• Nenhum resultado encontrado

Estabilidade aeróbica de silagem de soja com diferentes concentrações de glicerina

Ana Luíza de Moura Carmo¹, Camila Branda dos Reis¹, Renata da Costa Barros Silva2,

Lorena Evangelista Fernandes¹, Junior César Fernandes³, Marlice Teixeira Ribeiro³, Marcelo Henrique Otenio³, Jailton da Costa Carneiro³

¹Graduandas do Curso de Ciências Biológicas (CES-JF) e Estagiárias de Iniciação Cientifica

na Embrapa Gado de Leite

²Mestranda em Genética e Biotecnologia (UFJF) e bolsista Capes, Embrapa Gado de Leite ³Embrapa Gado de Leite

Resumo: A silagem é uma forma de conservação de forragens que são utilizadas na

alimentação de bovinos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade aeróbica da silagem de soja adicionada de 0, 5, 10 e 15% de glicerina. A ensilagem foi preparada em tubos de PVC que continham em uma de suas tampas uma válvula para a saída de gases. Os silos foram abertos após 120 dias e aproximadamente 1,0 kg de silagem foi separada de cada um e armazenada em baldes plásticos . As temperaturas de cada silagem foram aferidas as 8:00 e 17:00 horas, por 9 dias. As silagens confeccionadas com diferentes concentrações de glicerina se mantiveram estáveis durante as primeiras 48 horas.

Palavras–chave: estabilidade aeróbica, glicerina, silagem, soja.

Abstract: Silage is a form of forage conservation that is utilized in the feeding of bovines.

The objective of this paper was to evaluate the aerobic stability of soy silage with 0, 5, 10 and 15% of added glycerin. The ensilage was prepared in PVC tubes which contained a valve for gas escaping on one of the lids. The siles were open after 120 days and approximately 1,0kg of silage was separated from each one and stored in plastic buckets. The temperatures of each silage were measured at 8:00 and 17:00 hours for 9 days. The silages made with different concentrations of glycerin were remained stable during the first 48 hours.

Keywords: stability aerobic, glycerin, silage, soy. INTRODUÇÃO

No período de escassez de alimentos de rebanhos de bovinos uma via de provisão de forragem de alta qualidade é a conservação desta na forma de silagem e a soja é uma forrageira de excelente potencial para esse processo devido suas características nutricionais, a elevada produção de matéria seca e facilidade de colheita mecânica (PEREIRA et al, 2008).

De acordo com Jobim et al. (2007) a resistência da silagem a deterioração após a abertura do silo corresponde a estabilidade aeróbica da silagem. A presença de oxigênio na silagem induz a multiplicação de microorganismos aeróbios que consomem os compostos energéticos presentes elevando as perdas de matéria seca e do valor nutritivo, repercutindo negativamente sobre o desempenho produtivo dos animais (BERNARDES et al., 2007).

A intensidade de reações estabelecidas por fungos filamentosos, leveduras e bactérias aeróbias promove o aumento da temperatura da silagem após a abertura do silo (BERNARDES et al.,2007). De acordo com Driehuis et al. (2001) a estabilidade aeróbica é o tempo observado após a abertura do silo para que a silagem apresente elevação de 1 ºC em relação à temperatura ambiente.

A produção de silagem é dependente da fermentação anaeróbia que envolve várias espécies de bactérias, sendo as bactérias produtoras de ácido lático uma delas, que contribuem para a preservação da silagem (SAVARIS et al., 2007). Estes autores relatam que o acúmulo de lactato gerado por essas bactérias reduz o pH da silagem, o que inibe a atividade microbiana indesejável. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a estabilidade aeróbica da silagem de soja confeccionada com diferentes concentrações de glicerina.

Material e Métodos

A silagem de soja confeccionada com diferentes concentrações de glicerina, 0, 5,10 e 15%, foi preparada no Campo Experimental de Santa Mônica, pertencente a Embrapa Gado de Leite. Foram utilizados 16 silos experimentais confeccionados em tubos de PVC com 10 cm de diâmetro, 50 cm de comprimento e tampas de borrachas, com uma delas contendo uma válvula para a saída de gases.

A cultivar de soja utilizada foi a Juliana, e a mesma foi ensilada no estagio fisiológico R7. A densidade de massa da ensilagem foi de 600 Kg/m³. As silagens ficaram acondicionadas nos silos durante 120 dias, em seguida os silos foram abertos e de cada um foi retirado aproximadamente 1,0 Kg de silagem, que foram armazenados em baldes plásticos, cobertos por uma camada de gaze e mantidos em uma sala com temperatura ambiente.

As temperaturas das silagens contidas nos baldes e do ambiente foram mensuradas através de termômetro de mercúrio inserido no centro da massa de silagem em intervalos de 9 e 15 horas durante 9 dias (216 horas). A metodologia utilizada para determinar a estabilidade aeróbica foi a de Driehuis (2001).

Resultados e Discussão

Não houve diferença entre a temperatura ambiente e as temperaturas mensuradas das silagens contidas nos baldes durante as primeiras 48 horas, demonstrando que todas se mantiveram estáveis neste período. Após as 48 horas 100% da silagem excedeu 1 ºC em relação à temperatura ambiente, o que caracteriza a perda da estabilidade aeróbica, como pode ser observado na Figura 1, condizendo com a metodologia de Driehuis (2001).

Savaris et al. (2007) relatam que o aumento do crescimento de fungos e bactérias indesejáveis causam a perda na estabilidade aeróbica, reduzindo o valor nutricional da silagem e segundo Siqueira et. al. (2007), os fungos (leveduras e mofos) são os microrganismos que mais provocam elevação da temperatura da silagem no período pós- abertura.

Figura 1. Temperatura das silagens de soja confeccionadas com diferentes concentrações de glicerina.

Conclusões

As silagens de soja confeccionadas com diferentes concentrações de glicerina (0, 5, 10 e 15%) se mantiveram estáveis por 48 horas.

A Fapemig.

A Embrapa Gado de Leite por possibilitar o meu enriquecimento acadêmico e a equipe do laboratório de microbiologia do rúmen.

Literatura Citada

BERNARDES, T.F.; REIS, R.A.; SIQUEIRA, G.R. et al. Estabilidade aeróbia da ração total e de silagens de capim-Marandu tratadas com aditivos químicos e bacterianos. Revista

Brasileira de Zootecnia, v.36, n.4, p. 754-762, 2007.

DRIEHUIS, F. ; OUDE ELFERINK, W. H.; VAN WIKSELAAR, P. G. Fermentation characteristics and aerobic stability of grass silage inoculants with Lactobacillus buchneri, with or without mofermentative lactic acid bacteria. Grass and Forage Science, v.56, p. 330-343, 2001.

JOBIM, C.C.; NUSSIO, L.G.; REIS, R.A.; SCHMIDT, P. Avanços metodológicos na avaliação da qualidade da forragem conservada. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, p.101-119, 2007.

PEREIRA, O.G.; OLIVEIRA, A.S.; Ribeiro, K.G.; RIGUEIRA, J.P.S.; FILHO, O.L.M.; SOUZA, W.F. Otimização de dietas à base de silagens de soja. VI Simpósio Internacional de

Produção de Gado de corte, p.213-243, 2008.

SAVARIS, V.D.L; POZZA, P.C.; NUNES, R.V.; POZZA, M.S.S.; ÖELKE, C.A.; CARNEIRO, A.P.S. Perfil microbiológico e valores energéticos do milho e silagens de grãos úmidos de milho com adição de inoculantes para suínos. Animal Sciences, Maringá, v.29, n.4, p.403- 409, 2007.

SIQUEIRA, G.R.; REIS, R.A.; SCHOCKEN-ITURRINO, R.P.; PIRES, A.J.V.; BERNARDES, T.F.; Amaral, R.C. Perdas de silagens de cana-de-açúcar tratadas com aditivos químicos e bacterianos. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, p.2000-2009, 2007.

X Workshop de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite

Trabalhos:

1.Eficiência da seleção visual em Cynodon nlemfuensis para produção de forragem

Autores: Karoliny Nagib de Sales, Anna Carolina Pereira Staico, Fabiana Camarinha, Flávio Rodrigo Gandolfi Benites, Fausto Souza Sobrinho, Francisco José da Silva Lédo, Juarez Campolina Machado

2.Seleção ind130ireta para produção de forragem em Cynodon nlemfuensis

Autores: Fabiana Camarinha, Anna Carolina Pereira Staico, Karoliny Nagib de Sales, Flávio Rodrigo Gandolfi Benites, Fausto Souza Sobrinho, Francisco José da Silva Lédo, Juarez Campolina Machado

3.Desempenho Financeiro de Propriedades Leiteiras

Autores: Paula Bottoni de Araújo, Bruna Gontijo, Tammy Senra Fernandes Genú, Paulo do Carmo Martins, Alziro Vasconcelos Carneiro

4.Representação de resultados das avaliações de classificação linear para caraterísticas de tipo com o uso do software R

Autores: Leonardo Carvalho Nápolis Costa, Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva, Rui da Silva Verneque, Wagner Arbex

5.Avaliação das frequências genotípica e alélica de DUMPS em touros da raça Girolando

Autores: Isabela Gomes Barreto da Motta, Willian de Pascoa Pereira, Isabella Silvestre Barreto Pinto, Isabela Fonseca, Wagner Antônio Arbex, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva, Marta Fonseca Martins

6.Estabilidade genômica em uma população hexaploide híbrida (capim-elefante X milheto)

Autores: Tatiana Aparecida Silva, Marco Antônio Machado, Juliane Dornellas Nunes, Ana Luisa Sousa Azevedo, Juarez Campolina Machado, Francisco José da Silva Lédo, Emanuel Masiero da Fonseca e Antônio Vander Pereira

7.Caracterização fenotípica de Staphylococcus coagulase negativos isolados de mastite bovina

Autores: Carla Christine Lange, Maria Aparecida V. P. Brito, Fabiana Santos da Silva, Mariana Caroline T. Alvim

8.Poder de mercado das indústrias de laticínios no Brasil

Autores: Marielli Cristina de Pinho, Marcos Cicarini Hott, Eduardo da Silva Mercês, Kennya Beatriz Siqueira

9.Estudo da competitividade do setor lácteo brasileiro

Autores: Eduardo da Silva Mercês, Kennya Beatriz Siqueira, Marielli Cristina de Pinho

10.Viabilidade econômica da inserção de glicerina bruta na silagem de milho

Autores: Vítor Lopes de Assis, Jackson Silva e Oliveira, Lorildo Aldo Stock, Fernando C. Ferraz Lopes

11.Seleção de progênies de Brachiaria ruziziensis para qualidade de forragem

Autores: Anna Carolina Pereira Staico, Karoliny Nagib de Sales, Fabiana Camarinha, Flávio Rodrigo Gandolfi Benites, Juarez Campolina Machado, Francisco José da Silva Lédo, Fausto Souza Sobrinho

12.Impacto do aumento da concentração de dióxido de carbono(CO2) na duração e sobrevivência ninfal deMahanarva spectabilis (DISTANT, 1909) (Hemiptera: Cercopidae)

Autores: Ítalo Salvatore de Castro Pecci Maddalena, Alexander Machado Auad, Marcy das Graças Fonseca, Tiago Teixeira de Resende, Thiago Henrique Fazza dos Santos, Tamires Moreira Vieira

13.Uso de vetores lentivirais para a produção de embriões transgênicos bovinos

Autores: Fernanda Bernardes Eugênio de Paula, Eliza Diniz de Souza, Rafael José Otero Arroyo, Thamiris Dornelas de Araújo, Gabriela Nardy Quinelato, Lilian Tamy Iguma, Luiz Sergio de Almeida Camargo

14.Avaliação da produção e composição do leite em vacas de primeira lactação da raça Guzerá

Autores: Taísa Nascimento de Souza, Maria Gabriela C.D. Peixoto, Rui da Silva Verneque

15.Massa de forragem e características estruturais do pasto de capim-Marandu submetido a período de descanso ou fixo ou variável

Autores: Vinícius Sacramento Pacheco, Carlos Augusto de Miranda Gomide, Albert José dos Anjos, Mirton José da Frota Morenz, Domingos Sávio Campos Paciullo, Fermino Deresz

16.Composição morfológica e acúmulo de forragem de Brachiaria decumbens em sistema silvipastoril ou monocultivo

Autores: Diego Rafael Gonzaga, Bruno da Costa Domith, Priscila Beligoli Fernandes, Domingos Sávio Campos Paciullo

17.Cinética de fermentação de silagem de três híbridos de milho em diferentes idades de corte estimada pela técnica de produção de gases in vitro

Autores: Larissa Gomes dos Reis, Ellen de Almeida Moreira, Fernando Pimont Pôssas, Tainá Silvestre Moreira, Paula Pereira Ribeiro de Moura, Maysa Andrade, Fernanda Samarini Machado, Mariana Magalhães Campos, Lucio Carlos Gonçalves, Jose Avelino dos Santos Rodrigues, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira

18.Efeito dos extratos de Baccharis dracunculifolia, Aristolochia cymbifera Mart. e Piper aduncum e, da alga Lithothamnium sp. na cinética de fermentação e produção de metano

Autores: Larissa Gomes dos Reis, Ellen de Almeida Moreira, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Ademar Alves da Silva Filho, Mirton José Frota Morenz, Fernanda Samarini Machado, Mariana Magalhães Campos

19.Cinética de fermentação in vitro de silagem de sorgo em diferentes idades de corte

Autores: Larissa Gomes dos Reis, Tainá Silvestre, Thierry Ribeiro Tomich, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Mariana Magalhães Campos, Fernanda Samarini Machado, José Avelino Santos Rodrigues, Lúcio Carlos Gonçalves

20.Cinética de fermentação de silagem de milho com adição de glicerina bruta

Autores: Larissa Gomes dos Reis, Almira Biazon França, Tainá Silvestre, Ellen de Almeida Moreira, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, Mirton José Frota Morenz, Jackson Oliveira e Silva, Fernanda Samarini Machado, Mariana Magalhães Campos

21.Macrofauna do solo em sistema de integração lavoura-pecuária

Eficiência da seleção visual em Cynodon nlemfuensis para

produção de forragem

Outline

Documentos relacionados