• Nenhum resultado encontrado

Efficiency of visual selection in Cynodon nlemfuensis for forage production

Karoliny Nagib de Sales1, Anna Carolina Pereira Staico1, Fabiana Camarinha1, Flávio

Rodrigo Gandolfi Benites2, Fausto Souza Sobrinho2, Francisco José da Silva Lédo2, Juarez

Campolina Machado2

1Bolsista de iniciação científica e estudante do curso de Ciências Biológicas no Centro de

Ensino Superior de Juiz de Fora – CES: karolsales__@hotmail.com, carol_staico@hotmailcom, fabycamarinha@hotmail.com.

2Pesquisador Melhoramento de Forrageiras da Embrapa Gado de Leite.

Flavio.benites@embrapa.br, fausto.souza@embrapa.br, francisco.ledo@embrapa.br, juarez.machado@embrapa.br.

Resumo: Foram avaliadas 200 plantas com relação as notas de vigor dadas por quatro

avaliadores, peso verde (PV) e peso seco (PS) da forragem. O experimento foi avaliado em blocos aumentados e o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência da seleção visual correlacionada com o peso verde e peso seco de forragem de plantas de Cynodon. Foram realizadas correlações de Pearson entre as notas de vigor dos avaliadores entre si e entre o PS e PV da forragem. Houve elevada correlação entre as notas de vigor dos quatro avaliadores quando comparados entre si e também em relação às notas de vigor com o PS e PV e correlações elevadas entre PS e PV. Com as estimativas de correlações de Pearson elevada, conclui-se que a seleção visual baseada no vigor das plantas pode ser empregada para seleção indireta da produtividade de forragem em C. nlemfuensis, sendo eficiente no início do programa de melhoramento.

Palavras–chave: correlações, melhoramento de forrageiras, notas de vigor, peso verde,

peso seco.

Abstract: Visual selection was performed in 200 plants of C. nlemfuensis, comprising

scores given by four evaluators, in addition to fresh weight (PV) and dry weight (PS) determination. This study was conducted in augmented block design and the objective was to evaluate the efficiency of visual selection correlated with fresh weight and dry weight of the plants. Pearson correlations were performed between the scores of the different evaluators and between the scores, PV, and PS. High correlations were observed between the vigor scores of the four evaluators, between the scores, PV, and PS, and between PV and PS. High estimates of Pearson correlations lead to the conclusion that both the visual selection and the evaluation of the parameter PV in C. nlemfuensis are effective at the beginning of the breeding program.

Keywords: correlations, dry weight, forage breeding, fresh weight, plant vigor.

Introdução

A avaliação visual no melhoramento de plantas é utilizada em programas onde a intenção é selecionar caracteres de alta herdabilidade, demonstrando eficiência para caracteres que são controlados por um ou poucos genes, onde a influência do ambiente na expressão do caráter não é acentuada. Normalmente para essas avaliações os avaliadores utilizam escalas de notas. Para caracteres quantitativos controlados por vários genes e com elevada influência do ambiente a avaliação visual, torna essa prática ineficiente.

Cutrim et al. (1997), avaliaram o potencial da seleção visual na produtividade de arroz irrigado. Foram utilizados 11 avaliadores com diferentes experiências na cultura. Cada avaliador selecionou 55 plantas visualmente mais produtivas em três populações diferentes. As plantas dessas populações foram pesadas e as 55 mais produtivas de cada população foram comparadas com as 55 plantas selecionadas por cada um dos

avaliadores. As médias de coincidência dos 11 avaliadores foram de 11.2%, 15.7% e 15% nas populações 1, 2 e 3 respectivamente.

Os autores concluíram que ficou evidente que o melhoramento visando o aumento da produtividade de grãos por meio da seleção visual é de baixa eficiência. Resultados semelhantes a esses têm sido constatados em outras culturas e estão disponíveis em Cutrim et al., (1997). Em princípio, o melhorista só deve utilizar a seleção visual no descarte dos indivíduos nitidamente inferiores ou para outros caracteres cuja herdabilidade seja maior.

Outro resultado encontrado pelos autores é que a experiência do avaliador com a cultura não tem influência no grau de coincidência da seleção visual como a produtividade de grãos de arroz, uma vez que o pior avaliador teve 3.7% de coincidência na seleção visual com a produtividade de grãos e o melhor teve 39.1% de coincidência.

Apesar dos estudos de seleção visual em forrageira serem escassos, Borges et al., (2011) trabalhando com B. ruziziensis encontraram valores expressivos de correlações entre notas de vigor das plantas com as características peso verde de forragem e peso seco de forragem, que são caracteres quantitativos.

Outra forrageira de importância para a alimentação de vacas de leite é a Grama Estrela Roxa classificada como C. nlemfuensis var. nlemfuensis, e teria sido introduzida no Brasil a partir de mudas trazidas por fazendeiros de Porto Rico entre as décadas de 1960 e 1970, sem passar por um processo de validação por instituto de pesquisa. (ARONOVICH & ROCHA, 1985). Desta forma as informações sobre melhoramento dessa espécie são praticamente inexistentes nas condições brasileiras.

Desta forma o objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência da seleção visual correlacionada com o peso verde e peso seco de forragem de plantas de Cynodon

nlemfuensis.

Material e Métodos

Foram avaliadas 200 plantas de C. nlemfuensis provenientes de sementes coletadas em pastagens de Gama Estrela Roxa em delineamento de blocos aumentados com cinco testemunhas comuns em cada um dos 4 blocos. O experimento foi realizado no Campo Experimental de Santa Mônica, da Embrapa Gado de Leite, localizado no município de Valença – RJ.

Após a coleta das sementes procedeu-se o seu beneficiamento e plantio em bandejas plásticas contendo substrato comercial. As plântulas germinadas foram transplantadas para copos plásticos contendo como substrato uma mistura de terra, areia e esterco (1:1:1). Cerca de 30 dias depois foram plantadas no campo espaçadas de 2,5 metros tanto na linha como entre as linhas. Foi realizado um corte de uniformização das plantas 60 dias após o plantio e cerca de 35 dias depois procedeu-se o corte de avaliação do experimento. Foram mensuradas o seu vigor, por meio de uma escala de notas variando de 1 (baixo vigor) a 5 (elevado vigor), o peso verde (PV) e seco (PS) da forragem. Para a obtenção deste último, após o corte das plantas foram retiradas amostras da forragem e secadas em estufa com ventilação forçada a 55 oC por 72 h. As avaliações visuais foram

realizadas por quatro avaliadores de forma independente e com diferentes experiências na cultura, utilizando-se a média para a realização das análises.

Foi realizada a análise de variância seguindo o modelo de blocos aumentados utilizando-se o programa Genes. Foi utilizada a correlação de Pearson para avaliar a eficiência dos quatro avaliadores, de cada avaliador com o PV e PS da forragem, a correlação da média da característica PV com a média ajustada da mesma característica e a correlação entre PV e PS. As análises de correlação de Pearson foram realizadas também no programa Genes.

Resultados e Discussão

A Tabela 1 apresenta os resultados das correlações encontradas entre os avaliadores e todas as características avaliadas.

A média das notas de vigor dos 4 avaliadores associadas com o PV da forragem de 200 plantas foi de 83%, evidenciando elevada correlação do vigor das plantas de C.

nlemfuensis com o PV da forragem. As correlações das notas de cada um dos avaliadores

comparadas dois a dois e a correlação da média de cada avaliador com a média de vigor dos quatros avaliadores (AVm) foram bastante elevadas, o que evidencia que a experiência com a cultura não influência na seleção visual das melhores plantas, resultado esse que concorda com Cutrim et al., (1997). As correlações das notas de vigor de cada avaliador com o PV de forragem variaram de 75,79% à 82.36% (Tabela 1). Borges et al., (2011) encontraram correlação de nota de vigor com PV de forragem de 52,73% em B.

ruziziensis, menor que a encontrada em C. nlemfuensis, porém de magnitude considerada

alta.

A correlação da média do PV da parcela com a média ajustada do PV foi de 99.56%, evidenciando que o ajustamento das médias não influenciou na seleção de plantas, podendo o delineamento de blocos aumentados ser bastante útil nas fases iniciais do programa de melhoramento de C. nlemfuensis (Tabela 1).

A correlação das médias do PV com as médias do PS das parcelas foi de 98.52%, mostrando que apenas o peso verde é suficiente para avaliação das plantas. Resultados semelhantes foram encontrados por Borges et al, (2011) em B. ruziziensis, que encontraram correlação entre PV e PS elevada (92.57%). Em função da boa associação do PV com as notas dos avaliadores correlacionaram altamente também com o PS da forragem (Tabela 1).

Cruz et al., (2004) comentam que a mensuração da forragem verde com posterior descarte do material, agiliza as avaliações diminuindo custo e possibilitando avaliação de maior número de genótipos, contribuindo com o aumento da eficiência do programa. Seguindo o raciocínio apresentado acima, poderia-se avaliar um número maior de progênies apenas utilizando as notas dos avaliadores para seleção de genótipos no início do programa. Esses resultados devem ser confirmados em mais cortes para que a seleção visual em C. nlemfuensis possa ser usada com critério científico.

Tabela 1. Correlações de Pearson entre as médias do vigor das plantas atribuídas pelos

avaliadores 1, 2, 3 e 4 (AV1, AV2, AV3 e AV4 respectivamente), Peso Verde (PV), Peso Verde Ajustado (P.V Ajustado) e Peso Seco de forragem (P.S), média de vigor de 4 avaliadores (AVm) de plantas de C. nlemfuensis.

AVm AV2 AV3 AV4 PV PS

AV1 92,78% 87% 81% 83% 77.65% 77.93% AV2 95,57% 87% 87% 82.36% 81.61% AV3 93,32% 83% 77.08% 75.07% AV4 94,40% 75.79% 74.80% P.V Ajustado 83% 99.56% 97.48% P.V 83% 98.52%

Conclusões

Existe forte associação entre o vigor das plantas de C. nlemfuensis com a produção de forragem.

A seleção visual baseada no vigor das plantas poderá ser empregada para seleção indireta da produtividade de forragem em C. nlemfuensis.

O peso verde de forragem tem elevada correlação com o peso seco.

A experiência dos avaliadores com a cultura não interfere na eficiência da seleção visual baseada no vigor das plantas.

Agradecimentos

Ao CNPq

Ao chefe da estação experimental de Santa Mônica, seus técnicos e assistentes na condução do experimento.

Literatura citada

ARONOVICH, S.; ROCHA, G.L. Gramíneas e leguminosas importância no Brasil central Pecuário. Informe Agropecuário, v.11, n.132, p.3-13, 1985.

BORGES, V., SOUZA SOBRINHO, F., LÉDO, F.J.S., KOPP, M. Associação de caracteres e análise trilha em progênies de meios-irmãos de Brachiaria ruziziensis. Ver. Ceres, Viçosa, v.58, n.6., p. 765-772, nov/dez, 2011.

CRUZ, C. D.; REGAZZI, A. J.; CARNEIRO, P. C. S. Modelos biométricos aplicados as

melhoramento genético. 3. ed. Viçosa: UFV, 2004. v. 1. 480 p.

CUTRIM, V.A.; RAMALHO, M.A.P., CARVALHO, A.M. Eficiência da seleção visual na produtividade de grãos de arroz (Oryza sativa L.) irrigado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 32, p. 601-606, 1997.

Outline

Documentos relacionados