• Nenhum resultado encontrado

Empregabilidade de Pessoas com Deficiência SERASA EXPERIAN

Objetivo: O Programa Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência visa a qualificar profissionalmente e contratar, diretamente ou por meio de empresas parcei- ras, pessoas desse segmento social, oferecendo acessibilidade, recursos humanos e equipamen- tos que lhes assegurem o alcance de metas e resultados, bem como o desenvolvimento profissional e humano.

Medidas adotadas:

• Avaliação dos impactos/riscos • Integração

• Medidas de acompanhamento

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empre- sa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, dire- cionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda, e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido, na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

A

empresa enxerga a empregabilidade de pessoas com deficiência pelo foco da lógica empresarial, segundo a qual o mundo corporativo requer, em todos os níveis do tra- balho, profissionais competentes, que atinjam metas e, portanto, alcancem resultados. Para que isso aconteça, esses profissionais precisam ser bem treinados e ter acesso a recursos técnicos e humanos adequados, adquirindo assim maior autonomia, indepen- dência, qualidade de vida e cidadania.

Desenvolvido desde 2001, o Programa Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência se configura como experiência-modelo de qualificação profissional e con- tratação dessas pessoas. Semestralmente, a empresa investe cerca de R$ 300 mil para que 50 pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual participem do processo de qualificação, que se desenrola em 415 horas, ao longo de quatro meses, com disciplinas divididas em dois módulos. O primeiro trata de competências comportamentais e inclui amadurecimento profissional, equilíbrio emocional, raciocínio analítico, comportamento social e postura profissional, trabalho em equipe, negociação e comunicação e expressão. O segundo módulo enfoca competências técnicas, como informática, interpretação de

Práticas

Empresariais

e Iniciativas

Inspiradoras

textos e redação empresarial, matemática básica, rotinas administrativas e educação financeira, e prevê um estágio nas empresas.

De um total de 2.628 funcionários em outubro de 2011, a Serasa Experian tem hoje, em todo o Brasil, 83 pessoas com deficiência empregadas, o que significa 3,1% do seu quadro de funcionários.

Parcerias

A partir de 2008, a Serasa Experian passou a convidar empresas para serem parceiras do programa. Paralelamente aos cursos, essas organizações oferecem estágios orientados por tutores previamente escolhidos e contratam participantes que tiveram média mínima de 7,0 no final do processo. No segundo mês de treinamento, as empresas indicam um membro da equipe que, por três meses, será o tutor da pessoa com deficiência contrata- da, podendo contar a qualquer momento com o apoio da coordenação do programa. São incumbências do tutor:

• Apoiar o processo de integração na empresa e na equipe de trabalho da nova pessoa com deficiência, buscando soluções que possam superar eventuais barreiras e dificuldades;

• Criar um plano de oportunidades de desenvolvimento e ensinar as tarefas profissionais requisitadas pela área em que a pessoa será treinada. Esse procedimento poderá contar com o apoio da coordenação do programa;

• Avaliar a necessidade de cursos complementares para o contratado.

Nos primeiros três meses, o tutor envia pelo menos um feedback para a coordenação do programa sobre a atuação pessoal e o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência contratada, baseado exclusivamente em critérios de desenvolvimento de com- petência profissional.

Até outubro de 2011, as empresas parceiras eram as seguintes: Accor Hospitality, Accor Services, Banco Itaú, Banco Safra, Banco Santander, Brasilprev Seguros, Bristol-Myers Squibb, Cardif, Cielo, Claro, Deloitte, Dow Brasil, Festo Automação, Fibria, Goodyear, Grupo Cambuci – Penalty, Grupo Fleury, Holcim, Insper, Logos Engenharia, Medial Saúde, NEC do Brasil, NET Serviços, Progen, PwC, Promon Engenharia, Propay, Siemens, Terra Portal e TozziniFreire Advogados. No mesmo ano, foi também formalizada parceria institucional com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Garantia de acesso

Acessibilidade e adaptação de materiais e equipamentos são fatores determinantes tanto para a qualificação profissional da pessoa com deficiência quanto para sua futura contratação e apresentação de resultados.

A sede da Serasa Experian, onde são realizadas as aulas, conta com rampas, banhei- ros adaptados, portas e cancelas de passagem adequadas para usuários de cadeira de

rodas. No térreo, há o piso “podotátil”, com texturas e relevos diferenciados para pes- soas com deficiência visual. Todos os elevadores têm sintetizador de voz. Há indicadores em braile nas botoeiras dos elevadores e nas portas das salas e dos banheiros. O prédio conta também com portas automáticas dotadas de sensores, as quais se abrem mediante aproximação, para facilitar o tráfego de pessoas com deficiência visual. Guias rebaixadas e sinalizadores de solo no entorno do prédio garantem o acesso. Vagas demarcadas na ga- ragem para motoristas com deficiência física e que tenham carros adaptados garantem a possibilidade de trabalhar. Há interruptores de luz, relógios de ponto, alarmes ao alcance de usuários de cadeira de rodas e pessoas com nanismo. As estações de trabalho têm tampos reguláveis, bem como mobiliário ergonômico para todos os profissionais.

A Serasa Experian dispõe de softwares leitores de tela Virtual Vision e Jaws, além de impressoras que imprimem em braile e alto-relevo com texturas diferenciadas, pos- sibilitando às pessoas com deficiência visual o reconhecimento pelo tato de gráficos e imagens. Dispõe também de lupas eletrônicas e software ampliador da tela do computa- dor, que facilitam a leitura para pessoas com baixa visão. A empresa conta ainda com in- térpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a comunicação com os surdos em reuniões e treinamentos.

Outline

Documentos relacionados