• Nenhum resultado encontrado

ELEITA A KRAKOWIANKA DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL:

No documento Ano I 1 / 2010 CURITIBA - PR (páginas 184-194)

RAINHA DOS DESCENDENTES DE POLONESES

Mauro César NOSKOWSKI

Áurea, a Capital Polonesa dos Brasileiros, onde 94% da popula- ção descende de poloneses, foi o município anfitrião do certame Krako- wianka RS, no dia 28 de novembro de 2009. Este concurso, que elege a Rainha dos descendentes de poloneses, é realizado a cada dois anos, na cidade que elegeu a Krakowianka no certame anterior. É um evento que visa à união e à troca de experiências entre os descendentes de poloneses do Rio Grande do Sul. As candidatas são apresentadas pela BRASPOL - Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil e por outras entidades relacionadas com a cultura polonesa, como por e- xemplo grupos de danças folclóricas ou por prefeituras que não tenham entidades polonesas constituídas em seus municípios.

Em 2003 Fabiane Knispel foi eleita a 1ª Krakowianka, represen- tando o município de Nova Prata. Em 2005 Janine Klucnik, representan- te de Bento Gonçalves, foi eleita a 2ª Krakowianka. E, em 2007, Daiana Kriger, do município de Áurea, se elegeu a 3ª Krakowianka.

Em sua quarta edição, o certame reuniu dez candidatas, repre- sentadas pelos municípios de: Áurea, Bento Gonçalves, Carlos Gomes, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Dom Feliciano, Erechim, Nova Prata e Santo Antônio do Palma.

As candidatas foram avaliadas por quatro quesitos: conhecimen- tos gerais, conhecimento da cultura polonesa, desembaraço e beleza. O corpo de jurados foi composto por: Silvane Kolesny Podel - Królewna 2005/2007, Alcides Zorraski - Pres.da Braspol de Nova Roma do Sul, Ana Paula Donis Bueno - 1ª Królewna 2007/2009, Fabiano Kaczala - Pres. da

Braspol de Veranópolis, Daiana Kriger - Krakowianka 2007/2009, Flavio Knakiewicz - representante da BRASPOL de Nova Erechim-SC, Ivar Pa- van - Presidente da Assembleia Legislativa do RS e Gabriela Belitzki - 2ª Królewna 2007/2009.

Além da entrevista com os jurados, as candidatas tiveram uma programação especial. Participaram de uma carreata pelas principais ruas do município, almoço, jantar festivo e baile. O baile reuniu mais de 1.200 pessoas no ginásio de esportes. Local onde foi proclamada a nova corte para o biênio 2009/2011. O município de Erechim elegeu Ana Marta Popoaski como Krakowianka. Áurea elegeu Daniele Vanessa Klosinski como 1ª Królewna e Nova Prata ficou com o título de 2ª Królewna, ele- gendo Andrea Caroline Grzelak.

Ana Marta Popoaski, a Krakowianka 2009/2011, com 23 anos, re- presenta o grupo folclórico Jupen. Está cursando o 6º semestre em músi- ca na UPF. É filha de Catarina Irene Popoaski e é admiradora do músico Frederic Chopin. Em suas palavras afirmou; "Farei valer o empenho de meus antepassados, cumprindo com o dever, como forma de agradeci- mento a tudo que semearam no passado, e que está representado nos bons frutos colhidos a cada geração que passa".

Erechim terá dois anos para se preparar para o próximo concurso a ser realizado em 2011, e pelas palavras da Presidente do Grupo Jupen, Sra. Maria Vanda Krepinski Groch, o concurso será um evento entre ou- tros a serem realizados, pois queremos realizar um encontro para marcar Erechim, com palestras, mostras, danças, gastronomia e outros itens que compõem a rica cultura polonesa.

Como promotor do evento, fiquei muito satisfeito com o resulta- do, pois conseguimos integrar 15 cidades entre candidatas, jurados e demais participantes. Reunimos pessoas da terceira idade, adultos, jo- vens e crianças num evento que faz e fará a integração dos municípios com descendentes de poloneses, e as candidatas cada vez mais terão que se preparar e conhecer sua cultura, pois, para o evento ser realizado em seu município, primeiramente a candidata terá que vencer o concurso, e isso realmente não é fácil. Beleza é só um quesito entre os quatro avalia- dos. Além disso, este tipo de evento agrega para a economia da cidade, gerando recursos para as empresas locais, como: hotéis, pousadas, res- taurantes, transportes, floricultura, promotores de eventos, entre outros.

Os descendentes de poloneses somam em torno de 10% da popu- lação do Rio Grande do Sul, e 01% da população do Brasil. Somos parte do mosaico étnico que compõe este imenso território e temos que ter orgulho em sermos brasileiros descendentes de poloneses.

RESUMO – STRESZCZENIE

W Áurea, miasteczku odległym o 30 km od Erechim, dokonano wyboru Krakowianki ze stanu Rio Grande do Sul. Miasteczko Áurea jest uważane za polską stolicę Brazylijczyków. Zamieszkuje ją 94% ludności polskiego pochodzenia. Daniela Vanessa Klosinski została wybrana I królową 2009-2011 stanu Rio Grande do Sul.

Efemérides

2009 Setembro

22. Em razão das comemorações dos 140 anos da colonização polonesa no Brasil, a Comissão de Assuntos de Emigração e União com os Poloneses no Exterior do Senado da Polônia celebrou esse aniversário numa sessão especial, sob a presidência do senador Andrzej Person.

Outubro

3. Em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi solenemente comemo- rado o 14º aniversário do surgimento da Braspol local e o 134º aniversário da imigração polonesa no estado. A programação incluiu a rica culinária polonesa, apresentações de grupos folclóricos que mostraram danças populares polonesas e uma festa popular.

15. O redator da revista Projeções, pe. Zdzislaw Malczewski SChr, faz uma visita à Sra. Dorota J. Barys – cônsul-geral da Polônia em Curitiba. O diálogo com a representante diplomática polonesa esteve relacionado com assuntos da colônia polonesa no Brasil, especialmente com a ativi- dade editorial do nosso grupo étnico no País.

16. Na cidade de Orleans, situada no estado de Santa Catarina, realizou- se o lançamento do livro Da Polska à terra prometida. O legado polonês em Santa Catarina e um tributo à comunidade de Chapadão/Orleans, de autoria de Grazyna Jadwiszczak, Maurício da Silva Selau, Marlene Zwierewicz e Nazareno Dalsasso Angulski. O lançamento ocorreu durante uma noite cultural por ocasião do IV Congresso Internacional de Educação, promo- vido pela Unibave, instituição de ensino superior da região.

19. O Consulado Geral da Polônia em Curitiba organiza um recital de órgão a cargo do músico polonês Witold Zalewski. A apresentação musi- cal ocorreu na igreja Bom Jesus, no centro da cidade, com entrada franca.

O artista polonês apresentou-se também em Porto Alegre (18 de outubro) e no Rio de Janeiro (21 de outubro).

22. Por ocasião de mais um aniversário da morte do cardeal Augusto Hlond, Primaz da Polônia, protetor espiritual dos emigrantes poloneses e fundador das Missões Católicas Polonesas em muitos países, foi publica- do mais um número do boletim Echo Polskiej Misji Katolickiej w Brazylii (Eco da Missão Católica Polonesa no Brasil). Atualmente essa é a única publicação em língua polonesa no Brasil, disponível no portal: www.tchr.org/pmkcuritiba.

Novembro

4. O Santo Padre Bento XVI nomeou Dom Romualdo Kujawski, até então coadjutor da diocese de Porto Nacional (estado de Tocantins) como ordi- nário dessa diocese. Dom Geraldo Vieira Gusmão, o bispo ordinário an- terior, renunciou às suas funções pastorais em razão de idade. Dom Ro- mualdo recebeu a sagração episcopal no dia 15 de agosto de 2008 na ci- dade de Palmas. Naquela ocasião, o celebrante principal foi o arcebispo metropolitano local, Dom Alberto Taveira Corrêa, e um dos cocelebrantes – o metropolita de Poznan, arcebispo Dom Estanislau Gadecki. O novo ordinário da diocese de Porto Nacional é originário da diocese de Poznan e veio ao Brasil em 1988 como fideidonista (Fidei Donum).

4. Por ocasião do 70º aniversário da eclosão da II Guerra Mundial, o Con- sulado Geral da Polônia em Curitiba promoveu na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, uma exposição intitulada “Em defesa de valores comuns”.

7. Em Nova Erechim, estado de Santa Catarina, a Braspol local organizou o 13º Jantar Polonês.

8. No Rio de Janeiro realizaram-se as solenidades relacionadas com a festa da Independência da Polônia. A comemoração foi honrada com a presença do vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores – Jan Borowski, do diretor do Departamento dos Combatentes e das Pessoas Reprimidas – Janusz Krupski, do embaixador da Polônia no Brasil – Jacek

Junosz Kisielewski e do cônsul-geral da Polônia em São Paulo – Jacek Such. Após uma missa solene celebrada pelo pároco Pe. João Sobieraj SChr na igreja polonesa, realizou-se a segunda parte dessa festividade diante do monumento em honra dos soldados brasileiros que pereceram na II Guerra Mundial. Participaram do evento representantes das forças armadas do Brasil, bem como ex-combatentes do Brasil, da Bélgica, da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos.

9-12. No Vaticano realizou-se o IV Congresso da Pastoral dos Migrantes e Viajantes com o tema: “A resposta da pastoral ao fenômeno da migração na era da globalização. Os cinco anos da instrução Erga migrantes Caritas Christi”. O Congresso foi organizado pelo Conselho Pontifício para As- suntos da Pastoral dos Migrantes e Viajantes e dele participaram cerca de 300 pessoas de diferentes países.

10. Na tarde desse dia, na sede do Consulado Geral da Polônia em Curi- tiba realizou-se um encontro do vice-ministro das relações exteriores da Polônia – Jan Borkowski, do embaixador da Polônia no Brasil – Jacek Junosza Kisielewski, da cônsul-geral da Polônia em Curitiba – Dorota J. Barys e do cônsul Jacek Szczeniowski com 13 representantes das lideran- ças polônicas dos três estados meridionais do Brasil: Paraná, Santa Cata- rina e Rio Grande do Sul. O encontro, que durou algumas horas, foi mui- to útil, tanto para os representantes do Estado Polonês como para a colô- nia polonesa no Brasil.

Na noite do mesmo dia – por ocasião da festa da Independência da Polô- nia – o Consulado Geral da Polônia em Curitiba promoveu um recital de música a cargo do pianista Marian Sobula e um coquetel. Participaram da solenidade o vice-ministro das relações exteriores da Polônia – Jan Bor- kowski e o embaixador da Polônia no Brasil – Jacek Junosza Kisielewski. O pianista executou obras de Chopin e Szymanowski. O local da soleni- dade foi o Espaço Cultural Capela Santa Maria, no centro de Curitiba. A antiga capela transformada em sala de concertos esteve repleta de repre- sentantes do corpo diplomático, das autoridades locais estaduais e muni- cipais e da comunidade polônica. Após o concerto, durante o coquetel,

como sempre acontece por ocasião de tais encontros da colônia polonesa com amigos da Polônia, as conversas se prolongaram até altas horas. 12. Nesta data foi anunciada a seleção de candidatos para o aprendizado da língua polonesa no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

22-25. Faz uma visita ao Rio de Janeiro o arcebispo de Cracóvia, cardeal Estanislau Dziwisz. Um relato mais detalhado dessa visita do hierarca polonês à mais bela cidade do mundo, que é o Rio de Janeiro, poderá ser encontrado na seção Crônica.

26. A Conferência do Episcopado da Polônia escolheu o seu delegado para assuntos de pastoral emigratória na pessoa do bispo Dom Adalberto Polak, da arquidiocese de Gniezno. O mesmo bispo foi também escolhido presidente da Comissão do Episcopado para Assuntos dos Poloneses no Exterior.

27-28. Em Curitiba realiza-se a segunda edição da Vitrine Literária Polô- nica do Brasil, organizada pela Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa (Braspol).

28. No município de Áurea, no estado do Rio Grande do Sul, realizou-se um concurso durante o qual foi escolhida a Krakowianka e as Princesas por ocasião dos 134 anos da imigração polonesa nesse estado mais meri- dional do Brasil.

29. Na noite desse dia faleceu em Varsóvia o Prof. Dr. Andrzej Dembicz, fundador e diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos (CESLA) da Universidade de Varsóvia. A morte do ilustre Professor significou tam- bém uma perda para a colônia polonesa do Brasil, pois a ele se deve a proposta e a realização de muitas iniciativas de cooperação. Que descan- se em paz!

Dezembro

6. No Parque João Paulo II, em Curitiba, foi apresentado um auto de Na- tal pelos componentes do Grupo Folclórico Polonês Wisla. Apresenta- ram-se também ao público corais, conjuntos musicais e outros grupos folclóricos.

12. O Consulado Geral da Polônia em Curitiba promove pela terceira vez, no teatro do Colégio Bom Jesus, em Curitiba, o Festival Infanto-Juvenil de Folclore Polonês, reunindo conjuntos de folclore polonês de três esta- dos: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

13. No Parque João Paulo II, em Curitiba, realizou-se a comemoração do “Natal das Etnias – Confraternização das Nações”. No decorrer desse dia era possível comprar algo da culinária polonesa típica do Natal. Apresen- taram-se ao público paranaense conjuntos folclóricos de diversas etnias. Numa das casas do parque, que formam um museu etnográfico, foi orga- nizada a exposição de cem presépios poloneses de artistas polônicos.

2010 Janeiro

3. Nesse domingo a Igreja Brasileira comemorou a solenidade da Epifania do Senhor. Nas paróquias e nas capelanias polonesas, bem como nas comunidades em que vivem descendentes dos imigrantes poloneses, de acordo com a tradição polonesa os padres benzeram o giz e o incenso. Esse costume polonês, relacionado com uma manifestação de religiosida- de católica, está sendo aceito também por católicos brasileiros.

11. No espaço cultural da antiga capela Santa Maria, em Curitiba, reali- zou-se um recital de piano a cargo de Jan Krzysztof Broja.

15. Durante um concerto para piano e orquestra, na noite desse dia apre- sentaram-se no Canal da Música, em Curitiba, os músicos poloneses Jan Krzysztof Broja e Marian Sobula.

17. O conhecido advogado polônico de Curitiba José Lúcio Glomb foi eleito, para um mandato de três anos (1010-1012), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado do Paraná. Na área desse es- tado há 37 mil advogados. A instituição presidida pelo Dr. José Lúcio Glomb conta comum orçamento de 24 milhões de reais, valor provenien- te das contribuições dos advogados pertencentes à Ordem.

22. Com a idade de 82 anos, faleceu nessa data o Pe. Leon Lisiewicz CM, que por longos anos foi capelão dos poloneses em Porto Alegre.

22. O Consulado Geral da Polônia em Curitiba, juntamente com a Funda- ção Cultural de Curitiba e outras organizações, preparou um programa de comemorações dos duzentos anos de nascimento do pianista polonês Frederico Chopin. Dois pianistas poloneses participaram da 28ª edição das Oficinas de Música, durante as quais foram apresentadas obras de Chopin (dois concertos).

27. Realiza-se a solene comemoração do 20º aniversário da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa (BRASPOL). A festividade ocorreu no Restaurante Dom Antônio, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.

31. Na igreja polonesa de Santo Estanislau, em Curitiba, foi celebrada uma missa solene de ação de graças pelos vinte anos da proveitosa ativi- dade a Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa (BRASPOL), com presença em 16 estados do Brasil. A solene Eucaristia foi presidida pelo reitor da Missão Católica Polonesa, Pe. Zdzislaw Malc- zewski SChr. Entre os fiéis que participaram da missa, esteve presente a administração nacional da BRASPOL, presidida pelo engenheiro Rizio Wachowicz.

Fevereiro

10. O Santo Padre Bento XVI nomeou o Pe. Dr. Rafael Biernaski bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba. Nos últimos anos o novo bispo tra- balhou no Vaticano, na Congregação dos Bispos. É mais um descendente

dos imigrantes poloneses a fazer parte do colégio dos bispos da Igreja brasileira.

15. Na Cidade da Imaculada, em Cidade Ocidental, a 40 quilômetros de Brasília, realizou-se a incomum solenidade do jubileu dos 50 anos de sacerdócio do Frei Eusébio Estanislau Wargulewski OFMConv. Participa- ram da solenidade quatro bispos e mais de 50 padres (a metade dos quais eram missionários poloneses). Do jubileu participou também uma dele- gação da Embaixada da Polônia presidida pelo embaixador Jacek Junosza Kisielewski.

Março

6. Por proposta e a convite do reitor da Missão Católica Polonesa no Bra- sil, realizou-se um encontro de trabalho preparatório da publicação da nova revista da comunidade polônica brasileira – intitulada Polonicus. Participaram da reunião o representante da redação – Prof. Mariano Kawka e o representante do conselho consultivo – Pe. Benedito Grzym- kowski SChr. Também estiveram presentes na reunião o representante do curso de língua e literatura polonesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Prof. Piotr Kilanowski, acompanhado de duas estudantes. Os participantes da reunião foram honrados com a presença e a participação ativa da Senhora Cônsul-Geral da Polônia em Curitiba, Dorota J. Barys. Durante a reunião manifestou-se a preocupação dos presentes com o nível da publicação. Graças à construtiva discussão, o encontro contribu- iu com novos elementos para a revista representada pelo reitor da MCP. Além disso, expressou-se a disposição de uma colaboração concreta entre o curso de Letras-Polonês da UFPR e a nossa publicação. Foi decidido também que, após a publicação do primeiro número de Polonicus, será realizado um novo encontro com o objetivo de fazer uma avaliação da revista, bem como de esquematizar a publicação do segundo número. 9. O representante da comunidade polônica brasileira Enrique Ricardo Lewandowski (nascido no dia 11 de maio de 1948 no Rio de Janeiro) foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidente do Tribu- nal Superior Eleitoral. Desde março de 2006 Lewandowski é ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo a legislação brasileira, somente um

ministro do Supremo Tribunal Federal pode ser presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

13-14. Nesses dois dias a Rádio Paraná Educativa AM650, de Curitiba, transmitiu o programa “Nossa história – Chopin 200 anos”. Participaram do programa acima a Senhora Dorota Joanna Barys – Cônsul-Geral da Polônia em Curitiba e a Senhora Mirtes Malucelli Sale Schunemann – diretora da Escola de Música Jean Jacques Rousseau.

24. O Instituto de Pesquisas da Emigração Polonesa e da Pastoral Polôni- ca da Universidade Católica de Lublin João Paulo II promoveu nesse dia a II Conferência Científica Internacional sobre o tema “A emigração po- lonesa ontem e hoje. A pastoral polônica”. O Instituto enviou ao reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil um convite para apresentar uma co- municação sobre o tema “A pastoral polonesa na América Latina”. Infe- lizmente, por razões dele independentes, o reitor da MCP não pôde par- ticipar desse importante evento científico.

25. Por ocasião dos 200 anos de nascimento de Frederico Chopin, no Tea- tro Guaíra, em Curitiba, o Consulado Geral da Polônia promoveu um grande concerto intitulado “Chopin em dose dupla”, com a participação dos conhecidos pianistas Adam Makowicz e Krzysztof Jablonski. Esse concerto foi um grande acontecimento para a cidade de Curitiba. Mais de duas mil pessoas ouviram a beleza da música de um dos maiores compo- sitores poloneses – Frederico Chopin

No documento Ano I 1 / 2010 CURITIBA - PR (páginas 184-194)