• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

NEGÓCIOS COM EMPRESAS

Durante o ano 2014, o crescimento do negócio com Empresas foi mantido nos segmentos Corporate, Grandes Empresas, Pymes e Agronegócios confirmando o adequado posicionamento no Sistema Financeiro.

A carteira de Empréstimos evoluiu positivamente alcançando um crescimento de 25% em relação a dezembro 2013.

Em matéria de Depósitos, o propósito foi incrementar os negócios transacionais com nossos clientes, o que melhorou o mix de depósitos à vista e a prazo. Em dezembro 2014 foi alcançado um crescimento de 24% interanual.

O trabalho de cross-selling realizado sobre os atuais clientes tem permitido alcançar um faturamento anual por comissões que representou um incremento de 35% com relação ao exercício 2013.

Dentro do acordo global de negócios com GM e junto a GPAT Compañía Financiera, continuou-se com o financiamento às concessionárias oficiais de General Motors Argentina e foram concretizados importantes negócios transacionais com elas.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Continuou-se cumprindo satisfatoriamente com a colocação das Linhas para o Investimento Produtivo do B.C.R.A. (Comunicações “A” 5516 e alterações e “A” 5600) o que foi outro dos grandes objetivos cumpridos em 2014, permitindo acompanhar os novos e atuais clientes no desenvolvimento e crescimento de seus negócios. Nessas linhas o Banco tem desembolsado o montante adicional de ARS 1,957 bilhões durante 2014

Adicionalmente, foram realizadas importantes ações tendentes a fidelizar nossos clientes, através de eventos de caráter social e esportivo.

No mesmo período, foram realizadas capacitações comerciais integrais para a totalidade dos Gerentes de Agências e assistentes de negócios dos três segmentos Grandes Empresas, Pymes e Agronegócios, onde foram integradas questões comerciais, creditícias e de cumprimento normativo.

Além disso, dentro do âmbito da Escola de negócios, foi desenvolvido um programa específico para promover Assistentes Pyme, colocando a ênfase na capacitação e formação de novos recursos para essa importante posição comercial.

Durante o último trimestre do ano foi revisado o modelo de atendimento a clientes dos segmentos Grandes Empresas e Agro, buscando continuar o melhoramento no nível de atendimento, através da implementação de Nós de Empresas na Cidade de Buenos Aires, Grande Buenos Aires e o resto do país.



Corporate

No ano 2014, o Segmento Corporate continuou aprofundando as relações com os clientes, na base de três pilares: excelência na qualidade do atendimento, profundo conhecimento do cliente orientado a oferecer o melhor assessoramento possível e estreita interação com Banco do Brasil, para ter uma visão integral e de relações de longo prazo com os clientes.

Durante esse ano começou a transformação da carteira de clientes, passando a atender as grandes companhias de consumo que tinham um alto grau de importância a nível nacional e mereciam um atendimento mais especializado.

Como lineamento comercial, continua-se colocando o foco em alcançar a reciprocidade de negócios com os clientes, procurando manter uma adequada relação entre a assistência creditícia que é oferecida e a participação nos diferentes negócios bancários dos clientes (comunidades, serviços transacionais, pagamento de folha de pagamento, etc.).

A carteira de empréstimos fechou o exercício 2014 com um incremento de 15%com respeito a 2013.

Com o propósito de continuar acompanhando o desenvolvimento comercial de Banco Patagonia com Empresas Corporate, foi definida uma nova estrutura que permitirá potencializar a criação de novas comunidades, incrementar o nível atual de cross-selling e gerar um vínculo mais próximo com o cliente. A nova estrutura está conformada por duas Gerências Executivas, das quais dependem sete Gerências de Negócios divididas por segmentos econômicos:

 Automotivas, Autopeças e Transporte  Comércio

 Infra-estrutura e Siderúrgica  Petróleo, Químicas e Laboratórios  Agronegócios e Alimentos  Tecnologia e Serviços  Indústrias

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

O Segmento Corporate continuou sendo um segmento de negócios importante que tem colaborado com o resto dos segmentos que a Entidade possui, tais como Rede de Agências, Agronegócios, Pymes e Grandes empresas, fornecendo novos clientes aos diversos negócios



Grandes Empresas

Até dezembro de 2014, a base de clientes ativos cresceu, permitindo posicionar Banco Patagonia SA como um dos Bancos com maior presença e atividade nesse segmento de negócios.

A carteira de empréstimos mostrou uma evolução favorável que representou um crescimento de 36% interanual.

A nova segmentação implementada permitiu trabalhar fortemente no cross-selling sobre os atuais clientes, alcançando um faturamento anual por comissões que representou um incremento de 44% com relação ao exercício 2013.

Também se trabalhou juntamente com GPAT Compañía Financiera para aproveitar os clientes comuns, a fim de alcançar uma maior reciprocidade, com foco no plano salários e depósitos.

Em relação aos depósitos, foi gerado um incremento de 19% interanual.

Também se continuou trabalhando, junto com a Gerência de Créditos, em propostas para melhorar o processo, circuitos de análises e aprovação de crédito, cujos resultados impactaram diretamente no melhoramento da velocidade de resposta a nossos clientes.

Em função das ações de acompanhamento de atrasos e mora dos clientes, foi mantido um nível de mora razoável, coerente com o sistema financeiro em um ano de maior complexidade em matéria creditícia.



Pequenas e Médias Empresas (Pyme)

No ano 2014 continuou-se trabalhando com o objetivo de posicionar Banco Patagonia como uma entidade identificada claramente com as Pequenas e Médias Empresas da Argentina.

Foram geradas diversas ações comerciais que permitiram dotar a Rede de Agências de prospectos para vincular, com uma oferta de valor diferencial e competitiva, o que provocou um incremento de 2.524 Clientes Ativos, alcançando os 29.617 clientes totais.

Continuaram sendo desenvolvidas alianças e comunidades de negócios, com o objetivo de gerar clientes através das cadeias de valor dos clientes dos segmentos Corporate e Grandes Empresas.

Trabalhou-se ativamente no melhoramento de processos e circuitos, o que contribuiu positivamente para o crescimento em negócios transacionais com nossos clientes; paralelamente, foi completada e melhorada a oferta de Pacotes para o segmento, colocando a ênfase em poder ter uma oferta adequada para cada perfil de cliente, de acordo com sua etapa de crescimento e maduração de seu negócio. Durante o ano destaca-se o cumprimento na aplicação das linhas de crédito para o investimento produtivo e de outras linhas de promoção nos níveis provincial e regional.

Como resultado de um maior nível de transacionalidade, os depósitos em média até dezembro de 2014 tiveram uma evolução de 34% com respeito ao ano anterior. Na composição desses depósitos destacam- se os saldos à vista, que representam 73%, e os depósitos a prazo fixo que conformam 27% do total. Foi mantido um firme crescimento no estoque de Cartões de Crédito, com 11% com respeito ao ano anterior.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

No que diz respeito à evolução das receitas por serviços, elas acompanharam o incremento da maior quantidade de clientes e sua correspondente operacionalidade, alcançando um crescimento de 34% quando comparado com o ano anterior.



Agronegócios

O setor Agronegócios é um dos setores de maior potencial de crescimento para Banco Patagonia e, nessa senda, continuou sendo encaminhada a especialização da equipe comercial, renovando as expectativas positivas para 2015

A atividade do setor na campanha 13/14, esteve marcada pela queda nos preços dos grãos e alguns problemas climáticos de excesso de água que provocaram dificuldades logísticas e operacionais e alguma perda de volumes.

A carteira de empréstimos teve um crescimento de 29% interanual, predominando claramente os financiamentos em moeda local.

Durante 2014 foram concretizados convênios com companhias corporativas, importantes fornecedores de insumos do setor, que permitiram potencializar a relação com os clientes atuais através do Cartão Agro Patagonia. O volume operado cresceu em comparação com o ano anterior em 61%.

Em matéria de produtos, foi desenvolvido o Pacote Agro complementando de forma integrada nossa oferta de conta corrente e cartão, o que permitirá posicionar o Banco Patagonia SA de forma competitiva para 2015.

Também houve ativa participação em eventos do setor, como exposições rurais, leilões de carne e visitas a diversas feiras do ramo, com o objetivo de estar perto de potenciais prospectos e aumentar o cross- selling dos clientes atuais.

 FINANÇAS

Em 2014, o mercado da Bolsa local teve um comportamento positivo que deixou como saldo a alta de 15% medido em dólares. Esse movimento foi efetuado em sintonia com os mercados internacionais, em especial com o americano, que registrou altas de 13%, não sendo da mesma maneira no mercado europeu, que apresentou números dispares e substancialmente menores que não chegaram a ultrapassar 5%, em média, ao longo do ano.

Em decorrência dos objetivos propostos pela Entidade, durante o ano 2014 o Banco afiançou seu posicionamento como market maker no mercado de futuros de moedas, conseguindo colocar-se entre os 5 primeiros lugares do ranking no segmento local, posicionando-se como um dos referentes do mesmo.

No negócio de compra e venda de títulos públicos e privados, Banco Patagonia manteve sua posição entre os 10 bancos de maior volume de negócios ao longo de 2014. Tudo isso foi possível em um ano que apresentou diversas mudanças em matéria de regulamentação, que obrigaram a readequar posições e estratégias para o cumprimento dos objetivos colocados.

Durante o ano 2014 a Mesa de Operações Financeiras terminou de consolidar mudanças em sua estrutura. Foram estabelecidas 3 equipes diferenciadas de trabalho, sendo criadas as gerências de Mercados Financeiros (trading), de Vendas de Produtos Financeiros e a Chefia de Administração de Ativos e Passivos, com o objetivo de conseguir maior especialização e uma relação mais estreita com os clientes. O resultado dessa nova estrutura viu-se refletido nos resultados alcançados, de acordo com o orçamento anual e em concordância com objetivos delineados a inícios de ano.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

O setor de Entidades Financeiras, Financeiras não Bancárias e Institucionais manteve, ao longo do ano, uma posição de liderança no atendimento de clientes com necessidades financeiras, de serviços transacionais e de investimento, mantendo um alto padrão de qualidade em produtos e serviços financeiros no marco de um caprichado acompanhamento operacional.

Adicionalmente, continuou-se trabalhando no relacionamento com os clientes a fim de incrementar os contatos pelas políticas de Conheça seu Cliente e em prol de diminuir qualquer possibilidade de risco relacionado com operações relacionadas com a lavagem de dinheiro.

É de destacar a diversidade da oferta de produtos de assistência creditícia mediante factoring, empréstimos estruturados e sindicalizados, emissão de obrigações e fideicomissos com oferta pública. Durante o exercício, trabalhou-se na consolidação da relação com investidores institucionais, oferecendo serviços de custódia global, serviços transacionais e muito especialmente na captação de seu portfólio de investimentos.

Por meio dessa área é proporcionado, ainda, o suporte comercial em produtos de Tesouraria à Mesa de Operações Financeiras na relação com Entidades Financeiras contrapartes de mercado, companhias financeiras, Instituições de crédito e Investidores Institucionais.

A Gerência de Negócios Internacionais, com a função principal de administrar linhas de crédito para o Banco e seus clientes perante bancos comerciais e organismos internacionais (CAF; BID; CII; PROPARCO; FMO; IFC, entre outros) continuou desenvolvendo sua atividade com o objetivo de incrementar os contatos internacionais. Adicionalmente, mantém como objetivo aprofundar a interação com Banco do Brasil e com suas unidades no exterior, a fim de identificar oportunidades de negócios e acompanhar os clientes em seus projetos no exterior.

No nível internacional, Banco Patagonia manteve em todo momento o apoio de seus bancos correspondentes, o que permitiu acompanhar as operações e necessidades dos clientes em todas as linhas internacionais demandadas. Organismos multilaterais como a Corporação Financeira Internacional e a Corporação Interamericana de Investimentos mantêm seu apoio à entidade com suas linhas financeiras.







MERCADO DE CAPITAIS

Banco Patagonia manteve-se como uma das entidades líderes na colocação de títulos valores (Obrigações Negociáveis e Fideicomissos Financeiros) no mercado argentino por um montante total colocado que ultrapassou os ARS 3,100 bilhões.

Adicionalmente e levando em consideração as operações sindicalizadas, a gerência de Mercado de Capitais de Banco Patagonia organizou operações financeiras por um montante superior a ARS 4,600 bilhões.

Fideicomissos Financeiros

Durante 2014 foram organizados e distribuídos no mercado primário 22 emissões de Fideicomissos Financeiros por um valor de ARS 2,478 bilhões. Tais operações permitiram a Banco Patagonia atingir durante o exercício uma participação de mercado de 11%, mantendo uma posição de liderança no mercado local. Até o momento, participou de 339 operações no mercado primário, por mais de ARS 16,278 bilhões. A carteira de clientes fiduciários inclui nomes importantes do segmento de financiamento de consumo.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Com relação à atividade de administração fiduciária, o Banco voltou a obter a classificação de “Excelente” (nota máxima) para fiduciários argentinos outorgada por Standard & Poor’s, a qual é mantida desde o ano 2007. Banco Patagonia foi a primeira entidade a obter tal classificação como Fiduciário na Argentina.

Obrigações Negociáveis

Com respeito às operações de emissão de dívida de curto e longo prazo para clientes, foram organizadas e colocadas durante o exercício 7 emissões de Obrigações Negociáveis por uma quantia total que ultrapassa ARS 794 milhões. A entidade manteve-se como um dos principais colocadores desses instrumentos financeiros para o mercado argentino. A organização de emissões de instrumentos de dívida para clientes contribuiu de modo significativo para os resultados do setor durante o exercício. Empréstimos Sindicalizados

Durante 2014, houve participação em operações sindicalizadas por um montante total de ARS 1,520 bilhões. Banco Patagonia atuou como organizador e banco agente do sindicato em 2 dessas operações de crédito.

 SETOR PÚBLICO

Com um novo modelo de atenção consolidado, adaptado à distribuição regional da Rede de Agências, continuou sendo oferecido atendimento personalizado e especializado ao Setor Público em seus diferentes âmbitos (Nacional, Estadual e Municipal). Dessa forma conseguiu-se uma maior sinergia no trabalho conjunto com as Superintendências da Rede de Agências e Canais, Negócios com Pessoas e Negócios com Empresas. Adicionalmente, foi realizado um trabalho contínuo de fidelização e fortalecimento de relações com os clientes existentes e a vinculação de novas entidades para prosseguir com o cumprimento dos objetivos planejados.

A conjuntura econômica levou a ampliar os instrumentos de investimento oferecidos a clientes, conseguindo dobrar as colocações em Fundos Comuns de Investimento e aumentado as posses em contas comitentes. Adicionalmente, vale destacar que foi possível incrementar a porcentagem de composição de depósitos em conta corrente dentro do total de depósitos da Unidade de Negócios. Em decorrência da gestão integral, de viagens e aproximação aos governos Estaduais e Municipais, foram vinculados novos clientes, entre eles, em destaque, aqueles relacionados a investimentos.

No âmbito Universitário, estendeu-se o desenvolvimento de vínculos que Banco Patagonia possui com diferentes instituições de ensino superior, ampliando a prestação de serviços financeiros. Vale destacar o trabalho conjunto realizado com a Gerência do Plano Salários que permitiu continuar trabalhando como Agente Financeiro de prestigiosas universidades ao longo de todo o território.

Trabalhou-se intensamente na gestão de Agente Financeiro da Província de Río Negro, acompanhando as demandas da Província em um contexto dinâmico e versátil. Em tal sentido, foram celebrados convênios com o Conselho Federal de Investimentos e com a Agência CREAR Río Negro, com o objetivo de fomentar o investimento produtivo na região, através de empréstimos com taxas preferenciais a pequenas e médias empresas por uma quantia de ARS 30 milhões.

Em matéria de canais eletrônicos, foi apoiado o desenvolvimento de uma WEB vinculada com o papel de Agente Financeiro, tendo como objetivo estar entre os Bancos que lideram o segmento, bem como renovando tecnologia na província com a compra e instalação de novos Atm´s, substituição de caixas eletrônicos independentes e instalação de atm´s com maior capacidade de pagamento, acrescentando terminais de autoconsulta e liderando a abertura de novas agências.

Reafirmando sua presença, sendo Banco Patagonia um dos principais atores econômicos da Província de Río Negro, trabalhou-se ativamente com a finalidade de potencializar a participação em diversas Festas Regionais da Província, bem como em ações diferenciadas de posicionamento de marca a nível regional.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais









Tecnologia Comunicações e Sistemas e Processos e Suporte de Operações

Tal como mencionado acima, o Conselho de Administração da Entidade focou seu trabalho ao longo do ano em melhorar as áreas de suporte dos diferentes segmentos de negócios. Com essa finalidade, criou duas Superintendências: a de Tecnologia Comunicações e Sistemas e a de Processos e Suporte de Operações.

Foi cumprido materialmente o plano de testes de contingência, que incluiu, entre outros, suportar a produção de todo o Banco utilizando o computador central de contingência, localizado no Centro de Cômputos de Contingência durante um período de quatro semanas.

Adicionalmente, foram implementadas soluções para cumprir com as novas normativas e também melhorar controles em diferentes funcionalidades.

Durante o segundo semestre de ano, foram aprovados investimentos em Tecnologia da Informação relacionados com Inteligência Comercial, infra-estrutura de telecomunicações, software de base e de automatização de escritórios para estações de trabalho, renovação de servidores de agências, renovação de laptops, entre outros.

Com respeito à Área de Processos e Suporte de Operações, durante o ano 2014 foi finalizada a implementação do Plano de Continuidade do Negócio, melhorando os processos atuais e adaptando-os à atual estrutura organizacional. Adicionalmente, foi oferecido o suporte operacional necessário aos diferentes segmentos do negócio, tais como mesa de dinheiro, mercado de capitais, negócios com pessoas, entre outros.

Foram renovadas as certificações ISO 9001 do processo de Queixas e Reclamações e de Cash Management Pagamentos. Também foram efetuadas com sucesso as auditorias de acompanhamento ISO 9001 para os processos do Plano Salários e Custódia de Títulos e ISO 27001 correspondente ao domínio Controle de Acessos, administrado por Segurança Informática e Proteção de Ativos da Informação.