v) atuar como custodiantes dos fundos das Administradoras de Fundos de Aposentadoria e Pensão; (vi) realizar operações de câmbio; (vii) emitir cartões de crédito; (viii) atuar, sujeito a determinadas condições, como intermediários em operações de bens imóveis; (ix) realizar operações de financiamento comercial; e (x) atuar como agentes de registro de letras hipotecárias.

De acordo com a Lei das Instituições Financeiras e o Comunicado A 3086 do Banco Central Argentino, os bancos comerciais não estão autorizados a explorar por conta própria atividades industriais, agropecuárias, comerciais e de qualquer outra de caráter não financeiro, salvo as que sejam especificamente autorizadas pelo Banco Central Argentino. A proibição indicada inclui a participação no capital em sociedades que realizam tais atividades (i) em porcentagem maior que 12,5% do capital social das referidas sociedades ou 12,5% dos votos, e (ii) quando não alcançarem tais porcentagens, se a referida participação outorgar os votos necessários para formar controle nas assembléias de acionistas ou para adotar decisões no Conselho de Administração ou órgão similar. Segundo as normas do Banco Central Argentino, a quantia total dos investimentos de um banco comercial em ações de terceiros, incluindo participações em fundos comuns de investimento, não pode superar 50% da Responsabilidade Patrimonial Computável ("RPC") do referido banco. Além disso, a quantia total de tais investimentos em: (i) ações sem cotação, excluindo participações em sociedades que prestam serviços que são complementares às atividades financeiras e participações em empresas estatais que prestam serviços públicos, (ii) ações com cotação e quotas-partes em fundos comuns de investimento que não propiciam reservas mínimas de capital sobre a base de risco de mercado, e (iii) ações com cotação que não têm um "preço de mercado disponível ao público em geral", tomado em conjunto, está limitado a 15% da RPC do referido banco. Para tal efeito, o preço de mercado de uma dada ação é considerado "disponível ao público em geral" quando as cotações diárias das operações pertinentes estão disponíveis, cotações que não estariam significativamente afetadas pela alienação de tais ações por parte do Banco.

Adicionalmente, a Lei das Instituições financeiras proíbe aos bancos comerciais: (i) constituir ônus sobre seus bens sem a prévia aprovação do Banco Central Argentino, (ii) aceitar suas próprias ações em garantia, e (iii) operar com seus conselheiros e administradores, ou com empresas ou pessoas vinculadas a estes em condições mais favoráveis que as acordadas ordinariamente com sua clientela. Não obstante o acima exposto, os bancos podem deter ações em outras instituições financeiras, mediante a aprovação prévia do Banco Central Argentino, e em empresas de serviços públicos, necessário para obter tais serviços.

7.5 - Efeitos relevantes da regulação estatal nas atividades

b. política ambiental do emissor e custos incorridos para o cumprimento da regulação ambiental e, se for o caso, de outras práticas ambientais, inclusive a adesão a padrões internacionais de proteção ambiental

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESÁRIA

No marco de sua estratégia de RSE, continuam sendo promovidos programas vinculados à Educação, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.

Ações e Programas Institucionais: Educação

Durante 2014, nas províncias de Córdoba, Formosa, La Rioja, San Luis e Tucumán foi concretizado o patrocínio de 7 projetos educacionais com saída de trabalho, como parte do projeto de Crédito Fiscal, que encaminha o Instituto Nacional de Educação Tecnológica (I.N.E.T).

No âmbito do Programa Universidades foram outorgadas, junto com a Gerência de Plano Salários, bolsas de estudos e pesquisa a diversas universidades nacionais do país, acompanhando as áreas de extensão em programas culturais e esportivos.

Por sexto ano consecutivo foi realizado com a Universidade Tecnológica Nacional e a Armada Argentina, o Premio Jovens Destacados. O prêmio consiste em viagens de estudos à Base Naval de Puerto Belgrano, onde os alunos com melhores aproveitamentos de cada UTN Regional têm a oportunidade de percorrer a Base Naval e aplicar seus conhecimentos.

Adicionalmente, através da Fundación Cruzada Patagónica, foram apadrinhadas 45 bolsas de estudos de nível médio destinadas a jovens da província de Río Negro que devem percorrer mais de 45 km para viajar até o Centro de Estudos Integrais Agrotécnicos da província de Neuquén.

Por outra parte, continuou o apoio para as Bolsas Cimentos, apadrinhando 29 jovens das províncias de Río Negro, Neuquén e Catamarca.

Junto com a Fundação Junior Achievement, foi acompanhado o programa educacional “Sócios por um dia”, dirigido a alunos do último ano do ensino médio, com o objetivo de mostrar aos jovens o funcionamento do mundo do trabalho, através de uma experiência prática no mesmo. A atividade foi realizada nas cidades de Córdoba e de Rosario.

Foi patrocinado o concurso "Nosotros queremos”, nas províncias de Córdoba, Mendoza, Neuquén e na Cidade Autônoma de Buenos Aires, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de ações de compromisso e responsabilidade com a comunidade, em alunos que estão estudando o Ciclo de Especialização.

Cultura

No âmbito do Regime de Promoção Cultural da Cidade Autônoma de Buenos Aires, e a partir da Lei de Mecenato, foi concretizado o patrocínio de 16 projetos culturais.

Esporte

Em decorrência do apoio a atividades esportivas com fins sociais, foram patrocinadas as maratonas organizadas por Hospice San Camilo, Prueba Aeróbica, YMCA – UTN, Chevrolet e Universidad de Avellaneda.

Por sua vez, junto com a Organização Nuevas Olimpiadas Especiales, foi apoiada a participação de jovens com capacidades especiais em diversas disciplinas esportivas.

Meio Ambiente

Foi oferecido apoio para os projetos de educação ambiental na localidade de Puerto Deseado, província de Santa Cruz, com a Fundación Cuidemos Nuestra Casa.

Também foram entregues bolsas a jovens com capacidades especiais através da Associação Capacetes Verdes, com o objetivo de colaborar para que completem seus estudos de Especialistas

7.5 - Efeitos relevantes da regulação estatal nas atividades

Foram geradas novas peças de comunicação para fortalecer a campanha interna orientada a gerar consciência sobre o uso racional do papel, ao mesmo tempo em que se continuou fomentando a emissão eletrônica do extrato de cartões de crédito. Dessa forma persegue-se minimizar o uso de papel.

Continuamos realizando a coleta e posterior doação de tampas plásticas ao Hospital Garraham, participando desse modo da campanha de reciclagem da Fundação desse hospital.

Voluntariado Corporativo

Foi realizada de forma bem-sucedida a primeira experiência de voluntariado junto à Organização Huerta Niño na localidade de Lago Villa Meliquina, da província de Neuquén. A Huerta Niño é uma Organização sem fins lucrativos que trabalha desde 1999 para aliviar a desnutrição e a má nutrição infantil na Argentina, mediante a construção de hortas de um meio hectare em escolas rurais de zonas desfavorecidas.

Para o Dia das Crianças foram convocados os colaboradores para participar de uma campanha de doação de brinquedos. Por sua vez, o Banco destina um orçamento para a doação de brinquedos novos. Em 2014 foram entregues 1.500 brinquedos em 21 Instituições.

Adicionalmente, continuou o trabalho de maneira conjunta com a Fundação TECHO, perseguindo o objetivo de que o voluntariado corporativo chegue a diferentes comunidades do interior do país, entre as quais é possível mencionar Rosario, Córdoba, Salta, Río Negro, Corrientes e Misiones. Entre 2011 -quando foi iniciado o programa- e finais de 2014 somaram-se mais de 500 voluntários e foram construídas 54 casas e outras 54 foram doadas à TECHO.

Apoio ao desenvolvimento local da economia social

Foi incentivado o empreendedorismo a partir de diversas iniciativas de desenvolvimento local, fortalecendo a economia social das regiões. Adicionalmente, foram promovidas ações de acompanhamento aos programas de universidades nacionais e suas áreas de extensão universitária. Continuou o trabalho com a Fundação Impulsar, desenvolvendo este ano o Concurso “Venado Tuerto Emprende” para incentivar o espírito empreendedor em jovens maiores de 18 anos e fortalecer o compromisso com as economias regionais. Vale destacar que dos 15 projetos que foram apresentados em 2014, 3 foram selecionados para receber microcréditos financiados pelo Banco. Promoção da RSE

Foi realizado o Sétimo Relatório de Responsabilidade Social Empresária, sob os lineamentos dos guias GRI G3.1 para relatórios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative.

Por sua vez, foi desenvolvido um plano de divulgação de todos os programas através dos canais tradicionais como Intranet e web corporativa, para manter informados os diversos grupos de interesse. Em paralelo, são divulgados os projetos através de meios de comunicação de massa, tanto locais como nacionais e em diferentes Redes Sociais.

Por último, à procura de promover este modelo de gestão de RSE, foi renovada a associação ao

Instituto Argentino de Responsabilidade Social Empresária (I.A.R.S.E), participando ao mesmo tempo nas principais mesas de trabalho que promovem as práticas vinculadas com a RSE.

7.5 - Efeitos relevantes da regulação estatal nas atividades

c. dependência de patentes, marcas, licenças, concessões, franquias, contratos de royalties relevantes para o desenvolvimento das atividades

Com exceção da autorização para funcionamento outorgada pelo Banco Central e das marcas relevantes mencionadas no item 9.1(b) do Formulário de Referência, o Banco não possui dependência em relação a quaisquer patentes, marcas, licenças, concessões, franquias, contratos de royaties relevantes para o desenvolvimento de suas atividades.